Filme não mensura força musical de Chacrinha
Resenha de DocumentárioTítulo: Alô, Alô, Terezinha!
Direção: Nelson Hoineff
Cotação: * *
Em cartaz nos cinemas desde 30 de outubro de 2009
Este blog continua sendo atualizado no endereço: http://www.blognotasmusicais.com.br
Resenha de Documentário
Pelo cronograma da gravadora Som Livre, nada menos do que quatro CDs com trilhas sonoras da novela Viver a Vida vão ser lançados até o fim da trama de Manoel Carlos. Dois já estão nas lojas. Simultaneamente com a seleção musical nacional, boa mas feita dentro dos padrões do gênero, a gravadora pôs no mercado o disco com uma segunda trilha temática, genericamente intitulada lounge. Com ousado repertório selecionado pelo diretor Jayme Monjardim, este CD reúne 18 fonogramas de artistas estrangeiros, em sua maioria licenciados pelo selo Lab 344. O clima é de chill out. Situada entre os gêneros lounge e ambient, a fina seleção tem projetado em escala nacional a banda norueguesa 3-11 Porter, cuja música Surround me with your Love é propagada quase diariamente na novela. Outro trunfo da inspirada trilha é Dante's Prayer, tema ouvido na voz da ótima cantora canadense Loreena McKennitt. Eis as 17 músicas do lindo CD Viver a Vida Lounge:
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
(Cerca de) um ano após a Sony Music ter lançado no Brasil The Best Damn Tour - Live in Toronto (2008), DVD que captou em alta definição show da turnê montada por Avril Lavigne para badalar seu terceiro álbum, The Best Damn Thing (2007), a empresa carioca Coqueiro Verde edita no mercado nacional, nos formatos de CD e DVD, Live in Seoul, gravação ao vivo feita por Avril na Coréia do Sul, em agosto de 2004, quando ela já cantava em shows as músicas de seu segundo álbum, Under my Skin (2004), representado no roteiro por faixas como He Wasn't, Take me Away, Don't Tell me e Freak out. Sem esquecer os hits do primeiro álbum, Sk8er Boi e Complicated, a cantora engata no fim um cover de Knocking on Heaven's Door, de Bob Dylan. Live in Seoul chega ao Brasil enquanto Avril finaliza seu quarto álbum, previsto para 2010. De acordo com a artista, este disco tem som mais acústico, que a distancia do universo do rock.
Resenha de Musical
Romântico, o disco de Fábio Jr. que a Sony Music vai pôr nas lojas em novembro de 2009, abre com uma versão do primeiro sucesso de Norah Jones, Don't Know Why, que virou Amar É Perdoar na letra em português. Há também uma versão de When a Man Loves a Woman, intitulada Quando um Homem se Apaixona. Mas a maior parte do repertório é composta por regravações de hits sertanejos. O cantor revive É o Amor, Estrada da Vida, Cabecinha no Ombro, Telefone Mudo, Fio de Cabelo, Rio de Piracicaba e Cabocla Tereza, entre outras belas músicas projetadas por novas e antigas duplas sertanejas. A seleção inclui No Rancho Fundo, a parceria de Ary Barroso (1903 - 1964) e Lamartine Babo (1904 - 1963) que foi (bem) revivida por Chitãozinho & Xororó em 1989. Românticos, de Vander Lee, é a faixa que encerra o álbum, cujo repertório rebobina Alma Gêmea.
Por conta da quarta vinda dos Pet Shop Boys ao Brasil neste mês de outubro de 2009, para quatro apresentações da bela Pandemonium on Tour, a gravadora Som Livre está lançando coletânea da dupla britânica. A curiosidade é que Party é compilação inédita produzida com exclusividade para o mercado brasileiro, já incluindo entre as 16 faixas músicas do último álbum dos boys, Yes, lançado em março. São os casos de Love etc. e King of Home. Eis a seleção do disco Party - nas lojas a partir de 4 de novembro:
Enquanto a (gravadora) Trama não põe nas lojas seu décimo álbum, Piquenique, previsto para novembro de 2009, Ed Motta lança uma das faixas do CD, Mensalidade, no formato de single digital. A música já pode ser baixada, de forma legalizada e gratuita, até 4 de novembro no site oficial da empresa Audi Brasil, parceira da Trama na ação virtual. Depois dessa data, o download vai poder ser feito somente no portal Álbum Virtual, da Trama. Mensalidade é uma parceria de Ed com sua mulher, Edna Lopes, co-autora de quase todas as letras do álbum. A exceção é Nefertiti, feita por Ed com Rita Lee. A faixa-título de Piquenique conta com a voz de Marya Bravo. Já Maria Rita participa da música A Turma da Pilantragem. Com inéditas como Pé na Jaca, o disco foi produzido pelo próprio Ed, ao lado de Silvera, co-produtor do CD.
Perfeccionista ao extremo na finalização de seus discos, Roberto Carlos deixou passar dois erros no encarte do CD Elas Cantam Roberto Carlos, já á venda, precedendo o DVD homônimo que a Sony Music põe nas lojas no início de novembro de 2009 com o registro ao vivo do show em que 20 cantoras abordaram o repertório do Rei. Ao informar os anos em que as músicas foram lançadas, o encarte do CD credita Proposta - canção originalmente gravada por Roberto em seu álbum de 1973 - ao ano de 1988. Já Se Você Pensa, clássico de 1968, é creditado a 1993. O erro aconteceu porque o Rei regravou as duas músicas nos respectivos anos informados no encarte - o que propiciou a confusão de datas.
Lançado na Argentina no primeiro semestre de 2009, o último álbum de Mercedes Sosa (1935 - 2009) - Cantora, projeto de duetos desmembrado em dois volumes vendidos separadamente - permanecia sem edição nacional. Contudo, a morte da intérprete em 4 de outubro, aos 74 anos, motivou a gravadora Sony Music a lançar Cantora no Brasil em novembro de 2009. No caso, numa edição dupla que agrega CD (com 19 faixas selecionadas entre os 35 fonogramas dos dois volumes) e DVD (com 16 vídeos captados no estúdio durante a gravação do álbum produzido por Popi Spatoko com direção artística de Afo Verde e Rafa Vila). Entre as faixas da edição nacional de Cantora, figuram - tanto no CD como no DVD - os duetos de Mercedes com Caetano Veloso e Daniela Mercury. Com Caetano Veloso, Mercedes revive a canção de 1967 Coração Vagabundo em encontro retratado na foto acima por Fabián Maltus, filho da intérprete. Com Daniela, o dueto acontece em O Que Será? - a música de Chico Buarque que também integra o repertório do novo álbum da artista baiana, Canibália, aliás já editado na Argentina (e em Portugal), mas ainda inédito no Brasil.
No embalo da vinda do cantor e compositor Jason Mraz ao Brasil em novembro de 2009 para shows, a gravadora Warner Music põe nas lojas o kit de CD e DVD Beautiful Mess - Live on Earth. Trata-se do registro ao vivo do show da turnê de lançamento do álbum anterior do artista, We Sing. We Dance. We Steal Things (2008), cujo fino repertório destacou músicas como a irresistível Lucky. A propósito, a cantora Colbie Caillat bisa na versão ao vivo da faixa o duo feito com Mraz no disco de estúdio. O show perpetuado em Beautiful Mess - Live on Earth foi captado em 13 de agosto de 2009 no Charter One Pavilion, em Chicago (EUA). O CD inclui 16 músicas do roteiro do show. A esse repertório, foram adicionados no DVD a música Fall Through Glass, o documentário Un Beau Désordre e uma seção de clipes (We Sing. We Dance. We Make Videos). Nas lojas já em novembro.
Resenha de Filme
Unidas pela devoção à Portela, Marisa Monte e Teresa Cristina surpreenderam o público que compareceu à gravação do DVD Melhor Assim - feita por Teresa na noite de 27 de outubro de 2009 em show no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ) - ao cantar em dueto um samba inédito de Adriana Calcanhotto. Beijo Sem foi gravado com a adesão de Pedro Baby ao violão. Trata-se de grande samba de Calcanhotto, uma das melhores músicas da compositora nos últimos anos. A melodia evoca a aura nobre dos sambas da Velha Guarda enquanto a letra - em que Adriana usa poética contemporânea para contar a história da mulher que, ao sofrer desilusão amorosa, se entrega com prazer à orgia na noite da Lapa - celebra o universo de boemia que ambientava boa parte dos sambas feitos na primeira metade do século 20. As vozes de Teresa e Marisa (em fotos de Mauro Ferreira) se uniram em harmonia no envolvente refrão. Ao chamar a colega para dividir o palco com ela, Teresa explicou que Marisa era a musa e a dona do samba de Calcanhotto. Além de cantar, Marisa - que lançou em 2006 o primeiro samba de Calcanhotto, Vai Saber, destaque do disco Universo ao meu Redor - tocou seu ukelele. Foi Luxo só!
Com o auxílio de algumas plumas, Teresa Cristina esboça ares de diva e crooner de dancing na foto acima, clicada na gravação do DVD Melhor Assim enquanto a cantora recontava A História de Lily Braun, criada por Chico Buarque e Edu Lobo para a trilha sonora do balé O Grande Circo Místico (1983). De atmosfera bluesy, inusitada no universo da sambista, o número foi uma das surpresas do show apresentado por Teresa no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de 27 de outubro de 2009. Inédito, o show foi gravado pela EMI Music para ser editado em DVD e CD ao vivo. Batizado com o nome de um samba de Nei Lopes e Cláudio Jorge, o registro ao vivo alinha no repertório músicas de Tom Jobim & Vinicius de Moraes (A Felicidade, 1959), Caetano Veloso (A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa, parceria com Waly Salomão, lançada em 1978 por Maria Bethânia), Paulinho da Viola (Cantando, de 1976) e Edu Krieger (Guardo em mim, inédita e linda parceria com Teresa). Eis roteiro do show Melhor Assim:
Dois anos depois de reviver samba de Monsueto (Me Deixa em Paz) com Seu Jorge para o disco Flores do Clube da Esquina, gravado em 2007, Teresa Cristina registrou em DVD um segundo dueto com o cantor em show apresentado no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de 27 de outubro de 2009. Desta vez, Teresa e Jorge (em fotos de Mauro Ferreira) reviveram lindo samba de Arlindo Cruz e Acyr Marques, Pura Semente, lançado em 1989 por Marquinhos Satã. O número teve que ser repetido e, no segundo take, o dolente samba da dupla resultou mais sedutor.
Lançados em São Paulo (SP) nesta quarta-feira, 28 de outubro de 2009, os perfis biográficos de Wagner Tiso e Rogério Duprat (1932 - 2006) abrem a série Aplauso Música. Editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a coleção de biografias até então enfocava somente nomes de teatro, cinema e televisão. O livro de Tiso - Som, Imagem, Ação (capa à esquerda) - é assinado pela jornalista Beatriz Coelho e Silva. O de Duprat, Ecletismo Musical, foi escrito pelo professor Máximo Barro. Já estão previstos perfis de - entre outros - Alaíde Costa, Jair Rodrigues, Claudette Soares, Inezita Barroso e Sérgio Ricardo.
O grupo norte-americano Fall Out Boy lança em 16 de novembro de 2009 sua primeira coletânea. O CD Believers Never Die - Greatest Hits apresenta duas inéditas, Alpha Dog e From Now on We Are Enemies, entre suas 18 faixas. Inédita escolhida para promover a compilação, Alpha Dog já está em rotação nas rádios dos EUA e no MySpace do grupo. Eis as (18) músicas da coletânea:
Resenha de Filme
Editada nos formatos de CD e DVD, via Universal Music, a (boa) coletânea Participação Especial - Duetos MPB inclui a última gravação oficial de Wilson Simonal (1938 - 2000), Lobo Bobo, feita com Sandra de Sá em 1997 para o disco Casa da Bossa. No caso do DVD, que apresenta 21 duetos, o vídeo exibe a que possivelmente seja a derradeira imagem ao vivo do cantor, revivido em 2009 em filme, discos e biografia. Na seleção, há os encontros de Djavan & João Bosco (Corsário), Paulinho da Viola & Zizi Possi (Só o Tempo), Miltinho & Ed Motta (Meu Nome É Ninguém), entre outros. DVD já inclui até o recente dueto de Zeca Pagodinho com Jorge Ben Jor (em Ogum).
No embalo do remake do filme Fama, a gravadora Universal Music repõe em catálogo o CD com a trilha sonora da versão original, estreada nos cinemas em 1980 com direção de Alan Parker. A reedição atualmente enviada às lojas é exatamente a mesma de 2003, lançada via Warner Music. Tanto na parte gráfica (aliás, o encarte é farto de fotos e traz texto sobre o musical) como no belo repertório. A propósito, desde 2003, foram acrescentas três faixas-bônus à seleção original de Fama: a então inédita Miles from Here - faixa cantada por Paul McCrane, intérprete da balada Is It Okay If I Call You Mine? - e as versões instrumentais de Fame e Out Here on my Own, grandes hits do álbum na voz de Irena Cara, protagonista do filme de 1980, cuja seleção musical é superior à trilha modernosa do remake de 2009, já disponibilizada em CD via Universal Music.
Resenha de DVD
Parece que já não há a mínima chance de os irmãos Liam (foto à esquerda) e Noel Gallagher se reconciliarem para ressuscitar o Oasis, grupo de BritPop dissolvido em agosto de 2009 com a saída de Noel. Dias depois de Noel ter comunicado que vai sair em carreira solo, Liam Gallagher anuncia que vai formar outra banda em 2010. "Não quero fazer nada solo. Quero estar numa banda. E será certamente uma banda de rock'n'roll...", disse Liam esta semana à imprensa inglesa.
Resenha de Livro