2 de fevereiro de 2007

Science, morto há dez anos, formou uma nação

Francisco de Assis França - mais conhecido como Chico Science - botou a boca no trombone, em seus curtos 10 anos de carreira, e criou toda uma nação estética rotulada de Mangue Beat (ou, para alguns, Mangue Bit). Science saiu de cena há exatos dez anos em trágico acidente de carro ocorrido em 2 de fevereiro de 1997 na fronteira entre Recife e Olinda. O silêncio da mídia do eixo Rio-São Paulo em relação à efeméride é sintomático. No comando de seu grupo, Nação Zumbi, Science gravou somente dois bons discos, Da Lama ao Caos (1994) e Afrocibederlia (1996). O primeiro é um dos álbuns definidores da estética miscigenada da década de 90. Permanece mais cultuado do que propriamente ouvido pelo público. Nunca vendeu muito. Só que foi escutado pelas pessoas certas, incluindo artistas que ainda hoje reverberam em sua obra o maracatu atômico criado por Science. Foi o mentor da Nação que repôs Pernambuco no mapa musical do Brasil - frevo à parte. Talvez por isso, Science seja rei em seu território natal. Em Recife, seu nome é bem mais popular e reverenciado do que os de vários ídolos do pop nacional. Só que o culto não resiste no Brasil como deveria. Science morreu jovem, aos 33 anos. Tinha ainda muito o que fazer. Iniciada já em 1987, quando ele integrou a banda Orla Orbe, sua carreira deslancharia somente a partir de 1994. Ou seja, viveu apenas dois anos de sucesso, já que a morte o surpreendeu logo no início de 1997. Sua obra continua viva - sorry, o clichê é inevitável - porém seria justo que o todo o Brasil, e não somente Pernambuco, recordasse Science dez anos após sua triste partida.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Invertendo o verso de Caetano, o pouco de Science foi muito. Podem não falar dele, já o som que ele criou é sempre ouvido, mesmo que as pessoas não saibam que é dele.

2 de fevereiro de 2007 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

O tom lamentoso do "silêncio" nos 10 anos da morte de Chico Science e o comentário de que não vendia muito conduz à idéia de que, se vendesse alguma coisa e o mercado tivesse feito alguma homenagem em disco ou DVD, seria um mero caça-níqueis. Que pena que, como a indústria fonográfica, também a crítica se preocupe tanto como o que vende e o que não vende, na hora de avaliar o lançamento ou o não-lançamento de alguma homenagem.

2 de fevereiro de 2007 às 09:53  
Anonymous Anônimo said...

É que o eixo Rio-SP só olha pro próprio umbigo, mas a INTERNET chegou pra arrancar o umbigo pra fora.
Chico Science & Nação Zumbi foi a melhor banda dos anos 90.
A Nação Zumbi é a melhor do Brasil no momento e das 5 melhores de todos os tempos, na minha opinião;
Sem ordem de preferencia:
-Mutantes
-Novos Baianos
-Titãs(dos bons tempos, não isso que eles viraram de uns 10 anos pra cá)
-Nação Zumbi
-Qualquer outra aí

Jose Henrique

2 de fevereiro de 2007 às 18:17  
Anonymous Anônimo said...

Não adianta Mauro aqui no Blog o que provoca muitas discussões são as cantoras . As bandas e os cantores ( salvo Roberto , Chico e Caetano ... vc sabe disso ! ) não estão com nada !

4 de fevereiro de 2007 às 02:21  

Postar um comentário

<< Home