30 de agosto de 2007

Planta canta reggae panfletário, já longe da raiz

Resenha de CD
Título: Qual É a Cara do Ladrão?
Artista: Planta & Raiz
Gravadora: Arsenal Music
Cotação: * *

Semeado no Maranhão, fértil celeiro do reggae made in Brasil, o quinteto Planta & Raiz esbarra no discurso panfletário exposto já na faixa-título de seu quarto disco, Qual É a Cara do Ladrão?, mais um trabalho da lavra do produtor Rick Bonadio (no caso, em parceria com Rodrigo Castanho). O mesmo tom calculadamente politizado reaparece em músicas como Senhor Presidente e soa falso porque a banda Planta & Raiz morre na praia ensolarada do reggae mais desencanado, o urdido longe da cartilha da raiz jamaicana. Ainda que, sim, o grupo ensaie uma incursão roots em Rolê Consciente e experimente (mal) a batida acelerada do ska na faixa Eu Nasci pro Amor. Ora bem mais pop (Olhar pra Você), ora mais voltado para o reggae (Esse É o Tamanho do meu Coração), o disco não decola. Tanto pela produção padronizada, sem alma, como pela qualidade ruim da safra de inéditas. Mas a tribo do reggae é heterogênea, faz sua própria lei e, nela, haverá quem defenda o discurso do grupo.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

com base em que você diz que o discurso político é falso? você lê os pensamentos dos músicos?

30 de agosto de 2007 às 15:14  
Anonymous Anônimo said...

Vc sabe quando o discurso politico é puro apelo marketeiro...

Bruno.

30 de agosto de 2007 às 15:18  
Anonymous Anônimo said...

Mas com essa resenha... o cd merecia uma estrela...

Bruno.

30 de agosto de 2007 às 15:26  
Anonymous Anônimo said...

Logo eu que comecei curtir o Planta quando eles tocavam no sala Gonzagão, eles tocavam várias musicas do Bob e tinham o CD DEMO que tinha apenas 4 faixas, naquela época o Planta era uma das melhores banda de reggae nacional mas infelizmente começaram a deixar de lado aquela pegada raiz e começaram a ficar cada vez mais POP, pena que a banda que começou tão bem e demonstrou tanta qualidade no começo se deixou levar para o lado mais POP.
O Zeider manda muito bem nas letras das musicas, eles tinham tudo para ser a melhor banda de reggae nacional mas infelizmente estão indo para um lado mais pop do que raiz...

9 de outubro de 2007 às 12:50  

Postar um comentário

<< Home