16 de janeiro de 2010

DVD exibe raiz e frutos do afro-samba de Cozza

Resenha de DVD
Título: Quando o Céu
Clarear
Artista: Fabiana
Cozza
Gravadora: Cultura
Marcas / Lua Music
Cotação: * * * *

O fato de Fabiana Cozza dedicar seu primeiro DVD ao saudoso Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008) já diz muito das boas intenções dessa excelente cantora paulista descendente de angolanos e devota (sem purismos) das melhores tradições do samba. Quando o Céu Clarear, o DVD, reitera qualidades já evidenciadas no homônimo segundo CD da intérprete, editado em 2007. Ao forte elo com a mãe África, ao calor da voz e à latinidade que salta aos ouvidos em temas como Xangô te Xinga, o registro ao vivo do show adiciona o componente visual que é parte importante do som de Cozza no palco. A dança - assim como o cenário - reforça o laço afro do samba da cantora. As coreografias afro-brasileiras valorizam a gravação captada ao vivo em 30 de maio de 2008 em belo show realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP), cidade onde Cozza já desfruta de prestígio nos redutos do samba. Status que se justifica quando se ouve e vê sua inebriante interpretação de Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes). Em coeso roteiro que evoca a força dos orixás, o registro de Agradecer e Abraçar (Gerônimo e Vevé Calazans) - feito com fidelidade ao arranjo da gravação de estúdio - se impõe no DVD da mesma forma que já se impusera no CD de 2007. É a gravação definitiva da música, lançada por Maria Bethânia em 1999 no álbum A Força que Nunca Seca. Contudo, Cozza expande o repertório do disco ao receber Rappin' Hood e Maria Rita. Quase sempre hábil ao cruzar informações do universo do hip hop com a MPB, o rapper paulista insere dois temas de lavra autoral - Suburbano e Axé - em Malandro (Jorge Aragão e Jotabê) e em Andar com Fé (Gilberto Gil), respectivamente, com resultado mais sedutor no medley que aproxima o hit positivista de Gil do mundo do rap. Já Maria Rita divide com Cozza os vocais de Trajetória (Arlindo Cruz, Franco e Serginho Meriti) e de Malandro Sou Eu (Arlindo Cruz, Franco e Sombrinha) num tom de reverência mútua. O encontro das cantoras em Malandro Sou Eu - samba lançado por Beth Carvalho em 1985 no álbum Das Bençãos que Virão com os Novos Amanhãs... - é especialmente envolvente pela ginga, o entrosamento e as coreografias das intérpretes. No fim, O Samba É meu Dom - a já emblemática parceira de Wilson das Neves com Paulo César Pinheiro - reafirma intenções e princípios da cantora que expõe suas origens em Raízes, bom misto de documentário e making of exibido nos extras do DVD. Que também incluem set com o Zimbo Trio, extraído do programa Mosaicos, exibido pela TV Cultura. Enfim, apesar de oferecer somente uma opção de áudio (2.0), o DVD Quando o Céu Clarear prima por expor as raízes e os frutos do afro-samba de Fabiana Cozza. Ela tem o dom...

Beyoncé dá show 'íntimo' que Brasil não vai ver

Resenha de DVD
Título: I Am... Yours
- An Intimate
Performance
at Wynn Las Vegas
Artista: Beyoncé
Gravadora: Sony
Music
Cotação: * * * 1/2

Não, o DVD de Beyoncé que a Sony Music acaba de pôr no mercado nacional não exibe o show que o Brasil vai ver entre 4 e 10 de fevereiro de 2010, em quatro capitais. Tal DVD mostra um show bem diferente, de caráter supostamente íntimo - como alardeia o subtítulo. Foi feito pela cantora norte-americana em 2 de agosto de 2009, no Wynn Encore Theatre, em Las Vegas (EUA), durante pausa da I Am... Tour. O conceito de intimidade é discutível, apesar de Beyoncé entra em cena pelas corredores do teatro, cumprimentando alguns espectadores. O show exibido no DVD I Am... Yours não é o espetáculo performático (e moldado para estádios) da turnê que vai chegar ao Brasil em pouco mais de duas semanas. Mas tampouco é um show intimista como faz supor o título do vídeo - inclusive pelo fato de o Wynn Encore ser um teatro de grandes proporções. No primeiro ato, Intimate..., de contornos acústicos, Beyoncé recorre aos medleys para aglutinar baladas de seu repertório, a rigor, irregular. É quando ficam bem evidentes o carisma e a real potência vocal da artista mais bem-sucedida dos Estados Unidos no momento. No intervalo, Beyoncé dispara essa artilharia vocal em bloco de scats que explicitam as influências que ela afirma ter tido de grandes cantoras como Ella Fitzgerald (1917 - 1996) e Josephine Baker (1906 - 1975). É quando a estrela testa sua capacidade de improvisar ao abordar temas do pianista Duke Ellington (1899 - 1974) - It Don't Mean a Thing (If It Ain't Got That Swing) - e do trompetista Dizzie Gillespie (1917 - 1993), Tap Sequence, que encerra o bloco mais original do DVD. No segundo ato, Storytelling, a cantora revê sua trajetória de forma superficial (e a ausência de legendas em português é inadmissível em DVD lançado no mercado brasileiro) enquanto entoa um sucesso de Michael Jackson (1958 - 2009) - I Wanna Be Where You Are - ao ressaltar que ver o cantor no conjunto Jackson 5 a inspirou a seguir a carreira musical. E foi aos nove anos - hoje Beyoncé tem 28 - que ela formou o grupo que viria a se transformar no Destiny's Child, o trio que emplacou sucessos como Survivor e que acabou gerando sua carreira solo, abordada na cena 3. Embora o tom da conversa seja chapa branca, o DVD tem seus méritos pelo apuro dos números musicais. No documentário exibido nos extras, What Happens in Vegas..., Beyoncé ressalta que a intenção do show foi mostrá-la sem a parafernália hi-tech das apresentações habituais da turnê. Enfim, ninguém penetra na intimidade da estrela ao ver o DVD, mas, a partir do show, é possível traçar um perfil mais nítido da cantora que dominou as paradas norte-americanas e brasileiras ao longo de 2009. E que tem cacife para permanecer nelas em 2010!!

Hori promove Só Você, hit de Cantuária e Fábio

Em 1997, a carreira de Fábio Jr. ganhou injeção de ânimo quando o cantor regravou Só Você, a canção pop de Vinicius Cantuária, lançada pelo autor em 1984. Treze anos depois, a mesma canção é usada para alavancar as vendas do primeiro álbum do Hori, o grupo paulista integrado por Fiuk, filho de Fábio. A Warner Music está lançando single promocional com a regravação de Só Você pelo Hori. A música integra a trilha sonora de Malhação ID - protagonizada por Fiuk, que, como seu pai, já se reveza entre a música e o trabalho como ator - e foi adicionada como faixa-bônus ao disco do Hori. Aliás, o álbum está sendo reeditado com duas faixas-bônus que integram a trilha sonora do seriado juvenil exibido pela Rede Globo. A outra é Quem Eu Sou, tema de Rogério Vaz e Juliano Cortuah - propagado na abertura de Malhação ID.

Morre Bobby Charles, ídolo do som de Louisiana

O cantor e compositor norte-americano Bobby Charles (1938 - 2010) saiu de cena na quinta-feira, 14 de janeiro. Robert Charles Guidry entrou para a história da música por ser o autor de temas como See You Later, Alligator e Walking to New Orleans, popularizados nas vozes de roqueiros pioneiros como Bill Haley (1925 - 1981) e Fats Domino, respectivamente, em 1955 e em 1960. Charles morreu aos 71 anos, de causas não reveladas. Ele saiu de cena em sua casa, em Louisiana (EUA), terra natal do ritmo conhecido como cajun music, fundido por Charles com folk, r & b e o rock nascente dos anos 50. O derradeiro álbum do artista, Homenade Songs, saiu em 2008, porém Charles já finalizava outro disco, Timeless, que vai ser lançado postumamente ainda neste primeiro semestre de 2010 (ao menos nos Estados Unidos).

15 de janeiro de 2010

Sáloa Farah regrava samba de Chico com Diogo

Samba lançado pelo seu compositor, Chico Buarque, em álbum de 1998, As Cidades, Injuriado ganha uma regravação da cantora carioca Sáloa Farah. Feita em dueto com Diogo Nogueira, a regravação integra o segundo CD de Farah, De Cartola e de Tamanco. A artista - vista à direita numa foto de Ana Paula Migliari - revive também no disco Solo le Pido a Dios, tema de León Gieco popularizado na voz de Mercedes Sosa (1935 - 2009). Outras faixas são Vela no Breu (Paulinho da Viola e Sérgio Natureza), Seja Breve (Noel Rosa), Onze Fitas (Fátima Guedes) - costurada com Zunido, tema de Paulo César Feital, produtor do disco - e Não Diga a Minha Residência (Marçal e Bide). A conferir.

Gadú canta inédita no DVD de Eagle-Eye Cherry

Maria Gadú vai cantar música inédita de Eagle-Eye Cherry, Alone, em dueto com o compositor no DVD que o artista sueco vai gravar no Rio de Janeiro (RJ), em show no Circo Voador, na próxima terça-feira, 19 de janeiro de 2010. Cherry vai registrar no Brasil músicas inéditas do álbum que vai ser finalizado nos Estados Unidos assim que ele voltar ao país no qual está radicado desde a adolescência. Entre as novidades do roteiro, há Can't Get Enough.

Myllena é uma aposta da Som Livre para 2010

Embora tenha sido lançada em 2009, Myllena é forte aposta da gravadora Som Livre para 2010. É da cantora mineira a voz que entoa o registro pop roqueiro de Cérebro Eletrônico ouvido na abertura da recém-estreada novela Tempos Modernos. Música lançada em 1969 pelo compositor Gilberto Gil, Cérebro Eletrônico foi regravada por Myllena - vista acima em foto de Márcio Brigatto - sob encomenda da Rede Globo para a trilha sonora da trama cibernética que está sendo exibida às 19h. Myllena lançou seu primeiro disco em 2004, mas ganhou projeção nacional somente em março de 2009, ao entrar na Garagem do Faustão, quadro do programa Domingão do Faustão. Na sequência, ela editou um CD, Myllena, produzido por Marcelo Sussekind. Deste álbum, a canção autoral Quando foi parar na trilha sonora da novela Caras & Bocas - era o tema do casal Nicholas (Sérgio Marone) e Milena (Sheron Menezes) - enquanto a regravação de Apenas Mais Uma de Amor (balada de Lulu Santos, revivida por Myllena em duo com o cantor Emmerson Nogueira) foi escolhida para a trilha sonora da nova fase da novelinha juvenil Malhação.

MGMT finaliza seu 'melancólico' segundo álbum

Duo norte-americano que faz indie-rock de textura psicodélica, The Management - ou, mais simplesmente, MGMT - finalizou seu segundo álbum, Congratulations, parcialmente gravado em Malibu (Califórnia, EUA). O lançamento está previsto para este primeiro semestre de 2010. O sucessor do estupendo Oracular Spetacular (2008) tem um tom melancólico (de acordo com declarações de Andrew VanWyngarden, um dos integrantes da dupla formada por estudantes universitários de Nova York-EUA), uma música instrumental (intitulada Lady Dada's Nightmare) e outra que se chama Brian Eno. Eis as faixas de Congratulations:
1. It's Working
2. Song for Dan Treacy
3. Someone's Missing
4. Flash Delirium
5. I Found a Whistle
6. Siberian Breaks
7. Brian Eno
8. Lady Dada's Nightmare
9. Congratulations

14 de janeiro de 2010

Daniel recebe padre Fábio em gravação ao vivo

Daniel fez dueto com padre Fábio de Melo na gravação ao vivo do CD e DVD Raízes, realizada na noite de ontem, 13 de janeiro de 2010, em show no Theatro Municipal de Paulínia (SP), no interior de São Paulo. Daniel e Fábio - vistos acima em foto de Marcos Hermes, clicada na gravação - cantaram juntos Só o Amor. Apesar de o título Raízes evocar as tradições da música caipira, o roteiro fez um retrospecto da carreira de Daniel, incluindo vários sucessos da dupla formada pelo cantor com João Paulo (1960 - 1997). Entre eles, Eu me Amarrei, Só Dá Você na Minha Vida, Estou Apaixonado, Minha Estrela Perdida, Te Amo Cada Vez Mais e Desejo de Amar. Além de padre Fábio, Daniel recebeu com convidado seu pai, José Camilo, que fez a segunda voz em set caipira que incluiu Poeira da Estrada, Dia de Visita e Fazenda São Francisco. Entre inéditas como Do Outro Lado do Rádio, Daniel reviveu ainda hits da carreira solo (casos de Adoro Amar Você e Declaração de Amor) e cantou Tocando em Frente, a toada de Almir Sater e Renato Teixeira (um hit de Maria Bethânia em 1990).

Teddy Pendergrass e Jay Reatard saem de cena

Dois nomes da cena pop norte-americana, de gerações e estilos diferentes, saíram de cena esta semana. Ambos pouco conhecidos no Brasil. Cantor de r & b que esteve em evidência nos anos 70 e 80, Teddy Pendergrass (1950 - 2010) morreu na quarta-feira, 13 de janeiro de 2010, vítima de câncer de cólon. Tendo iniciado sua carreira no grupo de soul Harold Melvin & the Blue Notes, com o qual gravou a versão original de If You Don't Know me by Now (balada que seria revivida com êxito mundial pelo grupo inglês Simply Red em 1989), Pendergrass - foto - engatou carreira solo a partir de 1977, tendo emplacado alguns hits. Os maiores foram Close the Door (1978), Love T.K.O. (1980), Joy (1988) e It Should've Been You (1991). Em 1985, o cantor gravou dueto com Whitney Houston em Hold me - balada do primeiro LP da cantora.
Roqueiro de Memphis (Teneessee, EUA), terra natal de Elvis Presley (1935 - 1977), Jay Reatard (1980 - 2010) também morreu na quarta-feira, 13 de janeiro, aos 29 anos. As causas da morte ainda são desconhecidas. Em 2009, Reatard lançou álbum, Watch me Fall, que foi bem-recebido no circuito do indie-rock.

Keane lança EP - 'Night Train' - em 10 de maio

Keane vai lançar EP em 10 de maio de 2010. Intitulado Night Train, o disco tem oito músicas, gravadas pelo trio britânico ao longo da turnê promocional de seu terceiro bom álbum, Perfect Symmetry (2008). Dois rappers figuram como convidados no EP. K'Naan, da Somália, aparece em Stop for a Minute e Looking Back. Já a MC japonesa Tigarah discursa em Ishin Denshin (You’ve Got to Help Yourself). Eis as (oito) músicas do EP do grupo inglês:
* House Lights
* Back in Time
* Stop for a Minute - com K'Naan
* Clear Skies
* Ishin Denshin (You've Got to Help Yourself) - com Tigarah
* Your Love
* Looking Back - com K'Naan
* My Shadow

Rumpilezz sopra novidade com afro-jazz baiano

Resenha de CD
Título: Letieres Leite &
Orkestra Rumpilezz
Artista: Letieres Leite &
Orkestra Rumpilezz

Gravadora: Biscoito Fino
/ Caco Discos
Cotação: * * * * *

Big-band criada em Salvador (BA), em 2006, a bela Orkestra Rumpilezz sintetiza no nome - que costura os três atabaques do Candomblé (rum, rumpi e lé) com os dois z do jazz - o conceito que norteia seu som inovador. Que chega ao disco - numa inusitada associação da gravadora Biscoito Fino com a Caco Discos, o braço fonográfico da empresa de Ivete Sangalo - fazendo jus aos elogios colhidos entre músicos como Eumir Deodato e Ed Motta, cujo tema Balendoah é recriado pela Rumpilezz com a participação do próprio Ed. O maestro da Orkestra é Letieres Leite, hábil na fusão da linguagem do jazz com as células rítmicas do samba-reggae e com o toque dos tambores afro-baianos. Original, a mistura exibe grande complexidade harmônica neste disco gravado no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), por conta da boa acústica da sala. A combinação de sopros e percussão resulta imponente graças à maestria das orquestrações de Letieres Leite (que, aliás, trabalha como arranjador para Ivete Sangalo - daí o elo entre a Biscoito Fino e a Caco Discos). Detalhe: os sopros desempenham papel percussivo na Orkestra (escrita com k como no original grego). Com exceção de Balendoah, a rica composição de Ed Motta que Leiteres traz para o universo do afro-jazz, todos os temas autorais do álbum são da lavra do maestro. Inspirados pela magia dos orixás, Anunciação, Aláfia, Floresta Azul e Temporal são alguns temas que, na contramão da diluição da axé music, indicam caminhos mais complexos e refinados para a música afro-baiana...

Sony edita no Brasil segundo CD da série 'Glee'

No embalo do sucesso da série Glee e das músicas cantadas pelo coral que impulsiona a trama, a Sony Music vai lançar no Brasil, neste mês de janeiro de 2010, o segundo volume da trilha sonora da hype primeira temporada. No CD The Glee Music - Volume 2, o elenco da série entoa sucessos de John Lennon (Imagine), Cyndi Lauper (True Colors), Lily Allen (Smile) e Kelly Clarkson (My Life Would Suck without You), entre outros hits rebobinados pela turma do coral nos três últimos episódios da primeira temporada. Por conta do sucesso de Glee entre o público jovem, o volume 2 da trilha foi direto para o topo da parada do iTunes quando foi lançado - em dezembro de 2009 - nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. Já o volume 1 motivou cerca de 1,5 milhões de downloads no iTunes, tendo ganhado um Disco de Ouro nos EUA.

O último álbum de Cash é editado em fevereiro

O último álbum de estúdio de Johnny Cash (1932 - 2003) vai ser lançado em 22 de fevereiro de 2010. Produzido por Rick Rubin em 2002, um ano antes de o cantor sair de cena, American VI: Ain't No Grave é um projeto de covers. No disco, Cash aborda temas dos repertórios de Bonnie Raitt (Cool Clear Water), Hank Snow (It Don't Hurt Anymore), Sheryl Crow (Redemption Day) e Simon & Garfunkel (Last Night I Had the Strangest Dream), entre outros nomes. Cash faria 78 anos em 26 de fevereiro de 2010 - dias depois do lançamento do álbum.

13 de janeiro de 2010

Discos vão celebrar os 50 anos de Renato Russo

Não tivesse saído de cena em 11 de outubro de 1996, Renato Russo (1960 - 1996) iria completar 50 anos em 27 de março de 2010. Gravadora que editou toda a obra fonográfica do cantor da Legião Urbana, inclusive os discos de sua carreira solo, a EMI Music prepara uma série de discos por conta da efeméride. Um deles é a trilha sonora de Faroeste Caboclo, o filme inspirado na homônima música lançada em 1987 no terceiro álbum da Legião. Outro é um projeto de duetos, criados virtualmente com recursos tecnológicos. Um dos duetos junta a voz de Renato Russo - visto acima em foto de Flávio Colker - com a de Cássia Eller (1962 - 2001) em Vento no Litoral. Inédito em disco, o emocionante registro de Cássia para a canção lançada no quinto álbum da Legião - V (1991) - foi feito em 1999 num show em tributo a Russo apresentado no Rio de Janeiro (RJ) na casa então denominada Metropolitan. Produzidos em caráter sigiloso pela EMI Music, os discos contam com o aval dos herdeiros do cinquentenário Russo.

Jornal inglês oferta (inédito) CD ao vivo de Paul

Mal lançou o CD e DVD Good Evening New York City, com o registro ao vivo de três shows realizados no Citi Field Stadium em julho de 2009, Paul McCartney retorna ao mercado fonográfico com um outro disco ao vivo. Paul McCartney Live in Los Angeles vai ser ofertado de graça aos leitores do jornal inglês Daily Mail na edição do próximo domingo, 17 de janeiro de 2010. Inédito, o CD perpetua show feito pelo ex-beatle em 27 de junho de 2007 na loja de discos Amoeba Music, de Hollywood (EUA). O CD reúne doze números do show, incluindo músicas do repertório dos Beatles - casos de Get Back, Hey Jude e Back in the USSR. Eis as músicas de Paul McCartney Live in Los Angeles:

1. Drive my Car
2. Only Mama Knows
3. Dance Tonight
4. C Moon
5. That Was me
6. Blackbird
7. Here Today
8. Back in the USSR
9. Get Back
10. Hey Jude
11. Lady Madonna
12. I Saw Her Standing There

DVD eterniza reunião do Duran Duran em 2004

Em 2004, reunido com a sua formação original, o Duran Duran fez turnê no embalo do relativo êxito de (Reach up for the) Sunrise, single do álbum Astronaut (2004). Dois shows da turnê - feitos na Wembley Arena, naquele ano - estão perpetuados no DVD Live from London, recém-lançado no Brasil pelo selo Lab 344, com distribuição da Som Livre. Com intuito de criar um filme a partir do registro ao vivo do espetáculo, o diretor Lawrence Jordan usou 28 câmeras para captar os shows. No roteiro de 20 músicas, há hits como Rio e A View to a Kill. Live from London está disponível também em edição dupla que, além do DVD, traz CD com 10 números do show.

Trilha de 'Alice' agrega Ferdinand, Avril e Smith

O quarteto escocês Franz Ferdinand (foto) figura na trilha sonora do filme dirigido por Tim Burton com base na história de Alice no País das Maravilhas. O grupo toca na faixa The Lobster Quadrille. Intitulado Almost Alice, o disco da trilha vai ser lançado em 2 de março de 2010 - três dias antes da estreia do filme no circuito internacional. O CD do filme agrega fonogramas de nomes como Avril Lavigne - Alice (Underground) - e Robert Smith (Very Good Advice). Eis as músicas (e os intérpretes) da trilha sonora original:

* Alice (Underground) - Avril Lavigne
* The Poison - The All-American Rejects
* The Technicolor Phase - Owl City
* Her Name Is Alice - Shinedown
* Painting Flowers - All Time Low
* Where's my Angel - Metro Station
* Strange - Tokio Hotel e Kerli
* Follow Me Down - 3OH!3 (com Neon Hitch)
* Very Good Advice - Robert Smith
* In Transit - Mark Hoppus (com Pete Wentz)
* Welcome to Mystery - Plain White T's
* Tea Party - Kerli
* The Lobster Quadrille - Franz Ferdinand
* Running Out of Time - Motion City Soundtrack
* Fell Down a Hole - Wolfmother
* White Rabbit - Grace Potter and The Nocturnals

12 de janeiro de 2010

EMI lança compilação de indicados ao Grammy

Caberá à gravadora Capitol - distribuída pela EMI Music - editar o CD com gravações de indicados à 52ª edição do Grammy Awards, cujos vencedores serão conhecidos em 31 de janeiro de 2010, em cerimônia no Staples Center, em Los Angeles (EUA). Nas lojas dos Estados Unidos a partir de 19 de janeiro (no Brasil, a compilação sai somente na primeira semana de fevereiro), 2010 Grammy Nominees reúne fonogramas de U2, Green Day, Black Eyed Peas, Lady Gaga, Beyonce, P!nk e Taylor Swift, entre outros (prováveis) vencedores das principais categorias. Eis as faixas da compilação:

1. I Gotta Feeling - Black Eyed Peas
Gravação do Ano / Álbum do Ano / Melhor Álbum Pop Vocal

2. Poker Face - Lady Gaga
Gravação do Ano / Álbum do Ano

3. Use Somebody - Kings of Leon
Gravação do Ano
Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo com Vocal

4. You & Me - Dave Matthews Band

Álbum do Ano

5. You Belong with me - Taylor Swift
Gravação do Ano / Álbum do Ano / Melhor Cantora Pop

6. Fallin' for You - Colbie Caillat
Melhor Cantora Pop

7. You Found me - The Fray
Melhor Álbum Pop Vocal

8. Sober - P!nk
Melhor Álbum Pop Vocal / Melhor Cantora Pop

9. My Life Would Stuck Without You - Kelly Clarkson
Melhor Álbum Pop Vocal

10. Hot N Cold - Katy Perry
Melhor Cantora Pop

11. Halo - Beyoncé
Gravação do Ano / Álbum do Ano / Melhor Cantora Pop

12. Hometown Glory - Adele
Melhor Cantora Pop

13. Chicken Fried -Zac Brown Band
Melhor Performance Country por Duo ou Grupo com Vocal

14. It Happens - Sugarland
Melhor Performance Country por Duo ou Grupo com Vocal

15. I Run to You - Lady Antebellum
Melhor Performance Country por Duo ou Grupo com Vocal

16. Here Comes Goodbye - Rascal Flatts
Melhor Performance Country por Duo ou Grupo com Vocal

17. 21 Guns - Green Day
Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo com Vocal

18. Life in Technicolor ii - Coldplay
Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo com Vocal

19. I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight - U2
Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo com Vocal

20. Can't Find my Way Home - Eric Clapton e Steve Winwood
Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo com Vocal

Trio Esperança vai de Bach (e Beatles) a Jobim

De volta ao mercado fonográfico após onze anos, o Trio Esperança lança esta semana na França o álbum De Bach a Jobim. Radicadas na França desde os anos 80, as irmãs Eva, Mariza e Regina entoam repertório majoritariamente brasileiro que agrega músicas de Edu Lobo (Upa Neguinho), Tom Jobim (Desafinado - parceria com Newton Mendonça - e Samba do Avião), Renato Teixeira (Romaria) e Chico Buarque (Joana Francesa). Em De Bach a Jobim, o trio aborda também o cancioneiro dos Beatles, regravando Penny Lane e Blackbird. O álbum anterior do Trio Esperança, Nosso Mundo, foi editado em 1999 sem repercussão.

Eagle-Eye Cherry grava DVD no Rio com Gadú

Eagle-Eye Cherry - o cantor sueco radicado nos Estados Unidos desde a adolescência - vai aproveitar sua vinda ao Brasil em turnê para gravar DVD em show no Circo Voador, no Rio de Janeiro (RJ). O show que vai originar o primeiro DVD de Cherry vai contar com a participação especial da cantora paulista Maria Gadú e está programado para a próxima terça-feira, 19 de janeiro de 2010. Na sequência, Cherry se apresenta dia 21 na casa Via Funchal - em SP.

M.I.A. finaliza um terceiro álbum 'mais musical'

Cantora que ganhou projeção (e aura hype) ao recorrer ao batidão do funk carioca em seu primeiro disco solo, Arular (2005), M.I.A. finaliza a gravação de seu terceiro álbum. Ao preparar o sucessor de Kala (2007), a cantora voltou a trabalhar com fiéis colaboradores - como o trio de DJs Blaqstarr, Diplo e Switch. De acordo com declaração de M.I.A. à imprensa musical inglesa, seu novo CD - ainda sem título e repertório anunciados - é "mais musical". E "estranho".

Geraldo lembra disco inédito gravado com Elba

Em livro dedicado a Geraldo Azevedo na coleção Nomes do Nordeste, recém-editada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste com entrevistas de caráter biográfico concedidas por artistas do Nordeste, o compositor de Dia Branco lembra que o show que dividiu com Elba Ramalho, Baião de Dois, foi gravado ao vivo em Los Angeles (EUA), mas que, na época, a gravadora da cantora vetou a edição do CD. O artista revela também que musicou versos do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920 - 1999) na primeira metade dos anos 60, antes de fazer sucesso e antes de Chico Buarque ter criado melodias para os versos de Morte e Vida Severina. A parceria nunca foi gravada.
E por falar em Elba e em Chico, a cantora tende mesmo a gravar neste ano de 2010 um disco somente com músicas do compositor que lhe deu Palavra de Mulher. Em 2009, Elba estava indecisa entre regravar o cancioneiro de Chico Buarque e o de Zé Ramalho.

11 de janeiro de 2010

Beyoncé domina a parada radiofônica de 2009

De acordo com um relatório do instituto Crowley, que monitora as execuções em rádio no Brasil, Halo - composição gravada por Beyoncé no álbum I Am... Sasha Fierce (2008) - foi a música mais ouvida nas rádios brasileiras em 2009, tendo totalizado 24.734 execuções ao longo do ano passado. Detalhe: por conta das 16.068 execuções de If I Were a Boy, a cantora também figura no quarto lugar do Top Ten do rádio nacional em 2009. Eis a lista:

1º: Halo, Beyoncé (Sony Music) - 24.734 execuções
2º: Chora, me Liga, João Bosco & Vinícius (Sony Music) - 18.284

execuções
3º: Mad, NE-YO (Universal Music) – 17.691 execuções
4º: If I Were a Boy, Beyoncé (Sony Music) – 16.859 execuções
5º: Borboletas, Victor & Leo (Sony Music) – 16.244 execuções
6º: Agenda, Ornella di Santis (com Belo) (UM Music) – 16.068

execuções
7º : Versos Simples, Chimarruts (EMI Music) – 15.935 execuções
8º: I'm Yours, Jason Mraz (Warner Music) – 15.823 execuções
9º : Deus e Eu no Sertão, Victor & Leo (Sony Music) – 14.935

execuções
10º: Hush Hush, The Pussycat Dolls (Universal Music) - 14.893

execuções

Em março, disco inédito de Hendrix em estúdio

Um inédito álbum de estúdio de Jimi Hendrix (1942 - 1970) - gravado entre 1967 e 1970, em estúdios da Inglaterra e Estados Unidos - vai ser lançado em 8 de março de 2010 pela Sony Music. Intitulado Valleys of Neptune, o disco foi finalizado pela irmã adotiva de Jimi, Janie Hendrix, em parceria com John McDermott e Eddie Kramer (o engenheiro de som que sempre trabalhou com o guitarrista e que remixou recentemente as 12 faixas do CD). A faixa-título, Valleys of Neptune, vai ser lançada como single em 2 de fevereiro. O repertório apresenta covers de temas do Cream (Sunshine of your Love) e de Elmore James (Bleeding Heart) - além da versão original do Jimi Hendrix Experience para Here my Train a Comin' e registros inéditos de Ships Passing Through the Night e Lullaby for the Summer. Eis as 12 faixas do inédito álbum:
* Stone Free - Gravação feita entre abril e maio de 1969
* Valleys of Neptune - Feita em setembro de 1969 e maio de 1970
* Bleeding Heart - Gravação feita em NY, em 24 de abril de 1969
* Hear my Train a Comin’ - Versão elétrica do tema, de 1969
* Mr. Bad Luck - Versão feita em Londres em maio de 1967
* Sunshine of your Love - Registro inédito de fevereiro de 1969
* Lover Man - Gravação feita em 16 de fevereiro de 1969
* Ships Passing through the Night - Gravação de abril de 1969
* Fire - Gravação inédita de 17 de fevereiro de 1969
* Red House - Gravação inédita de 17 de fevereiro de 1969
* Lullaby for the Summer - Registro inédito de abril de 1969
* Crying Blue Rain - Gravação inédita de fevereiro de 1969

'Heligoland' ambienta bem Massive sem hip hop

Resenha de CD
Título: Heligoland
Artista: Massive Attack
Gravadora: Virgin / EMI Music
Cotação: * * * 1/2

A cada álbum, o duo Massive Attack arrisca explorar novas trilhas na sua viagem, resistindo à tentação de copiar a fórmula de seu primeiro álbum, Blue Lines (1991), trabalho que estabeleceu os parâmetros do gênero que veio a ser conhecido como trip hop. Nas lojas a partir de 8 de fevereiro de 2010, mas já vazado na internet, o quinto álbum de estúdio de 3D (codinome de Robert del Naja) e Daddy G (Grant Marshall), Heligoland, aponta para outro caminho. O CD ambienta (bem) o som do Massive Attack sem recorrer ao hip hop, um dos ingredientes da receita básica do trip hop. A introdução de tom quase sacro da primeira das dez músicas, Pray for Rain, já sinaliza que a viagem pode vir a ser interessante se o ouvinte entrar na onda. Pray for Rain conta com os vocais de Tunde Adebimpe, do grupo TV on the Radio. Aliás, Heligoland é pautado pela presença de convidados recrutados na cena indie. A voz de Martina Topley-Bind dá o tom feminino e delicado de Babel e Psyche. Mas sem roçar a beleza atingida pela cantora Hope Sandoval nos vocais de Paradise Circus, faixa que também se destaca no repertório de inéditas pela instrumentação bela, com direito a cordas. Em Helilogand, o duo persegue sons mais orgânicos sem prejuízo da atmosfera típica de suas batidas lentas. É fato que o álbum às vezes carece de energia, tendo subaproveitado as presenças de convidados como Damon Albarn (em Saturday Come Slow) e Guy Garvey (do grupo Elbow, em Flat of the Blade). Mas não há como negar a beleza às vezes inebriante que envolve a orquestração do CD. Vale destacar ainda Splitting the Atom, faixa na qual figura o cantor jamaicano Horace Andy, que bisa sua participação em Girl I Love You. Enfim, com seu som ambiente de atmosfera densa, Heligoland não chega a ser uma obra-prima, mas tem munição suficiente para cativar os fãs do Massive Attack, cujo último álbum, 100th Window (2003), foi lançado há já longínquos sete anos. Entre um e outro, houve a compilação Collected (2006), mas é com Heligoland que a viagem prossegue de fato. Rumo a um destino novo. Trilha é boa...

Selo produz edição em CD de Chega de Saudade

Provavelmente à revelia de João Gilberto, um selo estrangeiro - Phantom Sound & Vision - produziu a primeira edição em CD de Chega de Saudade (1959), o primeiro álbum do cantor. A obra-prima nunca foi editada em CD por conta da ação judicial movida por João em 1988 contra a gravadora EMI Music. Contudo, o tal selo produziu uma versão supostamente remasterizada do álbum - com faixas-bônus que incluem os fonogramas do raro EP que reuniu músicas da trilha do filme Orfeu Negro (1959) - e agendou seu lançamento para fevereiro de 2010. O CD já está, inclusive, em pré-venda na loja virtual Amazon. Será que vai sair?

10 de janeiro de 2010

Elza e Emílio cantam no CD do BossaCucaNova

O trio carioca BossaCucaNova se prepara para lançar seu quarto álbum em 2010. O CD conta com adesões de Elza Soares e Emílio Santiago. O grupo Os Cariocas também foi recrutado para o álbum.

Show gera próximo álbum de estúdio de Marina

Marina Lima vai retornar aos palcos em 2010 com um show novo, cujo roteiro vai ser salpicado de músicas inéditas. Dirigido por Isay Weinfield, o show vai ser a semente do próximo álbum da cantora, a ser gravado em estúdio - da mesma forma que foi feita com o show Primórdios (2005), que gerou CD de estúdio, Lá nos Primórdios (2006). Antes, a artista lança Entre as Coisas, livro que trará encartado CD com duas inéditas músicas de sua lavra, Doce de Nós e A Parte que me Cabe.

Skank adia terceira gravação ao vivo para junho

Agendada inicialmente para maio de 2010, a terceira gravação ao vivo do Skank foi adiada para junho. O quarteto - visto acima em foto de Weber Pádua - vai editar (nos formatos de CD e DVD) show que vai ser realizado no estádio Mineirão, de Belo Horizonte (MG).

Rihanna canta no segundo álbum do Ting Tings

Dueto britânico de rock, formado em 2004, The Ting Tings (foto) conta com a presença de Rihanna em seu segundo álbum, em faixa ainda não divulgada. O lançamento de Kunst está previsto para este ano de 2010. O sucessor de We Started Nothing (2008) vai ser editado pelo selo Roc Nation, dirigido pelo rapper norte-americano Jay-Z. Que, aliás, está envolvido na produção do disco.