12 de agosto de 2007

Em DVD, instante histórico do Barão e do Brasil

Resenha de CD / DVD
Título: Rock in Rio - Barão Vermelho 1985
Artista: Barão Vermelho
Gravadora: Som Livre / MZA Music
Cotação: * * * 1/2

Ao pisar no palco do Rock in Rio em 15 de janeiro de 1985, para apresentar o primeiro de seus dois shows no festival, o Barão Vermelho já tinha conquistado o sucesso popular com a gravação de Bete Balanço e seu subseqüente terceiro LP, Maior Abandonado (1984). Ainda assim, entreter o público arisco do festival - que já tinha maltratado atrações anteriores como o Kid Abelha e Eduardo Dussek - sinalizou atestado de competência para o grupo, ainda com Cazuza nos vocais. O show - ora perpetuado na íntegra em CD e em DVD - teve também um caráter político por ter sido realizado no dia em que o Brasil voltava (?) oficialmente a ser uma democracia com a eleição (indireta) do civil Tancredo Neves para a Presidência da República. Revista em retrospectiva, com áudio 5.1 e imagem de qualidade regular (se for levado em conta que a filmagem não teve caráter profissional), a apresentação do quinteto no Rock in Rio ratifica a precoce maturidade do Barão. A pegada stoniana da banda satisfez o público que tinham ido lá ver shows de grupos metaleiros. Foi rock na veia - com direito a uma balada então inédita, Mal Nenhum. A parceria de Cazuza e Lobão foi incluída no roteiro para salientar a ausência injusta de Lobão no elenco do festival. Houve até discurso pró-Lobão na ocasião.

Nos extras, há Um Dia na Vida - tirada do segundo show do Barão no Rock in Rio, feito em 20 de janeiro - e um bom documentário, Aconteceu em 1985, que entrelaça depoimentos atuais (de nomes como Leda Nagle, Lucinha Araújo, Ezequiel Neves e dos próprios integrantes da banda) com trechos de reportagens apresentadas na época nos telejornais da Rede Globo sobre a presença do grupo no festival. Irreverente, Cazuza chegou a comparar o Rock in Rio com uma "Feira da Providência gigante". Algum tempo depois do evento, Cazuza sairia do Barão Vermelho para iniciar sua carreira solo. Pelas circunstâncias políticas e musicais daquele dia, o show de 15 de janeiro de 1985 ficaria como o instante histórico e áureo da fase do Barão com Cazuza. Daí a importância deste CD e DVD.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

importante também é ver Cazuza em DVD

12 de agosto de 2007 às 15:49  
Anonymous Anônimo said...

Barão foi uma banda boa... Mas o ultimo de inéditas deixou bem a desejar... akela primeia musica de trabalho, Cuidado, era ruim demais...
Mas Barão tem clássicos que merecem ser lembrados...

Bruno.

13 de agosto de 2007 às 16:40  
Blogger Acácio Costa said...

Adoro Barão Vermelho. E pra mim a banda ficou ainda melhor depois da saída de Cazuza. A saída dele foi melhor para os dois, tanto ele ficou melhor sozinho quanto a banda sem ele. O show destes caras é muito vigoroso.

13 de agosto de 2007 às 17:17  
Anonymous Anônimo said...

Eu concordo com o Acácio, depois da saída do Cazuza, tanto a banda quanto ele melhoraram.

Jose Henrique

14 de agosto de 2007 às 00:43  

Postar um comentário

<< Home