1 de setembro de 2007

'Tropa de Elite' projeta tema antigo do Tihuana

Grupo paulista, da lavra do produtor Rick Bonadio, o Tihuana vai ganhar projeção extra por conta do filme Tropa de Elite, que já virou assunto nacional porque cópias piratas da produção estão à venda nos camelôs bem antes da estréia nos cinemas (programada inicialmente para novembro e já antecipada para 12 de outubro) do longa-metragem dirigido por José Padilha. A música Tropa de Elite - gravada pelo Tihuana em seu primeiro CD, Ilegal, editado em 2000 - é o principal tema do filme. No momento, a banda já promove o seu quinto álbum, Um Dia de Cada Vez (de 2006).

Hits dos 40 na seleção internacional de folhetim

Com o ator Cauã Reymond na capa do disco, nas lojas neste início de setembro, pela Som Livre, a trilha internacional da novela Eterna Magia exibe ótima seleção de músicas em evidência nos anos 40 e 50 (a trama exibida às 18h pela TV Globo está situada na década de 40). Estranha no ninho de intérpretes estrangeiros do CD, a dupla Cídia e Dan - projetada pela emissora no seu programa Fama - entoa I've Got You Under my Skin, sucesso de Cole Porter na voz de Frank Sinatra. O repertório inclui Aquarela do Brasil em gravação das Dinning Sisters. Eis as 12 músicas e intérpretes do CD Eterna Magia Internacional, possível campeão de audiência:

1. Moonlight Serenade - Carly Simon
2. Because of You - Tony Bennett
3. I've Got You Under my Skin - Cídia e Dan
4. I Only Have Eyes for You - Laura Fygi
5. Contigo em la Distancia - Luis Miguel
6. At Last - Etta James
7. That Old Black Magic - Judy Garland
8. Night and Day - Ella Fitzgerald
9. Brazil / Aquarela do Brasil - The Dinning Sisters
10. Embraceable You - The Pied Pipers
11. A String of Pearls - Glenn Miller & Orchestra
12. Stormy Wheater - Instrumental

Raro no Brasil, 'Força Bruta' é reeditado lá fora

Já raro no mercado nacional, pois foi relançado somente uma vez em CD, na série Colecionador (1993), Força Bruta - um grande álbum gravado pelo então Jorge Ben com o Trio Mocotó em 1970, no embalo do sucesso avassalador do samba País Tropical no ano anterior - foi reeditado esta semana no exterior pelo selo Dusty Groove. No Brasil, a maioria dos discos de Ben Jor já está fora de catálogo. Resta torcer para que a gravadora Universal Music edite a (já anunciada) caixa com a obra áurea do Zé Pretinho. São CDs históricos e essenciais.

Wanessa aprimora visual sem cuidar da música

Resenha de CD
Título: Total
Artista: Wanessa Camargo
Gravadora: Sony BMG
Cotação: *

A despeito de jamais ter - de fato - emplacado no mercado musical, Wanessa Camargo já está lançando o seu sexto CD, Total, produzido entre Miami (EUA) e São Paulo. Houve evidente upgrade no visual da pretensa cantora. As fotos da capa e encarte do disco foram clicadas por Gui Paganini sob a orientação de Patti Wilson, estilista ligada à revista Vogue da Itália. Giovanni Bianco assina a direção de arte. Contudo, todo o cuidado do CD se resume à parte visual. Musicalmente, Total reedita o tom insosso, banal e padronizado dos álbuns anteriores da filha de Zezé Di Camargo. O repertório - como sempre - foi formatado pelos produtores César Lemos e Jason Deere com o aval da gravadora Sony BMG. E tome várias versões de músicas estrangeiras - Not Ready to Make Nice, por exemplo, fica irreconhecível na faixa intitulada Não Tô Pronta pra Perdoar - e composições ruins (Eu Nasci Só pra Você, Demais, Amuleto Protetor, Apareceu Você) criadas em laboratório pelos hitmakers da indústria do disco! Total é totalmente dispensável e inexpressivo. Wanessa Camargo vai permanecer em evidência na mídia (nas revistas de celebridades) por conta de sua vida afetiva.

31 de agosto de 2007

Blitz prolonga há 25 anos verão mágico de 1982

Resenha de CD / DVD
Título: Blitz ao Vivo e a Cores
Artista: Blitz
Gravadora: Performance Music
Cotação: * *

A Blitz tem lugar de honra na história do pop brasileiro por ter arrombado a porta da indústria fonográfica para a new wave tupiniquim no emblemático verão de 1982. Sua fase áurea durou três anos e três irregulares discos depois dos quais o grupo foi dissolvido por conta das egotrips de seus vários integrantes. Mas Evandro Mesquita não se conformou com o fim da Blitz e ressuscitou o grupo, tentando em vão reeditar a magia daquele verão de 1982. Blitz ao Vivo e a Cores - o registro de show editado em CD e DVD pela gravadora Performance Music, com produção bancada pela própria banda - capta apresentação feita pela banda em 29 de novembro de 2006, no Canecão, no Rio.

Desta vez, até Fernanda Abreu se rendeu e aceitou o convite para aderir ao revival, como convidada de Você Não Soube me Amar. Não satisfeito, Evandro ainda recrutou nomes como Danni Carlos (Betty Frígida), George Israel (Como uma Luva) e, inclusive, Ivete Sangalo, que, apesar de seu charme e carisma, jamais se ajusta ao Biquíni de Bolinha Amarelinho Tão Pequinininho. O que se vê e ouve são hits requentados entre incursões burocráticas pelo rock alheio dos anos 80 (Bete Balanço, Óculos, Sonífera Ilha, Perdidos na Selva). Sim, porque, por mais que Evandro Mesquita negue em entrevistas, a sobrevivência da Blitz está ligada ao culto aos anos 80. O clima é de revival morno, ainda que Evandro continue bem comunicativo e que o DVD traga bons extras, incluindo material do baú dos músicos. É que o verão mágico de 1982 não vai voltar, por mais que a Blitz venha tentando prolongá-lo nestes 25 anos...

EMI prepara coletânea baseada na bio de Clara

Detentora de toda a discografia de Clara Nunes (1942 - 1983), a EMI Music prepara compilação da cantora que terá o conceito inspirado na oportuna biografia Clara Nunes - Guerreira da Utopia, escrita pelo jornalista Vagner Fernandes. O livro será lançado na primeira semana de setembro - pela Ediouro. Já a coletânea da EMI Music deverá chegar às lojas até o fim do ano. Para 2008, quando fará 25 anos da morte de Clara, está previsto um documentário sobre a artista.

Inferno e Carnaval no CD de inéditas da Nação

Carnaval, Inferno e Bossa Nostra são três músicas do repertório - inteiramente inédito - do CD que a banda Nação Zumbi vai lançar em outubro, via Deckdisc. Intitulado Fome de Tudo, o disco tem produção de Mario Caldato (à esquerda na foto tirada em estúdio com Pupilo, integrante da Nação) e traz as participações especiais da cantora Céu e do compositor Junio Barreto. A faixa Carnaval tem arranjo do maestro Ademir Araújo, da Orquestra Popular de Recife. Fome de Tudo é o primeiro álbum da Nação na Deckdisc.

Bonfá mostra dez inéditas em disco solo virtual

Marcelo Bonfá já aprontou seu terceiro álbum solo, Mobile, com repertório inteiramente autoral. Bonfá (em foto de Simone Bonfá) vai lançar o disco somente na internet, em setembro, em seu site (http://www.marcelobonfa.com.br/), no qual será possível ouvir todas as dez faixas do álbum e - por um breve período - baixar três músicas de forma gratuita. Entre os temas do CD, há Compaixão, De Onde os Sonhos Vêm e Quase Sempre. O baixista Gian Fabra é parceiro de Bonfá em algumas letras feitas para este disco virtual.

30 de agosto de 2007

Fygi evoca o jazz dos anos 30 em seu 11º álbum

Resenha de CD
Título: Rendez-Vous
Artista: Laura Fygi
Gravadora: Universal
Cotação: * * * 1/2

Em atmosfera intimista, Laura Fygi celebra a sua ascendência francesa em belo CD, Rendez-Vous, gravado em francês e em inglês. A edição brasileira traz os registros em inglês, mas inclui duas faixas-bônus (C'est Si Bon e Nuages) interpretadas em francês. O 11º álbum de Fygi foi inspirado pelo Hot Club de France, lendário clube de jazz da Paris da década de 30. A cantora rebobina seleto repertório com um charme que faz do CD um dos mais sedutores de seus 15 anos de carreira solo. São 14 músicas (As Time Goes By, Mack the Knife, Moonlight Serenade e 'Round Midnight, entre outras) que foram sucesso na França naquela efervescente época. E que ressurgem em ótima forma por conta da produção de Ruud Jacobs e da vibe impressa no CD pela banda de Fygi com toques luxuosos como a guitarra gypsy (a cargo de Stochelo Rosenberg) de Caravan ou o acordeom que adorna That's All. Com o auxílio de seus músicos, a cantora consegue dar frescor até a clássicos batidos como Night and Day, Begin the Beguine - ambos com andamento acelerado - e Fly me to the Moon (com a apropriada atmosfera etérea). Embora não seja um disco de jazz, Rendez-Vouz capta (bem) a ambiência chique dos clubes do gênero e injeta fôlego na discografia de Fygi.

Anka celebra 50 anos com os clássicos alheios

Em plena atuação no mercado fonográfico desde 1957, Paul Anka celebra seus 50 anos de carreira com o álbum Classic Songs - My Way, já editado esta semana no exterior. Além de rebobinar dois standards de seu cancioneiro em duetos com Jon Bon Jovi (My Way) e Michael Bublé (You Are my Destiny), o cantor apresenta a sua leitura de clássicos dos repertórios de nomes como Billy Joel, Duran Duran, Joni Mitchell e The Killers. Eis as 13 faixas do álbum:

1. Time After Time (Cyndi Lauper)
2. Get Here (Oleta Adams)
3. Mr. Brightside (The Killers)
4. Waiting for a Girl Like You (Foreigner)
5. Ordinary World (Duran Duran)
6. Heaven (Bryan Adams)
7. Bad Day (Daniel Power)
8. I Go to the Extremes (Billy Joel)
9. Both Sides Now (Joni Mitchell)
10. You Are my Destiny - dueto com Michael Bublé
11. Walking in Menhphis (Marc Cohn)
12. Against the Wind (Bob Seger)
13. My Way - dueto com Jon Bon Jovi

Planta canta reggae panfletário, já longe da raiz

Resenha de CD
Título: Qual É a Cara do Ladrão?
Artista: Planta & Raiz
Gravadora: Arsenal Music
Cotação: * *

Semeado no Maranhão, fértil celeiro do reggae made in Brasil, o quinteto Planta & Raiz esbarra no discurso panfletário exposto já na faixa-título de seu quarto disco, Qual É a Cara do Ladrão?, mais um trabalho da lavra do produtor Rick Bonadio (no caso, em parceria com Rodrigo Castanho). O mesmo tom calculadamente politizado reaparece em músicas como Senhor Presidente e soa falso porque a banda Planta & Raiz morre na praia ensolarada do reggae mais desencanado, o urdido longe da cartilha da raiz jamaicana. Ainda que, sim, o grupo ensaie uma incursão roots em Rolê Consciente e experimente (mal) a batida acelerada do ska na faixa Eu Nasci pro Amor. Ora bem mais pop (Olhar pra Você), ora mais voltado para o reggae (Esse É o Tamanho do meu Coração), o disco não decola. Tanto pela produção padronizada, sem alma, como pela qualidade ruim da safra de inéditas. Mas a tribo do reggae é heterogênea, faz sua própria lei e, nela, haverá quem defenda o discurso do grupo.

Francis rebobina sucessos em DVD e CD ao vivo

Francis Hime revive alguns de seus sucessos em CD e DVD editados simultaneamente pela gravadora Biscoito Fino. Francis ao Vivo registra show feito pelo compositor no Sesc Pompéia - em São Paulo (SP). Nos extras, o DVD apresenta making of do espetáculo e um documentário filmado no estúdio da Biscoito Fino. Eis as 19 músicas do repertório autoral de Francis ao Vivo, à venda apenas a partir de 10 de setembro:

1. Mais que Imperfeito (Francis Hime e Geraldo Carneiro)
2. Sem Saudades (Francis Hime e Cartola)
3. A Dor a Mais (Francis Hime e Vinicius de Moraes)
4. Teresa Sabe Sambar (Francis Hime e Vinicius de Moraes)
5. Pivete (Francis Hime e Chico Buarque)
6. A Noiva da Cidade (Francis Hime e Chico Buarque)
7. A Musa da TV (Francis Hime e Geraldo Carneiro)
8. Pau Brasil (Francis Hime e Geraldo Carneiro)
9. A Invenção da Rosa (Francis Hime e Geraldo Carneiro)
10. Gozos da Alma (Francis Hime e Geraldo Carneiro)
11. Desacalanto (Francis Hime e Olivia Hime)
12. Embarcação (Francis Hime e Chico Buarque)
13. Trocando em Miúdos (Francis Hime e Chico Buarque)
14. Cadê (Francis Hime e Simone Guimarães)
15. Amor Barato (Francis Hime e Chico Buarque)
16. Atrás da Porta (Francis Hime e Chico Buarque)
17. Palavras Cruzadas (Francis Hime e Toquinho)
18. E Se (Francis Hime e Chico Buarque)
19. Quadrilha (Francis Hime e Chico Buarque)

29 de agosto de 2007

Grammy Latino põe o Brasil em segundo plano

Foram anunciados em Miami (EUA) na manhã desta quarta-feira, 29 de agosto, os indicados ao 8º Grammy Latino. Os vencedores serão conhecidos em 8 de novembro. Não fosse por Ricky Vallen, artistas brasileiros sequer apareceriam nas categorias principais, ficando - com algumas exceções - restritos às categorias dedicadas exclusivamente à produção fonográfica nacional. Por conta de seu álbum La Llave de mi Corazon, o dominicano Juan Luis Guerra (foto) é o líder, com seis (!) indicações, seguido por Ricky Martin e Calle 13 (com quatro nomeações, cada). Na seqüência, aparecem Miguel Bosé, Franco De Vita, Carlos Jean, Kevin Johansen, Orishas e Zoé - com três indicações, cada um. Eis os nomeados nas quatro categorias principais (a lista integral está em www.grammy.com):

Gravação do Ano
* Bello Embustero - Shakira e Beyoncé
* Nena - Miguel Bosé e Paulina Rubio
* La Excepcion - Gustavo Cerati
* La Llave de mi Corazon - Juan Luis Guerra 440
* Tu Recuerdo - Ricky Martin

Álbum do Ano
* Papito - Miguel Bosé e convidados
* Residente o Visitante - Calle 13
* La Llave de mi Corazon - Juan Luis Guerra 440
* MTV Unplugged - Ricky Martin
* El Tren de los Momentos - Alejandro Sanz

Canção do Ano
* Bella Traición - Belinda
* La Llave de mi Corazon - Juan Luis Guerra 440
* Labios Compartidos - Maná
* Tengo - Franco de Vita
* Todo Cambió - Camila

Revelação
* Alejandra Alberti
* Jesse & Joy
* Dafnis Prieto
* Tulsa
* Ricky Vallen

Em tempo: Caetano Veloso e John Neschling também representam o Brasil em duas categorias gerais de menor importância. Caetano disputa o Grammy Latino de Melhor Álbum de Cantor Compositor por . O maestro concorre a Melhor Álbum de Música Clássica.

Juan Guerra grava com Daniela, Ivete e Tânia

Veterano cantor e compositor da República Dominicana, Juan Luis Guerra chega ao Brasil neste fim de semana para gravar com Tânia Mara. Antes, o artista registra em Miami (EUA) dueto com Daniela Mercury (à esquerda em foto de Mário Cravo Neto). Os dois duos vão turbinar a edição brasileira de seu último álbum - La Llave de mi Corazon - no mercado nacional em novembro pela EMI. Com Daniela, Guerra fará dueto na versão em português da faixa La Travesia. Com Tânia, o artista vai cantar Que me Des Tu Cariño. No embalo, o dominicano ainda gravará um dueto com Ivete Sangalo para o CD /DVD Cidade do Samba, projeto do selo Zeca Pagodiscos a ser lançado pela EMI.

Killers gravam faixa para coletânea com Reed

O grupo americano The Killers gravou com Lou Reed música inédita da lavra do quarteto, Tranquilize. Pilotada por Alan Moulder e Flood (produtores do segundo álbum da banda, Sam's Town), a gravação foi realizada em Nova York (EUA) para a coletânea de raridades que o grupo vai lançar no fim do ano com faixas até então editadas apenas em singles europeus. Tranquilize tem um tom depressivo.

Gravação de Britney sairá no início de setembro

Britney Spears já prepara a sua volta ao disco depois de quase ter sucumbido à depressão. Uma gravação inédita da cantora - Gimme More, produzida por Nate Danjahandz Hills, da turma de Timbaland - deverá ser lançada no início de setembro. A música vai estar no álbum que Britney já finaliza para lançar, em tese, até o fim do ano. Vai ser o sucessor de In the Zone (2003).

28 de agosto de 2007

Zeca grava samba inédito para trilha de novela

Zeca Pagodinho compôs com seu fiel parceiro Arlindo Cruz um samba inédito para a trilha da nova novela Duas Caras, a próxima a ser exibida pela Rede Globo às 21h. O samba se chama Zé da Feira e será tema do personagem homônimo - a ser interpretado pelo ator Eri Johnson - na voz do próprio Zeca. Consta que o papel de Zé da Feira foi criado pelo autor da história, Aguinaldo Silva, em um tributo ao sambista. Zeca - vale lembrar - faz sucesso na trilha da novela Sete Pecados com o samba Exaustino, lançado em seu CD Acústico MTV II - Gafieira, nas lojas desde outubro de 2006.

Em DVD, o samba vitorioso de Roberto Ribeiro

Resenha de DVD
Título: Ensaio - Roberto Ribeiro
Artista: Roberto Ribeiro
Gravadora: Performance Music
Cotação: * * * 1/2

Ao gravar entrevista para o programa Ensaio, em 29 de novembro de 1990, o cantor Roberto Ribeiro (1940 - 1996) já amargava período de quase ostracismo no mercado fonográfico. Mas a história que ele contou no programa, exibido em 1991, é de vitória. Afinal, o rapaz nascido em família pobre da cidade interiorana de Campos do Goytacazes (RJ) já tinha vencido no Rio de Janeiro, se imposto como grande cantor de samba (aliás, um dos melhores que o Brasil já teve no gênero) na década de 70 e feito o seu nome no Império Serrano, a escola carioca na qual ingressou em 1968 e se manteve como o puxador dos sambas-enredos nos seus gloriosos anos 70.

A história vitoriosa de Roberto Ribeiro é perpetuada neste DVD da boa série Ensaio, produzida pela gravadora carioca Performance Music em parceria com a TV Cultura (de SP). Gravado em cores, o programa apresenta um roteiro de 19 músicas, aberto por um dos maiores sucessos do artista, Vazio, o samba de Nelson Rufino que Ribeiro tornou seu por conta de interpretação marcante. Como o DVD oferece ao espectador a opção de ver somente os números musicais, é como se um show do cantor tivesse sido filmado. Pois Ribeiro era do tipo de cantor que soltava a voz ao vivo com rara segurança. Era do tipo que não se refugiava em truque de estúdio.

Antes de recordar sucessos como Acreditar e Todo Menino É um Rei, o cantor se emociona ao falar do pai - e a memória do carinho paterno o leva a improvisar a marcha Jardineira e a entoar o tema de domínio público Boi. Ele revive ainda Canção de Amor, hit de Elizeth Cardoso. "É uma música que marcou muito a minha vida", ressaltou, sem entrar em detalhes. Já a convivência com o povo da Serrinha levou o artista a mostrar o Jongo do Irmão Café, de Wilson Moreira e Nei Lopes, depois de cantar sambas-enredos do Império Serrano e antes de desfiar jóias do baú de Silas de Oliveira (Meu Drama, Amor Aventureiro, Heróis da Liberdade). Enfim, a arte vitoriosa de Roberto Ribeiro merecia ser eternizada em DVD.

O piano que conecta Cuba ao Brasil e ao Oriente

Resenha de CD
Título: Zamazu
Artista: Roberto Fonseca
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Precoce virtuose do piano, natural de Havana, Roberto Fonseca conecta sua Cuba ao Brasil e ao Oriente em Zamazu, disco produzido pelo próprio Fonseca em parceria com Alê Siqueira e parcialmente gravado em Salvador (BA). Além de reforçar o elo afro que liga Brasil e Cuba em ótimos temas como Zamazamazu, o pianista desconstrói os clichês associados à ilha comandada por Fidel Castro. As conexões com os sons orientais - em Ishmael e no efervescente Congo Árabe - são apenas uma bela faceta deste álbum aberto com trecho da Misa Popular (na voz de Mercedes Cortes Alfaro, mãe do hábil músico) e encerrado com a guajira Dime que No, parceria de Fonseca com sua genitora, musa inspiradora de Así Baila mi Madre. No meio, há o lirismo de temas como Suspiro, um tango-rumba (Triste Alegría) e o canto forte e ancestral de Omara Portuondo em Mil Congojas. Tudo costurado pelo toque jazzy de um piano que soube renovar os sons de Cuba.

DVD triplo rebobina 35 anos de Paul McCartney

Chegará às lojas em 13 de novembro, em lançamento mundial via Warner Music, o DVD triplo The McCartney Years, que cobre 35 anos da carreira solo do ex-Beatle. Os dois primeiros DVDs reúnem 42 vídeos que abrangem o período 1970 / 2005 e podem ser vistos em ordem cronológica ou programada pelo espectador - com a opção de trazer comentários feitos pelo próprio McCartney para esta videografia. Já o terceiro DVD rebobina apresentações ao vivo do artista numa fase que vai de 1976 a 2004. Eis as faixas:

DVD 1
Tug of War
Say Say Say
Silly Love Songs
Band on the Run
Maybe I'm Amazed
Heart of the Country
Mamunia
With a Little Luck
Goodnight Tonight
Waterfalls
My Love
C-Moon
Baby's Request
Hi Hi Hi
Ebony and Ivory
Take It Way
Mull of Kintyre
Helen Wheels
I've Had Enough
Coming Up
Wonderful Christmas Time

DVD 2
Pipes of Peace
My Brave Face
Beautiful Night
Fine Line
No More Lonely Nights
This One
Little Willow
Pretty Little Head
Birthday
Hope of Deliverance
Once Upon a Long Ago
All my Trials
Brown-Eyed Handsome Man
Press
No Other Baby
Off the Ground
Biker Like a Icon
Spies Like us
Put it There
Figure of Eight
C'Mon People

DVD 3
From Rockshow:
* Venus and Mars
* Rock Show
* Jet
* Maybe I'm Amazed
* Lady Madonna
* Listen to What the Man Said
* Bluebird

From MTV Unplugged:
* I Lost my Little Girl
* Every Night
* And I Love Her
* That Would Be Somethin'

From Glastonburry 2004:
* Jet
* Flaming Pie
* Let me Roll It
* Blackbird
* Band on the Run
* Back in the USSR
* Live and Let Die
* Hey Jude
* Yesterday
* Helter Skelter
* Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

27 de agosto de 2007

Samba de Maria Rita gira em órbita planetária

Terceiro CD de Maria Rita, Samba Meu vai chegar às lojas em 14 de setembro. O lançamento do álbum será feito simultaneamente nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal e em Israel. Em outubro, o disco será editado na Inglaterra, via Warner Music.

Bambas de Império e Portela no CD de Arlindo

No disco de inéditas que vai lançar pela Deckdisc até o fim do ano, Arlindo Cruz entrelaça integrantes das Velhas Guardas de Império Serrano e Portela. Os bambas destas duas tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro participam com Zeca Pagodinho da faixa Se Eu Encontrar com Ela, parceria de Arlindo com Zeca. Já Maria Rita é a convidada de O Que É o Amor, samba especial de Arlindo, Maurição e Fred Camacho que a cantora também gravou em seu terceiro CD, Samba Meu. Já Sereno - integrante do grupo Fundo de Quintal - comparece no medley que une A Rosa e Flor que Não se Cheira. O repertório inclui ainda parcerias de Arlindo Cruz com Marcelo D2 (O Brasil É Isso Aí, esta com Junior Dom), Nei Lopes (O Sambista Perfeito), Mauro Diniz (Meu Lugar) e outros autores. A foto de Cristina Granato flagra Arlindo com as Velhas Guardas.

Nenhum de Nós celebra 20 anos a céu aberto

Nenhum de Nós a Céu Aberto é o título do CD e DVD com que o grupo gaúcho (em foto de Raul Krebs) celebra seus 20 anos de carreira. O lançamento está agendado para setembro. Produzido por Paul Ralphes, o registro de show foi feito em 24 de março, na Área dos Circos do Parque Harmonia - em Porto Alegre (RS) - e conta com a intervenção da cantora colombiana Ivone Gusmán.

Três gerações da família Assad em CD e DVD

Três gerações da musical família Assad se reuniram no show Um Songbook Brasileiro. Editado no Brasil via Rob Digital, em CD e DVD, o registro ao vivo - gravado em Bruxelas, em 2004 - capta a turnê feita pelo grupo naquele ano. No show, Sérgio e Odair, violonistas do Duo Assad, se juntam à irmã Badi, ao pai Seu Jorge (bandolinista audodidata), à mãe Dona Angelina (intérprete amadora de serestas) e aos filhos (Clarice e Rodrigo - da prole de Sérgio - e Carolina e Camille, as filhas de Odair). Entre temas de sua própria lavra, o clã apresenta leituras para músicas de Edu Lobo (Casa Forte), Gilberto Gil (Oriente), Caetano Veloso (Jóia), Tito Madi (Chove Lá Fora) e Cartola (As Rosas Não Falam), entre outros autores. O roteiro - de 21 números - tem duas partes.

26 de agosto de 2007

'Vento Bravo' sopra perfil generoso de Edu Lobo

Resenha de DVD
Título: Vento Bravo
Artista: Edu Lobo
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Documentário sobre Edu Lobo, Vento Bravo sopra perfil generoso do autor de Ponteio. Dirigido e roteirizado por Regina Zappa com Beatriz Thielmann, o filme não chega, de fato, a desvendar a personalidade do compositor, avesso à mídia. É, antes, uma bela exposição da riqueza e da importância da música genial de Lobo.

Trata-se do primeiro DVD do compositor de Candeias e, como tal, merece atenção. Inclusive por agregar ao filme o registro de show feito pelo artista em 2006 na extinta casa de shows Mistura Fina (RJ). Lobo toca 12 temas de sua lavra entre alguns standards (Pra Dizer Adeus, Beatriz, Casa Forte, Choro Bandido, A História de Lily Braun) e músicas conhecidas apenas por seus fãs (Forrobodó, Senhora do Rio). São composições que, em sua maioria, aparecem no documentário - caso de No Cordão da Saideira, vista e ouvida numa apresentação gravada por Lobo para a televisão em 1976.

Embora patine na superficialidade dos documentários produzidos com o aval do artista enfocado de forma quase oficial, a narrativa de Vento Bravo prende a atenção pela costura muito bem feita de imagens de arquivo (há takes preciosos da época dos festivais), depoimentos (entre eles, os de Chico Buarque e Maria Bethânia) e filmagens gravadas com Lobo. Como a que levou o artista a Recife (PE) - cidade que exerceu forte influência na obra do compositor carioca - e a que gerou a reunião de Lobo com Dori Caymmi e com Marcos Valle. Aliás e a propósito, o reencontro de Edu Lobo com o parceiro Gianfrancesco Guarnieri - então com a saúde debilitada - é um dos instantes mais tocantes do filme. Apesar de a conversa entre os autores da música da peça Arena Conta Zumbi ficar no terreno da formalidade (justificada, no caso, pelo estado do ator).

No geral, todos os depoimentos enfatizam a riqueza harmônica da música de Edu Lobo e, sobretudo, a inovação que ela representou por extrapolar os cânones da Bossa Nova. É uma música que, sim, merece todas as reverências oficiais - como as sopradas por este oportuno DVDVento Bravo. E que venha logo um CD de inéditas!

Fundo se refugia no quintal dos hits do samba

Resenha de show / Gravação de CD e DVD
Título: O Quintal do Samba
Artista: Fundo de Quintal
Local: Canecão (RJ)
Data: 25 de agosto de 2007
Cotação: * * *

Depois de avançar em 2006 com grande álbum de inéditas (Pela Hora), o Fundo de Quintal volta a recuar e se refugia à sombra de sucessos do samba em CD e DVD gravados ao vivo em um show no Canecão. Já será o quarto projeto ao vivo do grupo na década. À frente de um cenário que reproduz típica rua do subúrbio carioca, com casas pintadas nas cores das tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro, o grupo mostrou que sua cozinha ainda continua imbatível e que há raro entrosamento entre seus seis integrantes.

Costurado por Túlio Feliciano, com a regência do maestro Rildo Hora, o roteiro foi aberto com A Amizade, samba do álbum É Aí que Quebra a Rocha (1991). Já na terceira música, Ela Só Quer Samba, o animado público estava na (palma da) mão do sexteto, incentivado por seu comunicativo vocalista Mário Sérgio. E tome partido de alto de quilate! Samba obscuro, Boca Miúda ratificou a excelência do repertório do Fundo de Quintal. E Zeca Pagodinho e Almir Guineto engrossaram o caldo em Mole que Nem Manteiga, partido de Bidi, pinçado do repertório da madrinha Beth Carvalho.

Contudo, o conceito deste novo projeto é apresentar sucessos do samba na cozinha esperta do Fundo de Quintal. Daí a inclusão de músicas como Reunião de Bacana (o do infalível refrão "se gritar 'pega ladrão', não fica um, meu irmão"...) e Ex-Amor (o samba de Martinho da Vila, puxado pela voz de Sereno e acompanhado em coro pelo público) e O Sol Nascerá (Cartola e Elton Medeiros). De menos óbvio no repertório, houve somente Cuidado com a Outra, parceria (obscura) de Nelson Cavaquinho com Augusto Tomaz Jr.

A pretexto de reverenciar as mais tradicionais escolas de samba cariocas, o Fundo pôs seu quintal a serviço de sambas de Silas de Oliveira (Meu Drama), Dona Ivone Lara (Tiê), Paulinho da Viola (Coração Leviano, No Pagode do Vavá, Miudinho) e Candeia (o belo Testamento de Partideiro). Em Miudinho, Bira Presidente e Ubirany mostraram suas habilidades como dançarinos. E, do Rio, o sexteto partiu para São Paulo, revivendo sambas como Triste Madrugada, Tristeza e, já no bis, Trem das Onze e a participação improvisada de Beth Carvalho em Vou Festejar. Enfim, um show caloroso e bacana, já que o Fundo se garante fora de seu quintal...

CD com obra de Duarte agrega Cristina e Paulo

Cristina Buarque e Paulo César Pinheiro participam do álbum que o quarteto carioca Samba de Fato (em foto de Silvana Marques) dedica à obra de Mauro Duarte (1930 - 1989), o Bolacha. O grupo registra parcerias do compositor com Elton Medeiros (Malandro Não Tem Medo e A Mulher do Pedro), Ivone Lara (Eis a Razão), Walter Alfaiate (Constantemente) e o próprio Paulo César Pinheiro (Lenha na Fogueira, Lamento Negro, A Água Rolou e Reza, meu Bem). O CD - que vai ser lançado pela Deckdisc - foi produzido por Alfredo Del-Penho, integrante do Samba de Fato. Sairá em 2008.

R.E.M. lança em outubro o primeiro CD ao vivo

Já existe registro de show do R.E.M. editado em DVD, mas não em CD. A primeira gravação ao vivo do grupo americano a ser enfim lançada simultaneamente em CD (duplo) e DVD vai chegar às lojas em 16 de outubro. R.E.M. Live perpetua apresentação feita pela banda em Dublin (Irlanda), em 27 de fevereiro de 2005, na turnê de lançamento do bom álbum Around the Sun. Eis o repertório:

1. I Took your Name
2. So Fast, So Numb
3. Boy in the Well
4. Cuyahoga
5. Everybody Hurts
6. Electron Blue
7. Bad Day
8. The Ascent of May
9. Great Beyond
10. Leaving New York
11. Orange Crush
12. I Wanted to Be Wrong
13. Final Straw
14. Imitation of Life
15. The One I Love
16. Walk Unafraid
17. Losing my Religion
18. What's the Frequency, Kenneth?
19. Drive
20. (Don't Go Back to) Rockville
21. I'm Gonna DJ
22. Man on the Moon