Resenha de CD / DVDTítulo: Tocar na BandaArtista: Vânia BastosGravadora: Dabliú DiscosCotação: * * * 1/2Projetada como boa vocalista da banda Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé, já na virada dos anos 70 para os 80, Vânia Bastos nunca dissociou totalmente seu nome da turma vanguardista que agitou a música brasileira em São Paulo naquela época. Só que a cantora soube transitar por outros caminhos em sua carreira solo, iniciada em 1987. Décimo título da discografia da intérprete, editado em CD e DVD,
Tocar na Banda é o registro ao vivo que sintetiza as duas décadas de trajetória individual da artista, dona de bela voz.
Gravado de forma convencional em novembro de 2005, em show no Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), o DVD apresenta em 23 números - incluindo
Dois Rios e
Canta, Canta Mais, as músicas oferecidas como bônus - todas as nuances vocais de Vânia. Se a emissão aguda de
Cidade Oculta e o vocal
a capella de
Sabor de Veneno remetem ao som de Arrigo, o registro mais melódico de
Casaco Marrom evidencia o caráter plural do canto da intérprete.
Como a cantora explica em cena, o roteiro apresenta um pouco de sua "história musical". Da parceria afetiva e sonora com Eduardo Gudin,
Paulista é o número mais representativo. Do disco
Vânia Bastos (1990), aliás um dos mais fiéis ao gosto multifacetado da artista, há pérolas como
Loosin Yelav (tema do folclore armênio) e
A Vizinha do Lado, o samba buliçoso de Dorival Caymmi hoje mais associado a Roberta Sá. De
Cantando Caetano, álbum de 1992, há
Trem das Cores, número ao qual se segue (em tom quase delicado)
Você Não Entende Nada, outro tema de Caetano Veloso.
O violoncelo tocado por Regina Vasconcellos atua com destaque nos arranjos de músicas como
Luíza (valsa de Tom Jobim, a cujo repertório Vânia também dedicou um CD) e
Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta). Contudo, este acento quase camerístico desaparece na parte final do show, quando a cantora volta à cena com figurino mais quente e exibe um repertório mais malicioso. É quando entram o samba
Chegou a Bonitona (regravado por Luiz Melodia em seu
Estação Melodia) e o
medley carnavalesco que une
Frou-Frou (marchinha de Rita Lee e Roberto de Carvalho) e
A Filha da Chiquita Bacana. Vânia Bastos passeia com muita graça por estes números, reafirmando que sua voz, de emissão límpida, sempre extrapolou as fronteiras da vanguarda da música paulista.