Sereno, Erasmo celebra obra em duos afetivos
Título: Erasmo Carlos
Convida - Volume II
Artista: Erasmo Carlos
Gravadora: Indie Records
Cotação: * * * *
O que era fervor em 1980 se transmutou em serenidade na seqüência do álbum Erasmo Carlos Convida. Só que sem prejuízo artístico. O Tremendão conseguiu fazer segundo volume à altura do primeiro. E se os convidados de 1980 gravitavam em torno da MPB mais tradicional, os de 2007 transitam em órbitas diversas, devidamente respeitadas pelo anfitrião. Vem daí, aliás, o acerto do CD. Nada parece fora da ordem nesta seqüência. Ainda que Chico Buarque soe opaco na levada de sambossa adicionada à canção Olha. E que Milton Nascimento já não exiba o vocal divino dos anos 70 que lhe deixaria muito mais à vontade para bancar o crooner em Emoções no álbum anterior (se a música já existisse).
As presenças de Chico e Milton redimem Erasmo das ausências de ambos no LP de 1980. Contudo, o charme do Convida II está na interação do anfitrião com as estrelas que ainda não brilhavam no céu da música brasileira na época daquele primeiro disco. Se Lulu Santos turbina o samba-rock Coqueiro Verde com os atualíssimos beats eletrônicos, o Skank injeta fina ironia melancólica na Banda dos Contentes. Já Los Hermanos trazem Sábado Morto para o seu universo introspectivo - num dos melhores momentos do disco - enquanto Adriana Calcanhotto transpõe muito bem Ilegal, Imoral ou Engorda para o tom indie de Kassin, Domenico e Cia. Outro gol.
Produzido em uniforme clima plácido por Mú Carvalho, integrante do grupo A Cor do Som, convidado do volume I, o disco é também pretexto para Erasmo revisitar a obra romântica do amigo de fé e irmão camarada Roberto Carlos. São hits que exibem o seu nome nos créditos, mas até então associados unica e exclusivamente ao parceiro. Assim, Marisa Monte rebobina Tema de Não Quero Ver Você Triste com delicadeza tribalista. Já Djavan divide De Tanto Amor. E Simone, em tons elegantes e econômicos, interpreta Vou Ficar Nu pra Chamar sua Atenção. Zeca Pagodinho merecia uma música melhor do que Cama e Mesa para levar para seu fundo de quintal. Mas, no geral, a festa de Erasmo Carlos é boa. Sobretudo pela disposição do anfitrião em deixar seus convidados à vontade.