13 de setembro de 2009

Detonautas se ajustam bem ao formato acústico

Resenha de CD / DVD
Título: Acústico
Artista: Detonautas
Roque Clube
Gravadora: Sony
Music
Cotação: * * * 1/2

Os projetos acústicos em geral cumprem objetivo revisionista. No caso do CD e DVD Acústico do grupo Detonautas Roque Clube, gravados dentro da estética da MTV mas sem o selo da emissora, o balanço é até oportuno por ajudar a realçar os méritos de uma banda que foi atropelada por tragédia pessoal - o assassinato de seu guitarrista, Rodrigo Netto, em assalto praticado em 4 de junho de 2006 - justamente quando alçava voos artísticos mais altos. A consequência foi um disco melancólico, O Retorno de Saturno (2008), que não obteve a projeção a que fazia jus. Gravado com apuro visual em 28 de abril de 2009 em show no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro (RJ), o acústico do Detonautas - que marca a entrada do guitarrista Philippe no grupo - expõe a excelência instrumental do sexteto carioca e dá chance a boas músicas como Sonhos Verdes, ofuscadas pelo peso da tragédia e do som do disco mais ousado do grupo, Psicodeliamorsexo&distorção (2006). Ajustadas ao formato acústico, tais músicas parecem estar mais vocacionadas para o sucesso. Mais até do que as duas inéditas inseridas no roteiro, O Inferno São os Outros e Só Nós 2, com destaque para a primeira, eleita para promover o disco. Vale destacar também a oportuna regravação de Até Quando Esperar? - um sucesso da lendária Plebe Rude que se adequa ao discurso politizado do vocalista Tico Santa Cruz. Foi boa a sacada de convidar Igor Cotrim, do grupo Voluntários da Pátria, para recitar o poema Até Quando? na abertura do número (a poesia é ouvida somente no DVD). Além de ter resultado sedutor, o cover de Até Quando Esperar? joga luz sobre uma banda (a Plebe Rude) que precisa ser mais ouvida pelas novas gerações que consomem o pop rock produzido no Brasil. No DVD, além de making of e de um vídeo escondido, o ouvinte tem a chance também de ouvir outro cover (Mais Uma Vez, a bissexta parceria de Renato Russo com Flávio Venturini) e de ver o dueto virtual de Tico Santa Cruz com Rodrigo Netto em Tudo que Falei Dormindo. Enfim, Acústico é o melhor título da discografia do Detonautas Roque Clube, grupo subestimado na cena pop nacional. Há verdade no som da banda!!

8 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Os projetos acústicos em geral cumprem objetivo revisionista. No caso do CD e DVD Acústico do grupo Detonautas Roque Clube, gravados dentro da estética da MTV mas sem o selo da emissora, o balanço é até oportuno por ajudar a realçar os méritos de uma banda que foi atropelada por tragédia pessoal - o assassinato de seu guitarrista, Rodrigo Netto, em assalto praticado em 4 de junho de 2006 - justamente quando alçava voos artísticos mais altos. A consequência foi um disco melancólico, O Retorno de Saturno (2008), que não obteve a projeção a que fazia jus. Gravado com apuro visual em 28 de abril de 2009 em show no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro (RJ), o acústico do Detonautas - que marca a entrada do guitarrista Philippe no grupo - expõe a excelência instrumental do sexteto carioca e dá chance a boas músicas como Sonhos Verdes, ofuscadas pelo peso da tragédia e do som do disco mais ousado do grupo, Psicodeliamorsexo&distorção (2006). Ajustadas ao formato acústico, tais músicas parecem estar mais vocacionadas para o sucesso. Mais até do que as duas inéditas inseridas no roteiro, O Inferno São os Outros e Só Nós 2, com destaque para a primeira, eleita para promover o disco. Vale destacar também a oportuna regravação de Até Quando Esperar? - um sucesso da lendária Plebe Rude que se adequa ao discurso politizado do vocalista Tico Santa Cruz. Foi boa a sacada de convidar Igor Cotrim, do grupo Voluntários da Pátria, para recitar o poema Até Quando? na abertura do número (a poesia é ouvida somente no DVD). Além de ter resultado sedutor, o cover de Até Quando Esperar? joga luz sobre uma banda (a Plebe Rude) que precisa ser mais ouvida pelas novas gerações que consomem o pop rock produzido no Brasil. No DVD, além de making of e vídeo escondido, o ouvinte tem a chance também de ouvir outro cover (Mais Uma Vez, a bissexta parceria de Renato Russo com Flávio Venturini) e de ver o dueto virtual de Tico Santa Cruz com Rodrigo Netto em Tudo que Falei Dormindo. Enfim, Acústico é o melhor título da discografia do Detonautas Roque Clube, grupo subestimado na cena pop nacional. Há verdade no som da banda!!

13 de setembro de 2009 às 12:07  
Blogger Caio said...

Os caras são bons e merecem!

13 de setembro de 2009 às 14:39  
Anonymous Anônimo said...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

13 de setembro de 2009 às 16:10  
Anonymous Anônimo said...

O rapaz é um bom ativista, e é bem intencionado.
Mas, não é uma boa banda de rock.

13 de setembro de 2009 às 18:06  
Anonymous Leonardo Gomes said...

Detonautas é a melhor banda do rock nacional

14 de setembro de 2009 às 12:15  
Blogger Alan said...

Esse DVD está show de bola! Muito bem gravado e com uma seleção de músicas que mostram o que o grupo tem de melhor. É compra certa.

14 de setembro de 2009 às 17:27  
Blogger Nathalie Rizzo said...

Até agora, o melhor acústico brasileiro.

14 de setembro de 2009 às 21:54  
Blogger Esqueci as Chaves said...

Ta bem longe de ser o melhor acústico brasileiro. Bem longe...

15 de setembro de 2009 às 01:38  

Postar um comentário

<< Home