19 de janeiro de 2008

Picnic 'hi-tech' com marca da zorra de vovó Rita

Resenha de show
Título: Picnic
Artista: Rita Lee
Local: Canecão (RJ)
Data: 18 de janeiro de 2008
Em cartaz: 25, 26 e 27 de janeiro de 2008.
Cotação: * * * 1/2

Com pique impensável para seus 60 anos, completados em 31 de dezembro, vovó Rita Lee armou o seu picnic hi-tech no palco do Canecão, no qual deu a partida oficial da turnê de seu novo show. Espirituosa e teatral, Rita apresentou show performático com a marca de sua zorra carnavalesca. Tanto que saiu de cena ao som de duas marchinhas de antigas folias, Chiquita Bacana e Cidade Maravilhosa, emendadas em Lança Perfume, o rockarnaval mais conhecido do repertório feito por Rita com Roberto de Carvalho.

Picnic é show renovado que pega emprestado alguns números de velhos espetáculos. O Bode e a Cabra - a hilária versão de Renato e seus Blue Caps para I Want to Hold your Hand, bem apresentada por Rita com triângulo na mão e chapéu de cangaceiro na cabeça, para realçar o acento nordestino do tema - é herança do show Yê-Yê-Yê de Bamba (2002). Assim como Vítima - com iluminação e as projeções forjando um clima noir, acentuado pelo figurino de detetive usado pela roqueira no número - é lembrança do show A Marca da Zorra (1995). Mas ambos passam como novos, já que a vovó sabe contar histórias em cena para entreter seus netinhos.

Um número de cabaré feito pela vocalista Débora Reis abre o show e prepara a entrada de Rita em cena. A matadora seqüência inicial - com Flagra, Jardins da Babilônia, Mutante e Bem-me-Quer - já bota a platéia no bolso e a prepara para ouvir duas músicas novas, Dinheiro e Tão, lançadas por Rita nos DVDs documentais da caixa Biograffiti (2007). Dinheiro é balada pop sobre o vil metal. Tão é rock enfezado endereçado aos chatos de plantão. Mas ambas as músicas sequer roçam a genialidade da Ovelha em tempos áureos.

Entre os covers dos rocks Roll over Beethoven e Eu Sou Terrível (iniciado em tom lânguido, diverso do registro feito em dueto com Caetano Veloso para a caixa Biograffiti), a cantora apresenta o número de maior originalidade do show: Vingativa, cuja mise-en-scéne é inspirada no grupo As Frenéticas, que gravou a música em seu primeiro LP. Ao lado das vocalistas Débora Reis e Rita Kfouri, a cantora faz caras e bocas. O trio saboreia cada verso da música em tons jocosos que traduzem o espírito brincalhão da intérprete.

Com pouca voz e muitas projeções que possibilitam belos efeitos visuais, vovó Rita desfia todo seu rosário de hits. Entre eles, Doce Vampiro, Ovelha Negra, Agora Só Falta Você e, já no bis, Saúde. As guitarras do vovô Roberto de Carvalho e do filho do casal, Beto Lee, garantem o peso dos rocks. E Rita faz seu carnaval. Sem soar exatamente impactante ou original, porém com a competência e a espirituosidade habituais. Picnic, o show, é garantia de diversão.

Lenine regrava 'Cariri' para filme sobre Teixeira

Baião de Luiz Gonzaga (1913 - 1989) e Humberto Teixeira (1915 - 1979), gravado em 1950 pelo conjunto Quatro Ases e um Coringa, Cariri ganha registro na voz de Lenine (em foto de Guto Costa). A gravação foi feita para O Homem que Engarrafava Nuvens, documentário de Lírio Ferreira sobre Humberto Teixeira - grande compositor cearense que criou com Gonzagão obras-primas como Asa Branca. Ainda em fase de produção, o filme deverá chegar aos cinemas em 2009 para lembrar os 30 anos da morte de Teixeira.

Chega ao Brasil CD duplo com turnê do Genesis

Em fevereiro, o reavivado grupo Genesis vai lançar um DVD duplo com o registro da recente turnê Turn It on Again, captada em apresentação que reuniu cerca de 500 mil espectadores no Circo Massimo, em Roma, na Itália. O DVD vai ser duplo e - no disco 2 - haverá documentário com imagens do início da turnê. Por ora, os fãs saudosistas terão que se contentar com o CD duplo Live over Europe 2007 (capa acima) que saiu em novembro no exterior e chegou ao Brasil neste mês de janeiro. No CD, há 21 números que foram filmados em diferentes cidades da Europa e que perpetuam esta turnê saudosista que reuniu Phil Collins a Tony Banks e a Mike Rutherford. O quinteto - completado por Daryl Stuermer e Chester Thompson - tinha parado em 1992, porém se reuniu em 2006, ano em que anunciou na Inglaterra a turnê que iniciou em 11 de junho de 2007 na Finlândia e acabou em 13 de outubro em Los Angeles (EUA). O disco duplo preserva nas 21 faixas a ordem do roteiro do show. Eis as músicas e respectivas cidades em que foram filmadas:

CD 1
1. Dukes Intro (Manchester)
2. Turn It on Again (Amsterdam)
3. No Son of Mine (Amsterdam)
4. Land of Confusion (Helsinki)
5. In the Cage /Cinema Show / Dukes Travels (Manchester)
6. Afterglow (Manchester)
7. Hold on my Heart (Hanover)
8. Home by the Sea (Dusseldorf / Roma)
9. Follow You, Follow me (Paris)
10. Firth of Fifth (Manchester)
11. I Know What I Like (In your Wardrobe) (Manchester)

CD 2
1. Mama (Frankfurt)
2. Ripples (Praga)
3. Throwing It All Way (Paris)
4. Domino (Roma)
5. Conversations with 2 Stools (Munique)
6. Los Endos (Twickenham)
7. Tonight Tonight Tonight (Roma)
8. Invisible Touch (Roma)
9. I Can't Dance (Munique)
10. Carpet Crawlers (Manchester)

Disco de Alvinho é bom fruto do selo Abacateiro

Resenha de CD
Título: Mar Aberto
Artista: Alvinho Lancellotti
Gravadora: Abacateiro
Cotação: * * *

Mar Aberto é o CD inaugural do Abacateiro, o selo carioca estruturado com formato de cooperativa. O primeiro fruto tem sabor. Alvinho Lancellotti honra a sua dinastia. Filho de Ivor Lancellotti (grande compositor não reconhecido na medida de seu talento) e irmão de Domenico Lancellotti, da turma moderninha de Kassin e Moreno Veloso, Alvinho revela aptidão para a arte de fazer música neste disco gravado ao vivo em dois shows realizados no minúsculo palco da livraria Letras & Expressões (RJ) em 4 e 5 de novembro de 2007. De tom afro, o samba de roda Quebra Mar - parceria de Alvinho com Roque Ferreira - e Mar Inteiro são dois destaques deste álbum que apresenta o jovem autor ao mercado do disco, com a produção esperta do mano Domenico Lancellotti.

Mar Aberto é quase mais um disco conceitual sobre amor e mar. Musicalmente, Alvinho está mais para a MPB e o samba. Parcerias de Domenico com Alvinho, Pra Voltar e Boa Hora abrem o álbum com a sonoridade contemporânea que permeia o trabalho. Ainda que não mantenha nas onze faixas o pique inicial, o disco afirma o talento de Alvinho, que assina Hortelã com seu pai. Tomara que o mercado, tão fechado, se abra ao menos um pouco para o artista.

18 de janeiro de 2008

Careqa verte Waits para CD que sai por seu selo

Cantor e compositor de Santa Catarina, Carlos Careqa é fã de Tom Waits a tal ponto que fez versões para o português de músicas do autor americano. As versões podem ser ouvidas no álbum À Espera de Tom, editado esta semana pelo selo B.E.D., do próprio compositor. No todo, Careqa procurou ser fiel ao conteúdo essencial dos versos originais de Waits, mas nem sempre fez traduções literais. As referências americanas foram trocadas por citações brasileiras. Eis as 14 versões do álbum, com seus respectivos títulos originais:

1. E Tudo Fica Azul (The World Is Green)
2. Eu e meu Cachorro Louco (Rain Dogs)
3. Garota de Garulhos (Jersey Girls)
4. Guaraná Jesus (Chocolate Jesus)
5. Num Trem do Metrô (Downtown Train)
6. Inocente Quando Sonha (Innocent When You Dream)
7. Boa Noite Matilda (Tom Traubert's Blues)
8. Tempo Time (Time)
9. Tentação (Temptation)
10. Pro meu Rubi (Ruby's Arms)
11. Soldado até o Fim (Soldiers Things)
12. Não Baixe a Cabeça Assim (Hang Down your Head)
13. Eu Não Quero Crescer (I Don't Wanna Grow Up)
14. Qualquer Lugar que Eu me Encostar (Anywhere I Lay my Head)

Stones assinam com a Universal e gravam trilha

O grupo The Rolling Stones - que acaba de assinar contrato com a Universal Music - prepara um álbum que tem lançamento previsto para março, no exterior. O quarteto já vai lançar pela gravadora a trilha sonora do novo filme de Martin Scorsese, Shine a Light, o documentário sobre os Stones, no qual o grupo britânico aparece tocando ao vivo no Beacon Theatre, em Nova York, em 2006, ao lado de bons convidados como Jack White e Christina Aguilera. A estréia mundial de Shine A Light está agendada para fevereiro, no festival de cinema que agita anualmente Berlim, na Alemanha.

Gil adianta na rede CD que vai lançar em junho

Em entrevista coletiva em Salvador (BA), Gilberto Gil anunciou que planeja lançar em junho seu álbum de inéditas, Cordel Banda Larga, de título homônimo da turnê do cantor (à direita em imagem de Toni, da Coperphoto). Mas, em sintonia com seu momento cibernético, o artista avisou que vai disponibilizar músicas e vídeos da gravação do disco no YouTube antes da chegada do CD às lojas. Os Pais, Olho Mágico, Outros Viram e Despedida de Solteira são músicas previstas no repertório autoral do álbum.

Sony reedita a discografia áurea do Roupa Nova

Inédito no formato digital, o álbum Roupa Nova (à esquerda) - que assinalou em 1984 o (feliz) ingresso do homônimo grupo vocal na gravadora RCA - ganha reedição em CD em pacote avulso de nove títulos que recupera outros álbuns do período áureo do sexteto. Voltam às lojas pela Sony BMG discos como Roupa Nova (1985, LP até então inédito em CD), Herança (1987), Luz (1988), Frente & Versos (1990), De Volta ao Começo (1993), Vida Vida (1994) e 6/1 (1996). A coleção pega óbvia carona na popularidade do grupo, renovada a partir do lançamento do CD e DVD RoupAcústico, e deverá ter expressivo retorno comercial.

17 de janeiro de 2008

Nina Becker lança este ano primeiro álbum solo

Cantora revelada na carioca Orquestra Imperial, Nina Becker (à direita numa foto de divulgação de Leonardo Aversa) vai lançar este ano o seu primeiro álbum solo. Em 2006, Nina até editou o EP Superluxo com quatro músicas disponibilizadas na internet. Mas o EP não teve o status de um projeto solo. No repertório do novo CD, há músicas autorais como Madrugada Branca, Janela (com Domenico Lancellotti) e Ao Avesso (parceria com Nervoso). Sai no fim do ano.

Doze gravações para festejar os 100 de Cartola

Em 11 de outubro de 2008 fará 100 anos que Cartola (1908 - 1980) nasceu. Coube a gravadora Biscoito Fino dar a partida nos tributos fonográficos com coletânea - Viva Cartola! 100 Anos - que chega às lojas ainda em janeiro com gravações antigas e uma nova. A única novidade é a releitura, na voz de Mart'nália, de Basta de Clamares Inocência - música dada por Cartola para Elis Regina (1945 - 1982) gravar no álbum Essa Mulher, de 1979. Eis as 12 gravações da compilação:

1. Basta de Clamares Inocência (Cartola) - Mart'nália
2. Todo Tempo que Eu Viver (Cartola)

- Paulinho da Viola, Cartola & As Meninas da Mangueira
3. Festa da Penha (Cartola e Asobert) - Marcos Sacramento
4. Tive Sim (Cartola) - Luiz Melodia
5. Sem Saudades (Cartola e Francis Hime)

- Francis Hime e Zélia Duncan
6. Não Quero Mais Amar a Ninguém

(Cartola, Carlos Cachaça e Zé da Zilda) - Olivia Byington
7. Sofreguidão (Cartola e Elton Medeiros) - Elton Medeiros
8. Amor Proibido (Cartola) - Zé Paulo Becker
9. Partiu (Cartola) - Elton Medeiros
10. Camarim (Cartola e Hermínio Bello de Carvalho)

Elizeth Cardoso
11. As Rosas Não Falam (Cartola)

- Marco Pereira e Gabriel Grossi
12. O Mundo É um Moinho (Cartola) - Tira Poeira e Pedro Miranda

Fafá seleciona inéditas para um possível álbum

Depois de longos dez anos sem lançar álbum de inéditas (Coração Brasileiro, o último, é de 1998), Fafá de Belém - em foto de João Ramid - já começa a selecionar músicas para um possível disco de repertório atual. A cantora tem intenção de incluir no CD Grande Amor, a parceria de Toni Garrido com o novelista Tiago Santiago, já gravada por Fafá para a trilha sonora da novela Caminhos do Coração, na qual a artista encarna a palhaça Ana Luz. A conferir.

Será que o Brit Awards vai fazer justiça a Mika?

Titular do melhor álbum internacional de 2007, Life in Cartoon Motion, Mika teve presença discreta na lista de indicados ao 50º Grammy. Contudo, no Brit Awards 2008 - cujos indicados foram anunciados na segunda-feira, 14 de janeiro - o libanês radicado na Inglaterra lidera as nomeações juntamente com o grupo Take That e a cantora Leona Lewis, projetada no reality show X-Factor. Cada um obteve quatro indicações. São seguidos de perto pelos grupos Arctic Monkeys e Kaiser Chiefs, pelo produtor Mark Ronson e pela cantora Kate Nash, que vão concorrer a três prêmios, cada um, na cerimônia programada para 20 de fevereiro no Earls Court 1, em Londres, Inglaterra - com tributo a Paul McCartney. Eis a relação de indicados das cinco principais categorias do Brit Awards 2008:

Artista Britânico Masculino
Jamie T
Mark Ronson
Mika
Newton Faulkner
Richard Hawley

Artista Britânico Feminino
Bat for Lashes
Kate Nash
KT Tunstall
Leona Lewis
PJ Harvey

Banda Britânica
Arctic Monkeys
Editors
Girls Aloud
Kaiser Chiefs
Take That

Álbum Britânico
Favourite Worst Nightmare (Arctic Monkeys)
Spirit (Leona Lewis )
Version (Mark Ronson)
Life in Cartoon Motion (Mika)
Beautiful World (Take That)

Revelação Britânica
Bat for Lashes
Kate Nash
Klaxons
Leona Lewis
Mika

16 de janeiro de 2008

Dudu grava pagode de espontaneidade ensaiada

Resenha de gravação de CD e DVD
Título: Roda de Samba ao Vivo
Artista: Dudu Nobre
(foto de Washington Possato com Roberta Sá)
Local: Universal Up - Gravadora Universal Music (RJ)

Data: 15 de janeiro de 2008
Cotação: * * 1/2


"Eu posso voltar para minha garrafa?", perguntou Zeca Pagodinho, maroto, para Rildo Hora, após gravar duas vezes o seu dueto com Dudu Nobre em Velho Ditado. Maestro que regeu a gravação para o DVD e CD ao vivo de Dudu, realizada na noite de terça-feira, 15 de janeiro, no espaço de show da filial carioca da Universal Music, Rildo até liberou Pagodinho. Mas por pouco tempo. Somente três números depois, ZP, O Terrível - como foi chamado ao palco por Dudu - teve que voltar à cena para fazer o terceiro take de Velho Ditado. Repetiram-se os aplausos e repetiu-se a marcação feita na palma da mão - como convém a um partido alto à moda carioca...

A gravação deste segundo projeto fonográfico de Dudu Nobre na gravadora Universal Music tentou reproduzir o clima das rodas de samba armadas nos quintais dos subúrbios do Rio de Janeiro (RJ). "É um pagode ensaiado", como caracterizou Rildo ao conceituar o disco no início da gravação. Dudu reviveu o partido mais alto de compositores como Candeia, Monsueto, Xangô da Mangueira e o próprio Zeca Pagodinho, parceiro de Dudu no samba inédito Seu Gastão que Vai Bancar, cuja letra traça o perfil de velho amante disposto a custear os caprichos da mulher amada. Convidado do medley que reuniu dois partidos do salgueirense Geraldo Babão, Viola de Maçaranduba e Mocotó com Pimenta, Almir Guineto - saudado efusivamente em cena por Dudu como "o rei do partido alto" - contribuiu para o roteiro com outros dois sambas inéditos compostos com o anfitrião do tal pagode ensaiado: Que Mundo É Esse? (com Fred Camacho na parceria) e Tinha Cachaça no Meio.

Dançarinos evoluíram pelo palco enquanto Dudu reviveu sambas como É Preciso Muito Amor. Ainda uma estranha no ninho desse pagode de tom mais suburbano, Roberta Sá reafirmou mais uma vez sua graciosidade ao gravar dueto com Dudu em Quem É Ela? - parceria do anfitrião com Zeca Pagodinho. O samba é delicioso e tem um tom buliçoso que caiu muito bem na voz leve de Roberta, que pareceu tão à vontade quanto o veterano bamba Nei Lopes, convidado de Tempo de Dondon, que teve letra atualizada. "Um upgrade", na definição espirituosa do autor. Nei mostrou o vigor vocal que faltou em Guineto, em Zeca e mesmo em Martinho da Vila, que entrou em cena com seu pandeiro para reviver Chora Viola com Dudu. O duo teve que ser repetido. No bis, a platéia de convidados atendeu os pedidos de Martinho e de Rildo Hora para cantar o refrão. Momentos antes, Martinho já tinha sido lembrado no roteiro com medley que une Trepa no Coqueiro e Segure Tudo.

"Esse moleque é esperto", disse Rildo a respeito de Dudu quase no fim da gravação. E foi justo: embora quase todos os 21 números tenham sido repetidos por questões técnicas, o jovem partideiro não errou as letras. "Aquele negócio ali quebra um galho terrível", minimizara Dudu números antes, apontando para o teleprompter no qual as letras dos sambas eram exibidos para os cantores. No todo, mesmo com o clima de espontaneidade ensaiada, o pagode liderado por Dudu na (ágil) gravação ao vivo se mostrou sedutor por conta da nobreza dos partidos sempre altos. Em que pesem os arranjos padronizados que uniformizam sambas gravados ao vivo.

Roteiro do show gravado por Dudu Nobre:
1. Sinhá, Sinhá (Casquinha e Candeia) / Gamação (Candeia) / Peixeiro Grã-fino (Candeia e Bretas)
2. Tinha Cachaça no Meio (Dudu Nobre e Almir Guineto)
3. Velho Ditado (Dudu Nobre e Luizinho SP) - com Zeca Pagodinho
4. Seu Gastão que Vai Bancar (Dudu Nobre e Zeca Pagodinho)
5. É Preciso Muito Amor
(Noca da Portela e Tião de Miracema)
6. Quem É Ela? (Dudu Nobre e Zeca Pagodinho) - com Roberta Sá
7. O Samba Vai te Pegar (Dudu Nobre e Pretinho)
8. Feirinha da Pavuna (Jovelina Pérola Negra)
9. Tempo de Dondon (Nei Lopes) - com Nei Lopes
10. Minisaia (Gabriel Moura, Valmir Ribeiro e Carlos Moura)
11. Moro na Roça (Xangô da Mangueira) / Batuqueiro
(Xangô da Mangueira)
12. Trepa no Coqueiro (Martinho da Vila e Tião Graúna) / Segure Tudo (Martinho da Vila)
13. Chora Viola (Carlito Cavalcante e Nilton Santa Branca) - com Martinho da Vila
14. Lamento de Lavadeira (Monsueto)
15. Yaô (Pixinguinha e Gastão Viana) / Patrão Prenda seu Gado
(Donga, Pixinguinha e João da Baiana)
16. Que Mundo É Esse? (Dudu Nobre, Almir Guineto e Fred Camacho)
17. Viola de Maçaranduba (Geraldo Babão) / Mocotó com Pimenta (Geraldo Babão / Almir Guineto) - com Almir Guineto
18. E Eu Não Fui Convidado (Nei Lopes) / Não Quero Saber Mais Dela (Arlindo Cruz e Sombrinha)
19. SPC (Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz) / Brincadeira Tem Hora (Zeca Pagodinho) / São José de Madureira
(Zeca Pagodinho)
20. Vou Botar teu Nome na Macumba (Zeca Pagodinho) / Posso até me Apaixonar (Dudu Nobre)
21. Ô Irene (Beto sem Braço e Geovana) / Dona Fia (Arlindo Cruz e Sombrinha) / Vai Lá, Vai Lá ((André Rocha, Moisés Santiago e Alexandre Silva)

Pagodinho regrava 'Velho Ditado' após 12 anos

A bela foto de Washington Possato registra o reencontro de Zeca Pagodinho (à esquerda) com o afilhado Dudu Nobre na gravação ao vivo do CD e DVD que Dudu lança em abril. O samba escolhido para o dueto dos artistas foi Velho Ditado, parceria de Dudu com Luizinho SP lançada em disco por Zeca no álbum Deixa Clarear (1996) e depois gravada por Dudu no CD Chegue Mais (2002).

DVD reapresenta 15 vídeos de sucessos de Elvis

Já extensa, a videografia digital de Elvis Presley (1935 - 1977) ganha mais um título. Chegará ao Brasil o DVD Elv1s #1 Hit Performances, inspirado na coletânea Elv1s 30 # 1 Hits, editada em CD com expressivo sucesso comercial. O DVD (re)apresenta vídeos de 15 hits do cantor. Englobando um período que vai de 1956, ano do estouro mundial do artista, aos anos 70, todo o material foi extraído de shows, filmes e de programas e especiais de TV. Eis a seleção de Elv1s #1 Hit Performances:

1. Heartbreak Hotel
2. Don't Be Cruel
3. Love me Tender
4. Hound Dog
5. (Let me Be Your) Teddy Bear
6. Jailhouse Rock
7. Stuck on You
8. Can't Help Falling in Love
9. Return to Sender
10. All Shook Up
11. Are You Lonesome Tonight?
12. In the Ghetto
13. Suspicious Mind
14. The Wonder of You
15. Burning Love

DVD traz show que Justin faz no Brasil em maio

Justin Timberlake - tudo indica - virá ao Brasil em maio para fazer show em São Paulo e - talvez - no Rio de Janeiro. A vinda do cantor ainda não foi anunciada oficialmente. De qualquer maneira, o show da turnê inspirada no segundo álbum solo do astro, FutureSex / LoveSounds, poderá ser vista em DVD pelos brasileiros a partir de 21 de janeiro, o dia em que chega às lojas, com selo Sony BMG, Futuresex / Loveshow - Live from Madison Square Garden (veja capa acima à esquerda). Além de entrevistas e clipes, o DVD registra o show na íntegra. Entre músicas de seu primeiro solo, Justin revive num medley acústico hit (Gone - unido a Take It from Here e Last Night) da boyband 'NSync - na qual se projetou, na década de 90.

15 de janeiro de 2008

Roberta e Martinho na roda de samba de Dudu

Roberta Sá, Zeca Pagodinho, Nei Lopes, Martinho da Vila e Almir Guineto são os convidados do CD e DVD que Dudu Nobre (foto à direita) vai gravar ao vivo numa roda de samba armada nesta terça-feira, 15 de janeiro, no Universal Up - o espaço reservado para shows e registros na sede carioca da gravadora Universal Music. Parceria de Dudu e Almir Guineto, Que Mundo É Esse? é uma das três músicas inéditas do repertório, que inclui Patrão Prenda seu Gado (Donga, Pixinguinha e João da Baiana) e Viola de Maçaranduba - além de pot-pourri com três sambas de Candeia (Gamação, Peixeiro Grã-fino e Sinhá, Sinhá). A idéia do projeto - propagada pela companhia - é de que se trata de tributo ao partido alto. CD e DVD têm lançamento previsto pela gravadora para abril.

Cidadão Leo Maia persegue pegada do pai, Tim

Resenha de CD
Título: Cidadão do Bem
Artista: Leo Maia
Gravadora: LGK Music / EMI Music
Cotação: * * 1/2

Ao lançar em 2005 seu primeiro bom CD, Cavalo de Jorge, Leo Maia procurou se dissociar da figura de seu pai - um tal de Tim Maia (1942 - 1998). Em Cidadão do Bem, o segundo álbum de Leo, a associação já é inevitável por conta da dispensável regravação de Eu Amo Você, balada de Cassiano e Silvio Roachel lançada por Tim em seu genial primeiro LP, de 1970. Contudo, justiça seja feita, Leo apresenta de novo bastante repertório inédito, apesar de ter caído na tentação de regravar músicas como Baby - dando um tom soul à canção de Caetano Veloso - e Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros), que soa como um trivial cover do tema composto por Raul Seixas e Paulo Coelho, em 1974, para a trilha sonora original da novela O Rebu.

Embora seja filho adotivo de Tim Maia, Leo Maia parece trazer no sangue o suingue de seu pai, que traduziu a soul music americana para o idioma da música brasileira. Parceria do jovem cantor com Alexandre Processo, a faixa-título de Cidadão do Bem persegue inclusive a pegada típica do Síndico. Até mesmo na letra simplória rascunhada em tributo aos que pregam a paz. O que parece faltar a Leo é o talento para compor músicas irresistíveis como os hits de seu pai, alguns de aparência até banal, só que contagiantes. Como Tim, Leo também se mostra capaz de expiar sua dor-de-corno em músicas suingantes como Doeu - uma das faixas mais animadas do álbum ao lado de Baile Black e do balançado tema que batiza o CD.

Felizmente, nem tudo soa como Tim Maia no som de Leo Maia. A canção Pra Nunca Mais Dizer Adeus, que fecha o disco em clima suave e tons baixos, é o exemplo de que o artista tem cacife para burilar identidade própria sem ficar na cola do pai famoso. Ainda no terreno das baladas, a bucólica Coisas Rurais - composta por Ubirajara e Ubiratan Marques, com citação de verso de Luar do Sertão - é outro destaque do disco, gravado com sonoridade mais contemporânea. Os arranjos de Cássio Calazans - produtor do CD ao lado do próprio Leo Maia - incluem programações eletrônicas. Mas nem elas diminuem a sensação de que Leo Maia freqüenta o baile black em que ia seu pai, parecendo às vezes um clone dele...

Ricky em segundo consecutivo registro de show

Em 2006, Ricky Martin lançou CD e DVD na série Unplugged MTV. Em 29 de setembro de 2007, o cantor voltou ao seu país natal - Porto Rico - para fazer ao vivo um segundo consecutivo registro de um show. Ricky Martin Live - Black and White Tour também foi editado em CD e em DVD (capa à direita) - já disponíveis no mercado brasileiro com o selo da major Sony BMG. O roteiro foi estruturado por Ricky Martin em quatro atos (Tribal, Romance, Revolución e Rave). O próprio artista criou a concepção do espetáculo e se envolveu na produção executiva.

EMI vai distribuir disco autoral de João Estrella

Em evidência com o sucesso do filme Meu Nome Não É Johnny, inspirado no livro que reconstitui sua saga como traficante da elite carioca dos anos 80 e 90, João Guilherme Estrella lança em fevereiro seu primeiro CD. Com distribuição da gravadora EMI Music, o CD apresenta o repertório autoral de Estrella, que vinha se dedicando à carreira de produtor musical desde que deixou a prisão. O título do disco, Meu Nome É João Estrella, pega uma (providencial) carona no título do filme. Das 10 faixas do álbum, oito são inéditas e sete foram compostas apenas por Estrella. Madrugada foi eleita o primeiro single. Há ainda cover de O Patrão Nosso de Cada Dia, tema do trio Secos & Molhados. Marcos Cunha assina a produção.

14 de janeiro de 2008

'Prospekt' é o título do novo álbum do Coldplay?

As informações não são oficiais, mas já circulam na internet e - de acordo com elas - o quarto álbum de estúdio do grupo britânico Coldplay vai se chamar Prospekt e será lançado em 19 de maio. Eis as supostas 11 músicas do álbum - o sucessor de X & Y (2005):

* Famous Old Painters
* Glass Of Water
* Lost!
* Cemeteries of London
* Violet Hill
* Poppy Fields
* 42
* Yes!
* Left Right Left Right
* Rainy Day
* Prospekt's March

Fred se confirma bom autor em registro ao vivo

Resenha de CD e DVD
Título: Tempo Afora
Artista: Fred Martins
Gravadora: Eldorado
Cotação: * * * 1/2

Em 1999, ao gravar novos autores no álbum Olhos de Farol, Ney Matogrosso jogou luz sobre o nome de Fred Martins, compositor de Niterói (RJ). Fred era o autor de Novamente, faixa mais bonita daquele CD de Ney. Nove anos depois, a boa música reaparece com um leve contorno de tango - dado pelo acordeom de Chico Chagas - no primeiro registro ao vivo do autor, Tempo Afora, gravado em 9 de janeiro de 2007, no Bourbon Street, em São Paulo (SP) - como prêmio pela vitória na edição de 2006 do Prêmio Visa de Música Brasileira - Edição Compositor. O CD e DVD chegam às lojas pela gravadora Eldorado.

Tempo Afora pega o seu título emprestado do nome da sedutora canção que abriu o primeiro CD de Fred, Janelas (2001). Apesar de conter músicas deste disco e do posterior Raro e Comum, o álbum menos inpirado de 2005, Tempo Afora não é um projeto meramente retrospectivo. Das 21 músicas do DVD (o CD apresenta 16), nada menos do que 12 são inéditas. Com a nova safra autoral, Fred se confirma o talentoso compositor revelado de forma mais plena no CD Janelas, parceiro de nomes como Francisco Bosco, Marcelo Diniz, Alexandre Lemos e Manoel Gomes, entre outros.

Entre baladas (como Meu Silêncio e Que se Danem, que se Amem), Fred surpreende com samba à moda de Baden Powell & Vinicius de Moraes, Doceamargo, e com tema repleto de latinidade (Iguais e Diferentes). Também se sobressaem a toada ruralista Não Cabe e Noite de São João, composta sob versos líricos de Alberto Caeiro. Entre as músicas já gravadas, mas pouco ou nada conhecidas, vale ressaltar De novo (o belo tema que abriu o CD Raro e Comum) e A Chave, de estrutura caetânica. Enfim, para cantoras que sempre reclamam da falta de (bom) repertório novo, a audição de Tempo Afora seria providencial. Cantor apenas correto, Fred precisa ser gravado com mais regularidade para firmar sua bela obra autoral.

Jesus and Mary Chain põem 'demos' na internet

Dissolvido em 1999, mas reunido em 2007 para apresentação em festival, o grupo escocês Jesus and Mary Chain - liderado pelos já reconciliados irmãos Jim e William Reid - preparam um álbum de inéditas para 2008, o primeiro em dez anos (o último, Munki, foi editado em 1998). A banda já disponibilizou três músicas - War on Peace, Cookies e Boiling Over - em sua página no MySpace. As três composições aparecem em versões demos. Aperitivos para o CD.

Eddie Vedder ganha Globo de Ouro por canção

Cantor, e guitarrista, do grupo americano Pearl Jam, Eddie Vedder é o vencedor do Globo de Ouro de canção original por Guaranteed, música composta por Vedder para trilha sonora do filme Into the Wild (Na Natureza Selvagem, pelo título brasileiro), dirigido pelo ator Sean Penn, seu amigo. A vitória de Eddie Vedder, que concorria com Shakira e o brasileiro Antonio Pinto, foi anunciada na noite de domingo, 13 de janeiro. A trilha de Into the Wild foi lançada em CD em setembro de 2007 e funciona como um solo do músico do Pearl Jam, mas com instrumental acústico e repertório que prioriza o folk. Entre as músicas, Hard Sun e End of the World.

13 de janeiro de 2008

Spok põe traje de gala no frevo em disco ao vivo

Em fevereiro de 2007, a Spok Frevo Orquestra festejou os 100 anos do gênero que lhe dá nome com um show de gala no Teatro Santa Isabel, em Recife (PE). A gravação ao vivo do espetáculo pode ser conferida no CD e DVD (capa à direita) Passo de Anjo ao Vivo, ambos editados pela gravadora Biscoito Fino neste início de 2008. O título do CD e DVD remete ao disco de estúdio lançado pela Spok em 2004 e reeditado pela mesma Biscoito Fino em 2006. No DVD, a orquestra toca 12 temas instrumentais englobados sob o genérico rótulo de frevo. A rigor, como ensina o jornalista José Telles em texto escrito para apresentar o registro de show da Spok, há no repertório marchas pernambucanas e os denominados frevos-de-rua. No roteiro, os frevos tocados com os metais em brasa da Spok recebem intervenções da guitarra baiana de Armandinho (em Último Dia), da sanfona de Genaro (em Frevo Sanfonado) e do sax de Leo Gandelman (em Lágrima de Folião). Nos extras didáticos, há aulas sobre o centenário ritmo que anima os Carnavais de Pernambuco, com as partituras de alguns frevos.

Segura, Selma repisa o sagrado terreno erudito

Resenha de CD
Título: Maria Mãe
de Jesus
Artista: Selma Reis
Gravadora: Tessitura
Musical Brasileira
Cotação: * * *

Em Sagrado, álbum lançado em maio de 2007 com temas sacros, Selma Reis pisou com segurança no terreno erudito. Neste duplo Maria Mãe de Jesus, gravado ao vivo na nave da igreja Martin Luther no Rio de Janeiro (RJ), a artista combina suas atividades de cantora e atriz. No CD 1, a intérprete narra a via-crúcis da Virgem Maria ao som de musicas de compositores como Bach e Bizet. Já no CD 2 Selma entoa cinco temas sacros com arranjos e regências de Lipe Portinho. O órgão de tubos de 1928 tocado por Eder Targino ajuda a criar toda uma atmosfera sagrada exigida por árias santificadas como Agnus Dei, Sancta Maria, Ave Maria (a criada por Verdi para a ópera Otello) e Crucifixus. Completa o repertório Jesus Alegria dos Homens, de Bach. No todo, o álbum reafirma a capacidade vocal de Selma Reis de entrar no sagrado terreno destinado às cantoras eruditas. Mas também pouco acrescenta ao que já mostrado em Sagrado, disco gravado na carona da exposição obtida pela artista ao interpretar a freira Zenaide na novela Páginas da Vida - exibida pela Rede Globo entre 2006 e 2007. Projetos religiosos convertem públicos específicos, mas Selma Reis tem cacife para arrebanhar seguidores de todos os credos, como provou em seus dois primeiros álbuns, ainda imbatíveis em sua (irregular) discografia - iniciada em 1987.

Bonde Folia passa desanimado por CD irregular

Resenha de CD
Título: Bonde Folia
Artista: Orquestra Popular Céu na Terra
Gravadora: Dubas Música
Cotação: * *

Captar clima carnavalesco em disco é tarefa árdua e das mais ingratas. Bonde Folia - o CD da Orquestra Popular Céu na Terra, criada a partir do bloco Céu na Terra, que, desde 2001, vem desfilando pelas ruas e ladeiras de Santa Teresa, bairro do Centro do Rio de Janeiro (RJ) - passa desanimado. Nem a adesão do folião bissexto Jards Macalé no ótimo frevo Pula-Pula! - composto pelo próprio Macalé com Capinam nos anos 60 - consegue fazer o disco empolgar. Até porque o repertório de sambas, marchas e maxixes é bastante irregular. Inéditas como Me Dá meu Boné e No Tempo da Vovó, do cantor e violonista Daniel Fernandes, são insossas e acentuam o tom desanimado do álbum. Pode ser que, nas ruas de Santa Teresa, a folia seja contagiante. Em disco, nem o Pot-Pourri do Bonde com duas jóias do baú carnavalesco - Não Pego o Bonde (J. Cascata e Leonel Azevedo) e Tem Galinha no Bonde (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira) - garante a empolgação que parece ter ficado confinada nas ruas em que o Bonde Folia faz seu desfile.

Reencontro de Donato e Shank no Rio vira DVD

Em 24 e 25 novembro de 2006, dois diretores de vídeo - Renato Martins e Felipe Nepomuceno - captaram com requinte, em dois shows realizados na casa carioca Mistura Fina (RJ), então situada na Lagoa, o reecontro de João Donato com Bud Shank. Tal filmagem refinada gerou o DVD João Donato & Bud Shank ao Vivo no Rio de Janeiro, editado pela Biscoito Fino, a gravadora que, em março de 2007, lançou o CD Uma tarde com Bud Shank e João Donato, gravado em estúdio, também no Rio de Janeiro (RJ), em apenas duas sessões realizadas em 8 e 9 de maio de 2004. Na ocasião, o pianista brasileiro e o saxofonista norte-americano retomaram a forte amizade musical iniciada em 1965, quando Donato - então radicado nos Estados Unidos - foi um dos convidados do álbum Bud Shank and his Brazilian Friends.

No DVD, produzido pela Urca Filmes em parceria com a empresa Acre Musical, Donato e Shank se juntam ao baixista Luiz Alves e ao baterista Rubinho para tocar dez músicas. O repertório inclui standards como Manhã de Carnaval, Summertime e Night and Day. Da lavra de Donato, em parceria com João Gilberto, Minha Saudade é tema recorrente na discografia da dupla, já tendo sido gravada nos álbuns de 1965 e 2004. Há ainda duas músicas mais recentes de autoria de Shank, Wildflower's Lullaby e Carousels (criada em parceria com a mulher do saxofonista, Linda Shank). Filmado com imagens intimistas em preto-e-branco que remetem às gravações de jazz feitas em clubes dos Estados Unidos, o DVD traz nos extras making of - com entrevistas com os dois músicos - e galeria de fotos. Indicado para os fãs de show de tom jazzístico.