CD revive Carnavais de Carmen e suas herdeiras
Resenha de CDTítulo: Carmen Miranda 100 Anos - Duetos e Outras Carmens
Artista: Carmen Miranda e outros
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * * * 1/2
Este blog continua sendo atualizado no endereço: http://www.blognotasmusicais.com.br
Resenha de CD
Há 20 anos uma das atrações fiéis da folia de Salvador (BA), o cantor Netinho planeja um Carnaval particular fora de época, em maio de 2009, para gravar um CD/DVD. O local previsto para o registro ao vivo - Aracaju (SE) - está bem distante da rota habitual de gravações, mas a escolha da cidade tem razão afetiva para o artista: foi na capital de Sergipe que, em 1996, Netinho gravou um CD ao vivo que beirou os dois milhões de cópias - gerando uma profusão de registros de shows de axé music - e emplacou o maior sucesso de sua carreira solo, Milla. O cantor pretende convidar nomes como Bell Marques, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Saulo Fernandes para participar do DVD. Até o sertanejo Daniel é cotado para um dueto.
Lançada no mercado fonográfico em 2008 pelo produtor Marcelo Fróes, que a escalou para regravar Rocky Raccoon para o tributo Álbum Branco, a irmã de Renato Russo (1960 - 1996), Carmen Manfredini encara aos 46 anos a prova de um disco inteiro, dividido com o quarteto carioca Tantra, formado por músicos - Carlos Trilha (teclados), Fred Nascimento (voz e guitarra), Gian Fabra (baixo) - que tocaram com a Legião Urbana ou, no caso de Trilha, estiveram envolvidos na produção da discografia solo de Russo. Intitulado O Fim da Infância, o primeiro CD do projeto Carmen & Tantra apresenta dez músicas inéditas e vai ser lançado ainda em 2009. Na foto de Patrícia Gouveia, a cantora posa com o bom grupo, integrado também pelo baterista Lourenço Monteiro.
Das já diversas trilhas sonoras compostas por Edu Lobo com Chico Buarque para balés e para musicais, a de O Grande Circo Místico - criada para espetáculo do Ballet Guaíra e gravada no Rio de Janeiro de agosto a dezembro de 1982 para edição em LP lançado originalmente em 1983 - é a obra-prima da dupla no estilo teatral. Para quem nunca teve o disco, a Biscoito Fino está pondo nas lojas a terceira reedição em CD de O Grande Circo Místico. A atual reedição segue os moldes da anterior - lançada em 2002 pelas gravadora Dubas - e adiciona cinco faixas ao repertório do álbum original. Entre elas, uma versão de Beatriz com Tom Jobim (1927 - 1994) ao piano e solo de violino de João Daltro. As outras faixas adicionais são os temas instrumentais Dança de Lily Braun, A Levitação, A Dança dos Banqueiros e O Anjo Azul. Este último tema - ouvido na gravação do trompetista Márcio Montarroyos, morto em 2007 - foi composto para a remontagem do balé em 2002. Entre os (hoje) clássicos que já faziam parte da trilha original, há a primeira versão de Beatriz (com Milton Nascimento em momento sublime), Sobre Todas as Coisas (Gilberto Gil), A História de Lily Braun (com Gal Costa em ótima forma vocal), Ciranda da Bailarina (no registro lúdico de um coro infantil) e Na Carreira (em dueto dos compositores Chico Buarque e Edu Lobo).
Através de sua assessoria, Roberto Carlos divulgou nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009, a vitória da ação judicial movida por ele e Erasmo Carlos contra a EMISongs do Brasil Edições Musicais Ltda - editora que opera dissociada da gravadora EMI Music - por conta do recolhimento de seu DVD Pra Sempre ao Vivo no Pacaembu em virtude de discordâncias sobre direitos autorais em relação às músicas Amor Perfeito, Como É Grande o meu Amor por Você, Despedida, Detalhes, É Proibido Fumar e Eu te Amo, te Amo, te Amo - todas incluídas no DVD editado em 2004 pelo Rei (visto acima à esquerda em foto de Luiz Garrido). Roberto e Erasmo ganharam na Justiça o direito de rescindir o contrato com a referida editora musical - fato que gera a imediata liberação de todas as músicas envolvidas na pendenga. Ainda cabe recurso - pois a vitória ocorreu em primeira instância.
Resenha de CD
Resenha de CD
Resenha de CD
A partir desta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009, o Skank promove enquete entre seus fãs - através do site oficial do grupo ou via torpedos de celulares - para a eleição do segundo single do álbum Estandarte, cuja promoção foi iniciada em setembro de 2008 com a canção Ainda Gosto Dela, um dos grandes sucessos radiofônicos do ano passado. São três as faixas que podem virar o segundo single do álbum: Noites de um Verão Qualquer, Pára-Raio e Sutilmente. Clicando no card acima à esquerda, o leitor conhece o modo de votar pelo celular (de qualquer operadora). A votação se estende até 12 de março e reforça a interação da banda com o seu público.
Nas lojas no começo de março de 2009, o disco com a trilha sonora da novela Caminho das Índias - aberto com o tema de abertura da trama, Beedi, na frenética gravação de Sukhwinder Singh e Sunidhi Chauhan - revive entre suas ecléticas 20 faixas gravações antigas de nomes como Ângela RoRo (o hit inicial Amor, meu Grande Amor), Elis Regina (Dois pra Lá, Dois pra Cá) e Nara Leão (Até Quem Sabe). Contudo, há alguns fonogramas ainda inéditos - como o registro de Sob Medida (música de Chico Buarque gravada quase simultaneamente por Fafá de Belém e Simone em 1979) por Isabella Taviani. Eis as 20 faixas do disco Caminho das Índias:
Resenha de Livro
Por conta de seu primeiro álbum, Rockferry, Duffy foi a grande vencedora do BritAwards 2009, cuja premiação aconteceu em Londres na noite de quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009. A cantora inglesa - em foto extraída do site oficial do BritAwards - voltou para casa com três dos quatro troféus a que concorria. Duffy venceu nas categorias Melhor Cantora Britânica, Melhor Álbum Britânico e Revelação Britânica. Já o grupo Coldplay - que liderava com Duffy a lista de indicações, cada um com quatro nomeações - foi solenemente ignorado e voltou para casa sem um troféu sequer. Eis os principais vencedores do BritAwards 2009:
Em seu sexto disco, produzido por Marcelo Sussekind, Vander Lee faz inédito dueto com o cantor africano Lokua Kanza na faixa intitulada Do Bão. Outra participação é a da cantora Regina Souza, convidada da faixa Baile dos Anjos, uma das dez inéditas autorais gravadas por Lee no CD. Já o rapper Renegado faz intervenções em Ninguém Vai Tirar Você de mim, parceria de Edson Ribeiro e Hélio Justo, lançada por Roberto Carlos em 1968 no álbum O Inimitável. Outras músicas do álbum - inicialmente previsto ser lançado em março, porém agora já reprogramado para abril pela gravadora Deckdisc - são Desejo de Flor e Eu e Ela. O repertório autoral gira por ritmos como baião, reggae, samba, folk e baladas.
Fonogramas recentes de Asa de Águia (Hoje É Dia de Asa), Netinho (Muito Bom) e banda A Zorra (Eu Amo Salvador) são alguns candidatos a hits do Carnaval baiano em 2009 que foram reunidos pela Deckdisc numa compilação, Karnaval, editada somente em formato digital. Já à venda em todas as operadoras de celular, o disco virtual vai estar disponível para streaming gratuito nos portais Terra e IG durante o Carnaval. Trata-se da segunda compilação editada pela Deckdisc no formato digital e, aliás, a seleção inclui entre as dez faixas o candidato a webhit da hora, Cadê Xoxó? - de Marcelo Quintanilha - tido como campeão de acessos no YouTube.
Em 1979, então com 17 anos, Carlinhos Brown subiu pela primeira vez num trio elétrico para tocar percussão com o grupo de rock Mar Revolto. Trinta anos depois, o compositor e agitador cultural reencontra os músicos da banda para celebrar suas três décadas de folia com a gravação de um CD de atmosfera roqueira. O álbum tem 11 faixas e vai ser lançado após o Carnaval. Como de praxe, Brown toca vários instrumentos no disco, mas dá ênfase à guitarra e ao rock ao lado do Mar Revolto. Outros músicos tocam no disco.
Mais um grupo paulistano de rock vira munição de Rick Bonadio e finaliza seu primeiro álbum pela gravadora Arsenal Music no estúdio Midas, em São Paulo (SP), com a óbvia produção de Bonadio. Já com sete anos de militância na cena indie, a banda foi contratada por Bonadio em meados de 2008 após abrir um show do Fresno - grupo do elenco da Arsenal, companhia dirigida pelo produtor - e fazer a platéia cantar músicas como Anemia e Asas Fracas. O Gloria é integrado por Mi (voz), Fil (bateria), Elliot (guitarra e voz), Peres (guitarra) e João (baixo). A foto de Luringa expõe um flagrante do Gloria na gravação do CD no estúdio Midas.
Vice-campeão de vendas de CDs em 2008 nos Estados Unidos, o Coldplay (em foto de Stephan Craneanscki) obteve a liderança na lista dos 50 álbuns mais vendidos em todo o mundo no ano passado por conta dos 6,8 milhões de cópias de Viva la Vida or Death and All his Friends. A surpresa é a vice-liderança de um dinossauro do metal, AC/DC, grupo que voltou à tona com Black Ice. Sem falar que outro ícone metaleiro, o Metallica, ocupa um honroso quinto lugar com Death Magnetic. Já o campeão de vendas do mercado norte-americano - o rapper Lil Wayne, por Tha Carter III - cai para a nona posição no ranking mundial. A relação dos 50 campeões de 2008 - na qual Amy Winehouse figura em sétimo lugar com seu segundo álbum, lançado no início de 2007 - foi elaborada e divulgada esta semana pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (a IFPI, na sigla em inglês). Eis os dez álbuns mais vendidos ao redor do mundo durante 2008:
Primeiro álbum do grupo Black Eyed Peas desde o CD Monkey Business, de 2005, The E.N.D. tem lançamento confirmado pela Interscope Records para 9 de junho de 2009. O primeiro single, Boom Boom Pow, vai ser enviado em breve às rádios, sites e clubes. Em princípio, o álbum vai reunir 12 inéditas do quarteto.
Resenha de Livro
Resenha de Livro
Resenha de CD
A carioca Coqueiro Verde Records está pondo nas lojas brasileiras neste mês de fevereiro de 2009 um defasado DVD do Stereophonics que vai soar velho até para fãs mais desatentos do trio galês. Language.Sex.Violence.Other? foi editado no exterior em 2006 com base no material audiovisual colhido na turnê do homônimo álbum, de 2005. A defasagem é tanta que a banda até já lançou um outro álbum, Pull the Pin (2007). Para fãs que não se importam em apertar a tecla rewind, o prato principal do DVD é um bom documentário - devidamente legendado em português - sobre o processo de gravação do CD de 2005. O filme de 50 minutos é costurado com entrevistas, cenas de bastidores e takes de estúdio, abordando temas como a entrada do baterista Javier Weyler, que substituiu Stuart Cable. Para quem prefere ir direto ao ponto, há 10 números ao vivo captados na turnê de 2005 - entre eles, Deadhead, Madame Helga, Doorman e Just Looking - e os clipes de Dakota, Superman, Devil e... Rewind.
Nos dias 12 e 13 de janeiro de 2007, Willie Nelson - um dos ícones da música country - subiu ao palco do Jazz Lincoln Center, em Nova York (EUA), ao lado do jazzista fera Wynton Marsalis, às do trompete. Na pauta, predominava o blues. Os dois shows foram gravados e renderam o CD ao vivo Two Men with the Blues, lançado em julho de 2008. Logo na seqüência, o mesmo belo registro ao vivo da inédita reunião dos dois artistas rendeu um DVD, Live from New York City, recém-editado no Brasil pela gravadora ST2. No roteiro, clássicos como Rainy Day Blues, Georgia on my Mind e Stardust. O DVD exibe entrevistas em que Willie e Marsalis conceituam o (fino) repertório escolhido.
Resenha de CD
Resenha de Livro
Terceiro álbum do grupo norte-americano Yeah Yeah Yeahs, It's Blitz (capa acima) vai ser lançado em 13 de abril de 2009. Uma semana antes, em 6 de abril, o primeiro single do disco, Zero, vai ser editado. Dave Sitek - guitarrista da banda nova-iorquina TV on the Radio - colabora novamente com o Yeah Yeah Yeahs e assina a produção como Nick Launay. Eis as 10 músicas do CD It's Blitz:
Já entra em fase de gravação o primeiro CD de Mário Sérgio, cantor que saiu do grupo Fundo de Quintal em outubro de 2008 para seguir carreira solo. Parceria do artista com Luiz Carlos da Vila (1949 - 2008), Fada é um das seis músicas da lavra de Mário Sérgio (à direita em foto de Cris Costa) que figuram entre as 14 faixas do disco. A seleção autoral inclui também colaborações do compositor com sambistas como Arlindo Cruz (Na Flor da Primavera), Luizinho to Blow (Maria do Samba), Fred Camacho (Nasci para Cantar e Sambar, com Marcelinho Moreira também na autoria), Ronaldinho (Amor dos Deuses) e Capri (Sol da Manhã, com Robson Guimarães). O lançamento do CD solo de Mário Sérgio está agendado para abril, pela gravadora LGK Music.