11 de setembro de 2010

'Segredo' de Leila ganha cor e urgência no palco

Resenha de Show
Título: Meu Segredo Mais Sincero
- Músicas de Renato Russo e Legião Urbana
Artista: Leila Pinheiro (em fotos de Mauro Ferreira)
Local: Teatro Rival (RJ)
Data: 10 de setembro de 2010
Cotação: * * * * 1/2
Em cartaz até 11 de setembro de 2010 no Teatro Rival (RJ)
Disco em que Leila Pinheiro aborda a obra de Renato Russo (1960 - 1996), Meu Segredo Mais Sincero (2010) resultou quase monocromático. Faltou ao CD recém-editado pela gravadora Biscoito Fino as cores que dão o tom pop do show inspirado no álbum. Sob a direção da atriz e escritora Denise Bandeira, autora do roteiro construído com climas variados, a cantora se permite interpretações mais ensolaradas e exteriorizadas. Como visto na feliz estreia carioca de Meu Segredo Mais Sincero - Músicas de Renato Russo e Legião Urbana, no Teatro Rival em 10 de setembro de 2010, Leila faz o show quase sempre de pé e, em alguns números, empunha até uma guitarra. O preto e o branco dão o tom apenas em algumas projeções de filmes e fotos que expressam o universo artístico e pessoal de Renato Russo, cuja voz abre e fecha o show através da reprodução de sua gravação de Let's Face the Music and Dance (Irving Berlin, 1936) extraída do primeiro disco solo do cantor, The Stonewall Celebration Concert (1994) - de cujo repertório, aliás, Leila também pinçou Cherish (1989), hit de Madonna, iluminado instante pop de show que peca somente pelo tom artificial do primeiro texto da cantora.
É com a vinheta a capella de Perfeição (1993) que Leila entra em cena. Já nos primeiros números, Ainda É Cedo (1985) e Quase sem Querer (1986), já se percebe que a intérprete está cantando para fora. A habitual segurança vocal permite a cantora encarar bem tanto o dueto virtual com Russo em La Solitudine - sucesso da cantora italiana Laura Pausini que o cantor regravou em seu segundo disco solo, Equilíbrio Distante (1995) - quanto os versos quilométricos de Índios (1986). Dentro dessa atmosfera solar, Leila ainda apresenta Daniel na Cova dos Leões (1986) antes de se dirigir ao piano para entoar O Teatro dos Vampiros (1991) e, extrapolando a seleção do disco, Mais uma Vez. Sozinha com seu piano, Leila realça com sua voz e sua alma toda a beleza melódica e poética desta única parceria de Renato com o mineiro Flávio Venturini, (mal) gravada pelo 14 Bis em seu álbum Sete (1987). Na sequência, Leila sublinha - nos tons mais urgentes de registro nervoso - o inconformismo elétrico de Conexão Amazônica (1980 - 1987), tema de Renato e Fê Lemos que pertencia ao cancioneiro da banda Aborto Elétrico. É ainda nesse clima que Leila revive os anseios da Geração Coca-Cola (1985) e que mergulha em Angra dos Reis (1987), tema em que o diretor musical do show, Cláudio Faria, consegue fazer um bom uso dos teclados e programações. Abundantes no disco, os teclados têm sua onipresença diluída no show pela guitarra de Webster Santos, especialmente notável em Tempo Perdido (1986), outro grande momento do roteiro que tangencia o rock com a mesma naturalidade com que esboça leve clima bossa-novista para Leila narrar a saga de Eduardo e Mônica (1986) em dueto de vozes e violões com Maurício Oliveira, cujo baixo largo pontua Por Enquanto (1985), outra boa surpresa do repertório. Em seguida, o hit Pais e Filhos (1989) chega à cena extremamente sedutor, reiterando a supremacia do show sobre o disco. O perfeito equilíbrio de climas do roteiro faz com que o show nunca fique linear. Se Boomerang Blues (1986) pega rota estradeira para evocar um blues primitivo, quase rural, Música Urbana 2 (1986) capta a efervescência urgente das metrópoles. E, já no fim, a bateria de João Viana sublinha o peso do medley que costura a citação de Que País É Este? (1978 - 1987) com Será (1985). Aos 50 anos de vida e 30 anos de carreira sincera, Leila Pinheiro ainda tem segredos para revelar ao seu público no palco.

Leila canta Madonna ao celebrar Russo em cena

Parceria de Madonna com Patrick Leonard, lançada por Madonna no seu álbum Like a Prayer (1989) e revivida por Renato Russo (1960 - 1996) em seu disco solo The Stonewall Celebration Concert (1994), Cherish ganha interpretação de Leila Pinheiro no belo show Meu Segredo Mais Sincero - Músicas de Renato Russo e Legião Urbana . O show chegou ao Rio de Janeiro (RJ) em 10 de setembro de 2010, no Teatro Rival - onde fica em cartaz até este sábado, 11 de setembro. Aberto e fechado com a voz do próprio Russo em Let's Face the Music and Dance (Irving Berlin), em gravação de seu álbum gay de 1994, o roteiro urdido pela atriz Denise Bandeira - diretora do espetáculo - surpreende também ao esboçar clima bossa-novista para Leila narrar a saga de Eduardo e Mônica em dueto com o baixista Maurício Oliveira. Eis o roteiro seguido pela cantora - vista no post em fotos de Mauro Ferreira - na (ótima) estreia carioca do show Meu Segredo Mais Sincero:
1. Let's Face the Music and Dance - Renato Russo (em off)
2. Perfeição
3. Ainda É Cedo
4. Quase sem Querer
5. La Solitudine - em dueto virtual com Renato Russo
6. Índios
7. Daniel na Cova dos Leões
8. O Teatro dos Vampiros
9. Mais uma Vez
10. Conexão Amazônica
11. Há Tempos
12. Geração Coca-Cola
13. Angra dos Reis
14. Eduardo e Mônica - em dueto com Maurício Oliveira
15. Hoje
16. Tempo Perdido
17. Por Enquanto
18. Pais e Filhos
19. Cherish
20. Boomerang Blues
21. Música Urbana 2
22. Que País É Este? / Será
Bis:
23. Quase sem Querer
24. Geração Coca-Cola
25. Let's Face the Music and Dance - Renato Russo (em off)

Rodrigo grava DVD com Ney, Taviani e Frejat

Enquanto aguarda a retomada das atividades do Barão Vermelho, programada para 2012 com turnê comemorativa dos 30 anos de carreira do grupo carioca, o baixista Rodrigo Santos investe na carreira solo e agenda a gravação de seu primeiro DVD para 20 de setembro de 2010. O registro ao vivo vai ser feito em show no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Rodrigo (visto no post em foto de Daryan Dornelles) receberá os convidados Ney Matogrosso, Roberto Frejat, Isabella Taviani, Leoni e Miquinhos Amestrados.

'Close-up 2' de Vega sai no Brasil em novembro

Lançado no exterior neste mês de setembro de 2010, o segundo dos quatro volumes da série Close-up de Suzanne Vega, People & Places, vai ganhar edição brasileira em novembro pelo selo Lab 344. Nesse projeto retrospectivo, Vega regrava músicas de seus 25 anos de carreira fonográfica em quatro álbuns temáticos. Eis o ótimo repertório do CD Close-up Vol.2, People & Places:
1. Luka
2. Zephyr & I
3. NY Is a Woman
4. In Liverpool
5. Calypso
6. Fat man & Dancing Girl
7. The Queen & the Soldier
8. Rock in This Pocket (Song of David)
9. Angel's Doorway
10. Ironbound/Fancy Poultry
11. Neighbourhood Girls
12. Tom's Diner
13. The Man Who Played God

10 de setembro de 2010

Rihanna se expõe de cabelos vermelhos em capa

Rihanna aparece de cabelos vermelhos na estilosa capa do single que lançou esta semana no exterior. Only Girl (In the World) deu o pontapé inicial na promoção do quinto álbum da artista, Loud, cujo lançamento já está agendado para novembro de 2010.

Arnaldo, Caê e Miklos entram na pele de Salem

Segundo CD solo de Fernando Salem, editado pelo recém-aberto selo Vidal Records, Rugas na Pele do Samba lista na ficha técnica os nomes de Arnaldo Antunes, Caetano Veloso e do titã Paulo Miklos. Arnaldo Antunes é parceiro e convidado de Salem na faixa Odalisca. Caetano participa do tema que dá título ao álbum, Rugas na Pele do Samba, composto com inspiração nos sambas Rugas (Nelson Cavaquinho, Ary Monteiro e Augusto Garcez) e Festa Imodesta (Caetano Veloso). Já Miklos dá o ar da graça em Transfiguração. Ao longo das 13 faixas do disco, Salem apresenta 11 temas autorais e revive dois sambas antigos, Olha o Padilha (Ferreira Gomes, Bruno Gomes e Moreira da Silva) e Palhaço (Nelson Cavaquinho, Oswaldo Martins e Washington Fernandes).

Disco com raras de Ray revela dueto com Cash

Com o pretexto de celebrar os 80 anos que Ray Charles (1930 - 2004) completaria em 23 de setembro de 2010, a gravadora Concord Records revirou o baú do artista e pescou dez pérolas para editar a coletânea de raridades Rare Genius - The Undiscovered Masters, nas lojas a partir de 26 de outubro. A grande novidade da seleção é Why me, Lord? - inédito dueto de Ray com Johnny Cash (1932 - 2003), gravado em 1981 em Nashville (EUA), com produção de Billy Sherrill, para LP abortado pela extinta CBS por razões desconhecidas. Em seu registro original, a música se chamava apenas Why me? e é da lavra do cantor de country Kris Kristofferson. Rare Genius - The Undiscovered Masters inclui também músicas como a balada It Hurts to Be in Love, A Little Bitty Tear (country de Hank Cochran tingido de blues por Ray), o soul I Don’t Want No One But You, Love’s Gonna Bite You Back, Wheel of Fortune, There'll Be Some Changes Made e She's Gone.

Metallica lança EP com oito gravações ao vivo

O Metallica anunciou em seu site oficial a edição de um EP com oito gravações ao vivo captadas nas últimas quatro turnês feitas pelo grupo na Austrália e na Nova Zelândia, em 1989, 1993, 1998 e 2004. Os oitos registros do Six Feet Down Under EP são todos inéditos. Eis as faixas do disco, que estará à venda a partir de 20 de setembro de 2010 somente na loja virtual do site da banda:
1. Eye of the Beholder
Gravada em 4 de maio de 1989 no Festival Hall em Melbourne
2. ...And Justice for All

Gravada em 4 de maio de 1989 no Festival Hall em Melbourne
3. Through the Never

Gravada em 8 de abril de 1993 no Entertainment Centre em Perth
4. The Unforgiven

Gravada em 4 de abril de 1993 no Entertainment Centre em Perth
5. Low Man's Lyric (Acoustic)

Gravada em 11 de abril de 1998 no Entertainment Centre em Perth
6. Devil's Dance

Gravada em 12 de abril de 1998 no Entertainment Centre em Perth
7. Frantic

Gravada em 21 de janeiro de 2004 no Entertainment Centre em Sydney
8. Fight Fire with Fire

Gravada em 19 de janeiro de 2004 no Entertainment Centre em Brisbane

9 de setembro de 2010

Inéditas e regravações dão vida ao disco de Zeca

Uma parceria de Sereno com Moacyr Luz, Vida da Minha Vida dá título ao álbum que Zeca Pagodinho lança neste mês de setembro de 2010, via Universal Music. O samba já foi gravado por Pagodinho em dueto com Moacyr Luz no CD Batucando (2009), de Luz. Entre regravações do naipe de Encanto da Paisagem (Nelson Sargento), Candeeiro da Vovó (Ivone Lara e Délcio Carvalho), Poxa (samba popular de Gilson de Souza dos anos 70, eleito para promover o disco nas rádios) e a pouco conhecida Chama de Saudade (parceria de Serginho Meriti e Beto sem Braço, lançada por Marquinho Satã em 1986), Pagodinho canta inéditas como Hoje Sei que te Amo (Nelson Rufino), Pela Casa Inteira (Almir Guineto, Magalha e Fred Camacho), O Garanhão (tema em rotação na trilha sonora da novela Passione) e Orgulho do Vovô (Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz), única música assinada pelo artista no CD pilotado por Rildo Hora, habitual produtor dos discos de Zeca.

Sandra vai regravar Crioulo ao vivo com Donato

A foto acima flagra o encontro de João Donato com Sandra de Sá no estúdio durante o ensaio da música Crioulo. Parceria de Sandra com Adriana Milagres, lançada no álbum AfricaNatividade - Cheiro de Brasil (2010), Crioulo ganha as cores de Donato no registro ao vivo do show comemorativo dos 30 anos de carreira da cantora. A gravação - agendada para o próximo sábado, 11 de setembro de 2010, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ) - vai gerar, ainda este ano, CD, DVD e especial de TV do Canal Brasil.

Ferry regrava Traffic e Buckley no CD 'Olympia'

Com foto da modelo Kate Moss na capa inspirada em pintura de Édouard Manet (1832 - 1883) do século 19, o 13º álbum de estúdio da carreira solo de Bryan Ferry, Olympia, já tem lançamento agendado para 25 de outubro de 2010 pela EMI Music. O sucessor de Dylanesque (2007) reúne convidados como David Gilmour, Groove Armada, Scissor Sisters, Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) e Jonny Greenwood (guitarrista do grupo Radiohead). O repertório apresenta oito inéditos temas autorais de Bryan Ferry e covers dos repertórios de Tim Buckley (Song to the Siren) e do grupo Traffic (No Face, No Name, No Number). Disco sai no Brasil.

Alma afro de Aleluia aflora em 'Cinco Sentidos'

Resenha de CD
Título: Cinco Sentidos
Artista: Mateus Aleluia
Gravadora: Garimpo Discos
Cotação: * * * *

Integrante do grupo vocal Os Tincoãs, trio baiano hábil no uso de temas do Candomblé em repertório que religava Brasil e África através do sincretismo religioso, Mateus Aleluia debuta tarde na discografia solo, aos 66 anos, com Cinco Sentidos. Destaque da fornada de 2010 do selo fonográfico Garimpo Discos, o CD soa profundo, denso, com uma alma que mantém o som de Aleluia em fina sintonia com a matriz africana. Até mesmo um samba mais convencional - como Palavra que Reza (Palavra de Imbondeiro), cantado por Mateus em dueto com sua filha, Fabiana Aleluia, convidada também de Amor Cinza - exala algo de ancestral. A primeira de suas onze faixas, Ogum Pa, já dá a pista certeira sobre o tom meio sacro deste álbum impregnado de religiosidade e de negritude. Tema de grande beleza, Ogum Pa mais parece um mantra afro tamanho o seu poder de sedução. Apenas a voz grave de Aleluia e o piano de Ubiratan Marques criam tal atmosfera de sedução que é reeditada - quase com o mesmo êxito - em Koumba Tam, tema que Aleluia põe (boa) música em versos do escritor senegalês Léopold Sedar Senghor (1906 - 2001) e do pintor Pablo Picasso (1881 - 1993). Única faixa que não é da lavra autoral de Mateus Aleluia, A Lente do Homem (Manu Lafer) reitera o tom filosófico e calmo que pauta Cinco Sentidos. Dentro da rota afro-brasileira seguida pelo disco, a regravação de Cordeiro de Nanã - único sucesso do repertório dos Tincoãs - destaca a voz de Fabiana Aleluia (em seu canto mais inspirado no disco). Gravado até por João Gilberto, Cordeiro de Nanã é da lavra de Mateus Aleluia com Dadinho, parceiros também em Lamento às Águas / Na Beira do Mar, destaque de CD que embaralha sacro e profano - e Brasil e África - sempre fiel à idelogia e à musicalidade do artista.

8 de setembro de 2010

Bethânia e Gadú disputam 11º Grammy Latino

Maria Bethânia (vista em foto de Murillo Meirelles) conquistou importante indicação ao 11º Grammy Latino. Sua interpretação de Tua - música de Adriana Calcanhotto que deu título a um dos dois álbuns lançados pela cantora em 2009 - concorre ao troféu de Gravação do Ano, um dos mais importantes da premiação latina, agendada para 11 de novembro de 2010 em Las Vegas (EUA). Divulgada nesta quarta-feira, 8 de setembro, a lista de indicados também inclui (vários) outros artistas brasileiros nas categorias principais. Entre eles, há Maria Gadú, concorrente aos troféus de duas categorias gerais, Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor Compositor. No todo, os cantores Alejandro Sanz, Camila Jorge Drexler e Juan Luis Guerra dominam a premiação. Eis os indicados às mais significativas categorias do 11º Grammy Latino:
Álbum do Ano:
* Y. - Bebe
* Cardio - Miguel Bosé
* Dejarte de Amar - Camila
* A Son de Guerra - Juan Luis Guerra
* Paraíso Express - Alejandro Sanz

Gravação do Ano:
* Tua - Maria Bethânia
* Se me Hizo Fácil - Buika
* Mientes - Camila
* Una Canción me Trajo Hasta Aquí - Jorge Drexler
* Desde Cuándo - Alejandro Sanz
Canção do Ano:
* Cuando me Eamoro - Descemer Bueno e Enrique Iglesias
* Desde Cuándo - Alejandro Sanz e Tomás Torres
* Las Calles - Rubén Blades
* Mientes - Mario Domm e Mónica Vélez
* Una Canción me Trajo Hasta Aquí - Jorge Drexler
Artista Revelação:
* Alex Cuba
* Estrella
* Maria Gadú
* Jotdog
* Koko

Melhor Álbum de Jazz:
* L-O-V-E - Issac Delgado
* Sambolero - João Donato Trio
* Off and on: The Music of Moacir Santos - Mark Levine and The Latin Tinge
* Psychedelic Blues - Poncho Sánchez
* Cuban Dreams - Chuchito Valdés
* Esta Plena - Miguel Zenón

Melhor Álbum Instrumental:
* Luz da Aurora - Yamandu Costa & Hamilton de Holanda
* O tempo e a Música - Arthur Maia
* Afrobossanova - Paulo Moura e Armandinho
* A Time for Love - Arturo Sandoval
* Latin American Chillout - Soto 75

Melhor Álbum de Cantor Compositor:
* Cantares del Subdesarrollo - Rubén Blades
* Cruce de Caminos - Santiago Cruz
* Amar la Trama - Jorge Drexler

* Maria Gadú - Maria Gadú
* Segunda Cita - Silvio Rodriguez

Rubinho Jacobina prepara segundo CD autoral

Compositor presente nas fichas técnicas de discos de cantoras como Nina Becker e Silvia Machete, Rubinho Jacobina - visto em foto tirada de seu MySpace - prepara seu segundo disco autoral. Previsto para ser lançado até o fim de 2010, o sucessor do CD Rubinho e Força Bruta (2005) vai incluir no repertório dois temas do compositor Haroldo Barbosa (1915 - 1979) entre várias inéditas da lavra de Jacobina, que é sobrinho de Nelson Jacobina.

Trilha de 'É com Esse que Eu Vou' em CD duplo

Em cartaz no Rio de Janeiro (RJ), o musical É com Esse que Eu Vou tem sua trilha sonora editada em CD duplo já posto nas lojas pela gravadora Biscoito Fino. Gravada em estúdio, a vasta trilha enfileira 82 sambas em 28 faixas defendidas pelos sete cantores que compõem o afinado elenco do espetáculo de Charles Moeller & Cláudio Botelho. Em solos e duetos, Alfredo Del-Penho, Beatriz Faria, Lilian Valeska, Mackley Matos, Marcos Sacramento, Pedro Paulo Malta e Soraya Ravenle revivem - sob a direção musical do violonista Luís Filipe de Lima- sambas até então esquecidos como E o Vento Levou (Benedito Lacerda e Herivelto Martins, 1941), Zé Marmita (Brasinha e Luís Antônio, 1953), Sete Horas da Manhã (Ciro de Souza, 1942), Semana Inteira (Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, 1953), ... e o 56 Não Veio (Wilson Batista e Haroldo Lobo, 1944), Deus me Perdoe (Lauro Maia e Humberto Teixeira, 1946), Madureira Chorou (Carvalhinho e Júlio Monteiro, 1957), Velho Descarado (Herivelto Martins, 1946), Amor de Carnaval (Zé Kétti, 1968) e Sei que É Covardia (Ataulfo Alves e Claudionor Cruz, 1939), entre outras pérolas garimpadas no baú dos sambas de Carnaval por Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, idealizadores e pesquisadores do musical É com Esse que Eu Vou. Vale ouvir!!

Jones põe a alma no espiritual 'Praise & Blame'

Resenha de CD
Título: Praise & Blame
Artista: Tom Jones
Gravadora: Island
/ Universal Music
Cotação: * * * 1/2

Aos 70 anos, completados em junho de 2010, o cantor Tom Jones - uma das vozes mais ouvidas no Reino Unido ao longo das últimas cinco décadas - põe toda sua alma em Praise & Blame, álbum de covers e de cunho mais espiritual que marca a estreia do artista na gravadora Island. Embora ainda devoto do blues, como atestam faixas como Burning Hell (da lavra de John Lee Hooker), Tom Jones faz sua pregação através do cancioneiro gospel de nomes como Bob Dylan (What Good I Am? - grandiosa faixa em que o artista faz balanço existencial através dos versos de Dylan) e Mahalia Jackson (1911 - 1972), de cujo denso repertório o cantor revive o tema tradicional Didn't It Rain. Produzido por Ethan Johns com instrumental enxuto, Praise & Blame mostra que a voz de Jones resiste com dignidade ao passar dos (70) anos. Entretanto, é a alma com que o cantor encara tal repertório que dá significado especial a este álbum dominado pelo gospel e pelo blues, com alguns toques de soul e de rock. De certa forma, o CD é um acerto de contas com o passado musical de Tom Jones, que sempre cantou o cancioneiro gospel, mas nunca o tinha registrado num disco. Praise & Blame é trabalho de fé na música e na vida!!

7 de setembro de 2010

'Ária' dá ar rarefeito ao canto do crooner Djavan

Resenha de CD
Título: Ária
Artista: Djavan
Gravadora: Luanda Records / Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Primeiro disco de Djavan como intérprete, Ária dá ar rarefeito ao canto habilidoso do artista, que se exercita como crooner com a maturidade que ainda não pautava sua voz nos anos 70, década em que Djavan gravou temas alheios para trilhas sonoras de novelas da TV Globo e cumpriu expediente noturno em boates do Rio de Janeiro (RJ) enquanto procurava sedimentar sua obra autoral no mercado fonográfico. Produzido e arranjado pelo próprio Djavan, Ária transita intencionalmente na contramão estilística dos bissextos registros emotivos em que Djavan se aventurou como intérprete quando já era compositor de forte personalidade autoral - notadamente Sorri (Charles Chaplin em versão de Braguinha) e Correnteza (Tom Jobim e Luiz Bonfá), grandes faixas de seu álbum Malásia (1996). Já na primeira faixa de Ária, Disfarça e Chora (Cartola e Dalmo Castello), salta aos ouvidos a ambiência cool do álbum. Munido apenas de sua voz e de seu violão, Djavan repagina o samba em tons sofisticados com a mesma rala dose de emoção que pauta o abolerado samba-canção Sabes Mentir (Othon Russo), extraído do cancioneiro folhetinesco de Ângela Maria, símbolo da influência materna na escolha afetiva das 12 músicas que formam o repertório de Ária. Entre o banal (Palco, sem o clima festivo deste clássico de Gilberto Gil) e o sublime (Brigas Nunca Mais, o samba de Tom & Vinicius retocado no compasso de valsa), o crooner Djavan brilha ao fazer sua sincopada Apoteose ao Samba (Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira), ao voar em céu de brigadeiro pela reconhecível rota melódica de Fly me to the Moon (Bart Howard), ao desvendar a beleza ainda oculta em Luz e Mistério (Beto Guedes e Caetano Veloso) e ao apresentar ao Brasil um (belo) tema espanhol mais contemporâneo, La Noche (Enrique Heredia Carbonell e Juan Jose Suarez Escobar), pinçado do repertório da cantora Montse Cortez. Em contrapartida, Djavan apenas bate ponto como crooner ao diluir a densidade da Valsa Brasileira (Chico Buarque e Edu Lobo) e ao fazer sua Oração ao Tempo (Caetano Veloso) com a percussão divina de Marcos Suzano. Entre mais acertos do que erros, o registro em scats de Treze de Dezembro (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) reitera o tom rarefeito de Ária, disco que confirma a rara habilidade de Djavan como crooner sem oferecer o que se espera do (esperado) primeiro disco de intérprete do compositor.

Rihanna anuncia o álbum 'Loud' com 'Only Girl'

Rihanna anunciou que vai lançar seu quinto álbum de estúdio, Loud, em novembro de 2010. Em oficiosa rotação na internet, o primeiro bom single do sucessor de Rated R (2009), Only Girl (In the World), já está sendo lançado nesta terça-feira, 7 de setembro.

DVD reabre o diário escrito por Ozzy em 1982

Speak of the Devil - o DVD de Ozzy Osbourne ora editado no Brasil pela gravadora ST2 - não é a versão em vídeo do homônimo registro ao vivo lançado em 1982 na forma de álbum duplo. Neste disco de 1982, Ozzy reviveu apenas sucessos do Black Sabbath. Já o DVD exibe - como explicita o subtítulo - a gravação da turnê promocional do segundo álbum solo de Ozzy, Diary of Madman (1981). O show foi captado em 1982 no Irvine Meadows Amphihtheater, na Califórnia (EUA). O roteiro apresenta alguns clássicos do repertório do Sabbath, como Paranoid, mas inclui músicas dos dois primeiros trabalhos individuais do cantor. Afiado quarteto divide o palco com o astro.

Sai no Brasil DVD com show do Linkin em NY

Em 11 de maio de 2007, o grupo Linkin Park fez show promocional no Webster Hall, um clube de Nova York (EUA). Gravado ao vivo, o registro oficioso do show foi editado em DVD que está sendo lançado no Brasil neste mês de setembro de 2010 pela gravadora Coqueiro Verde. Mike Shinoda e Cia. apresentam no DVD Linkin Park in New York (Webster Hall - 2007) um roteiro de 16 números que enfileira temas como One Step Closer, Papercut, Numb, In the End, Bleed It out, Give up e Faint, entre outros petardos. A edição nacional tem legendas em português nas falas dos músicos. Mas o áudio é 2.0...

6 de setembro de 2010

Clima de 'night' dilui a beleza do som de Maita

Resenha de Show
Projeto: Rival + Tarde
Título: Lero-Lero
Artista: Luísa Maita (em fotos de Mauro Ferreira)
Local: Teatro Rival (RJ)
Data: 5 de setembro de 2010
Cotação: * * *
O clima de night do Rival + Tarde - projeto idealizado pela atriz Leandra Leal para trazer artistas e sons mais contemporâneos para a programação do Teatro Rival - diluiu a beleza da música de Luísa Maita. Incensada com razão pela crítica por conta de seu recém-editado CD Lero-Lero, a cantora e compositora paulista fez dentro do projeto o primeiro show carioca de lançamento do disco. Já era madrugada de domingo, 5 de setembro de 2010, quando Maita apareceu no palco do Rival para cantar roteiro aberto por Anunciou, um dos temas autorais de seu álbum. O que se viu foi uma cantora charmosa, bonita e de boa presença cênica. Projeções no telão criaram ambiência e cenário diferentes para cada música e sinalizaram o capricho da produção. No entanto, a apresentação de Maita no Rival + Tarde não fez jus ao disco. Sambas como Lero-Lero não chegaram ao palco em sua melhor forma. Em parte, porque a cantora demorou a entrar no tom (somente a partir do terceiro número, Desencabulada, sua voz começou a ser projetada com mais clareza). Em parte, porque o público agitado da pista do Rival estava, em sua maioria, mais a fim de balada do que de ver um show. A ponto de o burburinho da plateia ter suplantado os sons delicados da bossa Amor e Paz, um dos temas mais belos do disco Lero-Lero. Sem a devida atenção do público, Amor e Paz foi entoada por Maita com o violão de Rafael Moraes, integrante do trio que a acompanhou em cena (com direito a algumas bases pré-gravadas em temas como Maria e Moleque). E o fato é que o show não decolou, inclusive porque Maita precisa aprimorar a emissão de sua voz no palco. Músicas como Aí Vem Ele e Mire e Veja poderiam ter resultado bem mais sedutoras em cena. O disco tem vivacidade que se perdeu no show. Nem o bom último número, Fulaninha, eliminou a sensação de que o show não surtiu efeito entre o público que parecia apenas esperar a saída de Maita de cena para curtir o som do DJ Maurício Valladares em mais uma edição da festa Ronca Ronca. Uma pena!!

'A Semente' faz brotar o tributo de D2 a Bezerra

Samba lançado por Bezerra da Silva (1927 - 2005) no LP Justiça Social, de 1987, A Semente (Roxinho, Tião Miranda, Felipão e Walmir da Purificação) é o primeiro single do álbum Marcelo D2 Canta Bezerra da Silva - nas lojas em meados deste mês de setembro de 2010, pela EMI, com sambas como Meu Bom Juiz, Malandragem Dá um Tempo, A Necessidade e Partideiro sem Nó na Garganta, entre vários outros temas do repertório de Bezerra.

Brown celebra Los Fabulosos Cadillacs em disco

Grupo argentino formado em 1984 e ainda hoje influente no rock latino, Los Fabulosos Cadillacs ganha um (segundo) tributo em disco. Nas lojas portenhas a partir de novembro de 2010, o CD Vos Sabés... Como te Esperaba! Vol. 2 agrega nomes como o brasileiro Carlinhos Brown, a banda mexicana Panteón Rococó, o argentino Pablo Lescano e o grupo chileno Los Tres. Brown - visto em foto de João Meirelles - participa do álbum com a regravação de Siguiendo la Luna. O grupo mistura rock com reggae e com ska.

CD do Skank estampa foto do Mineirão em 1965

Nas lojas na segunda quinzena deste mês de setembro de 2010, o CD, DVD e blu-ray Multishow ao Vivo - Skank no Mineirão estampam na capa uma foto vintage do Mineirão, feita por Paulo Albuquerque em 5 de setembro de 1965, data da inauguração do mais famoso estádio de Belo Horizonte (MG). Rara, a foto integra o acervo de Câncio de Oliveira, colecionador de imagens da capital mineira. O canal Multishow exibirá o especial em 12 de setembro.

5 de setembro de 2010

Voo de Ivete ao gravar show ao vivo no Madison

Foi voando, suspensa no ar por balões, que Ivete Sangalo finalizou a gravação ao vivo do show que fez no Madison Square Garden, em Nova York (EUA), na noite de 4 de setembro de 2010 - como comprova a foto do Studio Samuel Cerqueira, extraída do blog oficial da cantora sobre o projeto Multishow ao VivoIvete Sangalo no Madison Square Garden. A estrela baiana abriu o roteiro com Brasileiro e, na sequência, cantou músicas como Aceleraê e Desejo de Amar. Primeiro convidado da noite, o colombiano Juanes fez dueto bilíngue com Ivete - em português e espanhol - na inédita Dar-te. Alguns números depois, a cantora recebeu o brasileiro Seu Jorge para dueto na também inédita Pensando em Nós Dois. Terceira convidada da noite, a canadense Nelly Furtado entrou em cena para dividir com Ivete Sangalo a interpretação, em inglês, da inédita Where It Begins, primeira parceria das duas artistas. Completando o time de convidados, o argentino Diego Torres pisou no palco do Madison Square Garden para cantar as partes em espanhol de Agora Eu Já Sei, balada lançada por Ivete no projeto Multishow Registro - Pode Entrar (2009). Sucessos de Michael Jackson (1958 - 2009) e Lionel Richie - Human Nature e Easy, respectivamente - também figuraram no roteiro, encerrado, no improvisado bis, com hits do Carnaval da Bahia entoados com os reforços vocais de Netinho e Margareth Menezes, os colegas conterrâneos presentes na plateia.

Em NY, Ivete grava 35 músicas em 24 números

Ivete Sangalo condensou 35 músicas nos 24 números do roteiro oficial da gravação ao vivo do CD, DVD e blu-ray Multishow ao Vivo - Ivete Sangalo no Madison Square Garden, feita na casa de Nova York (EUA) na noite de 4 de setembro de 2010. Eis o roteiro, estruturado em cinco blocos, seguido pela cantora - vista no post em fotos extraídas de seu Flickr oficial - no festivo show:
Bloco 1
1. Brasileiro
2. Aceleraê
3. Cadê Dalila?
4. Flores
5. Desejo de Amar
6. Arerê / País Tropical / Pererê
Bloco 2
7. Dar-te - com Juanes
8. Pra Falar de Você
9. Balakbak
10. A Galera / Chorando se Foi / Céu da Boca
11. Rebolation
Bloco 3
12. Human Nature
13. Pensando em Nós Dois - com Seu Jorge
14. Me Abraça / Eternamente / Tá Tudo Bem / Pegue Aí
15. Where It Begins - com Nelly Furtado
16. Eva / Alô Paixão / Beleza Rara
Bloco 4
17. Meu Maior Presente
18. Easy
19. Agora Eu Já Sei - com Diego Torres
Bloco 5
20. Meu Segredo
21. Berimbau Metalizado
22. Qui Belê
23. Festa / Sorte Grande / Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)
24. Na Base do Beijo

Kings of Leon revela capa e repertório de álbum

O grupo norte-americano Kings of Leon revelou a capa (foto) e o repertório de seu quinto álbum, Come Around Sundown, nas lojas a partir de 18 de outubro de 2010. Formatado no Avatar Studios, em Nova York (EUA), sob a batuta dos produtores Angelo Petraglia e Jacquire King, o sucessor do pop Only by the Night (2008) vai ser promovido com o single Radioactive, que chega às rádios em 13 de setembro. Eis as 13 faixas do CD do Kings of Leon:
1. The End
2. Radioactive
3. Pyro
4. Mary
5. The Face
6. The Immortals
7. Back Down South
8. Beach Side
9. No Money
10. Pony up
11. Birthday
12. Mi Amigo
13. Pickup Truck

Luan já agenda DVD com Zezé, Luciano e Ivete

Jovem astro da música sertaneja, Luan Santana já planeja a gravação de seu segundo DVD. O local ainda está incerto, mas o registro ao vivo do show dirigido por Ivan Myazato já tem data: 11 de dezembro de 2010. O populista time de convidados inclui Ivete Sangalo e a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. A participação de um artista internacional já estaria sendo negociada.