5 de maio de 2007

'Discoteca MTV' lembra piada genial do Ultraje

Resenha de programa de TV
Título: Discoteca MTV - Nós Vamos Invadir sua Praia (Ultraje a Rigor, 1985)
Canal: MTV
Exibição: 4 de maio
Cotação: * * * *

"Esse disco foi uma onda", resumiu Falcão (do Rappa) ao falar de Nós Vamos Invadir sua Praia, o clássico álbum de estréia do Ultraje a Rigor, enfocado no terceiro dos 12 programas da série Discoteca MTV. Foi o episódio que mais detalhou a criação e gravação das músicas do disco abordado. “É demais!”, atestou o produtor do disco, Liminha, ao reler a letra da faixa-título, que sintetizava a gozação dos paulistas contra os cariocas e seu rock de bermudas, como era ironizado, na época, o som pop juvenil de bandas como Kid Abelha. "Havia rivalidade entre Rio e São Paulo", confirmou Liminha, produtor dos grandes discos de rock dos 80.

O mentor, líder, compositor e vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira, foi o único integrante do grupo de SP entrevistado pelo programa. "Era tudo novo. Não tinha essa mentalidade de 'vamos estourar', 'vamos fazer sucesso' que passou a existir nos anos 90", contextualiza Roger. A rigor, Nós Vamos Invadir sua Praia foi uma grande e genial piada do Ultraje que divertiu tanto que o grupo nunca mais conseguiu contar outra com tanta graça. "Foi o disco de maior hits por metro quadrado. Não soa datado", disse o jornalista Marco Bezzi, um dos críticos que depõem no programa.

Bezzi tem razão. Não é à toa que nomes em ascensão na atual cena pop nacional - como Gabriel (Autoramas), Philippe (Dead Fish) e Érika Martins - testemunharam que ouviram hits como Rebelde sem Causa, Ciúme, Zoraide (inspirada em namoradas próprias e alheias, de acordo com Roger Moreira), Mim Quer Tocar (grande gozação com os cantores de reggae) e Independente Futebol Clube nas festas que freqüentavam quando entraram na adolescência. "Virei fã na hora quando ouvi Marylou numa festa", lembrou Érika.

A festa aconteceu primeiramente no estúdio Nas Nuvens. Liminha narrou o dia em que um balde d'água caiu na sua cabeça ao abrir a porta do banheiro. "Parecia que a gente estava no pré-primário, com todo mundo retrocedido à infância", depôs Lobão, que, claro, participou da guerras de travesseiros, entre outras brincadeiras, por ter feito coro na faixa-título ao lado de Ritchie e Leo Jaime. Bons tempos em que o rock brasileiro não se levava tão a sério...

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nunca entendi como um grupo tão legal não foi adiante

5 de maio de 2007 às 18:39  
Blogger Dantas said...

Bruno,
Quem disse que o Ultraje não foi adiante?
Ele continua na ativa, nunca acabou. Seu ultimo CD/DVD foi o Acustico MTV.
O disco seguinte ao NVISP, Sexo!, também foi cheio de hits, como Pelado e Sexo.
Depois, ainda teve o Crescendo e, até mesmo o menos conhecido, Ó!, teve músicas executadas, inclusive em novela da Globo.
São mais de 20 anos de carreira initerrupta. O que vc quer dizer com "não foi adiante"?

Abs

7 de maio de 2007 às 11:32  

Postar um comentário

<< Home