Leny depura boleros em show de beleza linear
Este blog continua sendo atualizado no endereço: http://www.blognotasmusicais.com.br
Uma das cinco belas parcerias de Nei Lopes com o maestro Moacir Santos (1926 - 2006) arquitetadas para o projeto Ouro Negro (2001), Sou Eu (Luana) foi a surpresa do roteiro seguido por Leny Andrade na estreia nacional de seu show Alma Mía. Baseado no homônimo CD de boleros, recém-lançado pela gravadora Fina Flor, o show estreou na noite de 18 de junho de 2010 no Canecão, no Rio de Janeiro (RJ). Entre boleros cantados em espanhol, Leny - vista no post em fotos de Mauro Ferreira - também incluiu no repertório raro samba composto por João de Aquino com Ivor Lancellotti, Alvoroço. Eis o roteiro da estreia do show Alma Mía:
A obra de Michael Jackson (1958 - 2009) vai render mais um disco. Na sequência do primeiro aniversário de morte do artista, a ser completado em 25 de junho, o selo Discobertas põe nas lojas, no segundo semestre de 2010, CD com regravações do repertório do Rei do Pop por artistas brasileiros, a maioria da cena indie. Idealizado por Guto Ribeiro, baixista da banda Manfred, o disco conta com adesões de nomes como Filhos da Judith, Jorge Ailton, Fuzzcas, Márcio Biaso, Apoena, Manfred e Moobwa - entre outros.
O produtor Dudu Marote - que já pilotou bem os álbuns do Skank Calango (1994), O Samba Poconé (1996) e Estandarte (2008) - entra em campo novamente para cuidar da captação do áudio da gravação ao vivo que o grupo faz neste sábado, 19 de junho de 2010, em show no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Já a captação das imagens do DVD e blu-ray Skank no Mineirão - Multishow ao Vivo vai ser feita sob a direção de Oscar Rodrigues Alves, com uso de 14 câmeras de alta definição, incluindo supergrua de 25 metros. Marcos Sachs assina o cenário.
De Nora Lezano, a foto acima faz parte do material gráfico da capa e encarte do primeiro disco em espanhol do Jota Quest. Intitulado Jota Quest, o CD está em fase de finalização e tem lançamento previsto para agosto ou setembro de 2010 no mercado de países de língua hispânica. O repertório do CD é formado por versões em castelhano dos maiores hits da banda. As versões foram gravadas em Buenos Aires, na Argentina, sob a produção de Mário Breuer. Amor Mayor, Ja Fue, A Tu Lado, Una Vez Más, Encontrar a Alguien, Facil, Días Mejores, Siempre Así e La Plata são algumas das 12 versões já confirmadas no álbum. Que, por ora, não será editado no Brasil. Para o mercado nacional, a banda planeja disco de inéditas para 2011, ano em que vai festejar seus 15 anos de carreira fonográfica. Outra ideia é reeditar o primeiro CD em vinil.
Resenha de CD
Bom show estreado por Leoni em 11 de novembro de 2008 no Canecão, no Rio de Janeiro (RJ), A Noite Perfeita ganha registro em DVD. Projeto realizado pelo artista em parceria com o Canal Brasil, a gravação ao vivo vai ser feita nesta sexta-feira, 18 de junho de 2010, em apresentação do cantor no Circo Voador (RJ). Para as câmeras do cineasta Paulo Henrique Fontenelle, diretor do DVD, Leoni - visto em número do show na foto de Mauro Ferreira - vai registrar 10 inéditas autorais (entre elas, É Proibido Sofrer, Dá pra Rir e Dá pra Chorar e Do Teu Lado Essa Canção, inspirada parceria com Rodrigo Maranhão) entre 12 músicas já gravadas e escolhidas pelos fãs em votação feita no site oficial do compositor, casos de Temporada das Flores e Fotografia. Clique aqui para ler a resenha postada da estreia nacional do show A Noite Perfeita.
Resenha de CD
Música inédita composta por Gilberto Gil para o álbum junino Fé na Festa, Chão Batido não entrou no disco. Mas caiu na rede de forma legalizada. A música - na qual Gil (visto à esquerda em foto de Beti Niemeyer) discorre sobre a globalização e modernização tecnológica das festas de São João no Nordeste do Brasil - pode ser baixada no site oficial do projeto Natura Musical. Até domingo, 20 de junho, o download é gratuito. Chão Batido pisa no mesmo terreno inspiradíssimo do restante do repertório do disco.
Terceiro disco feito em estúdio por KT Tunstall, Tiger Suit tem lançamento agendado pela EMI Music para 27 de setembro de 2010. O sucessor de Eye to Telescope (2004) e de Drastic Fantastic (2007) foi pré-produzido em 2009 no interior da Inglaterra (no estúdio alimentado por energia solar construído pela artista escocesa em sua casa), gravado de fato em Berlim em janeiro de 2010 (no Hansa Studios) e concluído em Londres (no RAK Studios). Jim Abbiss assina a produção de Tiger Suit, álbum de tom nature techno - na definição de Tunstall. A cantora assina várias faixas em parceria com os compositores eprodutores Linda Perry e Greg Kurstin. Nomes já recorrentes nos álbuns da artista, Martin Tarefe e Jimmy Hogart também colaboraram com a formação da safra de inéditas.
Enquanto Chico Buarque não lança sua safra de canções inéditas, compostas ao longo dos últimos seis meses, a Som Livre põe nas lojas a segunda coletânea dedicada ao artista na série Perfil - sete anos após a edição da primeira, sucesso de vendas em 2003. A seleção abrange longo período que vai de 1967 (Quem te Viu, Quem te Vê) a 1992 (Piano na Mangueira, samba ouvido na coletânea em fonograma que teve a participação de Tom Jobim). Só que, a rigor, Perfil 2 já é a terceira compilação do compositor editada pela Som Livre com o título Perfil, já que, em 1993, a gravadora lançou coletânea de Chico com esse nome antes de criar a série Perfil, em 2000. Eis as 14 faixas do Perfil 2:
Resenha de CD
Na sequência bem imediata da estreia do filme Sex and the City 2 nos cinemas do Brasil, a Sony Music pôs no mercado nacional o disco com a trilha sonora da produção. A trilha reúne gravações inéditas de Alicia Keys (Rapture, cover do repertório do Blondie), Dido (Everything to Loose) e Cee Lo (Language of Love). Mas a maior curiosidade do score é a abordagem por Liza Minnelli de um hit de Beyoncé, Single Ladies (Put a Ring on it). Liza participa do filme, celebrando casamento gay em que canta e dança a música.
Popularizada no mundo como estrela de bobinhas comédias românticas direcionadas ao público adolescente, Mandy Moore sempre conciliou sua carreira de atriz com regular trajetória fonográfica, iniciada em 1999 com o lançamento de seu primeiro álbum, So Real, nos Estados Unidos. Na época, a norte-americana Mandy não conseguiu sair da sombra de outras estrelas do mercado teen, como Britney Spears e Christina Aguilera. Sexto álbum de estúdio da cantora, Amanda Leigh já flagra Mandy desvinculada de Britney e Cia. - mudança de perfil iniciada em 2007 com o álbum Wild Hope. Lançado nos Estados Unidos em 26 de maio de 2009, precedido pelo single I Could Break your Heart Any Day of the Week, Amanda Leigh ganhou edição brasileira neste mês de junho de 2010 pelo selo Lab 344. Amanda Leigh Moore é o nome de batismo de Mandy, que assina a maior parte do repertório em parceria com Mike Viola, produtor e arranjador do CD. Já à venda!
Reggae composto por Samuel Rosa com Nando Reis, De Repente é uma das duas músicas inéditas que o Skank vai incluir no roteiro de hits do show que vai ser gravado ao vivo no sábado, 19 de junho de 2010, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), terra natal do quarteto (visto no post em foto de Weber Pádua). Um trecho da música já foi liberado para audição pelo grupo em seu canal oficial no YouTube. Parceria da banda com o canal de TV Multishow e a gravadora Sony Music, o projeto Skank no Mineirão - Multishow ao Vivo vai ser editado entre setembro e outubro no formato de CD, DVD e blu-ray (o primeiro do grupo).
Estão no forno da gravadora Biscoito Fino os dois novos álbuns de Moska. Muito e Pouco chegam às lojas ainda neste mês de junho de 2010. Vendidos de forma avulsa e em edição dupla, os discos fazem parte de projeto único intitulado Muito Pouco - o nome da música de Moska gravada por Maria Rita no disco Segundo (2005). Muito Pouco, aliás, figura em Muito, CD de tons intensos que tem intervenções do grupo argentino Bajofondo. Pouco, de clima mais íntimo, traz a voz de Maria Gadú e parcerias de Moska com Zélia Duncan e Lenine. Cada disco tem nove faixas, entre inéditas e regravações de temas do compositor já lançados em álbuns de outros artistas.
Segundo álbum de estúdio do grupo inglês The Klaxons, Surfing the Void - veja a capa acima - vai ser lançado em 23 de agosto de 2010, uma semana depois da edição do primeiro single, Echoes. O sucessor de Myths of the Near Future (2007) foi produzido por Ross Robinson em Los Angeles (EUA) após a banda de new rave ter rejeitado as gravações conduzidas em Milão (Itália) pelo produtor James Ford. O álbum apresenta dez músicas inéditas, sendo que uma, Flashover, já foi disponibilizada para audição no site oficial do grupo. Eis as dez faixas do disco Surfing the Void:
Em 1979, ao entrar em estúdio para fazer seu terceiro álbum, Tom Petty and the Heartbreakers travaram batalha ideológica com a gravadora MCA. O que estava em jogo era a liberdade criativa do grupo na feitura de Damn the Torpedoes. Essa luta é revivida por Petty e os Heartbreakers - grupo que inclui o guitarrista Mike Campbell - no documentário exibido em DVD da série Classic Albums. Recém-editado no Brasil pela gravadora ST2, o vídeo combina entrevistas recentes com clipes da época - inclusive o do single Don't Do me Like That - e imagens do arquivo pessoal dos músicos. Destaque do mercado fonográfico em 1979, Damn the Torpedoes projetou Petty e os Hearbreakers, vitoriosos em sua batalha ideológica contra a MCA.
Em mais uma conexão internacional, Milton Nascimento iniciou parceria com Jason Mraz, o cantor e compositor norte-americano que ficou conhecido no Brasil por conta de I'm Yours, sucesso do álbum We Sing. We Dance. We Steal Things. (2008). A primeira parceria dos artistas - intitulada Simplesmente Tudo e composta com versos em inglês e em português - foi gravada por Mraz em dueto com Milton para o próximo álbum de Mraz. A gravação aconteceu no Brasil, no estúdio mantido por Milton em sua casa no Rio de Janeiro (RJ). O disco tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2010. Na foto acima (clicada por Paulo Lafayette), os parceiros posam na data da gravação carioca.
Dez anos depois de cantar com Zélia Duncan Cobra Coral, faixa do álbum Noites do Norte (2000), Caetano Veloso volta a interagir com a cantora. Zélia pôs voz em uma música inédita de Caetano, A Vida É Ruim, composta para a trilha de O Bem-Amado, o filme inspirado no texto teatral de Dias Gomes (1922 - 1999) que já rendeu novela de sucesso, exibida em 1973 pela TV Globo. Para a mesma trilha, a propósito, Caetano musicou versos de Esta Terra, poema da lavra do sociólogo e poeta pernambucano José Almino.
Max Viana abre o leque de parceiros em seu terceiro álbum, Um Quadro de Nós Dois. O cantor grava composições inéditas feitas com Arlindo Cruz e Jay Vaquer, entre outros parceiros. O samba feito com Cruz, É Hora de Fazer Verão, ganhou o reforço vocal de Alcione (com Max na foto clicada durante a gravação da faixa). Agendado para ser lançado no segundo semestre de 2010, o sucessor de No Calçadão (2003) e Com Mais Cor (2007) vai trazer no repertório uma regravação de O Melhor Vai Começar (1982), delícia pop do cancioneiro autoral de Guilherme Arantes.
Ivan Lins estreita os seus laços fonográficos com a Holanda. Quase dois anos após gravar disco ao vivo com a big-band Metropole Orchestra, em julho de 2008, o cantor lança no país europeu Intimate, CD de repertório essencialmente inédito em que retoma sua parceria com Vítor Martins. Gravado na Holanda pela Wedge View Music, com produção do baixista de jazz Ruud Jacobs, o disco Intimate tem lançamento no Brasil previsto para o segundo semestre de 2010 e vai ganhar edição em espanhol no mercado de língua hispânica. No álbum, de nítido alcance global, o compositor brasileiro recebe convidados internacionais como o uruguaio Jorge Drexler (com quem compôs e gravou a faixa Diadema), o grupo vocal norte-americano Take 6, o cantor espanhol Alejandro Sanz, o trompetista alemão Till Brönner e as cantoras holandesas Trijntje Oosterhuis e Laura Fygi. Além das músicas inéditas compostas com Vítor Martins, Ivan registra em Intimate parcerias com Chico Buarque (Sou Eu - o samba que foi parar nas mãos de Simone, mas que, por decisão de Chico, acabou sendo lançado por Diogo Nogueira em CD de 2009), Celso Viáfora (A Cor do Pôr-do-Sol) e Francisco Bosco (Dandara).
Maria Gadú é nome frequente na lista de indicados ao 17º Prêmio Multishow de Música Brasileira. A cantora concorre em quatro das 12 categorias, disputando com artistas sempre recorrentes no evento como Pitty, NX Zero e Ana Carolina. A premiação de 2010 vai acontecer em 24 de agosto. O Canal Multishow anunciou os 10 indicados em cada categoria com base na votação iniciada em 22 de janeiro. Na véspera da premiação, o Multishow vai divulgar os cinco mais votados na segunda fase da eleição, que começa nesta terça-feira, 15 de junho, e termina em 23 de agosto. Os vencedores serão escolhidos pelo público entre os cinco finalistas em votação feita no dia do prêmio. Eis os indicados nas principais categorias:
Robert Plant lançará álbum solo, Band of Joy, em 13 de setembro de 2010. O disco homenageia a banda homônima integrada pelo artista com o baterista John Bonham (1948 - 1980) antes de ambos fazerem parte do grupo Led Zeppelin. Gravado em Nashville (EUA), com o guitarrista Buddy Miller, o sucessor de Raising Sand - álbum de 2007 dividido com a cantora Alison Krauss - inclui vários covers no repertório que mistura country, soul, r & b e o rockabilly dos anos 50. Entre os covers, há Angel Dance (Los Lobos), Falling in Love Again (The Kelly Brothers) e duas do Low, Monkey e Silver Rider. Plant anunciou o álbum hoje (14 de junho).
O grupo Coldplay bisa a parceria com Brian Eno, produtor de seu quarto álbum, Viva la Vida or Death and All His Friends (2008). Sob a batuta de Eno e do produtor Markus Dravs, a banda está gravando seu quinto álbum de inéditas em Budapeste, capital da Hungria. Previsto para ser editado no segundo semestre de 2010, o disco ainda não tem título. O inédito repertório é autoral.
Resenha de CD
Resenha de Show
Gravado por Fafá de Belém em1992 para o mercado português, onde foi lançado no mesmo ano pela BMG-Ariola, o álbum Meu Fado ganha reedição no Brasil via Sony Music. Espera-se que com os textos, fotos e letras do encarte original lusitano. Na primeira (pobre) edição nacional em CD, produzida em 1993 pela Som Livre, o encarte foi reduzido e simplificado. Seja como for, Meu Fado retorna ao catálogo nacional três anos após o último lançamento inédito da cantora (um projeto ao vivo de caráter retrospectivo).
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
Entre agosto de 2000 e agosto de 2001, o produtor Marcelo Fróes pilotou - sob a direção artística de Celso Fonseca - as gravações de um tributo a John Lennon (1940 - 1980) que seria lançado pelo selo Geléia Geral, de Gilberto Gil, em dezembro de 2001 com o título Dê uma Chance a Paz: John Lennon - Uma Homenagem. Fora de catálogo há sete anos, o tributo ganha reedição pelo selo de Fróes, Discobertas, neste mês de junho de 2010. O título, Mr. Lennon, é outro. Assim como também é novo o projeto gráfico do CD. Mas as 15 regravações de músicas de Lennon por artistas brasileiros são as mesmas. A seleção inclui Mind Games (com Nando Reis), Woman Is the Nigger of the World (na voz de Cássia Eller), Instant Karma (com Lobão), Imagine (em um dueto de Milton Nascimento com Gilberto Gil), Mother (Zeca Baleiro), Look at me (Zélia Duncan), Give a Peace a Chance (num registro do arisco mutante Arnaldo Baptista com Andreas Kisser e Charles Gavin) e How Do You Sleep? (Moska), entre outros nomes.