18 de fevereiro de 2007

Cachaça dá puro samba em CD de duo afinado

Resenha de CD
Título: Cachaça Dá Samba!
Artista: Alfredo Del-Penho & Pedro Paulo Malta
Gravadora: Deckdisc
Cotação:
* * * *

Cachaça, futebol e mulher são temas recorrentes no ideário ainda machista do samba. Bebida barata, fartamente consumida em todo canto do Brasil, a marvada pinga - assim celebrizada em sucesso de Inezita Barroso - já inspirou dezenas de letras que extrapolam o universo do puro samba. Neste Cachaça Dá Samba!, o terceiro CD da dupla de cantores formada por Alfredo Del-Penho e Pedro Paulo Malta, a pinga é o mote conceitual das 19 músicas reunidas em 14 faixas. Projetado no circuito boêmio da Lapa (RJ), o afinado duo confirma o entrosamento exibido nos discos Dois Bicudos (Biscoito Fino, de 2004) e Lamartiníadas (Deckdisc, de 2005).

Sob a produção de Henrique Cazes, que recrutou feras como Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas) e o mano craque Beto Cazes (percussão), os dois cantores registraram em estúdio o repertório pesquisado para o espetáculo Cachaça Dá Samba, apresentado em 2005 em cachaçaria da Lapa. A Moda da Pinga, o citado hit de Inezita Barroso, dá o toque sertanejo em repertório que incorpora também levadas nordestinas em Quem Não Sabe Beber, um samba que obteve sucesso na voz de Jackson do Pandeiro (1919 - 1982).

Entre modinha (Delírio Alcoólico, de 1913), marchinha (Cachaça), partidos de alto quilate (Beberrão e O que me Dão pra Beber, de Aniceto e Candeia, respectivamente) e um samba calangueado de Zeca Pagodinho (Moenda Velha, parceria com Wilson Moreira), o CD faz saltar a veia etílica de Noel Rosa, autor de três músicas do repertório. Cronista de seu tempo, o Poeta da Vila destila verve em Por Esta Vez Passa e tom meio agridoce em Maria Fumaça, samba em que traça o perfil da arruaceira cachaceira que batiza a música. Já a dolente Pra Esquecer jorra melancolia e lembra até Último Desejo pela poesia com que aborda a desventura amorosa.

Duas inéditas completam o painel etílico do repertório. A Verdade É Pura é belo samba que reafirma a nobreza da grife melódica de Moacyr Luz. Já Baranga das Dez, Broto das Duas é assinada pelo produtor Henrique Cazes sob pseudônimo de Jota Canalha. Enfim, Cachaça dá Samba! é um disco bem sacado que vai embriagar fãs da pinga e do puro samba. É para ouvir o CD da dupla até cair...

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

zeca pagodinho entende do assunto..

18 de fevereiro de 2007 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Lembro de como a bebida acabou com a carreira de 3 maravilhosas divas da nossa musica : Maysa , Angela Roro e Nalva Aguiar

19 de fevereiro de 2007 às 02:42  
Anonymous Anônimo said...

album dispensável , tem tanta gente boa aí do passado sem gravar e aí vem essas gravadoras de onda !

19 de fevereiro de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

Nalva teve sim sua vida devastada pela bebida mas com todo respeito ela , não é diva . Nem Angela Roro ( que nunca fez questão de ser ... ) . Sobre Nalva ela gravou uma participação no DVD do Juliano Cesar . Ou seja revertou o quadro !

20 de fevereiro de 2007 às 01:54  
Anonymous Dani Fitti said...

Achei Inezita por aqui ...

9 de setembro de 2009 às 12:26  
Blogger doc said...

Já dizia Chico Buarque: "E a gente vai tomando, que também sem a cachaça,... ninguém segura esse rojão!"

2 de outubro de 2011 às 14:46  
Blogger doc said...

Já dizia Chico Buarque: "E a gente vai tomando, que também sem a cachaça... ninguém segura esse rojão!"

2 de outubro de 2011 às 14:48  

Postar um comentário

<< Home