24 de fevereiro de 2007

Solo de Timbaland agrega Justin, Elton e Nelly

Produtor muito requisitado no essencial mercado fonográfico americano, Timbaland aceitou integrar o time de produtores do novo trabalho de Madonna. Mas, antes, o artista vai lançar seu álbum solo Timbaland Presents Shock Value, cujo lançamento está previsto para 3 de abril. O disco reúne Elton John, Justin Timberlake, Nelly Furtado, Missy Elliott, M.I.A., Dr. Dre, 50 Cent, The Hives e She Wants Revenge no estelar time de convidados. Elton toca piano em 2 Man Show. Já Justin participa - com Nelly - de Give It to me.

Bocelli canta 'amore' em DVD filmado nos EUA

Filmado em espetáculo feito por Andrea Bocelli no resort Lake Las Vegas (EUA), o DVD Under the Desert Sky tem seu roteiro baseado no repertório do último CD do tenor italiano, Amore. Entre os 18 números, há boleros (Solamente una Vez, Besame Mucho, Amapola, Estate) e antiga versão em italiano de Sentado à Beira do Caminho (L'Appuntamento). Em The Prayer, Bocelli divide os vocais com a cantora lírica Heather Headley. Nos protocolares extras, há entrevista com o cantor, making of do disco Amore e galeria de fotos. No Brasil, a Universal Music está lançando Under the Desert Sky na versão simples. No exterior, a edição é dupla e agrega ao DVD um CD com a gravação do show.

'Fake Standards' honra a memória de Rodrigues

Resenha de CD
Título: Fake Standards
Artista: Rodrigo Rodrigues
Gravadora: Dubas Música
Cotação: * * *

Rodrigo Rodrigues saiu de cena em 2005, aos 44 anos, vítima de leucemia. Fake Standards é um bom disco inédito, gravado em 2001, no estúdio de Mário Manga, co-produtor deste álbum que acabou se tornando póstumo por força das circunstâncias. Para quem ainda não ligou o nome à obra, Rodrigo Rodrigues é um dos mentores do grupo paulista Música Ligeira, cultuado pelo toque personalíssimo que dá ao cancioneiro nacional. Em Fake Standards, de verve perceptível já no título do disco, o foco são os clássicos da música americana da lavra de gigantes como Irving Berlin (Let's Face the Music and Dance, Isn't This a Lovely Day? e Change Partners) e a dupla Richard Rodgers & Lorenz Hart (My Funny Valentine). As releituras estão baseadas na voz e no violão de Rodrigues - com a adição de um ou outro instrumento como a gaita (tocada pelo próprio cantor) que pontua o arranjo de I've Never Been in Love Before. Poderia ser mais um entre tantos discos de clássicos, mas não é. O artista oferece elegante visão de músicas como Cry me a River, Laura e Caramel - sendo que esta música de Suzanne Vega é o único toque mais contemporâneo de uma seleção feita com reais standards. O CD honra a memória do saudoso Rodrigo Rodrigues.

Betinho inspira primeiro solo de Rodrigo Santos

Uma carta do sociológo Herbert de Souza, o Betinho, inspirou o poeta e letrista Mauro Santa Cecília a escrever os versos de Carta para Nós, uma das faixas do primeiro disco solo de Rodrigo Santos (foto), baixista do quinteto Barão Vermelho e integrante do grupo Os Britos. Já intitulado Um Pouco Mais de Calma, o álbum vai trazer músicas autorais de Santos, feitas com vários parceiros. Entre elas, Estrangeiro, A Vida Não Dói, O Sono Vem e Nunca Desista do seu Amor. O lançamento do disco - produzido pelo próprio artista ao lado de Kadu Menezes, baterista que toca com o trio Kid Abelha - vai acontecer em junho.

23 de fevereiro de 2007

Roberto consegue retirar biografia do mercado

O derradeiro lance da batalha judicial movida por Roberto Carlos contra a editora Planeta e o historiador Paulo Cesar de Araújo foi favorável ao Rei. Uma liminar do Juiz de Direito da 20ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro, Maurício Chaves, ordenou a total interrupção da publicação e da comercialização da ótima biografia Roberto Carlos em Detalhes (foto) no prazo de três dias. A ordem judicial foi emitida na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007, com argumento de que uma biografia narra fatos íntimos e, como tal, precisa de prévia autorização do biografado para chegar ao público. Trata-se de decisão incomum, como admite o próprio advogado do cantor, Marco Antônio Bezerra Campos. De qualquer forma, ainda cabe recurso da parte da editora Planeta para anular a liminar e manter no mercado a biografia, que já teria vendido 60 mil exemplares desde a chegada às livrarias (em 1º de dezembro).

Alcione grava em abril CD de estúdio via Indie

Alcione começa a gravar em abril seu terceiro disco de estúdio pela gravadora Indie Records. A Marrom (em foto de Dario Zalis) não deverá mexer muito na fórmula comercialmente bem-sucedida dos anteriores Faz uma Loucura por mim (de 2004) e Uma Nova Paixão (2005). O produtor do novo CD, inclusive, será o mesmo Jorge Cardoso que pilotou estes dois discos. Detalhe: o álbum de inéditas da cantora é a grande aposta da Indie Records para 2007.

Sony BMG dispensa Cidade e renova com Zezé

Dando continuidade ao processo de ajuste de seu elenco face à nova realidade do mercado fonográfico, a gravadora Sony BMG optou por não renovar o contrato do Cidade Negra (em foto de Christian Gaul) ao mesmo tempo em que renovou o vínculo com Zezé Di Camargo & Luciano. No caso do grupo, a dispensa já era esperada. Direto - DVD e CD gravados ao vivo pelo Cidade Negra em 2006 - foi um projeto lançado somente para honrar o contrato antigo. Já a dupla sertaneja, embora já tenha vivido dias melhores no mercado, ainda se mantém com satisfatório patamar de vendas de CDs e DVDs, continuando com lugar garantido no cast da Sony.

Cláudia, Sueli, Leny e Pery no novo lote da EMI

Disco gravado em 1971 por Cláudia (com destaque para a faixa Com Mais de 30, da lavra dos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle), Jesus Cristo (foto) ganha sua primeira edição em CD em novo lote de relançamentos da EMI. O pacote vai repor em catálogo discos raros de Sylvia Telles (Amor de Gente Moça, 1959), Paulo Diniz (Quero Voltar pra Bahia, de 1970), Leny Andrade (Gemini Cinco Anos Depois, feito com Pery Ribeiro em 1972), Marcos Valle (O Compositor e o Cantor e Viola Enluarada, de 1965 e 1967, respectivamente) e de Sueli Costa (Sueli Costa, de 1975).

22 de fevereiro de 2007

Guns N' Roses finaliza CD 'Chinese Democracy'

Ninguém mais dá crédito depois de tantos adiamentos, mas, seja como for, o grupo Guns N' Roses informou em seu site oficial nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, que já terminou as gravações de seu já lendário álbum Chinese Democracy - o primeiro disco da banda de Axl Rose desde o álbum de covers The Spaghetti Incident, editado em 1993. O CD já estaria em fase de mixagem, mas o grupo avisa que ainda não há data programada para o lançamento - até então previsto para 6 de março. Tudo indica que o esperado álbum sai até o fim do ano...

Asian Dub Foundation lança primeira coletânea

Com duas gravações inéditas entre as 17 faixas, Stop Start e Target Practice, a primeira coletânea do grupo Asian Dub Foundation chega às lojas em 5 de março. Time Freeze 1995 / 2007 - The Best of Asian Dub Foundation compila material dos cinco álbuns de estúdio, dos dois CDs ao vivo e dos vários EPs editados pela banda em 12 anos de carreira. Duas músicas, Box e Jericho, são ouvidas em registros ao vivo extraídos de programa transmitido em 1996 por rádio da rede BBC. A coletânea é da EMI.

EMI comete erros ao reapresentar seus clássicos

Faltou atenção da EMI na pesquisa de informações para sua série Clássicos Odeon. O álbum Simone (foto), por exemplo, é erroneamente apresentado ao ouvinte no adesivo promocional - colado à margem esquerda da capa - como sendo de 1974, mas o primeiro LP da Cigarra foi gravado em 1972 e lançado no início de 1973. Outro disco da coleção estampa no mesmo adesivo um constrangedor trás em vez de traz. O consumidor merecia reedições (mais) caprichadas...

Dionne recicla velhos hits em duos com amigas

Dionne Warwick recicla - mais uma vez - seus velhos hits em My Friends & Me, primeiro dos três álbuns previstos no contrato assinado pela artista com a gravadora Concord Records. Editado no mercado brasileiro, o CD foi produzido de forma econômica pelo filho da artista, Damon Elliott. Em fase crepuscular na indústria fonográfica, Dionne regrava 13 sucessos em duetos com cantoras como Gloria Estefan (em Walk on By), Cyndi Lauper (Message to Michael), Olivia Newton-John (Wishin' and Hopin'), Angie Stone (The Windows of the World) e Gladys Knight (I'll Never Love This Away Again - uma das poucas músicas não assinadas pela dupla Burt Bacharach & Hal David). My Friends & Me comemora os 45 anos de carreira de Dionne Warwick - projetada em 1962 com a gravação de Don't Make me Over, hit inicial de Bacharach & David.

21 de fevereiro de 2007

Inédito registro acústico de Young em CD/DVD

Mal lançou o lendário registro de show feito em 1970 com a formação original do grupo Crazy Horse, Neil Young põe no mercado outra gravação extraída de seu baú. Chega às lojas dos Estados Unidos em 13 de março Live at Massey Hall, que traz inédito registro de apresentação acústica feita pelo roqueiro canadense em 19 de janeiro de 1971. No concerto, nunca editado oficialmente, Young mostrou músicas como Old Man (então novidade em seu repertório) e recordou hits como Ohio e Cowgirl in the Sand. A gravação sai simultaneamente em CD simples e em edição dupla que junta CD e DVD com imagem do show. Entre as 17 faixas, há Love in Mind, Tell me Why e Helpless.

Arcade Fire une punk e cordas em 'Neon Bible'

Com lançamento programado para 6 de março, o segundo álbum do Arcade Fire, Neon Bible (foto), envolve rocks de pegada punk com arranjos orquestrais. Entre suas 11 faixas, Black Mirror, No Cars Go, Intervention, Antichrist Television Blues e Windowsill.

Segundo do Maroon 5 sairá via Universal Music

Em vez da Sony BMG, que pôs nas lojas o disco de estréia do Maroon 5 (foto), Songs About Jane, caberá à major Universal Music distribuir o segundo álbum do quinteto. Por ora intitulado It Won't Be Soon Before Long, o CD terá músicas como Can't Stop, If I Never, Wake Up Call, Kiwi e Won't Go Home without You. O primeiro single será Makes me Wonder. Com 12 faixas, o disco deverá chegar às lojas já em maio, mas ainda não há uma data exata para o lançamento. Certo é que ele - o lançamento - ficará mesmo a cargo da Universal Music.

Álbuns iniciais dos Bee Gees voltam via Warner

Os três primeiros bons álbuns gravados com alcance mundial pelo trio australiano Bee Gees foram relançados no exterior em 2006, remasterizados. No Brasil, as reedições chegam às lojas nos próximos dias, pela Warner Music. Bee Gees '1st (foto) é de 1966 e traz o hit To Love Somebody entre suas 14 faixas. Horizontal, de 1967, inclui Massachusetts. Já Idea, de 1968, traz a canção I Started a Joke, outro hit mundial dos irmãos Barry, Maurice e Robin Gibb.

20 de fevereiro de 2007

'Dreamgirls' mostra o jogo da indústria do disco

Resenha de filme
Título: Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
Direção: Bill Condon
Elenco: Beyoncé Knowles, Eddie Murphy, Jamie Foxx,

Jennifer Hudson, Anika None Rose e outros
Cotação: * * *

Para quem vive no meio fonográfico, Dreamgirls pode soar até corriqueiro. Mas o musical de Bill Condon - em cartaz nos cinemas do Brasil desde 16 de fevereiro - abre e mostra o jogo da indústria do disco. O argumento é inspirado livremente na história do trio The Supremes. Um grupo de Detroit, The Dreamettes, luta para se firmar na cena de soul e r & b. O maior trunfo do trio é o vozeirão de Effie White, a gordinha cantora-líder encarnada por Jennifer Hudson. Mas eis que, para pôr o trio na rota do sucesso comercial, o empresário Curtis Taylor (Jamie Foxx) exige que a bela Deena Jones (Beyoncé Knowles) venha para o primeiro plano, semeando a discórdia entre as garotas. Qualquer semelhança com a ascensão de Diana Ross no trio Supremes não terá sido mera coincidência...

O filme segue a estrutura típica dos musicais, inclusive com vários diálogos em forma de canções. O roteiro abre generosos espaços para os números musicais - e nisso reside boa parte do charme da trama. O elenco - que traz à tona Eddie Murphy no papel do cantor James Thunder Early, em clara citação de James Brown - defende bem as músicas. E quem rouba a cena é Jennifer Hudson, cria do programa American Idol. Na pele da temperamental Effie, Hudson prova que, além de voz, tem carisma e brilho para se firmar como estrela. O que também não significa que Beyoncé Knowles esteja ruim. Ao contrário, a protagonista convence. Até quando eleva o tom - como Hudson (aliás, alguns números do filme são gritados).

Com muitas referências à indústria fonográfica (a gravadora do filme, Rainbow, é como se fosse a Motown, alusão que fica clara quando entra em cena um grupo que é a cara do Jackson Five), a narrativa seduz, inclusive pelo luxo dos esfuziantes figurinos. A ótima caracterização das atrizes reproduz o visual dos anos 60, a estética do início da década de 70 e - na parte final - o glamour da era das discotecas à medida em que a narrativa vai desvendando o jogo cruel e insensível da indústria da música bem como o de seus empresários manipuladores. Artistas do passado são descartados, músicas são destruídas no estúdio em favor do ritmo da moda e carreiras em ascensão são abortadas pela força do jabá nas rádios. Dreamgirls reforça o poder do sonho sem maquiar a realidade...

June Cash ganha tributo que traz Elvis e Sheryl

Retratada no filme Johnny & June na pele de Reese Whiterspoon, em atuação que valeu um Oscar à atriz, a cantora de country June Carter Cash (1929 - 2003) ganha justo tributo da indústria fonográfica. Agendado para junho, o álbum Anchored in Love foi gravado ao longo de 2006. O CD agrega nomes como Elvis Costello (Ring of Fire), Sheryl Crow (dueto com Willie Nelson em If I Were a Carpenter) e Emmylou Harris (Song to John). June foi mulher de Johnny Cash (1932 - 2003). O disco reunirá 12 gravações inéditas.

Disco em tributo ao frevo perpetua erro de letra

Recém-lançado pela gravadora Biscoito Fino, o álbum 100 Anos de Frevo - É de Perder o Sapato... (foto) perpetua erro que vem sendo cometido ao longo dos anos na reprodução e no canto da letra do Frevo nº 1, regravado por Maria Bethânia para o disco duplo. Onde se lê 'Haroldo Matias' é 'Haroldo Fatia', nome correto do pioneiro folião citado nos versos de Antônio Maria. Bethânia canta a letra errada.

Queens of the Stone Age na 'era da vulgaridade'

Era Vulgaris é um possível título do álbum que o grupo Queens of the Stone Age (foto) está preparando para lançar em meados do ano. Previsto inicialmente para junho, o sucessor de Lullabies to Paralyze deverá ter faixas como Battery Acid, Into the Hollow, Misfit Love e Sick, Sick, Sick. Estes títulos, no entanto, ainda não são definitivos e poderão ser mudados. Certo é que o álbum virá pesado e sombrio, de acordo com Josh Homme, líder do quarteto. E que terá a participação de Julian Casablancas, do grupo Strokes.

19 de fevereiro de 2007

MC Leozinho mistura funk e axé no segundo CD

Autor de Ela Só Pensa em Beijar, um hit de 2006 cantado até por Roberto Carlos em seu especial natalino na Rede Globo, MC Leozinho (foto) já prepara o segundo disco. Uma das músicas será Só Falta Você Aqui, composta em tributo à Bahia para saudar a estréia do funk carioca no circuito oficial do Carnaval de Salvador (Leozinho puxou trio elétrico no domingo, 18 de fevereiro, ao lado de MC Marcinho e Buchecha). Em fase de gravação, o novo CD do funkeiro vai ter temas como Quem Tá na Pista? e Blom Blom Blom. O primeiro CD de Leozinho saiu pela major Universal Music, mas, como não vendeu na proporção do sucesso do funk Ela Só Pensa em Beijar, o artista partiu para a produção independente no segundo álbum.

DVD coleta números de axé em festival baiano

Evento já tradicional da agenda baiana, o Festival de Verão de Salvador vai além da axé music em sua programação. Mas o DVD lançado pela Som Livre - com 18 números captados na edição de 2006 - reúne apenas artistas do gênero. A seleção inclui trechos de shows de Margareth Menezes (Dandalunda e Toté de Maianga), Asa de Águia (O Rei da Rua, Pra Lá de Bragadá e Não Tem Lua), Jammil (Praieiro), Rapazolla (Coração), Vixe Mainha (Já É e o hit Café com Pão), Daniela Mercury (O Reggae e o Mar / Batuque) e Chiclete com Banana (Quero Chiclete). O DVD exibe as imagens transmitidas pela Rede Globo no verão de 2006.

CD de Julieta sai no Brasil via mercado digital

Em mais uma amostra da transformação por que passa a indústria fonográfica, a gravadora Sony BMG optou por lançar o novo disco da cantora mexicana Julieta Venegas (foto) no Brasil somente no mercado digital. Limón y Sal - laureado com o Grammy 2007 na categoria Álbum Pop Latino - terá suas faixas disponibilizadas em lojas virtuais para download pago. O CD - que já vendeu 730 mil cópias no mundo - faz sucesso em países como a Argentina.

Beyoncé grava com Shakira para o duplo 'B'Day'

Dueto inédito de Beyoncé Knowles (foto) com Shakira, na música Beautiful Liar, é o destaque da edição dupla do segundo disco solo de Beyoncé, B'Day. Nas lojas em abril, a edição especial do álbum terá outras duas músicas que não entraram no CD original: If e Flaws & All. O dueto com Shakira em Beautiful Liar será badalado com clipe, já filmado na semana passada. Lançado em setembro, B'Day não fez o sucesso esperado pela gravadora Sony BMG, apesar do single empolgante Check on It. Daí o providencial duo de Beyoncé com a colega colombiana para reverter o quadro.

18 de fevereiro de 2007

Cachaça dá puro samba em CD de duo afinado

Resenha de CD
Título: Cachaça Dá Samba!
Artista: Alfredo Del-Penho & Pedro Paulo Malta
Gravadora: Deckdisc
Cotação:
* * * *

Cachaça, futebol e mulher são temas recorrentes no ideário ainda machista do samba. Bebida barata, fartamente consumida em todo canto do Brasil, a marvada pinga - assim celebrizada em sucesso de Inezita Barroso - já inspirou dezenas de letras que extrapolam o universo do puro samba. Neste Cachaça Dá Samba!, o terceiro CD da dupla de cantores formada por Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta, a pinga é o mote conceitual das 19 músicas reunidas em 14 faixas. Projetado no circuito boêmio da Lapa (RJ), o afinado duo confirma o entrosamento exibido nos discos Dois Bicudos (Biscoito Fino, de 2004) e Lamartiníadas (Deckdisc, de 2005).

Sob a produção de Henrique Cazes, que recrutou feras como Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas) e o mano craque Beto Cazes (percussão), os dois cantores registraram em estúdio o repertório pesquisado para o espetáculo Cachaça Dá Samba, apresentado em 2005 em cachaçaria da Lapa. A Moda da Pinga, o citado hit de Inezita Barroso, dá o toque sertanejo em repertório que incorpora também levadas nordestinas em Quem Não Sabe Beber, um samba que obteve sucesso na voz de Jackson do Pandeiro (1919 - 1982).

Entre modinha (Delírio Alcoólico, de 1913), marchinha (Cachaça), partidos de alto quilate (Beberrão e O que me Dão pra Beber, de Aniceto e Candeia, respectivamente) e um samba calangueado de Zeca Pagodinho (Moenda Velha, parceria com Wilson Moreira), o CD faz saltar a veia etílica de Noel Rosa, autor de três músicas do repertório. Cronista de seu tempo, o Poeta da Vila destila verve em Por Esta Vez Passa e tom meio agridoce em Maria Fumaça, samba em que traça o perfil da arruaceira cachaceira que batiza a música. Já a dolente Pra Esquecer jorra melancolia e lembra até Último Desejo pela poesia com que aborda a desventura amorosa.

Duas inéditas completam o painel etílico do repertório. A Verdade É Pura é belo samba que reafirma a nobreza da grife melódica de Moacyr Luz. Já Baranga das Dez, Broto das Duas é assinada pelo produtor Henrique Cazes sob pseudônimo de Jota Canalha. Enfim, Cachaça dá Samba! é um disco bem sacado que vai embriagar fãs da pinga e do puro samba. É para ouvir o CD da dupla até cair...

Álbuns iniciais do Pretenders voltam com bônus

Os dois únicos (ótimos) álbuns gravados pelo Pretenders com a formação original do grupo - o guitarrista James Honeyman Scott morreria de overdose já em 1982, seguido pelo baixista Pete Farndon em 1983 - estão sendo relançados pela Warner Music em luxuosas reedições turbinadas com CD-bônus com registros de demos e números ao vivo. Pretenders (foto), o álbum de estréia, saiu em dezembro de 1979, após uma de suas melhores músicas, Stop your Sobbing, ter sido lançada em single em janeiro daquele ano. O repertório do disco inclui Precious e Kid. Já Pretenders II, lançado em julho de 1981, sob a produção de Chris Thomas (como o antecessor). Já nas lojas, as reedições duplas estão à altura da importância dos álbuns. Além da embalagem digipack, os CDs trazem alentados textos no encarte sob o grupo de Chrissie Hynde. Mimos para fãs!!!

Estréia do 'Otis Redding inglês' chega ao Brasil

Laureado como o melhor cantor de 2006 na recente premiação do BritAwards, o inglês James Morrison (foto) tem seu primeiro álbum, Undiscovered, editado no Brasil ainda em fevereiro pela Universal Music. Lançado no Reino Unido em julho de 2006, o disco levou a sempre extremada imprensa britânica a se referir a Morrison como o Otis Redding inglês. Apesar do nome que remete a Jim Morrison, ícone do rock e do grupo The Doors, James canta blues, soul e r & b com vocais que evocam a música gospel. You Give me Something, Wonderful World e Under the Influence são algumas músicas do disco. A primeira foi um single na Inglaterra.

DVD recupera show do Who na Ilha de Wight

A videografia digital do grupo The Who já é bem extensa, mas admiradores da banda devem dar especial atenção ao bom DVD Live at the Isle of Wight Festival 1970 (foto), que registra a histórica apresentação feita pelo grupo - com sua formação original - em 30 de agosto de 1970 no tradicional festival da ilha britânica. Filmado pelo cineasta Murray Lerner com requinte, o show teve suas imagens restauradas para a edição deste DVD, lançado este mês no mercado brasileiro pela ST2. O áudio também foi remasterizado e remixado em 5.1 DTS. Nos extras, há uma recente entrevista de 40 minutos com Pete Townshend - também captada pelas boas lentes de Murray Lerner.