3 de fevereiro de 2007

Babado evolui em CD que clona o estilo de Ivete

Resenha de CD
Título:
Ver-te Mar
Artista:
Babado Novo
Gravadora: Universal

Music
Cotação:
* * *

Quinto disco do Babado Novo, Ver-te Mar é, sim, o melhor trabalho do grupo baiano. A rigor, a supremacia tem pouco significado, pois a banda fez fama escorada em repertório rasteiro e no carisma da vocalista Cláudia Leitte - cuja bela imagem ilustra capa, contracapa e encarte do CD. Entre vários closes da cantora, há apenas uma pequena foto circular da artista com Sérgio Rocha (guitarras e violões) e Luciano Pinto (teclados) para lembrar que, ao menos na teoria, o Babado Novo ainda é um trio. Autor do pop reggae E Mesmo que a Lua Vá, trunfo do bom repertório, Rocha assina com Lincoln Olivetti a produção deste álbum caloroso que transita pelo axé populista sem o teor de vulgaridade presente nos CDs anteriores. O Babado se renova e (até) evolui em Ver-te Mar.

Celeiro fértil de hits de axé, responsável pela revitalização das carreiras de Daniela Mercury e Margareth Menezes, Carlinhos Brown dá outra contribuição luminosa ao gênero com Insolação do Coração, parceria com o hitmaker Michael Sullivan. O tema - que conta com intervenção do rapper angolano Dog Murras - tem pulsação rítmica contagiante. Assim como Coladinho e como o samba-reggae Doce Paixão (de Ramon Cruz), ambos com cacife para garantir a animação explosiva de micaretas e trios elétricos.

De tom funkeado na faixa-título, mais uma parceria de Carlinhos Brown com Michael Sullivan, Ver-te Mar apresenta repertório superior aos recentes discos de Ivete Sangalo. E teria ganhado mais peso se baladas como Pedindo um Pouco Mais tivessem sido limadas. A voz de Cláudia Leitte não é especialmente talhada para canções românticas. Nessa seara, Ivete tem bem mais presença...

Entre a sensual levada sanfoneira do xote Abra Aí (garantida pelo acordeom de Targino Gondim, convidado da faixa) e o alto pique carnavalesco do Rock Tribal, Cláudia Leitte arrisca até cantar em inglês o reggae Stay. Mas a vocalista bem poderia ter poupado o ouvinte de testemunhar a destruição de Amantes Cinzas, um dos mais belos sambas de Carlinhos Brown, composto com Arnaldo Antunes e lançado pelo autor em Omelete Man, a obra-prima da discografia do Tribalista. Nem a participação de Brown - em dueto gravado ao vivo para o DVD que virá na edição dupla de Ver-te Mar, nas lojas em março - impediu o fiasco da faixa. A alteração do andamento, mais para samba-reggae, apagou a beleza do tema.

Trabalho marcado pela exuberância rítmica do pop afro-baiano, Ver-te Mar cresce a cada audição. Não tem a abrangência, o rigor estilístico e a azeitada miscigenação de um Balé Mulato (a recente obra-prima de Daniela Mercury), por exemplo, mas tem pegada e supera a produção corriqueira da axé music. A idéia foi clonar o som e o estilo de Ivete, mas a cópia é superior à matriz...

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ponto para a gravadora que soube investir bem . Claudia é linda mesmo e já cantou com Roupa Nova , Daniela Mercury , Brown e até com o rei . A nova musa da Bahia ( tchau Ivete rsrs )

Mas Mauro , o que quer dizer com *** ? Isso quer dizer que é bom ou regular ? Beijos !!!!

3 de fevereiro de 2007 às 07:44  
Blogger Mauro Ferreira said...

Sim, três estrelas significam que o disco é bom. Num primeiro momento, dei duas estrelas (e com as duas a crítica foi publicada no jornal carioca O Dia, onde escrevo sobre discos), mas ao ouvir o CD pela quarta vez para redigir a resenha do blog, avaliei que estava sendo preconceituoso ao dar duas estrelas, já que considero que nove das 14 faixas são legais.

3 de fevereiro de 2007 às 10:24  
Anonymous Anônimo said...

dizer que claudia leite e uma mulher bonita e atraente, concordo. Agora, nunca deveriam permitir que ela falasse na televisao, pois só fala merda, e canta ruim demais, eta mulherzinha chata.

3 de fevereiro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Mauro sempre arruma um jeito de falar mal de Ivete Sangalo. Que ele detesta Ivete, todos já sabem! Mas é impressionante a vontade desse rapaz de falar mal dela. A crítica é sobre o cd do Babado ou sobre o problema pessoal de Mauro com Ivete???

Leão Lobo perde para os futricos de Mauro. Se esse rapaz resolvesse falar apenas de música e deixasse de lado preferências pessoais com certeza teria mais credibilidade. Mas o que esperar de alguém que acha que ser crítico musical é definir se Caetano foi ou não deselegante com Luana Piovani, né?

Ainda bem que em contraste à mediocridade e o despeito dos comentários de Mauro, essa semana tivemos comentários elogiosos de Marisa Monte e de Caetano Veloso ao trabalho de Ivete. Ou será que Mauro acha que sabe mais de música que os dois???

Leão Lobo e Nelson Rubens que se cuidem!!!!!

3 de fevereiro de 2007 às 20:50  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, que pecado tão grave vc cometeu?
Que penitência mais dura vc se impôs, ouvir esse cd 4 vezes! Vixeeeeeeeeee

Jose Henrique

4 de fevereiro de 2007 às 01:34  
Anonymous Anônimo said...

cópia é superior à matriz pois é impossivel ser pior que a 'matriz 'em questão ...

4 de fevereiro de 2007 às 02:38  
Anonymous Anônimo said...

Targino Godim e Carlinhos Brown !Claudinha cresce e isso é bom . Um pena foi a Beth Carvalho ter deixado a vocalista de fora do seu projeto sobre o samba da Bahia .

4 de fevereiro de 2007 às 02:57  
Anonymous Anônimo said...

A capa lembra o 'Tanto Mar ' da Fafá de Belém . Não acha ?

4 de fevereiro de 2007 às 06:08  
Anonymous Anônimo said...

Onde Marisa Monte elogiou Ivete me diga por favor ... mande o link , tô bege !!!
Babado cresce ....

4 de fevereiro de 2007 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Difícil pra mim é vencer o preconceito de ouvir uma banda cujo nome é uma expressão que não sai da boca das bichas mais loucas desse país...

4 de fevereiro de 2007 às 14:54  
Anonymous Anônimo said...

Ha muito tempo que um elogio de Caetano não vale absolutamente nada, ainda mais se o elogiado for baiano. Dom Corleone Veloso e sua máfia do dendê.
Quanto a Marisa ela faz o estilo boazinha, se perguntada, elogia.

Jose Henrique

4 de fevereiro de 2007 às 19:45  
Anonymous Anônimo said...

Manão Freire disse...

De Claudinha eu queria lamber as costinhas dela no mar e fazê-la cantar umas MPBs pra mim, mesmo que não colasse, mas eu fazia colar. Falar nisso, em véz dela ficar cantando uns bregões como os do Roberto Carlos, vou dar uma dica: pegue um produtor descolado e resgate umas baladas ou afoxés de Moraes. Aí eu recomendo.

5 de fevereiro de 2007 às 21:36  
Anonymous Anônimo said...

Não adianta vocês discutirem, perda de tempo. Ivete é top. A voz é hoje das mais ricas brasileiras,estilo único e novo nas atuações de entretenimento na comunicação com o público, e é amada e valorizada no seu contéudo artístico por 96% da população brasileira.
Isso é fato!!!

11 de junho de 2008 às 00:44  
Anonymous Anônimo said...

Essa confussão que o Mauro faz, ele deveria saber que quando surge uma grande estrela, outras mais novas, seguem, se espelham no atual centro das atenções que era e é Ivete Sangalo, pelo menos em Salvador, como aconteceu com Daniela Mercury no início dos anos 90. Surgiram várias cantoras cantando com timbre parecido com o da Dani, tentando fazer, se espelhando na estrela do momento.
Infelismente essas cantoras de segundo escalão não conseguiram obter projeção.

11 de junho de 2008 às 00:51  

Postar um comentário

<< Home