14 de agosto de 2007

Sobriedade marca o registro ao vivo de 'Carioca'









Resenha de CD e DVD
Título: Carioca ao Vivo
Artista: Chico Buarque
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Carioca não foi dos shows mais empolgantes de Chico Buarque... Mas foi um show de Chico Buarque. E isso, por si só, já justifica seu registro ao vivo na íntegra em CD (duplo) e em DVD. No caso, não há a redundância comum em projetos do gênero por se tratar de artista que faz turnês espaçadas (a última, As Cidades, estreou em 1999). Além do mais, o DVD é o primeiro do artista que traz tão somente um show de Chico, sem o tom documental que, este sim, já ficava redundante na videografia do compositor. O diretor André Horta optou por uma filmagem sóbria, quase linear como o show. Aliás, recital é termo bem mais adequado para caracterizar Carioca. Em roteiro de 33 números, Chico enfileira as músicas do CD homônimo do show - tijolo menor na grandiosa obra do artista - e salpica algumas músicas que ele nunca havia cantado ao vivo. Casos de Morena de Angola, Bye-Bye Brasil e Mambembe, entre outras. CD e DVD têm áudios distintos. Se o DVD foi inteiramente filmado na temporada paulista de Carioca, em outubro de 2006, o CD incorpora o áudio captado em fevereiro de 2007 durante a passagem do show pelo Canecão (RJ). No caso de Chico Buarque, a distinção deixa quase inalterado o resultado final do produto. Até porque Chico nunca foi artista de improvisar, fazer gracinhas ou mesmo falar em cena. A sobriedade do registro está em sintonia com a postura reservada do artista no palco. Mas, como já dito, é um show de Chico Buarque. E uma gravação ao vivo de qualquer show de Chico Buarque merece atenção. Mesmo quando morna...

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Um show de Chico em DVD é mais do que esperado. O que ninguém aguenta mais é Maria Bethânia, embora sua fórmula seja vitoriosa, só funciona ao vivo, em DVD já soa repetitivo, até pq o repertório é recorrente e algumas sequências de shows repetidas.
Bem o post é de Chico Buarque...

14 de agosto de 2007 às 14:49  
Anonymous Anônimo said...

SObre Bethânia, Caetano, Gil, Milton, Gal e muitos outros, eu consigo manter uma relação dediscussão e aproveitamento de idéias e críticas.
Mas quando o assunto é Buarque eu não consigo discutir com ninguém. Se acham que ele é um zero a esquerda, se gostam , se não gostam, se é gênio ou não...
Eu compro o cd, o dvd o que for. Chego em casa calo a boca e ouço. Seja cd, dvd de show ou documentário, em inglês, italiano, francês, português.
Chico é uma certeza na minha vida. hauahuahuahuahuahauhauhauahuahuah

15 de agosto de 2007 às 00:58  
Anonymous Anônimo said...

O show que fui não teve nada de morno e sim foi muito quente, com o público cantando TODAS as músicas, inclusive as do CD Carioca.
Salve nosso MELHOR!!!!!!!!!

15 de agosto de 2007 às 07:34  
Anonymous Anônimo said...

A resenha que Mauro fez naum merece o numero de estrelas que ele colocou...

Bruno.

15 de agosto de 2007 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Cantando ele é um zero a esquerda, mas em compensação é dono de uma inteligência e uma criatividade fora do comum, basta dar o tema e pronto, tem uma canção feita.
Se não o maior, mas com certeza um dos nossos melhores compositores.

Henrique SP

15 de agosto de 2007 às 13:40  
Anonymous Anônimo said...

Chico torra o saco. O Mauro tá com a razão no que falou e na nota dada. Chico é sacal.

15 de agosto de 2007 às 14:17  
Anonymous Anônimo said...

Gostei e muito do " Carioca " em estúdio. Ouvi esses dias o " ao vivo " e achei até melhor por conta de Morena de Angola, Bye-Bye Brasil e Mambembe que como o Mauro falou ele ainda não tinha registrado !

O dvd pode ser uma boa pra mim, pois o publico está bem animado e isso conta


Viva Chico Carioca Buarque de Hollanda !
caxias.diogo@bol.com.br

15 de agosto de 2007 às 15:39  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Mauro, o show "Carioca" foi morno sem o brilhantismo a que Chico nos habituou...

15 de agosto de 2007 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

Cantando é um zero esquerda, nada!
Ninguém canta suas músicas melhor do que ele.

Jose Henrique

15 de agosto de 2007 às 17:46  
Anonymous Anônimo said...

Ô ZÉ !
Você realmente é chegado em um cantar sem qualidade.

Abraço pra você.

Henrique SP

17 de agosto de 2007 às 08:20  
Anonymous Anônimo said...

É que eu sou mais chegado no que se canta, manja?

Outro abraço

Jose Henrique

17 de agosto de 2007 às 14:00  

Postar um comentário

<< Home