18 de agosto de 2007

Bethânia adiciona Caetano e Roberto em DVD

Maria Bethânia (em foto de Beti Niemeyer) vai gravar neste fim de semana - sábado e domingo, 18 e 19 de agosto - o DVD de seu show Dentro do Mar Tem Rio. A gravação acontece no Canecão (RJ), com direção de Andrucha Waddington. Nesta segunda temporada carioca do espetáculo, a cantora adicionou ao roteiro músicas de Roberto e Erasmo Carlos (Você, gravada pela intérprete no álbum As Canções que Você Fez pra mim), Caetano Veloso (O Nome da Cidade, do LP A Beira e o Mar), Chico Buarque (Sob Medida, bolero de 1979) e Dorival Caymmi (Sábado em Copacabana, um sucesso no show por conta da popularização do samba-canção na abertura da novela Paraíso Tropical). Bia Lessa dirige o show.

Jordin Sparks chega ao disco via American Idol

Mais uma cria do American Idol chega ao mercado fonográfico. Vencedora em 23 de maio da sexta edição do popular programa de calouros dos Estados Unidos, Jordin Sparks assinou com a 19 Recordings, gravadora ligada à (forte) Jive Records. O primeiro álbum da cantora, de 17 anos, tem seu lançamento previsto para novembro. Mas o primeiro single do CD, Tattoo, será lançado já em 27 de agosto nos Estados Unidos, com produção de Stargate.

Leporace canta Baden em show que vira DVD

Marianna Leporace vai gravar em duas apresentações na Sala Baden Powell (RJ), em 24 e 25 de agosto, o DVD do show em que interpreta apenas músicas do violonista Baden Powell (1937 - 2000). Invertendo a rota do correto CD Mariana Leporace Canta Baden Powell, produzido por Kazuo Yoshida para o Japão e lançado este ano no Brasil, o DVD vai sair primeiro no mercado nacional. No Japão, chega apenas em 2008.

Compilação das Spice Girls chega em novembro

Chegará às lojas em novembro via EMI Music nova coletânea do (reativado) quinteto Spice Girls. Greatest Hits (capa à esquerda) anuncia e oficializa a volta aos palcos do conjunto feminino na turnê The Return of the Spice Girls, que começa por Vancouver, Canadá, já em 2 de dezembro. O grupo - que tinha se dissolvido em 2000 - vai tentar reconquistar o sucesso perdido, já que nenhuma de suas integrantes conseguiu se sustentar em carreira solo... A turnê será registrada para um documentário sobre a carreira das Spice Girls.

17 de agosto de 2007

Roberta Sá no primeiro CD de Maurício Pessoa

Roberta Sá (à direita em foto de Luciana Tancredo) participa do primeiro CD de Maurício Pessoa - cantor e compositor que vai estrear no mercado fonográfico, até o fim deste mês de agosto, pelo selo Maior Prazer, Brasil (MP,B). Trata-se do selo que editou os dois CDs da cantora. Roberta faz dueto com Pessoa na música Lá Vai Maria. O álbum apresenta onze músicas inéditas - todas de autoria do compositor. Entre elas, Um Choro pro Paulinho da Viola. A produção do disco é de Rodrigo Campello.

Fundo de Quintal regrava hits do samba na LGK

O Fundo de Quintal migrou da Indie Records para a LGK Music. O grupo vai estrear na nova casa com a gravação de um DVD e um CD ao vivo já intitulados Os Grandes Sucessos do Samba. A gravação será realizada em show no Canecão, agendado para 25 de agosto. Túlio Feliciano assina a direção do show. A produção musical é de Rildo Hora - já habituado a trabalhar com o grupo. Estão previstas intervenções de Zeca Pagodinho e Almir Guineto.

Outra Coisa oferece folk rock do grupo Vanguart

Grupo surgido em Cuiabá (MT) há três anos, Vanguart segue a trilha pouco explorada do folk rock. Seu segundo CD oficial - Vanguart - foi encartado na 21ª edição da revista Outra Coisa. O repertório entrelaça músicas em inglês (como Hey yo Silver e Miss Universe), em português (Semáforo, o hit da banda na cena indie) e até em espanhol (Los Chicos de Ayer). Thiago Marques produziu o álbum.

Wanessa grava versão de hit do Dixie Chicks

Música que fez do trio Dixie Chicks o grande vencedor do Grammy 2007, Not Ready to Make Nice ganha uma versão em português, Não Tô Pronta pra Perdoar, em gravação de Wanessa Camargo. O registro puxa o sexto álbum da filha de Zezé Di Camargo, Wanessa Total. Wanessa - que arrisca quatro composições autorais entre as 15 músicas do disco - também gravou dueto com o cantor italiano Gigi D'Alessio na canção Un Cuore Malato. O CD chega às lojas na próxima semana, com produção de César Lemos e Jason Deere. O diretor de arte Giovanni Bianco assina o visual do álbum.

16 de agosto de 2007

Sueli ganha tributo editado por selo de Bethânia

A ótima idéia - de produzir um tributo à compositora Sueli Costa - é antiga e existe desde que Maria Bethânia abriu seu selo, Quitanda, em parceria com a Biscoito Fino. E tudo indica que enfim o projeto poderá ser concretizado em 2008. Pelo menos é esta a intenção da própria cantora, que convidará vários intérpretes para reviver os clássicos de Sueli. Intérprete fiel de Sueli, Nana Caymmi é um dos nomes que deverão certamente estar no disco. Sueli está fazendo 40 anos de carreira.

'How Long' antecipa o CD de estúdio dos Eagles

Foi enviado nesta quinta-feira, 16 de agosto, às rádios do Estados Unidos How Long. Trata-se do single que anuncia oficialmente o lançamento do primeiro álbum de estúdio do grupo The Eagles em 28 anos. Long Road out of Eden estará nas lojas em outubro.

Cidade vai de Belchior a Milton em CD e DVD

Um dos primeiros sucessos de Belchior, nos anos 70, A Palo Seco é uma das boas músicas escolhidas pelo grupo Cidade Negra para o repertório de seu DVD e CD ao vivo Diversão. A gravação acontecerá nesta quinta-feira, 16 de agosto, em show no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ). Neste projeto de covers, em que traz sucessos da música brasileira para o universo do reggae, o quarteto recria ainda temas de Jorge Ben Jor (Errare Humanum Est) e de Milton Nascimento (Clube da Esquina 2, com Lô Borges). Diversão vai chegar às lojas este ano.

Houston volta com CD de 'covers' após 17 anos

Thelma Houston nunca foi - de fato - uma diva da disco music como Donna Summer, só que emplacou um hit, Don't Leave me This Way, que marcou os tempos da discoteca. Aos seus saudosos fãs, uma boa notícia: a cantora voltou ao disco esta semana com o lançamento de A Woman's Touch - o seu primeiro álbum em 17 anos. É CD de covers, em que a idéia foi dar um toque feminino a músicas compostas e gravadas por elenco masculino que inclui Sylvester, Sting, Marvin Gaye, Luther Vandross e outros. Este é o repertório:

1. Wake up Everybody
2. Never Too Much
3. Brand New Day
4. Ain't That Peculiar
5. By the Time I Get to Phoenix
6. Distant Lover
7. Lave and Happiness
8. Dance (Disco Heat) / You Make me Feel (Might Real)
9. That's the Way of the World
10. Please Send me Someone to Love

15 de agosto de 2007

Artista plástico assina capa do disco de Djavan

Nas lojas em setembro, o 18º álbum de Djavan, Matizes, tem capa criada pelo artista plástico Muti Randolph. Pedra, primeiro single, chega às rádios nesta quinta-feira, 16 de agosto. A música é fiel ao estilo personalíssimo e sincopado do compositor. Confira a letra:

Pedra (Djavan)

Sede de amor
Febre de anseio
Quase a escuridão
Você partiu, me reduziu,
Amor, me perco em lágrimas
Não mais a vi, desde abril, fui pro mar
E você lá deitada na pedra
Que inveja dessa pedra
O que ficou, eu compreendi,
Face àquela visão
O que era amor inda me diz:
Pena que tudo acabe...
Um lance novo me despertou
Desde já, só quero estar

Com quem me serve
E, de resto, serei breve!
Nada fica em pé
Pra quem se quebra numa paixão
O mundo é vão
E tudo é só um oco absurdo
Não mais me vejo assim
Tô a pé, mas chego onde vou
Revê-la só foi ruim
Porque nada me causou
Doeu, me ressenti
Quando você me desprezou
Mas hoje estou aqui:
Algo como uma flor na pedra
Preste a nascer

Gessinger bisa acústico com 'Novos Horizontes'

Novos Horizontes é o título do novo CD / DVD acústico do resistente grupo Engenheiros do Hawaii. É já o segundo consecutivo do quinteto no gênero. O registro ao vivo foi feito em 30 e 31 de maio, na casa Citibank Hall, em São Paulo (SP), com produção de Marcelo Sussekind. O lançamento foi agendado para 21 de agosto. Eis o repertório, que traz várias inéditas entre velhos hits do líder Humberto Gessinger - como Pra Ser Sincero:

1. Toda Forma de Poder
2. Vertical (inédita)
3. Guantánamo (inédita)
4. A Montanha
5. Quebra-Cabeça (inédita)
6. No Meio de Tudo, Você (inédita)
7. Não Consigo Odiar Ninguém (inédita)
8. Cinza (inédita - com Carlos Maltz)
9. Coração Blindado (inédita)
10. A Onda (com Clara Gessinger)
11. Parabólica (com Clara Gessinger)
12. Faz de Conta (inédita)
13. Novos Horizontes
14. Alívio Imediato
15. Simples de Coração
16. Piano Bar
17. Luz (inédita)
18. Pra Ser Sincero

'Cubism' traz o fundamental dos Pet Shop Boys

Com o habitual requinte que cerca seus registros visuais, o duo inglês Pet Shop Boys está lançando o DVD Cubism - In Concert. O vídeo perpetua a boa turnê promocional do nono álbum de Chris Lowe e Neil Tennant - Fundamental, editado no ano passado com elogios da crítica - em apresentação realizada no Auditorio Nacional, no México, em 14 de novembro de 2006. Quem assina a direção é David Barnard. O roteiro reúne o repertório fundamental da dupla, incluindo hits como Suburbia, It's a Sin, Go West e Left to my Own Devices entre várias músicas do atual álbum. É o show que foi apresentado no Brasil, em 2006.

Bennett e Wonder pretendem gravar CD de jazz

O Grammy recebido este ano por Tony Bennett e Stevie Wonder - pelo dueto em For Once in my Life, faixa do álbum comemorativo dos 80 anos de Bennett - deve ter inspirado os dois artistas a levar adiante a parceria. Bennett já anunciou esta semana que Wonder e ele pretendem gravar juntos um álbum, que, no que depender da vontade do autor de Overjoyed, terá tom jazzístico. Ainda não há data para a gravação. Certo, por ora, está o lançamento em 25 de setembro da compilação Tony Bennett Sings the Ultimate American Songbook, Vol. 1. O CD trará 15 gravações do astro.

14 de agosto de 2007

O disco ao vivo americano de Gal sai no Brasil

Está enfim sendo lançado esta semana no Brasil o CD ao vivo Live at the Blue Note, que foi gravado por Gal Costa em maio de 2006 na famosa casa de Nova York (EUA). O disco havia saído em setembro no exterior pela DRG Records. No mercado nacional, quem está distribuindo o álbum é a EMI - e não a Universal Music, como previsto inicialmente. Já nas lojas.

Sobriedade marca o registro ao vivo de 'Carioca'









Resenha de CD e DVD
Título: Carioca ao Vivo
Artista: Chico Buarque
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Carioca não foi dos shows mais empolgantes de Chico Buarque... Mas foi um show de Chico Buarque. E isso, por si só, já justifica seu registro ao vivo na íntegra em CD (duplo) e em DVD. No caso, não há a redundância comum em projetos do gênero por se tratar de artista que faz turnês espaçadas (a última, As Cidades, estreou em 1999). Além do mais, o DVD é o primeiro do artista que traz tão somente um show de Chico, sem o tom documental que, este sim, já ficava redundante na videografia do compositor. O diretor André Horta optou por uma filmagem sóbria, quase linear como o show. Aliás, recital é termo bem mais adequado para caracterizar Carioca. Em roteiro de 33 números, Chico enfileira as músicas do CD homônimo do show - tijolo menor na grandiosa obra do artista - e salpica algumas músicas que ele nunca havia cantado ao vivo. Casos de Morena de Angola, Bye-Bye Brasil e Mambembe, entre outras. CD e DVD têm áudios distintos. Se o DVD foi inteiramente filmado na temporada paulista de Carioca, em outubro de 2006, o CD incorpora o áudio captado em fevereiro de 2007 durante a passagem do show pelo Canecão (RJ). No caso de Chico Buarque, a distinção deixa quase inalterado o resultado final do produto. Até porque Chico nunca foi artista de improvisar, fazer gracinhas ou mesmo falar em cena. A sobriedade do registro está em sintonia com a postura reservada do artista no palco. Mas, como já dito, é um show de Chico Buarque. E uma gravação ao vivo de qualquer show de Chico Buarque merece atenção. Mesmo quando morna...

George regrava faixa com Drexler para internet

George Israel (foto) regravou com Jorge Drexler Curados ao Sol de Copacabana, música de seu (recém-lançado) segundo CD solo, Distorções do meu Jardim. No registro original, a faixa conta com intervenção do filósofo Jorge Mautner. A nova gravação foi feita para a internet e poderá ser ouvida a partir desta quarta-feira, 15 de agosto, no novo site de Israel (http://www.georgeisrael.com.br/).

'Pedra' anuncia 'Matizes', novo disco de Djavan

Matizes é o título do terceiro álbum de Djavan em sua própria gravadora indie, Luanda Records. O esperado sucessor de Vaidade (2004) e Na Pista (disco de remixes, de 2005) sai em setembro de 2007, tem sua produção assinada pelo próprio cantor/compositor (à direita em foto de Marcelo Faustini) e reúne 12 inéditas. Pedra foi a faixa eleita para promover o CD. Chega às rádios adultas de MPB na quinta-feira, 16 de agosto. O disco tem faixas como Delírio dos Mortais e Por uma Vida em Paz.

13 de agosto de 2007

Estréia de Sean chega ao Brasil em setembro

Descendente de jamaicanos, nascido em Miami (EUA) só há 17 anos, Sean Kingston é sucesso na terra natal com sua mistura de reggae, rap, pop e doo-wop. Beautiful Girls, primeiro single de seu primeiro álbum, galgou rápido as paradas americanas. Lançado nos Estados Unidos em 31 de julho, o CD Sean Kingston tem lançamento no Brasil programado para setembro pela Sony BMG. Entre as músicas do disco, há Me Love, Change, Take You There, Dry your Eyes, I Can Feel It, Your SisterDrummer Boy e outras. 

Dionne grava no Brasil com Simone, Ivan e Gil

Dionne Warwick aproveita sua nova vinda ao Brasil - para shows em sete capitais, agendados entre 16 e 29 de agosto - para registrar DVD e CD ao vivo. A gravação já está agendada para a apresentação da cantora na casa paulista Via Funchal, em 21 de agosto. O DVD terá as participações de Simone, Gilberto Gil, Ivan Lins, Milton Nascimento e Jorge Ben Jor. Dionne já até lançou CD apenas com músicas brasileiras, nos anos 90, mas nunca tinha gravado ao vivo no país. A cantora completa 45 anos de carreira.

Superguidis disponibiliza álbum para download

Quinto título da discografia do grupo Superguidis (se levados em conta os dois EPs editados em 2002 e 2003, condensados em 2004 no CD Pacotão), o recém-lançado A Amarga Sinfonia do Superstar (capa à esquerda) já está sendo disponibilizado para download (gratuito) no portal TramaVirtual. A ótima produção é de Philippe Seabra, da Plebe Rude. Formado em Porto Alegre (RS), o quarteto gaúcho é uma das revelações do indie rock nacional. Descontados os dois EPs, trata-se do segundo álbum do grupo. A distribuição é do selo Senhor F Discos. Baixe o CD aqui.

Mukeka Di Rato é servida com peso em 'Carne'

Resenha de CD
Título: Carne
Artista: Mukeka Di Rato
Gravadora: Deckdisc
Cotação: * * *

Já com seu vocalista original (Sandro) reintegrado ao bom grupo, o Mukeka Di Rato serve em seu quinto CD, Carne, um hardcore que honra a cartilha punk, apesar de um ou outro tempero especial, caso do dub que entra no meio de T.G.E. - uma das 14 faixas deste álbum nervoso que marca a entrada da banda capixaba na Deckdisc e que tem a produção (competente em seu caráter tosco) assinada por Rafael Ramos. Muita gritaria e pauleira é ouvida em temas como Animal, Enxurrada, Rinha de Magnata, Carne e Vencer na Vida. As letras raivosas às vezes patinam na obviedade panfletária - em especial, no caso de Cachaça- mas são fortes e se prestam ao som do grupo.

12 de agosto de 2007

YouTube põe balconista turco no elenco da EMI

Por conta do êxito do vídeo de sua música Mange du Kebab no YouTube, Yilmaz Karaman - jovem turco de 27 anos que atende pelo nome artístico de Lil' Maaz - ingressou no elenco da EMI Music. A gravadora já está lançando o single com a música. Maaz era balconista de uma lanchonete da França e improvisava rap enquanto preparava o kebab para seus clientes quando despertou a atenção de funcionários de estúdio de gravação. Eles ajudaram Maaz a produzir o vídeo - que mostra o cantor entoando rap no balcão da lanchonete - que foi seu passaporte para a fama e a EMI.

Clara expõe meandros do amor em CD delicado

Resenha de CD
Título: Cassiopéia
Artista: Clara Sandroni
Gravadora: Independente
Cotação: * * * *

Sem lançar disco solo desde 1989, Clara Sandroni volta à cena com um de seus mais belos trabalhos. Batizado com o nome de sedutora canção de Silvio Rodriguez, expoente da já veterana Nueva Trueva Cubana, Cassiopéia reitera a capacidade da artista de transitar com rara inteligência pelas vias alternativas da música brasileira. O time de compositores reunidos no CD - Luiz Tatit, Mathilda Kovak, Carlos Fuchs, Paulo Baiano - já dá a pista do tom deste álbum de delicada e minimalista sonoridade que expõe nuances e meandros do amor em todas suas formas. A delicadeza está em (fina) sintonia com o espírito de canções como Louco por Você, de Ivan Zigg, e Brinde à Solidão, pérola melancólica extraída do álbum Fossa Nova, de Marcos Sacramento e Carlos Fuchs - a propósito, produtor do CD.

Cassiopéia não rima apenas amor com dor. Como seu título já entrega, Amor É Sacanagem (Luis Capucho) realça a face carnal da paixão. Mary Sheley (de Mathilda Kovak) também traça sem romantismo o perfil do homem idealizado. "Cansei desse seu gênio poeta / O meu negócio agora é atleta", avisa a autora, mordaz, na voz elegante de Clara. Entre valsa (High and Low, de Paulo Baiano com a mesma Mathilda Kovak) e samba (Sempre te Amei, de Paulo Malaguti), Clara revitaliza um clássico batido como Paula e Bebeto (sobretudo por conta da participação contagiante do grupo vocal Equale), rebobina um Chico Buarque menos óbvio (Uma Palavra), une vozes com o Arranco de Varsóvia na sensível balada Música e entoa graciosa canção em francês (Parlez Moi D'Amour, composta em 1926 por Jean Lenoir e gravada por Lucienne Boyer). Enfim, é um lindo disco que, com toda sua delicadeza e precisão de sons e timbres, mostra o sobe- e- desce da gangorra emocional em que vivem os apaixonados. E, bem lá no alto, repousa este bem-vindo trabalho solo de Clara Sandroni. Há vida inteligente na MP do B...

Em DVD, instante histórico do Barão e do Brasil

Resenha de CD / DVD
Título: Rock in Rio - Barão Vermelho 1985
Artista: Barão Vermelho
Gravadora: Som Livre / MZA Music
Cotação: * * * 1/2

Ao pisar no palco do Rock in Rio em 15 de janeiro de 1985, para apresentar o primeiro de seus dois shows no festival, o Barão Vermelho já tinha conquistado o sucesso popular com a gravação de Bete Balanço e seu subseqüente terceiro LP, Maior Abandonado (1984). Ainda assim, entreter o público arisco do festival - que já tinha maltratado atrações anteriores como o Kid Abelha e Eduardo Dussek - sinalizou atestado de competência para o grupo, ainda com Cazuza nos vocais. O show - ora perpetuado na íntegra em CD e em DVD - teve também um caráter político por ter sido realizado no dia em que o Brasil voltava (?) oficialmente a ser uma democracia com a eleição (indireta) do civil Tancredo Neves para a Presidência da República. Revista em retrospectiva, com áudio 5.1 e imagem de qualidade regular (se for levado em conta que a filmagem não teve caráter profissional), a apresentação do quinteto no Rock in Rio ratifica a precoce maturidade do Barão. A pegada stoniana da banda satisfez o público que tinham ido lá ver shows de grupos metaleiros. Foi rock na veia - com direito a uma balada então inédita, Mal Nenhum. A parceria de Cazuza e Lobão foi incluída no roteiro para salientar a ausência injusta de Lobão no elenco do festival. Houve até discurso pró-Lobão na ocasião.

Nos extras, há Um Dia na Vida - tirada do segundo show do Barão no Rock in Rio, feito em 20 de janeiro - e um bom documentário, Aconteceu em 1985, que entrelaça depoimentos atuais (de nomes como Leda Nagle, Lucinha Araújo, Ezequiel Neves e dos próprios integrantes da banda) com trechos de reportagens apresentadas na época nos telejornais da Rede Globo sobre a presença do grupo no festival. Irreverente, Cazuza chegou a comparar o Rock in Rio com uma "Feira da Providência gigante". Algum tempo depois do evento, Cazuza sairia do Barão Vermelho para iniciar sua carreira solo. Pelas circunstâncias políticas e musicais daquele dia, o show de 15 de janeiro de 1985 ficaria como o instante histórico e áureo da fase do Barão com Cazuza. Daí a importância deste CD e DVD.

'Lótus' tem rap e bossa sem fazer jus a Arantes

Resenha de CD
Título: Lótus
Artista: Guilherme
Arantes
Gravadora: Som Livre
Cotação: * *

Simultaneamente com o CD e o DVD Intimidade, nos quais Guilherme Arantes rebobina seus vários sucessos em clima acústico, a gravadora Som Livre põe nas lojas o primeiro disco de inéditas do compositor em quatro anos. A balada que abre Lótus, Um Grão de Amor, é bacana. Mas, à medida que o CD avança, fica claro que, desta vez, Arantes não apresenta safra de músicas à altura de seu passado. Não dá para identificar a habitual inspiração do hitmaker em canções tão somente razoáveis como Por Todo Canto, Cena de Cinema e Carta de Gratidão. Nem mesmo sua tentativa de evocar a velha bossa em duas parcerias com Nelson Motta - Verão de 59 e Vaivem (Amor de Carnaval) - soa interessante. Os parceiros nem sequer roçam a beleza de Coisas do Brasil, obra-prima de ambos no gênero. Entre tema instrumental (North Shore) e parceria com Max Vianna (Disque Sim!, com groove que lembra a obra de Max), Arantes incursiona até pelo rap (Tributo) em tentativa vã de soar mais contemporâneo. Contudo, Lótus deixa somente entrever a inspiração que já brotou com mais força em trabalhos anteriores.