Simone exala no palco sensualidade feliz de CD

Este blog continua sendo atualizado no endereço: http://www.blognotasmusicais.com.br


Pop rock lançado em 1977 pelas Frenéticas como carro-chefe do primeiro álbum do grupo, Perigosa é uma das boas surpresas do roteiro do novo show de Simone, Em Boa Companhia, cuja turnê nacional estreou oficialmente no Rio de Janeiro (RJ) na noite de ontem, 18 de setembro de 2009. No palco do Canecão, a cantora - em fotos de Mauro Ferreira - extrapolou o repertório do CD Na Veia e reviveu o hit das Frenéticas numa inusitada pegada bluesy, levada no embalo e na sequência do blues Pagando pra Ver (Abel Silva e Nonato Luís). Outras surpresas do roteiro foram o samba Lá Vem a Baiana (Dorival Caymmi), o frevo Chuva, Suor e Cerveja (Caetano Veloso) - num registro melodioso - e a balada Certas Coisas (Lulu Santos e Nelson Motta). Eis o roteiro cantado por Simone na estreia (nacional) do show Em Boa Companhia:
Ao encerrar com Canta, Canta Minha Gente o bis de seu novo show Em Boa Companhia, que estreou oficialmente no Rio de Janeiro (RJ) na noite de ontem, 18 de setembro de 2009, Simone aproveitou a presença na platéia do autor do samba, Martinho da Vila, e providenciou microfone adicional para que o compositor cantasse alguns versos com ela. Inicialmente, Martinho reviveu seu sucesso de 1974 na mesa onde estava sentado, mas acabou subindo ao palco e, animado, quis até continuar cantando. Mas Simone, delicadamente, foi saindo de cena e puxando seu nego - como ela se refere carinhosamente a Martinho - para os camarins do Canecão. Fecho simpático e surpreendente para um show feliz!!
Resenha de Musical
Com a faixa Pessoal Particular em alta rotação nas rádios desde 8 de junho de 2009, o registro ao vivo do show América Brasil, de Seu Jorge, ganha edição em CD e DVD neste mês de setembro. O show foi gravado em janeiro de 2009 na casa Citibank Hall, em São Paulo. Em América Brasil, o DVD, Jorge recebe as filhas Luz e Flor para cantar Mariana e, nos extras, revive marchinhas (O Teu Cabelo Não Nega, Me Dá um Dinheiro Aí e Mamãe Eu Quero, entre outras) em pot-pourri intitulado Carnaval. O DVD registra o show na íntegra. Já América Brasil, o CD ao Vivo condensa a gravação em 14 faixas. Sem esquecer, claro, Burguesinha, Mina do Condomínio e Trabalhador - três hits radiofônicos que fizeram de Seu Jorge um dos artistas mais bem-sucedidos de 2008. Única música inédita do repertório do CD e do DVD, Pessoal Particular é parceria de Jorge com Leonardo Reis e o guitarrista Peu Meurray.
Babel Eyes - Música das Línguas Virgens é o título do novo álbum de Tetê Espíndola. O disco marca a retomada da parceria da cantora com o compositor francês Philippe Kadosch - iniciada no CD VOZ VOIX VOICE (2001). A ideia foi criar música a partir de fragmentos de línguas já mortas ou em processo de extinção. O disco foi gravado em Paris, no estúdio de Kadosch, com orquestra formada por músicos de várias partes do mundo. Os arranjos são assinados pelos brasileiros Alexandre Mihanovich, Gil Reyes e pelo próprio Kadosch. Kaprolin, Mawaca e Sadis Magicus são algumas músicas do álbum - promovido com shows em São Paulo.
Já editado nos Estados Unidos pelo selo Nublu Records, mas ainda inédito no mercado brasileiro, o quarto álbum de Otto, Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, agrega na ficha técnica nomes como a cantora paulista Céu e a estrela mexicana Julieta Venegas. Céu participa de O Leite. Venegas marca presença na regravação de Lágrimas Negras - a parceria de Jorge Mautner e Nelson Jacobina - e na inédita Saudade. Eis as 10 músicas do CD:
Resenha de Show
Por conta do álbum jazzístico gravado com a big-band holandesa The Metropole Orchestra, Ivan Lins (em foto de Rodrigo Castro) ganhou três indicações ao Grammy Latino de 2009, sendo uma na categoria Álbum do Ano. Ivete Sangalo e Caetano Veloso - com quatro e três nomeações - também representam o Brasil na 10ª edição do Grammy Latino. Liderada pela dupla porto-riquenha Calle 13, que também concorre ao prêmio de Álbum do Ano pelo CD Los de Atrás Vienen Conmigo, a relação de indicados foi divulgada nesta quinta-feira, 17 de setembro. A cerimônia de entrega do 10º Grammy Latino já está programada para 5 de novembro - no Mandalay Bay Events Center - em Las Vegas (EUA).
Por conta das 476 mil cópias vendidas do álbum The Blueprint 3 nos Estados Unidos apenas na primeira semana de lançamento, já contabilizadas pela empresa Nielsen SoundScan, o rapper Jay-z se torna o vice-campeão da parada da revista norte-americana Billboard em todos os tempos. O rapper perde somente para os Beatles, que puseram 19 álbuns no topo das paradas a partir de 1964. Até então, Jay-Z estava empatado com Elvis Presley (1935 - 1977), com 10 álbuns cada um. Lançado em 11 de setembro de 2009, The Blueprint 3 é o 11º álbum de estúdio de Jay-z e agrega na ficha técnica nomes como o duo indie MGMT (co-produtor da faixa Unforgiven), Rihanna e Kanye West (ambos convidados da faixa Run This City). O álbum sai via Warner Music.
Resenha de CD / DVD
Resenha de CD
Resenha de CD
Às vésperas do lançamento do terceiro álbum do quinteto Paramore (Brand New Eyes, nas lojas a partir de 29 de setembro de 2009), a Warner Music (re)põe em catálogo no Brasil o teen álbum de estreia do grupo, All We Know Is Falling, lançado em julho de 2005 com dez faixas repletas de energia e anseios juvenis. Nos Estados Unidos, o disco emplacou singles como Pressure, Emergency e All We Know. Mas foi com o lançamento de Riot! - em 2007 - que o Paramore passou a ser cultuado com fervor pela tribo adolescente. O que justifica a reedição de seu primeiro disco.
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
A foto acima registra instante de descontração no encontro de Ana Carolina com Maria Gadú para a gravação do inédito blues Mais que a mim, parceria de Ana com a cantora e compositora italiana Chiara Civello. O dueto vai poder ser conferido no quinto DVD da artista mineira. O blues chegou a ser gravado para o CD N9ve, mas acabou excluído do disco na mixagem. O novo DVD de Ana Carolina vai apresentar duetos da cantora com nomes como Gilberto Gil (que já gravou sua participação no samba Torpedo, gravado por Ana em N9ve com letra de Gil), Maria Bethânia, Roberta Sá, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello (na faixa Resta), Esperanza Spalding e Antonio Villeroy, entre outros. Gringo Cardia assina o cenário. Monique Gardenberg dirige o DVD.
Em 1968, o itinerante Vinicius de Moraes (1913 - 1980) tinha decidido passar o Natal em Roma, na Itália. No caminho, foi revisitar Portugal, onde, na noite de 19 de dezembro, teve sua presença celebrada em Lisboa por Amália Rodrigues (1920 - 1999) num sarau realizado na casa da diva fadista, na rua de São Bento, com a presença de vários poetas. Foi uma noite regada a vinho, música e poesia. As duas últimas foram captadas pelo engenheiro de som Hugo Ribeiro através de um microfone escondido numa jarra de flores. A esse registro ao vivo, Amália adicionou algumas gravações de estúdio, inseridas entre as poesias para que se tenha a impressão de que tudo aconteceu na mesma noite. O resultado foi ouvido pelo público em 1970 com a edição do sarau em LP. É a gravação que está sendo editada no Brasil em formato de CD pela gravadora Biscoito Fino. Texto de Jorge Mourinha - reproduzido no encarte - recorda a aventura do registro do sarau. No Brasil, Amália / Vinicius era um título até então raro da vasta discografia do poeta. Biscoito realmente fino...
Em 2006, enquanto fazia o álbum Death Magnetic, o grupo Metallica decidiu dar ligeira escapada dos estúdios para voltar aos palcos. Tal fugida gerou a breve turnê Escape from Studio '06, que transitou apenas pela Europa e pela Ásia. O show feito pela banda em 15 de agosto de 2006 no Olympic Main Stadium, em Seoul, na Coréia, foi captado e originou o DVD Metallica Live in Seoul, lançado no exterior em 2008 e ora editado no Brasil, pela gravadora Coqueiro Verde, neste mês de setembro de 2009. A edição nacional apresenta legendas em português nas falas dos músicos. O roteiro reúne 16 temas. Entre eles, Orion, Battery, Enter Sandman, Frantic e Master of Puppets.
Em 18 e 19 de novembro de 2008, somente três meses depois de lançar o CD Junto e Misturado, Latino reeditou a indigesta mistureba do disco em um show gravado ao vivo no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto (SP). O registro está sendo editado pela gravadora Som Livre nos formatos de DVD e CD ao vivo. Uns convidados do disco de estúdio, como Perlla e D'Black, também batem ponto na gravação ao vivo. Perlla se junta a Latino em Selinho na Boca (Simarik). Ele reedita dueto na balada Ponto Final. A dupla André & Adriano faz coro em Pancadão ou Sertanejo, faixa que tenta unir o funk com os sons caipiras. No fim, Latino revive seu hit Festa no Apê e o emenda com hits infantis como Ilariê e O Carimbador Maluco. O roteiro, que começa com o Hino Nacional Brasileiro, fecha com sucessos do grupo Mamonas Assassinas em pot-pourri que inclui hit de Tim Maia (1942 - 1998). Junto e Misturado - Fazendo a Festa é o título do DVD (e CD).
Por conta do núcleo judeu da trama de Caras & Bocas, a trilha nacional da novela incluiu versão em hebraico de Amor Perfeito - hit do álbum de 1986 de Roberto Carlos - em gravação da dupla Gê e Lilaz. Repetindo a dose, a (boa) trilha internacional da história - editada esta semana em CD pela gravadora Som Livre - traz a mesma dupla numa versão em hebraico de É o Amor, primeiro sucesso da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Assinada por Gê Cardoso com Dênis Porto, a versão de É o Amor é intitulada Ahava. Eis as 16 faixas do disco Caras & Bocas Internacional:
Uma homenagem a Michael Jackson (1958 - 2009) - prestada com discurso pungente de Madonna e com número musical liderado por Janet Jackson, irmã do cantor - abriu a cerimônia de entrega da edição 2009 do Video Music Awards, da MTV. Realizada no Radio City Music Hall, em Nova York (EUA), na noite de domingo, 13 de setembro de 2009, a cerimônia consagrou Beyoncé, que recebeu o prêmio de Vídeo do Ano pelo clipe de Single Ladies (Put a Ring on It). Como Beyoncé, a cantora Lady Gaga e o grupo Green Day também levaram três troféus no VMA 2009. Eis os vitoriosos:
Com lançamento programado para outubro de 2009, o álbum de milongas de Vitor Ramil conta com a adesão de Caetano Veloso na Milonga de los Morenos, composta por Ramil a partir de poema do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899 - 1986). Ramil musicou dez poemas de Borges do gaúcho João da Cunha Vargas no ritmo da milonga. O disco foi quase todo feito na Argentina, mas a participação de Caetano (com Ramil em estúdio na foto de Ana Ruth Miranda) foi gravada no Brasil. Ramil produziu um DVD que documenta o processo de gravação e que vai acompanhar o CD editado por seu selo Satolep. Além das dez milongas inéditas, há (re)gravações de Deixando o Pago e Milonga de Manuel Flores.
Publicada originalmente em edição da tradicional revista National Geographic, para onde tinha sida enviada por Jason Neely, a foto do cachorro Sidney em inusitado voo foi parar na capa do sétimo álbum de estúdio do grupo Weezer, Raditude, nas lojas a partir de 27 de outubro de 2009. O dono jura que Sidney é fã do Weezer.
Resenha de CD
Resenha de CD / DVD
Resenha de CD
Resenha de CD