Na pressão, Nação revolve 'Lama' após 15 anos
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Em seu segundo DVD, Ao Vivo no Morro, o grupo Revelação invade a praia poluída da axé music. Ao fim do show, captado no Morro da Urca (RJ) em 29 de agosto de 2009, o grupo toca medley com sucessos de Ivete Sangalo (Levada Louca), Daniela Mercury (Maimbê Dandá) e de Margareth Menezes (Dandalunda). Antes da incursão baiana, o roteiro reapresenta sucessos do grupo entre um cover de Djavan (Sina) e os sambas inéditos Coração Blindado (Ronaldo Barcellos e Leandro FAB) e Trilha do Amor (André Renato, Xande de Pilares e Gilson Bernini). Bira Hawaí produziu a gravação ao vivo - também editada em CD, pela gravadora Deckdisc, neste mês de novembro. Sairá em breve.
Lançado em junho de 2009 nos cinemas, o filme Um Homem de Moral - em que o diretor Ricardo Dias foca em ritmo lento a vida, a obra e a ideologia destemida do compositor Paulo Vanzolini - já pode ser visto em DVD editado pela gravadora Biscoito Fino. Até hoje atrelada ao cotidiano da cidade de São Paulo (SP), a música de Vanzolini é reapresentada na tela através de takes filmados na gravação do tributo triplo Acerto de Contas, álbum feito em estúdio e lançado em 2002. Por conta da captação de takes do disco, a narrativa é costurada com números musicais de Chico Buarque (Quando Eu For, Eu Vou sem Pena), Paulinho da Viola (Bandeira de Guerra), Miúcha (Raiz), Elton Medeiros (Dançando na Chuva), Martinho da Vila (Juízo Final) e Márcia (Boca da Noite e, claro, o hit Ronda), entre outros artistas.
Banda de São Paulo (SP) cujo nome já anuncia o suingue que pauta seu som azeitado, Grooveria está lançando seu primeiro DVD, Avenida Brasil, dirigido por Roberto de Oliveira e batizado com o título da música que abre o registro ao vivo captado em fevereiro de 2008 em shows no Na Mata Café, um point de Sampa. Foi nas jams sessions comandadas pela Grooveria às terças-feiras no Na Mata que o esperto octeto chamou a atenção dos paulistas e agregou nomes como Max de Castro e Seu Jorge. Não por acaso, ambos são convidados do DVD. Max figura em Ela Disse Assim, tema de sua autoria. Já Jorge - de quem o Grooveria rebobina Carolina - aparece nos extras, em Running Away, sucesso emplacado em 1976 pelo músico norte-americano Roy Ayers, hábil no trânsito entre o jazz, o funk e o soul. Gêneros que - ao lado do samba - são abordados com suingue pela Grooveria em roteiro que alinha músicas de Djavan (Esfinge), Marku Ribas (Zamba Ben), Noel Rosa (Com que Roupa?), Prince (When Doves Cry), Edu Lobo (Ponteio e Lero-Lero, parcerias com Capinam e Cacaso - respectivamente) e até Gonzaguinha (Recado).
"Eu sou como o dólar - Sempre tenho prestígio". A frase nada modesta de Elza Soares é uma das 111 compiladas na Agenda do Músico 2010, lançada neste mês de novembro pela editora Ideia Pop. Como de praxe, a agenda está chegando às livrarias com quatro (novos) modelos de capa que evocam gêneros e imagens de jazz (veja foto à direita), MPB, pop rock e de música clássica. Mas o conteúdo é o mesmo em qualquer uma das quatro opções. Ao fim da agenda, há noções básicas de teoria musical e lista com telefones e endereços virtuais das principais gravadoras e editoras musicais. É para os músicos...
Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010, o primeiro CD de Claudia Leitte na Sony Music - o segundo de sua carreira solo - já está em fase de produção. Aliás, o ingresso da cantora na gravadora foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira, 6 de novembro de 2009. A nova música de trabalho da artista, As Máscaras, vai ser enviada às rádios ainda neste mês de novembro.
O anúncio dos muitos vencedores do 10º Grammy Latino - feito em cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 5 de novembro de 2009, no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas (EUA) - rendeu breve impasse em categoria exclusivamente dedicada à produção fonográfica brasileira. Somente no início da noite desta sexta-feira, 6 de novembro, a Lara (Latin Recording Academy) reconheceu na lista de ganhadores publicada em seu site oficial - clique aqui para ver a relação - o empate entre os grupos Titãs (foto) e NX Zero na categoria Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Como deixou claro o anúncio feito na cerimônia televisionada pela rede Univision, houve empate entre os álbuns Agora (do NX Zero) e Sacos Plásticos (dos Titãs). Contudo, no site do Grammy Latino, a vitória foi de início creditada somente ao grupo NX Zero.
Resenha de livro
Resenha de livro
Ao Vivo Mesmo é o mordaz subtítulo do sexto DVD de Zeca Baleiro, lançado neste mês de novembro de 2009 pela gravadora MZA Music com distribuição da empresa Microservice. O DVD O Coração do Homem-Bomba Ao Vivo - Ao Vivo Mesmo (foto) exibe nove takes captados em estúdio numa atmosfera mais intimista, mas o prato principal é o registro do show captado em 27 de junho em apresentação no Music Hall, em Belo Horizonte (MG). Em roteiro essencialmente autoral, Baleiro inseriu o fox Uma Loura - da lavra de Hervé Cordovil (1914 - 1979) - e o Coco do Trava-Língua, da dupla de emboladores Cachimbinho e Geraldo Mousinho. São 12 números ao vivo - além do material de estúdio e de entrevista com o artista.
Caetano Veloso - visto à direita em foto de Fernanda Young - faturou um dos principais prêmios do 10º Grammy Latino, cuja festiva cerimônia de entrega aconteceu na noite de quinta-feira, 5 de novembro de 2009, em Las Vegas (EUA). O artista brasileiro levou o troféu de Melhor Álbum de Cantor Compositor por conta de Zii e Zie (2009). Caetano - que não foi à cerimônia no Mandalay Bay Resort & Casino - foi premiado também com o Grammy Latino de Melhor Vídeo Musical Edição Longa pelo DVD Roberto Carlos e Caetano Veloso e a Música de Tom Jobim (2008). O 10º Grammy Latino foi dominado pela dupla portorriquenha Calle 13, que faturou os cincos prêmios que disputava, inclusive o de Álbum do Ano (Los de Atrás Vienen Conmigo) - categoria em que concorria Ivan Lins pelo CD ao vivo gravado com a big-band holandesa The Metropole Orchestra - e o de Gravação do Ano (No Hay Nadie Como Tú, feita com o grupo Cafe Tacvba). Já nas categorias dedicadas exclusivamente a artistas brasileiros os vencedores foram NX Zero (Álbum de Rock, por Agora), Roupa Nova (Álbum Pop Contemporâneo, por Em Londres), Martinho da Vila (Álbum de Samba / Pagode, por O Pequeno Burguês), Ivan Lins (Álbum de MPB, pelo CD gravado com a The Metropole Orchestra), Lenine (Canção Brasileira, por Martelo Bigorna) e Elba Ramalho (Álbum de Raízes Brasileiras - Regional e Tropical, por Balaio de Amor), entre outros artistas.
Resenha de CD
Seis solistas e uma big-band realmente grandiosa - que incluía o baixista Dadi e os guitarristas Davi Moraes e Pedro Sá - deram tratamento inusitado à obra de Rita Lee, justificando o título do show Rita Lee Como Você Nunca Ouviu, idealizado dentro da série Accenture Performances. Após a estreia em São Paulo, o tributo chegou ao Rio de Janeiro (RJ) na noite de 4 de novembro de 2009, em apresentação única na casa Vivo Rio (RJ). Silvia Machete, Marina de la Riva, Paula Toller, Ed Motta, Herbert Vianna e Lenine saudaram Rita e cantaram seus hits no tributo orquestrado por Nelson Motta. Eis o roteiro do bom show carioca:
Resenha de CD
Vocalista e líder do quarteto britânico Bloc Party, Kele Okereke prepara seu primeiro disco solo. O CD está sendo pilotado na Inglaterra pelo produtor Hudson Mohawke. A gravação desse álbum solo não significa - por ora... - ruptura do cantor com sua banda, que entra em recesso após o fim da turnê de seu terceiro álbum, Intimacy (2008). Contudo, é fato que o Bloc Party jamais reeditou o sucesso de seu primeiro álbum, Silent Alarm, disparado em 2005. A carreira solo de Okereke já poderia ser sinal de desgaste interno do grupo...
Muito em alta no mercado fonográfico norte-americano por conta do sucesso de seu terceiro álbum solo, I Am... Sasha Fierce (2008), Beyoncé lança DVD e nova gravação da música Video Phone - feita com a participação de Lady Gaga - neste mês de novembro de 2009. Intitulado I Am...Yours: An Intimate Performance at Wynn Las Vegas, o DVD foi gravado em 2 de agosto durante temporada de Beyoncé no Wynn Resort Encore Theater, em Las Vegas (EUA), e tem lançamento agendado para 23 de novembro. O vídeo entrelaça números do show - cujo registro ao vivo vai ser editado também em CD - com histórias e cenas de bastidores. Já o extended mix de Video Phone - no qual figura Lady Gaga - vai ser ofertado como faixa-bônus na Deluxe Edition de I Am...Sasha Fierce. A nova versão da música ganhou clipe.
Oswaldo Montenegro lança neste mês de novembro de 2009 o CD e DVD Quebra-Cabeça Elétrico, com registro ao vivo de show feito no Citibank Hall, em São Paulo (SP), em 3 e 4 de abril. No roteiro do DVD, que tem direção de Roberto de Oliveira, o menestrel apresenta sua visão de temas de compositores como Belchior (A Palo Seco e Na Hora do Almoço), Chico Buarque (Deus lhe Pague e Geni e o Zepelin), Alceu Valença (Agalopado e Na Primeira Manhã), Caetano Veloso (Muito Romântico), Ednardo (Pavão Mysteriozo) e Paulinho da Viola (Sinal Fechado), entre outros. Hits de Montenegro completam o roteiro. Quebra-Cabeça Elétrico é editado com distribuição da Universal Music.
Resenha de CD
Good Evening New York City, o novo disco ao vivo de Paul McCartney, vai ser lançado em 17 de novembro de 2009 - exatos cinco meses após a estreia da temporada de três dias realizada pelo artista no Citi Field Stadium, em Nova York (EUA). Em 17, 18 e 21 de julho, o ex-Beatle rebobinou os principais hits da carreira em roteiro que tem jeito de best of e que está perpetuado em CD duplo que enfileira 35 músicas. A tripla edição especial de Good Evening New York City agrega um DVD com o mesmo registro integral do espetáculo eternizado nos dois CDs. Eis os 34 números:
Resenha de CD
Por intermédio de seu filho Moreno Veloso, amigo de Pedro Miranda (visto acima em foto de Bruno Veiga), Caetano Veloso ouviu Pimenteira, o segundo CD solo do cantor projetado no Grupo Semente. Caetano gostou tanto do sucessor de Coisa com Coisa (2006) que escreveu o entusiasmado texto que apresenta o álbum aos formadores de opinião. Com a palavra, Caetano Veloso:"Uma Coleção de Obras-Primas"
Caetano Veloso
"Há muito tempo não ouço um disco inteiro com tanto entusiasmo no coração quanto esse Pimenteira. Acho que ouvi Pedro Miranda pela primeira vez numa faixa do CD de Teresa Cristina – e fiquei maravilhado com a musicalidade, a cultura entranhada, a naturalidade, o frescor. Comuniquei meu entusiasmo a Moreno e ele me disse que conhecia Pedro: logo eu estava com o primeiro CD de Pedro nas mãos. O CD confirmava a muito boa impressão causada pela faixa no disco de Teresa. De modo que, agora, quando ele me entregou uma cópia do seu novo disco, eu já me pus em alta expectativa. Mas não imaginava que estivesse diante de um trabalho de tamanho fôlego. Considero este um disco de grande artista. É um disco fácil de ouvir, maneiro, agradável, porém tem força histórica intensa e convida a reflexões complexas e tão profundas que nem a deliciosa paródia de texto acadêmico que vem no encarte (a respeito da alegoria deliberadamente ingênua de Edu Krieger, Coluna Social) poderia satirizar. Para começar, o estilo despojado do cantor, sem afetação, sem tiques nenhuns, dá conta de toda a possível cultura crítica atual relativa ao canto popular brasileiro. Voz maleável, incrivelmente confortável nas regiões agudas, ele mostra destreza e agilidade sem que se perceba esforço de sua parte. E o fraseado revela reverência e familiaridade com a história do samba. Mas é a escolha do repertório que ilumina as virtudes do seu estilo. Esse repertório (para cuja feitura ele agradece a colaboração de Cristina Buarque e Paulão 7 Cordas) diz tudo sobre o que deve ser dito a respeito do que vem acontecendo com o samba, desde que este se tornou emblema da musicalidade brasileira (“O mito é o nada que é tudo”), passando pelo furacão camuflado que foi a bossa nova e pela sua recolocação no ambiente que o forjou: a boemia que transita entre certos morros e certas áreas do asfalto carioca. Essa recolocação teve como marco inicial a virada que significou, no meio dos anos 1960, coincidirem as insatisfações de Nara Leão com o surgimento do Zicartola, o início das atividades de compositor de Chico Buarque em São Paulo e o estrelato conjunto de Paulinho da Viola e Clementina de Jesus no Rosa de Ouro. Todos os desdobramentos – de Beth Carvalho ao Art Popular, de Zeca Pagodinho ao Psirico, de Arlindo Cruz a Roberta Sá – estão homenageados nesse álbum coeso, sincero e de grande visão. O arco de compositores vai de Nelson Cavaquinho a Rubinho Jacobina – e, no entanto, a unidade de visão faz de Pimenteira uma obra autoral de Pedro Miranda. As melodias, em geral com sabor de choro a caminho da gafieira (mas sem deixar de fora nem a chula baiana nem o coco nordestino), sustentam um virtuosismo poético que, por força da perspectiva da escolha do material (e da ordem em que ele vem), sugere um gosto pessoal, a um tempo apurado, exigente e espontâneo, que atravessa todo o disco. Dos versos elegantes de Paulo César Pinheiro para a música rica de Mauricio Carrilho (com ecos de Bororó) ao fascinante jogo embaralhado de imagens atuais no samba de Moyseis Marques, passando pela Imagem, de Trambique e Wilson das Neves, e pelo show de bola de Elton Medeiros e Afonso Machado, tudo em Pimenteira transpira grande talento guiado por grande inteligência. O disco fala de tudo o que fala como Nei Lopes fala (na única nota de encarte que não foi escrita por Pedro e Luís Filipe) da série de mulatos que compõem a figura de Compadre Bento: com admiração e intimidade. Terminei citando muitos dos sambas do disco, mas não é por os achar menos interessantes que não citei alguns: todos são de alta extração, todos fazem o CD soar como uma coleção de obras-primas. O que faz com que esse disco ao mesmo tempo pareça o lançamento de um novo autor e uma antologia de clássicos. Na verdade, é o disco que já nasce antológico. A colaboração de Luís Filipe de Lima é decisiva na definição dos arranjos e da sonoridade. Sobre ele (e os demais colaboradores musicais e técnicos), Pedro fala melhor do que eu poderia, nas palavras de agradecimento que escreveu. Quanto a mim, sou mais levado a considerar que a oportunidade foi uma dádiva que Pedro lhes fez. Eu sempre sou citado como elogiador fácil de moças jovens bonitas que cantam samba. Nunca as elogiei sem que achasse justo fazê-lo. Dizer aqui que o CD de um marmanjo, que nem tipo gatinho é, é algo muito mais importante do que o que essas ninfas têm, em conjunto, alcançado deve dar ideia do quanto considero Pimenteira um evento especial em nossa música. E, de quebra, pode dar mais credibilidade aos elogios que faço às moças". Caetano Veloso
Chega às lojas nesta terça-feira, 3 de novembro de 2009, o CD Ao Vivo e em Cores em São Paulo, sétimo título da discografia de Victor & Leo - a dupla sertaneja mais popular do momento. A gravadora Sony Music alardeia que nada menos do que 150 mil cópias já foram previamente vendidas. Na sequência, a companhia vai lançar o DVD homônimo, com o integral registro ao vivo do show captado em setembro, em duas apresentações da dupla no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo (SP). Trata-se do terceiro CD ao vivo da dupla formada pelos irmãos naturais de Ponte Nova (MG).
Guilherme Arantes está badalando a música que compôs para uma ONG de São Paulo (SP), a Turma do Bem, formada por dentistas atuantes na capital paulista. Composto pelo compositor a pedido da instituição, o tema Eu Vou Fazer (Vem Ver o Sol Nascer) já está sendo disponibilizado na web para download gratuito e legalizado. A inédita de Arantes é o tema de um documentário, Boca a Boca, produzido pela ONG e em fase de pré-estreia.
Já noticiada (de forma extra-oficial) em julho de 2009, a ida de Claudia Leitte para a Sony Music em breve vai ser confirmada oficialmente pela gravadora. O segundo título da discografia solo da cantora já vai ser editado por sua nova companhia. Com o ingresso de Claudia Leitte no elenco da Sony Music, a estrela se desvincula da Universal Music, gravadora na qual sua suposta rival Ivete Sangalo tem tido prioridade no segmento da axé music.
Em 2004, as bodas de prata da obra-prima da discografia do grupo punk inglês The Clash, London Calling (de 1979), foram festejadas com a 25th Anniversary Legacy Edition do álbum. Cinco anos depois, os músicos da extinta banda anunciam o lançamento, para 14 de dezembro de 2009, da 30th Anniversary Legacy Edition do explosivo disco, marco da era punk. Sabe-se apenas, por ora, que a nova reedição vai incluir um DVD. Enquanto realimentam o culto a London Calling, o guitarrista Mick Jones e o baterista alternativo Topper Headon se reuniram em estúdio, pela primeira vez em 27 anos, para fazer gravação beneficente de Jail Guitar Doors, música composta por eles em 1979. A conferir!!
Resenha de CD
Resenha de CD
Em seu primeiro bom DVD, Somethin' Grand, recém-lançado no Brasil pela Universal Music, Madeleine Peyroux volta a cantar um clássico do repertório da cantora francesa Edith Piaf (1915 - 1963), La Vie en Rose, que já havia revivido em seu primeiro bom álbum, Dreamland (1996). Gravado ao vivo em janeiro de 2009, em show intimista realizado em Los Angeles (EUA), o DVD apresenta um documentário - também intitulado Somethin' Grand, nome de uma das músicas do quarto álbum da artista, Bare Bones (2009) - e um set adicional com cinco gravações acústicas. Do show captado em Los Angeles, há 17 números - River of Tears, La Javanaise, Instead e I Must Be Saved, entre outros - que enfatizam a devoção de Peyroux ao blues e ao folk, gêneros envolvidos por ela em ambiência jazzy. George Scott assina a direção do DVD da cantora norte-americana.
Resenha de CD / DVD
Resenha de CD
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