31 de agosto de 2007

Blitz prolonga há 25 anos verão mágico de 1982

Resenha de CD / DVD
Título: Blitz ao Vivo e a Cores
Artista: Blitz
Gravadora: Performance Music
Cotação: * *

A Blitz tem lugar de honra na história do pop brasileiro por ter arrombado a porta da indústria fonográfica para a new wave tupiniquim no emblemático verão de 1982. Sua fase áurea durou três anos e três irregulares discos depois dos quais o grupo foi dissolvido por conta das egotrips de seus vários integrantes. Mas Evandro Mesquita não se conformou com o fim da Blitz e ressuscitou o grupo, tentando em vão reeditar a magia daquele verão de 1982. Blitz ao Vivo e a Cores - o registro de show editado em CD e DVD pela gravadora Performance Music, com produção bancada pela própria banda - capta apresentação feita pela banda em 29 de novembro de 2006, no Canecão, no Rio.

Desta vez, até Fernanda Abreu se rendeu e aceitou o convite para aderir ao revival, como convidada de Você Não Soube me Amar. Não satisfeito, Evandro ainda recrutou nomes como Danni Carlos (Betty Frígida), George Israel (Como uma Luva) e, inclusive, Ivete Sangalo, que, apesar de seu charme e carisma, jamais se ajusta ao Biquíni de Bolinha Amarelinho Tão Pequinininho. O que se vê e ouve são hits requentados entre incursões burocráticas pelo rock alheio dos anos 80 (Bete Balanço, Óculos, Sonífera Ilha, Perdidos na Selva). Sim, porque, por mais que Evandro Mesquita negue em entrevistas, a sobrevivência da Blitz está ligada ao culto aos anos 80. O clima é de revival morno, ainda que Evandro continue bem comunicativo e que o DVD traga bons extras, incluindo material do baú dos músicos. É que o verão mágico de 1982 não vai voltar, por mais que a Blitz venha tentando prolongá-lo nestes 25 anos...

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

quanta amargura...

31 de agosto de 2007 às 10:00  
Anonymous Anônimo said...

Alguém ainda compra um Cd da Blitz que soa como a regravação da regravação da regravação....?

31 de agosto de 2007 às 10:01  
Blogger Geraldo said...

O verão de 82 não irá voltar, mas recordar é viver... Até pra saber que a música descartável daqueles tempos era muito melhor que a música descartável de hoje.

31 de agosto de 2007 às 11:45  
Anonymous Anônimo said...

blergh, argh ... já não gostava na época, achava pobre e sem graça. Pra hoje então ... nem pensar em comprar ...

Edu - abc

31 de agosto de 2007 às 14:51  
Anonymous Anônimo said...

Sei que naum tem NADA NADA a ver com assunto... mas essa noticia merece ser postada:

Show histórico de Jimi Hendrix em Monterey sai em DVD

O show revolucionário de Jimi Hendrix no Monterey Pop Festival de 1967, que deixou os fãs de rock norte-americanos estarrecidos após o músico incendiar sua guitarra no palco, será lançado em DVD pela primeira vez em 16 de outubro.

The Jimi Hendrix Experience Live At Monterey (Universal Music) inclui versões originais, como seu primeiro single, Hey Joe, e Purple Haze, além de covers de Killing Floor, de Howlin' Wolf, e Like A Rolling Stone, de Bob Dylan.

Um CD e LP da trilha sonora do show, que também serão lançados no mesmo dia, incluem a canção Can You See Me.

A equipe do diretor D.A. Pennebaker desligou as câmeras durante a canção, e não existe um único quadro de imagem dela no arquivo do diretor, segundo John McDermott, o especialista em Hendrix que cuida do catálogo do guitarrista.

O DVD também inclui um novo documentário, American Landing, contendo entrevistas inéditas com Hendrix. Além disso, traz fotos raras e extensas anotações.

Jimi Hendrix era o grande novo astro do cenário rock londrino, mas era em grande medida desconhecido entre seus conterrâneos quando ele e seus colegas na banda Experience, Noel Redding e Mitch Mitchell, fizeram sua performance de estréia nos EUA no festival de Monterey, perto de San Francisco, em 18 de junho de 1967.

A performance começou com Hendrix sendo apresentado por Brian Jones, um dos fundadores dos Rolling Stones, que descreveu seu amigo como "artista brilhante, o guitarrista mais excitante que já ouvi".

O show terminou 40 minutos depois com um cover de Wild Thing, durante o qual Hendrix tocou a guitarra nas costas, pôs fogo nela, a estraçalhou e atirou os pedaços à multidão. Sua conquista da América foi arrasadora e total.

Viva Jimi!!!

Bruno.

31 de agosto de 2007 às 15:11  
Anonymous Anônimo said...

Mutantes estão aí ...
A Cor do Som também ...
e agora Blitz!
Secos e Molhados serão os próximos ?

Outra coisinha Mauro, Fernanda Abreu se rendeu a Blitz antes deste cd e dvd. Ou esqueceu que ela regravou A Dois passos do Paraíso no ultimo trabalho dela ?

2 de setembro de 2007 às 05:12  
Anonymous Anônimo said...

Como vc é desagradável .... coitado .... e ainda por cima, esquece as coisas com uma facilidade !!!!

3 de setembro de 2007 às 13:14  
Blogger Marcelão said...

POBRE COITADO VC!!!

PELO VISTO VC NAO SABE NADA DE MUSICA!

E SE QUISER CRITICAR, POR CRITICAR, AO MENOS SE INFORME, OK?

A BLITZ TEM E TERA SEMPRE LUGAR NA CENARIO BRASILEIRO! E COM MUITO RESPEITO AONDE QUER Q TOQUE!

SE CUIDA, PELA SACO!

14 de setembro de 2007 às 21:59  
Anonymous Anônimo said...

Como diz o Geraldo, recordar é viver! O DVD tá maravilhoso, com músicas novas e lógico, com os clássicos da Blitz e dos anos 80!
Com as músicas descartáveis de hoje, e sem muita qualidade, o revival dos anos 80 é bem justificavel!

14 de setembro de 2007 às 23:15  
Blogger Joana said...

Criticas sao construtivas e aceitas quando tem algum fundamento e verdade... Isso que voce escreveu nao procede... Voce pelo menos leu outros comentarios sobre o dvd e assistiu? Nao tem clima nenhum de revival e muito menos morno. Aconselho ir a um show da Blitz e entender mais de musica pra depois vir falar sobre Blitz e participacoes. Percebe-se que voce nao entende nada so pelo comentario sobre a participacao da Ivete, uma das mais elogiadas!
Enfim, concordo com o marcelo "A BLITZ TEM E TERA SEMPRE LUGAR NA CENARIO BRASILEIRO! E COM MUITO RESPEITO AONDE QUER Q TOQUE!"

14 de setembro de 2007 às 23:16  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro, concordo com meus colegas acima, a Blitz sempre terá lugar no cenário da música brasileira, a banda é um marco da década. Canta e encanta, sempre. Ainda não vi o DVD, mas lí dezenas de críticas a respeito. E quanto á Ivete, se ajusta a qualquer ritmo cantado.

17 de setembro de 2007 às 11:15  
Anonymous Anônimo said...

é isso ai o otário!!
vai aprende um pouco de música e cultura!!!!!

26 de setembro de 2007 às 17:41  

Postar um comentário

<< Home