9 de fevereiro de 2008

Elza, Ribas e banda garantem suingue do baile

Resenha de CD
Título: Chega de Saudade - Trilha Sonora Original do Filme
Artista: BiD, Elza Soares, Marku Ribas e Banda Luar de Prata
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Ainda inédito nos cinemas, mas já cultuado nos festivais em que foi exibido, o aguardado segundo filme de Laís Bodansky, Chega de Saudade, já tem sua trilha sonora editada em CD. E tal trilha, produzida por BiD, é das mais interessantes e originais. Como a ação do filme se passa num baile, a seleção musical foca os sons de salão - com direito a dois crooners da pesada: Elza Soares e Marku Ribas. Ela há muito dispensa apresentações. Ribas é um dos ícones do samba-rock cultuado na cena underground da década de 70. A serviço dessas vozes resistentes, há a Banda Luar de Prata, que se garante sem seus crooners em irresistíveis registros dançantes de Como uma Onda (Zen-Surfismo), Bebete Vãobora e Mon Amour, meu Bem, ma Femme. Os metais dão o tom e suingue dos arranjos.

Gravado em estúdio, em setembro de 2006, o álbum nem sempre consegue reproduzir o clima dos salões de bailes. Mas o resultado paira acima da média. Com sua divisão, Elza entorta De Noite na Cama - a música que Caetano Veloso deu para Erasmo Carlos em 1971 - e cai na gafieira com Ribas em Um Calo de Estimação, um samba de Zé da Zilda e José Tadeu. Não é só: a sempre assanhada mulata mexe nas divisões de Não Deixe o Samba Morrer, música associada ao começo de carreira de Alcione, e contribui com os vocais (não creditados...) de Tequila. Por sua vez, Ribas entra no forró com Você Não Vale Nada e responde pelo vocal de Cha Cha Cha, um dos vários temas bem latinos da trilha sonora, que fecha majestosamente com a música que dá nome ao filme em gravação antiga do maestro Rogério Duprat (1932 - 2006). O baile é ótimo.

Sai no Brasil o registro de show do grupo Keane

Já chega às lojas do Brasil Keane Live, o DVD que registra show gravado em 21 de julho de 2007 pelo trio britânico Keane na 02 Arena de Londres. Em 21 números, o roteiro inclui sucessos do grupo. Entre eles, Somewhere Only We Know, Is It any Wonder?, Atlantic e Crystal Ball. Os extras oferecem a opção de assistir ao espetáculo por ângulos diferentes e incluem imagens da banda numa passagem de som da música Is It Any Wonder? - além de alguns takes amadores captados pelos fãs do Keane e de um filme curto sobre a criação do show. O DVD Keane Live está sendo editado no mercado nativo pela gravadora Universal Music.

DVD refaz caminhos do rap através de 34 clipes

Gênero que já dá as cartas no mercado norte-americano, o rap tem história que começa nos anos 70 com o movimento de DJs como o precursor Grandmaster Flash. Não por acaso, é o clipe de Flash, The Message, que abre o bom DVD Hip Hop - The Collection. The Classics. (capa à direita), editado no Brasil pela Universal Music neste início de 2008. Através de 34 clipes, o DVD mostra a evolução - para alguns, involução - do rap ao longo dessas quase três décadas de história. A seleção não é completa, mas abrange vídeos de ícones do hip hop como Beastie Boys (Fight for your Right to the Party), LL Cool J (Phenomenon) e Dr. Dre (Still Dre e Forgot about Dre, com intervenções de Snoop Dog e Eminem, respectivamente). O recente clipe de Candy Shop, de 50 Cent, rapper da linha gangsta, fecha este DVD que refaz os (des)caminhos do hip hop nos 142 minutos de registros do gênero.

DVD perpetua encontros do 'Estúdio Coca-Cola'

A MTV exibiu ao longo de 2007 encontros inéditos de artistas e bandas de estilos diferentes no programa Estúdio Coca-Cola, cujo material rendeu CD e DVD (capa à esquerda) - nas lojas em fevereiro - com seleção de takes das reuniões dos grupos Babado Novo e CPM 22, de Armandinho com a banda paulistana NX Zero e de Nando Reis com o conjunto gaúcho Cachorro Grande. Eis os 21 números do DVD, que inclui (breve) making of do programa:

1. Um Minuto para o Fim do Mundo - Babado Novo e CPM 22
2. Amor Perfeito - Babado Novo e CPM 22
3. A Camisa e o Botão - Babado Novo e CPM 22
4. Dias Atrás - Babado Novo e CPM 22
5. Tarde de Outubro - Babado Novo e CPM 22
6. Bola de Sabão - Babado Novo e CPM 22
7. Ciúmes - Babado Novo e CPM 22
8. Você Não Sabe o que Perdeu - Cachorro Grande e Nando Reis
9. No Recreio - Cachorro Grande e Nando Reis
10. Bom Brasileiro - Cachorro Grande e Nando Reis
11. Sou Dela - Cachorro Grande e Nando Reis
12. Sinceramente - Cachorro Grande e Nando Reis
13. Por Onde Andei - Cachorro Grande e Nando Reis
14. Back in Bahia - Cachorro Grande e Nando Reis
15. Apenas um Olhar - Armandinho e NX Zero
16. Reggae das Tramanda - Armandinho e NX Zero
17. Lua Cheia - Armandinho e NX Zero
18. What I Got - Armandinho e NX Zero
19. Razões e Emoções - Armandinho e NX Zero
20. Além de mim - Armandinho e NX Zero
21. Ursinho de Dormir - Armandinho e NX Zero

8 de fevereiro de 2008

Vandré veta 'Canção da Despedida' para Elba

Previsto para ser lançado no ano passado, o próximo DVD de Elba Ramalho, Raízes e Antenas - Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?, está atrasado. Um dos motivos do atraso é a retirada da Canção da Despedida, um dos números do show gravado em maio de 2007 no Auditório Ibirapuera (SP). Parceiro de Geraldo Azevedo na música, lançada pela própria cantora em 1983 no LP Coração Brasileiro, Geraldo Vandré teria vetado a regravação.

'Canto da Cidade' ganha reedição remasterizada

Daniela Mercury está decidida a evocar seu passado áureo. Além de lançar o DVD O Canto da Cidade - 15 Anos, com o especial exibido pela Rede Globo em 15 de dezembro de 1992, a cantora incluiu no pacote do revival uma edição remasterizada do álbum O Canto da Cidade - originalmente lançado em 1992. Ambos vão ser comercializados em único kit pela gravadora Sony BMG.

CD de Bethânia e Omara terá DVD documental

A exemplo do que já fez em 2006 com o disco Carioca, de Chico Buarque, a gravadora Biscoito Fino também vai pôr nas lojas uma edição dupla do álbum gravado por Maria Bethânia com a cantora cubana Omara Portuondo em janeiro de 2007. A edição vai trazer DVD com documentário do diretor Bruno Natal sobre a gravação do disco, que terá seu lançamento oficializado pelas intérpretes com turnê nacional que inicia no Rio de Janeiro (RJ), no Canecão, de 7 a 16 de março, e passa por onze cidades brasileiras até maio.

Nana regrava hit de Tom & Vinicius para novela

Nana Caymmi voltou aos estúdios. A cantora regravou Eu Sei que Vou te Amar - um dos clássicos da parceria de Tom Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980) - para a trilha sonora da nova novela Beleza Pura, que estreará na Rede Globo em 18 de fevereiro, no horário das 19h. A gravação foi feita na presença do produtor José Milton, que pilota os discos da cantora desde 1993.

7 de fevereiro de 2008

Roberta no DVD da Velha Guarda verde-e-rosa

Roberta Sá, Lenine, Dudu Nobre e Duani integram o farto time de convidados do primeiro DVD da Velha Guarda da Mangueira. A base do vídeo é o show gravado ao vivo em meados de 2005 no Teatro Municipal de Niterói/RJ. Lançada simultaneamente pela Som Livre em CD, a gravação do espetáculo é entremeada com encontros externos dos bambas da Verde-e-Rosa com artistas como Leila Pinheiro. O CD/DVD conta com as participações de Beth Carvalho, Leci Brandão, Nelson Sargento, Ivo Meirelles e de Jamelão - entre outros ícones sempre ligados à Estação Primeira.

Brown e Jobim em francês no álbum de Mendes

Carlinhos Brown é autor e convidado de Odo-Ya, uma das músicas do álbum que Sergio Mendes vai lançar em abril. É o primeiro CD do artista brasileiro desde Timeless (2006), disco bem-sucedido que reabilitou Mendes no mercado norte-americano. Já intitulado Encanto, o novo disco traz outra música de Brown, Funky Bahia. Uma das curiosidades da (eclética) ficha técnica é uma versão em francês de Águas de Março (de Antonio Carlos Jobim), traduzida literalmente para Les Eaux de Mars. Eis as músicas, compositores, produtores e numerosos convidados do ensolarado CD Encanto:

1. The Look of Love (Burt Bacharach - Hal David) com Fergie - faixa produzida por will.i.am
2. Funky Bahia (Carlinhos Brown - will.i.am) com will.i.am & Siedah Garrett - faixa produzida por will.i.am
3. Água de Beber (Antonio Carlos Jobim) com will.i.am - faixa produzida por Sergio Mendes e will.i.am
4. Odo-Ya (Carlinhos Brown) com Carlinhos Brown - faixa produzida por Sergio Mendes
5. Águas de Março (Antonio Carlos Jobim) com Ledisi - faixa produzida por Sergio Mendes
6. Lugar Comum (João Donato e Gilberto Gil) com Dreams Come True / Jovanotti - faixa produzida por Sergio Mendes
7. Somewhere in the Hills (Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Ray Gilbert) com Natalie Cole - faixa produzida por Sergio Mendes
8. Morning in Rio (Toninho Horta) - faixa produzida por Sergio Mendes
9. Dreamer (Antonio Carlos Jobim e G. Lees) com Herb Alpert & Lani Hall - faixa produzida por Sergio Mendes
10. Y Vamos La / ... Let's Go (João Donato e Joyce) com Juanes - faixa produzida por Sergio Mendes
11. Acode (Vanessa da Mata) com Vanessa da Mata - faixa produzida por Sergio Mendes e will.i.am
12. Catavento e Girassol (Guinga e Aldir Blanc) com Gracinha Leporace - faixa produzida por Sergio Mendes
13. E Vamos Lá (João Donato e Joyce) - faixa produzida por Sergio Mendes
14. Les Eaux de Mars (Antonio Carlos Jobim e G. Mustaqui) com Zap Mama - faixa produzida por Sergio Mendes

Mart'nália reproduz aula de samba de Martinho

Resenha de CD
Título: Aula de Samba
- A História do Brasil através do Samba-Enredo
Artista: Alcione, Chico Buarque, Dona Ivone Lara,
Emílio Santiago, Fernanda Abreu, Leci Brandão, Lenine,
Maria Rita, Moska, Simone, Toni Garrido e Zélia Duncan
Produção: Mart'nália
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * *

Um dos mestres do samba-enredo, Martinho da Vila o tornaria menos caudaloso e arrastado nos anos 60 sem descaracterizar o gênero, cujas tradições soube reverenciar ao gravar em 1980 o álbum Samba Enredo. Mart'nália aprendeu a lição em casa e a seguiu com fidelidade ao produzir o bom CD Aula de Samba, idealizado por seu irmão Martinho Filho. A boa idéia foi fazer um disco de caráter educativo com regravações inéditas de sambas-enredos que (re)contem em suas letras passagens da História do Brasil. Para tal, a filha de Martinho convocou time de intérpretes formado por Chico Buarque, Maria Rita, Moska, Simone e outros.

É difícil dissociar Aula de Samba do disco em que Martinho da Vila regravou 12 sambas-enredos históricos em todos os sentidos. Mesmo porque cinco dos onze sambas selecionados por Mart'nália estiveram no repertório do LP lançado por Martinho em 1980. Foi copiando a lição de seu pai que Mart'nália tirou do baú jóias como Benfeitores do Universo, o samba defendido em 1953 pela escola Cartolinhas de Caxias, uma das agremiações de Caxias (município da Baixada Fluminense, RJ) que deram origem à Grande Rio, hoje no Grupo Especial. Coube a Zélia Duncan gravar o obscuro samba.

Muito desanimado, Chico Buarque abre o disco com Exaltação a Tiradentes (Império Serrano, 1949), dando uma aula de como não se cantar samba-enredo. Faltou a Chico o entusiasmo que regeu as boas gravações de Leci Brandão (Dona Beja, a Feiticeira de Araxá - Salgueiro, 1968) e de Moska (Dia do Fico - Beija-Flor, 1962) para citar apenas dois exemplos de faixas mais empolgantes. Contudo, Chico não é o único culpado por sua aula ser bastante enfadonha. Mart'nália parece ter produzido o disco sem pressão... Até mesmo nomes que já gravaram sambas-enredos com animação soam sem a força habitual. Casos de Fernanda Abreu, que defende Os Sertões (Em Cima da Hora, 1976) - aliás, uma aula de como se fazer samba-enredo - e de Simone, intérprete de Aquarela Brasileira (Império Serrano, 1964), samba que está mais para uma aula de geografia...

Mestre dos sambas de enredos históricos, Silas de Oliveira (1916 - 1972) é não por acaso o compositor mais presente no repertório. Além de Aquarela Brasileira, Silas tem seu nome entre os autores de Heróis da Liberdade (Império Serrano, 1969) - um clássico do gênero revivido por Maria Rita - e de Os Cinco Bailes da História do Rio (Império Serrano, 1965), que reaparece na voz nobre da co-autora Ivone Lara (em dueto com um deslocado Toni Garrido).

Nem todos os compositores, entretanto, eram mestres como Silas. E o fato é que alguns sambas, embora sejam irretocáveis do ponto de vista melódico, esboçam versões idealizadas de passagens da História do Brasil. Exemplo é o retrato retocado de Getúlio Vargas (1882 - 1954) esboçado em O Grande Presidente (Mangueira, em 1956), samba de Padeirinho revivido na voz de Alcione. Outro é a visão simplista da abolição da escravidão apresentada em Sublime Pergaminho (Unidos de Lucas, 1968) pelo sempre afinado Emílio Santiago. No todo, o CD é oportuna aula de como fazer um samba-enredo que já não se faz mais. Basta (re)ouvir com Lenine Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade (Unidos de Vila Isabel, 1972), belo clássico de Martinho da Vila, para comprovar que Mart'nália nem precisou sair de casa para aprender a sua lição de samba-enredo...

Preto Tu debuta no disco com EP de seis faixas

O sexteto carioca Preto Tu estréia no mercado fonográfico com EP editado em formato SMD. O disco apresenta seis músicas. Bossa Morta, Ecos do Ego, Abre a Porta, Momento, Balada do Samba e Trava-Língua formam o cartão-de-visitas do grupo. A música que já vem sendo trabalhada na cena indie é o baioque Trava-Língua.

6 de fevereiro de 2008

Boys of Alabama caem no som de New Orleans

Quinteto de gospel que foi projetado em escala mundial ao dividir sublime álbum com Ben Harper (There Will Be a Light, 2004), The Blind Boys of Alabama transitam por jazz e blues ao estilo de New Orleans no recém-lançado álbum apropriadamente intitulado Down in New Orleans, ainda sem previsão de edição no Brasil. A nobre lista de convidados inclui o pianista e arranjador Allen Toussaint (uma das mais perfeitas traduções do som de Orleans), Hot 8 Brass Band e The Preservation Hall Jazz Band. Entre os 12 temas, há I'll Fly away, Free at Last, How I Got over, You Got to Move, I've Got a Home, Uncloudy Day e Down by the Riverside.

Trilha de filme adianta faixas de CD de Elliott

Lançada esta semana em CD nos Estados Unidos, a trilha sonora do filme Step up 2 the Streets inclui duas músicas que estarão no sétimo álbum de Missy Elliott - agendado para este semestre. As faixas são Ching-A-Ling e Shake your Pom Pom. Como o disco de Missy Elliott ainda não tem título, a rapper decidiu promover concurso em seu site oficial para que fãs escolham o nome do CD.

Sideral pretende fazer primeiro registro de show

Nem bem lançou o seu quarto álbum, Dias Claros, Wilson Sideral já planeja seu próximo projeto fonográfico. A idéia é fazer um registro de show que vai dar origem aos primeiros DVD e CD ao vivo do cantor. A gravação deverá acontecer em Belo Horizonte (MG), ainda em 2008, com regravações no repertório e a presença de convidados.

Scarlett lança em maio seu 'songbook' de Waits

Anunciado desde 2006, o CD em que a atriz Scarlett Johansson canta músicas do compositor americano Tom Waits tem, enfim, seu lançamento confirmado para 20 de maio pela gravadora Rhino. Já intitulado Anywhere I Lay My Head - Scarlett Johansson Sings Tom Waits, o álbum foi produzido por Dave Sitek, da banda TV on the Radio, e conta com intervenção de Nick Zinner, guitarrista do grupo Yeah Yeah Yeahs. O repertório inclui dez regravações e uma música inédita. Detalhe: o songbook não marca a estréia da atriz em gravação de disco. Em 2006, Scarlett fez cover de Summertime para o álbum beneficente Unexpected Dreams, que agregou algumas estrelas do cinema.

5 de fevereiro de 2008

Ao vivo de Ivete é reeditado na série 'MusicPac'

A próxima fornada da coleção MusicPac - a série econômica que a Universal Music lançou no Brasil em 2007 para tentar fazer concorrência ao CD Zero criado pela Sony BMG - inclui o CD Ivete no Maracanã - Multishow ao Vivo. O disco ao vivo de Ivete Sangalo é um dos campeões de 2007, tendo vendido desde abril 214 mil cópias na edição convencional (o DVD correspondente chegou a 554 mil exemplares). Com a sua entrada na série MusicPac, que tem preço fixado em R$ 13,90 para títulos nacionais, o número de vendas do disco deverá ser incrementado.

VoaDois dá rasante pelos clichês da axé music

Resenha de CD
Título: Ao Vivo em Salvador
Artista: VoaDois
Gravadora: Universal Music
Cotação: *

Propagado como uma certeira sensação do Carnaval baiano em 2008 por conta do tititi em torno dos ensaios lotados que vem fazendo há cerca de um ano, o grupo VoaDois decepciona em seu primeiro CD, gravado em 10 de agosto de 2007 em show na casa Happy News, lançado em âmbito local e agora (re)editado em escala nacional pela Universal Music após a popularidade da banda (começar a) crescer para além das fronteiras nordestinas. Produto típico da vertente industrializada da música pop baiana, Ao Vivo em Salvadorrasante pelos clichês da axé music e perde na comparação com trabalhos mais antigos de bandas como Eva e Mel, já sinalizando a decadência do gênero nos últimos anos. Difícil acreditar que música tão insossa quanto Amor Pirei tenha dado projeção a este grupo que - a bem da verdade - deve ser entendido como uma dupla, pois todo seu marketing é direcionado para badalar apenas os vocalistas Fredd Moura e Katê. A ponto de os demais músicos da tal banda sequer serem mencionados na capa/contracapa do disco. E o que se ouve é uma sucessão de faixas banais como a balada Jeito de Amar e o tema agalopado Swingue VoaDois, que já é um erro até na grafia - indecisa entre a manutenção da palavra swing no seu original em inglês e a opção pelo termo brasileiro (suingue). Entre alguns 'sai do chão' proferidos por Katê - como na música Americana (Quer Beber), por exemplo - e mais uma tentativa de criar uma dança do axé, como em Mania Doida, o grupo VoaDois não chega a decolar.

Larissa Luz estréia como vocalista do Araketu

Nova vocalista do Araketu, eleita ainda em 2007 para assumir o posto ocupado por Tatau durante quase 20 anos, Larissa Luz vai estrear oficialmente como cantora do grupo nesta terça-feira de Carnaval, 5 de fevereiro de 2008. A primeira gravação de Larissa no Araketu, Nirombá, já pode ser ouvida na (boa) coletânea Trio Elétrico 2008 - editada (em janeiro) pela gravadora Som Livre.

Curiosidades da folia no almanaque do Carnaval

Após o Almanaque do Choro (2003) e o correto Almanaque do Samba (2006), o historiador - de Niterói (RJ) - André Diniz reúne fatos curiosos sobre a folia no Almanaque do Carnaval, já lançado pela editora Zahar. Dividido em quatro capítulos repletos de tópicos e minibiografias de personalidades ligadas aos dias de Momo, o livro reúne informações sobre a composição das primeiras escolas de samba do Rio e atravessa décadas de folia, extrapolando a fronteira carioca. Há farto material sobre o frevo e a axé music, mas sempre no tom superficial típico de almanaques. No fim, há (pequena) cronologia de fatos importantes do Carnaval.

4 de fevereiro de 2008

Produção atual de marchas reverencia passado

Resenha de CD
Título: As Melhores Marchinhas do Carnaval 2008
Artista: Vários
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * 1/2

A terceira edição do concurso nacional de marchas realizado pela Fundição Progresso - no Rio de Janeiro - motivou a inscrição de 612 músicas (inéditas) do gênero. As dez marchinhas destacadas pelo júri foram gravadas e reunidas neste segundo disco gerado pelo concurso idealizado por Perfeito Fortuna. Bem, é fato que a produção de marchinhas está viva. Mas é fato também que são raras as marchinhas recentes que conseguem fazer (ligeira...) frente aos clássicos do gênero. Das dez inéditas registradas neste disco, apenas cinco merecem destaque. Eduardo Dussek, autor e intérprete de Índio Louro com Pinta de Negão, reafirma sua verve carnavalesca. Dois craques do samba, Mauro Diniz e Cláudio Jorge se mostram inspirados com a marcha Volante com Cachaça Não Combina. João Cavalcanti - do grupo Casuarina - se revela talento promissor no gênero com Maria do Cabelo Bom. Vale ressaltar ainda Amor Não me Segura - marcha da dupla Marcus Vinicius Monteiro e Everton Chierici, defendida pelo cantor Moysés Marques - e Das Vilas (Paulo Muniz e Roque), dona da letra mais engenhosa. No todo, fica a sensação de que os autores abordam a marchinha com demasiada reverência como se o gênero estivesse cristalizado e imune aos sons contemporâneos.

Arnaldo e Salmaso na folia da Palavra Cantada

Dupla formada já há 13 anos por Paulo Tatit e Sandra Peres, Palavra Cantada aderiu à folia num álbum dirigido ao público infantil. O disco é embalado no formato digipack com libreto de 24 páginas. Carnaval Palavra Cantada traz 13 músicas - 11 inéditas - que fazem folia através de ritmos como samba, marcha, frevo e caboclinho. Arnaldo Antunes e Mônica Salmaso fazem participações no disco. O tribalista aparece no Carnaval do Geraldo, tema gravado pelo Grupo Rumo - do qual Tatit fez parte. Ela é a convidada de Só Quero a Mamãe e o Papai. As músicas são assinadas por Sandra e pelo trio Paulo, Luiz e Zé Tatit. A exceção é Pirata e Princesa, tema composto por Paulo Padilha para o álbum.

EMI reduz e reedita sua compilação de marchas

Em 2007, a EMI Music reuniu 28 marchas - algumas até bem raras - de seu acervo na boa coletânea dupla intitulada O Melhor Carnaval do Mundo - Os Sambas e Marchas Imortais. Um ano depois, a gravadora repõe a compilação nas lojas em formato simples e reduzido. A seleção (capa do CD à direita) ganha um subtítulo em inglês - The Best Carnaval of the World - e reúne 16 marchas. Entre elas, O Teu Cabelo Não Nega (no registro feito pelo cantor Castro Barbosa para o Carnaval de 1955) e Cachaça (na gravação original realizada por Carmen Costa para a folia de 1953). Aos fãs de compilações do gênero, uma dica: a atual reedição é correta, mas vale a pena correr atrás da edição original dupla, que trazia raridades - como Menino Gay, na voz do apresentador Chacrinha.

Zé Luiz do Império Serrano relança primeiro CD

Presidente da Velha Guarda do Império Serrano, o carioca Zé Luiz relança - pelo selo Pôr do Som - seu primeiro e único CD, Malandros Maneiros, que já tinha sido editado em 2005 com limitada tiragem de 500 cópias que sequer chegaram às lojas. Aos 62 anos, Zé Luiz do Império Serrano exibe no currículo a autoria de sambas como Tempo Ê e E Eu Não Fui Convidado, que fizeram sucesso nas vozes do cantor Roberto Ribeiro (1940 - 1996) e do grupo Fundo de Quintal, respectivamente. Neste disco de estréia, o compositor apresenta parcerias com Nelson Rufino (Fuga), Nei Lopes (Água de Barrela, Inocente Fui Eu, Caído com Elegância e a faixa-título, lançada por Roberto Ribeiro), Nelson Sargento (Amante Vadio) e Wanderley Monteiro (Mal Passada). O artista regravou Tempo Ê.

3 de fevereiro de 2008

Marchas e frevos na voz quente de Maria Dapaz

Resenha de CD
Título: Ô Abre Alas - As Melhores Marchinhas e Frevos do Carnaval de Todos os Tempos
Artista: Maria Dapaz
Gravadora: Atração Fonográfica
Cotação: * * *

Cantora pernambucana cuja voz bela e potente pouco extrapolou as fronteiras do Nordeste, Maria Dapaz já chega ao 15º álbum. Idealizado para o período carnavalesco, Ô Abre Alas reúne marchas e frevos em seleção até óbvia, mas que ganha ar sedutor por conta do canto caloroso da intérprete. O CD apresenta 24 temas em 16 faixas. Como o maestro Gibba Gouveia não procurou inventar moda com os arranjos, ouve-se um disco correto que, embora gravado em estúdio, procura passar o clima quente dos salões. Além das duas únicas faixas da lavra de Dapaz (Marcha do Abacaxi e o frevo Cantiga pra Lua), a surpresa entre clássicos da folia é Confete, parceria de David Nasser e J. Junior.

EMI lança primeiro single do B-52's em 16 anos

Com lançamento agendado pela EMI para 24 de março, o primeiro álbum do grupo The B-52's em 16 anos, Funplex (capa acima), já tem seu primeiro single - a faixa-título - à venda em lojas virtuais. Gravado na Georgia (EUA), terra natal da banda, o disco apresenta 11 músicas dançantes das lavras de Kate Pierson, Fred Schneider, Keith Strickland e Cindy Wilson. Eis as faixas do álbum Funplex:

1. Pump
2. Hot Corner
3. Ultraviolet
4. Juliet of the Spirits
5. Funplex
6. Eyes Wide Open
7. Love in the Year 3000
8. Deviant Ingredient
9. Too Much to Think About
10. Dancing Now
11. Keep the Party Going

Mariah ironiza seus críticos em curta de Spike

Mariah Carey tira um sarro de seus fiéis detratores no delicioso curta-metragem Love and Haters, dirigido por Spike Lee. No filme de quatro minutos, há cenas hilárias em que as línguas ferinas detonam a cantora num clube e num banheiro feminino. "...Dizem que a única relação verdadeira que ela consegue manter é com seu cão", dispara um de seus algozes. O curta de Lee está entre os extras do (luxuoso) DVD duplo The Adventures of Mimi, que está sendo lançado no Brasil pela Universal Music. No disco 1, há o registro de show da última turnê da artista - captado por câmeras de alta definição na Califórnia (EUA). O roteiro de 19 números traz alguns sucessos da artista nos anos 90 (My All, Honey, Hero), mas é centrado no repertório do último fraco álbum de Mariah Carey, The Emancipation of Mimi, que devolveu à cantora o sucesso comercial que ela havia perdido por conta de erros como o filme Glitter. Aliás, alvo de seus detratores no divertido curta de Spike Lee que já vale o DVD. A cantora soube ironizar os seus críticos...

Som Livre apresenta Tom Bloch a todo o Brasil

Grupo formado em 1999, em Porto Alegre (RS), Tom Bloch já chega ao segundo álbum, 2 (capa à direita), com chances de ganhar projeção além do circuito sulista. É que o disco da banda faz parte do pacote inaugural de lançamentos do selo Som Livre Apresenta. Em nove temas inéditos e autorais (Imitação da Vida, Situação de Dança, A Invenção, A Dúvida e O Refém, entre eles), o grupo faz pop rock com eventuais pitadas de música eletrônica. Detalhe: o cantor/líder do Tom Bloch, Pedro Veríssimo, é filho do escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo. Pedro é autor de todas as letras.