5 de fevereiro de 2008

VoaDois dá rasante pelos clichês da axé music

Resenha de CD
Título: Ao Vivo em Salvador
Artista: VoaDois
Gravadora: Universal Music
Cotação: *

Propagado como uma certeira sensação do Carnaval baiano em 2008 por conta do tititi em torno dos ensaios lotados que vem fazendo há cerca de um ano, o grupo VoaDois decepciona em seu primeiro CD, gravado em 10 de agosto de 2007 em show na casa Happy News, lançado em âmbito local e agora (re)editado em escala nacional pela Universal Music após a popularidade da banda (começar a) crescer para além das fronteiras nordestinas. Produto típico da vertente industrializada da música pop baiana, Ao Vivo em Salvadorrasante pelos clichês da axé music e perde na comparação com trabalhos mais antigos de bandas como Eva e Mel, já sinalizando a decadência do gênero nos últimos anos. Difícil acreditar que música tão insossa quanto Amor Pirei tenha dado projeção a este grupo que - a bem da verdade - deve ser entendido como uma dupla, pois todo seu marketing é direcionado para badalar apenas os vocalistas Fredd Moura e Katê. A ponto de os demais músicos da tal banda sequer serem mencionados na capa/contracapa do disco. E o que se ouve é uma sucessão de faixas banais como a balada Jeito de Amar e o tema agalopado Swingue VoaDois, que já é um erro até na grafia - indecisa entre a manutenção da palavra swing no seu original em inglês e a opção pelo termo brasileiro (suingue). Entre alguns 'sai do chão' proferidos por Katê - como na música Americana (Quer Beber), por exemplo - e mais uma tentativa de criar uma dança do axé, como em Mania Doida, o grupo VoaDois não chega a decolar.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

banda eva nunca foi boa para merecer ser citada como referência de axé

5 de fevereiro de 2008 às 14:54  
Blogger Pedro Progresso said...

é verdade o que o Guga disse:
embora eu ache a Banda Eva uma banda ótima, eles nunca foram muito samba-reggae como a Banda Beijo ou Cheiro de Amor.
Não que "na teoria" não seja, mas na prática não é mesmo.

6 de fevereiro de 2008 às 22:43  
Anonymous Anônimo said...

Não quero julgar ninguém pelo mal gosto mnusica, mas dou graças a Deus por ter desoberto o site myspace e apartir de agora poder escolher o que eu quero escolher seja em qual idioma for. Abaixo a essas bandas pré-fabricadas e caça-níques de axé!

7 de fevereiro de 2008 às 17:25  
Anonymous Anônimo said...

Mauro anda tão axezeiro nos últimos dias... Que passe logo esse carnaval...

7 de fevereiro de 2008 às 18:45  
Blogger Bonissimo said...

Eu conheci a banda Voa2 por indicação de amigos de ssa e gostei sim..
tem umas baladas bacanas e a banda faz releituras de musicas de aviões do forro q eu gostei, mas axo q faltou naturalidade, ta mto mecanico os dois.. como foi dito antes parece ser uma banda fabricada pra ganhar dinheiro e pronto, mas acredito q eles tem chance de implacar ainda.

9 de fevereiro de 2008 às 21:55  
Anonymous Anônimo said...

Quero deixar registrado que os comentários anteriores sobre inclusive essa mátéria são de muito MAL GOSTO...A Axé Music é uma realidade e para quem não gosta vão ter que engolir!!!
Além do mais fui a alguns shows da banda Voadois e eles agitam muito, considero sim a grande revelação da não só musica baiana como também brasileira...Um abraço aos amantes da AXÉ MUSIC!!!

3 de março de 2008 às 13:44  

Postar um comentário

<< Home