Babado evolui em CD que clona o estilo de Ivete
Título: Ver-te Mar
Artista: Babado Novo
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * *
Quinto disco do Babado Novo, Ver-te Mar é, sim, o melhor trabalho do grupo baiano. A rigor, a supremacia tem pouco significado, pois a banda fez fama escorada em repertório rasteiro e no carisma da vocalista Cláudia Leitte - cuja bela imagem ilustra capa, contracapa e encarte do CD. Entre vários closes da cantora, há apenas uma pequena foto circular da artista com Sérgio Rocha (guitarras e violões) e Luciano Pinto (teclados) para lembrar que, ao menos na teoria, o Babado Novo ainda é um trio. Autor do pop reggae E Mesmo que a Lua Vá, trunfo do bom repertório, Rocha assina com Lincoln Olivetti a produção deste álbum caloroso que transita pelo axé populista sem o teor de vulgaridade presente nos CDs anteriores. O Babado se renova e (até) evolui em Ver-te Mar.
Celeiro fértil de hits de axé, responsável pela revitalização das carreiras de Daniela Mercury e Margareth Menezes, Carlinhos Brown dá outra contribuição luminosa ao gênero com Insolação do Coração, parceria com o hitmaker Michael Sullivan. O tema - que conta com intervenção do rapper angolano Dog Murras - tem pulsação rítmica contagiante. Assim como Coladinho e como o samba-reggae Doce Paixão (de Ramon Cruz), ambos com cacife para garantir a animação explosiva de micaretas e trios elétricos.
De tom funkeado na faixa-título, mais uma parceria de Carlinhos Brown com Michael Sullivan, Ver-te Mar apresenta repertório superior aos recentes discos de Ivete Sangalo. E teria ganhado mais peso se baladas como Pedindo um Pouco Mais tivessem sido limadas. A voz de Cláudia Leitte não é especialmente talhada para canções românticas. Nessa seara, Ivete tem bem mais presença...
Entre a sensual levada sanfoneira do xote Abra Aí (garantida pelo acordeom de Targino Gondim, convidado da faixa) e o alto pique carnavalesco do Rock Tribal, Cláudia Leitte arrisca até cantar em inglês o reggae Stay. Mas a vocalista bem poderia ter poupado o ouvinte de testemunhar a destruição de Amantes Cinzas, um dos mais belos sambas de Carlinhos Brown, composto com Arnaldo Antunes e lançado pelo autor em Omelete Man, a obra-prima da discografia do Tribalista. Nem a participação de Brown - em dueto gravado ao vivo para o DVD que virá na edição dupla de Ver-te Mar, nas lojas em março - impediu o fiasco da faixa. A alteração do andamento, mais para samba-reggae, apagou a beleza do tema.
Trabalho marcado pela exuberância rítmica do pop afro-baiano, Ver-te Mar cresce a cada audição. Não tem a abrangência, o rigor estilístico e a azeitada miscigenação de um Balé Mulato (a recente obra-prima de Daniela Mercury), por exemplo, mas tem pegada e supera a produção corriqueira da axé music. A idéia foi clonar o som e o estilo de Ivete, mas a cópia é superior à matriz...