Caixa expõe fase em que 'El Rey' perde a coroa
Título: Pra Sempre em Espanhol Volume 02
Artista: Roberto Carlos
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * 1/2
A edição do volume dois da caixa Pra Sempre em Espanhol - com mais onze álbuns feitos por Roberto Carlos para o mercado fonográfico de língua hispânica - expõe forçosamente fase em que El Rey começou a perder a coroa, ainda que continue entronizado na preferência popular por súditos de pouca ambição estética. A caixa abriga onze discos lançados no exterior entre 1982 e 1993 - todos onze inéditos no Brasil. Foi justamente a partir da primeira metade da década de 80 que a obra romântica de Roberto perdeu o brilho da década de 70 - período de grande inspiração, mesmo que sua música de sensualidade calculada já não tivesse a aura de rebeldia da Jovem Guarda e já soasse embranquecida, sem o tom negro do soul que tingiu a fase de maior inspiração do compositor (entre 1968 e 1971, os anos de firme transição para a maturidade).
Para colecionadores da obra fonográfica do cantor, a caixa exibe grande alto valor documental. Os onze discos escondem músicas gravadas exclusivamente para o mercado latino e nunca incluídas nos álbuns brasileiros de Roberto Carlos. No entanto, trata-se de músicas menores que nada acrescentam ao repertório do cantor. São de autoria de Roberto Livi, o produtor de alguns discos feitos por Roberto em espanhol naquela fase de inspiração rala. Somente súditos muito fiéis poderão encontrar algum prazer na audição de temas como Tristes Momentos (do álbum Volver, de 1988), Me Has Echado al Ouvido e Poquito a Poco (ambas do disco Pájaro Ferido, de 1990). Inclusive porque os arranjos pasteurizados da época já encobrem qualquer eventual traço forte dessas canções.
Em que pesem eventuais variações de repertório, os onze discos são cópias (mais ou menos fiéis) dos álbuns lançados pelo Rei no Brasil no ano anterior. As insossas capas são inclusive similares. A propósito, como nas cinco boas caixas anteriores da coleção Pra Sempre, todos os discos são embalados em graciosas miniaturas das capas dos LPs originais. Um mimo real que valoriza a caixa, embora o repertório de inspiração rala ouvido nos onze títulos de Pra Sempre em Espanhol Vol. 02 dilua a importância destes discos na obra internacional de Roberto Carlos. A partir de 1982, as emoções nunca mais foram as mesmas para súditos de El Rey...