6 de maio de 2007

Fafá estréia turnê com sucessos e gargalhadas

Resenha de Show
Título: Fafá de Belém ao Vivo
Artista: Fafá de Belém (em foto de Mauro Ferreira)
Local: Canecão (RJ)
Data: 5 de maio de 2007
Cotação: * * *
Diante de Canecão com buracos na platéia, Fafá de Belém estreou no sábado, 5 de maio, a turnê nacional de lançamento do CD e do DVD gravados em Belém (PA) em outubro de 2006 e lançados em fevereiro. Munida de sucessos e gargalhadas, a cantora remontou no Rio - de forma reduzida - a produção armada no Theatro da Paz para a filmagem deste projeto retrospectivo. A única novidade no roteiro foi a inclusão de Jardins Proibidos, tema dos compositores portugueses Pedro Malaquias e Paulo Gonzo, cantado em duo por Fafá com a filha Mariana Belém. Com a habitual espontaneidade, a artista ironizou a produção de celebridades fakes antes de cantar Brilho Dental – crítica ácida aos sorrisos artificiais estampados na mídia – e fez discurso ecológico pró-Amazônia ao apresentar o hit Vermelho. Acima das frases de efeito, pairou sua voz - em grande forma. Foi um show amarrado pela coesão do repertório. Volta à cena a Fafá brejeira dos anos 70 em números como o samba-de-roda Filho da Bahia, Pode Entrar (singela modinha que ela canta sentada no palco) e a forte Pauapixuna. Entre dispensável inédita (Aonde, único número ruim) e o também desnecessário exagero vocal de Meu Homem, Fafá ficou bem na foto ao revisar sua obra, emoldurada por bela iluminação e figurinos múltiplos e coloridos. Luzes e cores refletidas em suas sonoras e expansivas gargalhadas.

30 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Embora a responsabilidade não seja minha, peço desculpas a quem tentou acessar o blog e não conseguiu comentar. O servidor esteve fora do ar durante algum tempo.

6 de maio de 2007 às 20:50  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, acho que vc quis dizer "transpor" - tem s e não tem acento. Ah, os comentários são excelentes!

6 de maio de 2007 às 21:26  
Anonymous Anônimo said...

Há que se perguntar por que grandes intérpretes com Fafá decairam na década de 1980. Ela fez excelentes discos no início da carreira, que poucas pessoas conhecem, porque conheceram a Fafá popularesca. Trata-se de uma grande cantora e de uma grande mulher. "O canto das águas" é, na minha opinião um dos melhores cd's da década de 2000, e não à toa foi indicado ao Grammy. Fico feliz que Fafá esteja voltando a cantar grandes compositores como no início. Desejo à ela todo sucesso nesse cd, que está muito bom.

7 de maio de 2007 às 01:17  
Anonymous Anônimo said...

Fico impressionando com a má vontade do Mauro por fazer uma resenha tão curta de um show que segundo ele foi muito bom. Se fosse de uma tal baiana teria mais detalhes como todo o repertório além de ser bem mais longo ...

7 de maio de 2007 às 07:02  
Anonymous Anônimo said...

Só o fato de Fafá concentrar o repertório do show em seus primeiros discos já garantem a qualidade.

Os buracos na paltéia certamente são causados pelos altos preços dos ingressos atualmente.

7 de maio de 2007 às 09:54  
Anonymous Anônimo said...

Em SPaulo Fafá nunca apresentou um show em uma casa de espetáculos importante (pelo menos nos últimos 15 anos, desde que frequento estes locais). Creio que não tenha público suficiente na cidade. Estive no Canecão e apesar dos lugares disponíveis achei até que estava bem cheio.
O certo é que Fafá só fica legal quando abre mão da bregaiada e da femme fatale e libera a gatona amazônida espontânea e farta.
E, ops, a menina Mariana é só brincadeirinha de mãe, não é? ou era pra levar a sério?!!!!

7 de maio de 2007 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

Acho que o que interessava aqui era falar do show que foi maravilhoso, independentemente de buraco ou não na platéia.
Estive presente nos dois dias e fiquei encatando com a grande presença de Fafá no palco.
O Mauro deveria ter sido mais atencioso com o show e ter descrito com mais detalhes o trabalho tão bem apresentado por Fafá no Canecão.
O que chamou mais atenção nessa resenha foi o detalhe dos buracos na platéia, isso na verdade não interessava a ninguém. Péssimo comentário!

8 de maio de 2007 às 00:32  
Anonymous Anônimo said...

12.32: O Mauro, perspicaz, esclarecido e inteligente como é, citou os tais buracos apenas para aludir aos buracos enormes que constam da tapeçaria discográfica de Fafá. Erros de acabamento, frequentemente de escolha nos tecidos, abuso de cores em detrimento da elegância, nosso colunista foi muito feliz em sua metáfora. Tomara que Fafá tenha lido e, além de cuidar melhor de sua dicção que anda TE-RRÍ-VEL, procure ajustar os pontos de seu tear.

8 de maio de 2007 às 09:44  
Anonymous Anônimo said...

Diante do tamanho (artístico) da cantora, a resenha me pareceu até longa demais.
ps: Maria de Fátima Moura Palha Figueiredo, esta sim, é um espetáculo de mulher. Mas é frequentemente abafada pela entidade over da qual é cavalo.

8 de maio de 2007 às 10:01  
Blogger Estalactites hemorrágicas said...

Músicas?
Não teve “Bilhete”, não teve “Carrinho de Linha” (buáááá), não teve “Menestrel das Alagoas” (afinal tem que ficar um gosto de quero mais)
Celebridades ?
A única coisa que me lembro foi de cruzar com a Mara Manzan na ida ao camarim, com a Érica que organizava a confusão e, com o André Lima já dentro do camarim.
Músicos?
Não teve violinos, Não teve Trio Manari.
Teatro?
Não teve o Teatro da Paz.
E precisava?
NÃO.
Pois , comando a noite
Tinha, ELA,
FAFÁ DE BELÉM.
Num Cenário lindo como o do DVD (um amigo meu, que eu não digo o nome nem sob tortura, levou um punhado das folhas do palco como lembrança). A DIVA entra e ataca de “Raça”, num vestido com as cores bem quentes feito um arco-íris de mesmo desenho e corte do preto do DVD. Rodando feito um furacão, Afinal ela não é Hilda, mas é o próprio.
O que são os músicos da Fafá? Meu Deus é pura sintonia e comunhão de instrumento e voz.
E que venha a VOZ ao nosso Reino.
E de backing?
"A lua ali", bem na minha frente, MARIANA com um sorriso que era mais um holofote a brilhar no palco. Como ela é doce, atenciosa, educada e ainda arrasa em “Jardins Proibidos”:”Onde é senhora de um tempo sem fim. Jóia de luz.” Que venha logo o seu CD.
É chover no molhado (Feito “chuva das duas que não pode faltar”), falar sobre interpretação, sobre presença, sobre magnetismo e inquietude sadia de Fafá num palco.Novamente digo: NÃO se explica, sente-se, percebe-se, intui-se, vive-se.
Sábado as músicas que me arrepiaram, parafraseando Caetano, do “cócix até o pescoço”, foram “Raça”, “Pode Entrar”, “Coração do Agreste” (essa eu vi no Domingo o Canecão plaudir de pé), “Que Me Venha Esse Homem” “Dentro de Mim mora um Anjo” “Foi Assim” “Sob Medida”...
E digo de carteirinha é melhor se embriagar de Fafá do que de caipirinha.

8 de maio de 2007 às 10:29  
Blogger David de Lima said...

Olha eu não acho que Fafá exagerou em nada embora eu tenha ido a nehum dos dois shows ..eu vi o pocket show desse Cd e achei maravilhoso , Ela disse "canto o que me arrepia" então meu bem se ela canta e !"exagera" como você diz é por que ela tem que cantar assim .ok

8 de maio de 2007 às 13:21  
Anonymous Anônimo said...

apesar de sampa não dar mesmo muita bola pra fafá, tomara que ela traga este show pra cá nem que seja na festa do peão de itapecirica...irei até lá aplaudi-la.
fafá e fofa demais.

8 de maio de 2007 às 16:48  
Anonymous Anônimo said...

Fafá tem uma grande voz mesmo. Mas, muito mais que qualquer outra artista brasileira, se estragou na década de 80 num mar de músicas de terceira. Uma grande pena. Espero que ela esteja mesmo voltando a ser o que foi.

8 de maio de 2007 às 22:46  
Blogger Ulysses said...

fafa tem uma historia musical linda!Em todos os momentos ela e brilhante.Fafa e ssim mesmo ela canta o que o povo canta.ela e perfeitamente eclética isso e que diferência das outras...''aonde'' e uma musica forte e linda nao concordo que seja uma musica ruim.

10 de maio de 2007 às 18:01  
Anonymous Anônimo said...

O show é maravilhoso. A melhor música do roteiro é AONDE,justo a q o Mauro não gostou. Ela está ótima. O único porém do show são justamente o tal "fã clube" da Fafá. Eles são mesquinhos e egoístas. Ao fim dois shows de sabado e domingo , as únicas pessoas que puderam entrar no camarim para dar um beijo na Fafá, além dos artistas, claro, eram apenas a "panela" do fã clube. Duvido q a própria saiba disso!
Se você não fizer parte do fã clube e não puxar o saco da Érica e do Ricardo, esqueça a chance de entrar...E o pior, que mais de 10 pessoas na fila já sabiam dessa estória!!!!!

11 de maio de 2007 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

Mas vocês vão ao show para assistir ou só para entrar no camarim ? Acho que o proposito é o show... certo ? Pq. não entram no tal fã-clube ao invés de ficarem falando de "panela", egoísmo e mesquinharia?

11 de maio de 2007 às 12:50  
Anonymous Anônimo said...

Mas vcs foram a assistir o show ou irem ao camarim ? Acho que o proposito seja o show, certo ? Pq. não entram para o tal fã-clube ao invés de ficarem falando de "panela" egoímos, mesquinharias ?

11 de maio de 2007 às 12:53  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo uma injustiça.
Havia umas 5 pessoas membros do fã-clube e quando entraram no camarim, chamados pela própria filha da Fafá, encontraram mais de 20 pessoas lá dentro, então não é correto dizer que somente o fã-clube entrou. Os famosos já não se encontravam no recinto, então quem eram as outras pessoas? Entendo que as pessoas estejam descontentes por não entrarem mas não justifica atacar injustamente o fã-clube. Para afirmar algo devemos ter conhecimento de causa e me parece que as pessoas estão bem desinformadas.

11 de maio de 2007 às 14:03  
Blogger Ricardo said...

Como a propria Fafá já disse, ela não segue modismos ou ondas. Ela canta aquilo que a emociona. E com a VOZ que tem,toda canção fica maravilhosa em suas interpretações.
Quanto ao show,foi demaaaaaaaaaaaais...
Nao vejo a hora do repeteco.
Ricardo Truvilho (RJ)

11 de maio de 2007 às 15:00  
Anonymous Anônimo said...

Ao Sr. Anônimo(Maio 11, 2007 10:41 AM), sou a Érica a quem o Sr. chama de egoísta e mesquinha...
Quero esclarecer que o meu compromisso tanto no sábado quanto no domingo era exatamente com o Fã-Clube.
No sábado entraram mesmo poucas pessoas e ainda assim entraram pessoas comigo que não fazem parte do Fã-Clube.
No domingo eu estava com um grupo grande e que aumentou ainda mais com algumas pessoas do orkut que estavam presentes e pediram para entrar junto.
Não acho que somos egoístas e muito menos mesquinhas, pois sempre que somos solicitados atendemos a todos e não precisa puxar saco não. Mesmo que não sejam conhecidos levamos até o camarim com prazer. Também é bom esclarecer, apesar de achar que não devo satisfação a ninguém, que para entrar no camarim precisamos de autorização e muitas vezes não entramos.
Só é possível entrar quem a equipe da artista deixa e não sou eu nem o Ricardo que escolhemos as pessoas.
Se o Sr. quiser pode entrar para o Fã-Clube e assim entrar conosco ou mesmo sem entrar para o Fã-Clube é só falar com alguém possa levá-lo lá dentro.

11 de maio de 2007 às 15:59  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente achei a apresentação de Aonde muito boa, ela conseguiu fugir das gargalhadas e expressões corporais e cantar sério. A interpretação foi divina, Fafá de tão seria chegava a franzir a testa. Muito Dez! Nota Mil, quem fala mal não sabe o que é fazer show! E fafá com seu jeito bregeiro é o próprio show em pessoa. Os outros são os outros e só.. Porque meu ouvido não é pinico e meu cérebro ficar bem perto dele.

11 de maio de 2007 às 23:12  
Anonymous Anônimo said...

Fui assistir no domingo, o show foi maravilhoso. A única decepção foi no final do show quando esperávamos pra entrar no camarim... Infelizmente Fafá tem um fã clube idiota formado por um bando de imbecis que se diz fãs... fãs que é fãs querem ver o artista subir e não ficar derrubando o artista que é que eles estão fazendo... ficamos alí na fila do camarim que não era muito grande, umas 10 pessoas, já havia entrado os artistas e o tal fã clube, acabou que depois de 1 hora esperando veio um dos idiotas do fã clube dizer pro segurança que Fafá não ia receber ninguém... no dia seguinte tive com um amigo que entrou junto com um dos artistas e me falou que viu a hora que Fafá pediu pra verem o pessoal que tava lá fora pra mandar entrar, e foi um dos caras do fã clube lá fora, certamente o que avisou pro segurança que ela não ia receber ninguém, voltou lá dentro e falou pra Fafá que não tinha mais ninguém lá fora, que já havia entrado todo mundo. As pessoas ali fora, muito decepcionadas achando que Fafá tivesse alguma culpa só diziam uma coisa: “nunca mais irei a show da Fafá”. Dava pena de um menino na fila, deficiente, apaixonado pela Fafá, com o dvd na mão que dizia assistir o dia todo, ficava olhando pra todo mundo perguntando por ela, o menino acabou indo embora sem nem um abraço pode dar nela. Um absurdo! Esse fã clube idiota só ta afastando o público que realmente gosta a admira a Fafá que merecia muito mais pela grande artista que é.

12 de maio de 2007 às 04:11  
Anonymous Anônimo said...

Fui assistir no domingo, o show foi maravilhoso. A única decepção foi no final do show quando esperávamos pra entrar no camarim... Infelizmente Fafá tem um fã clube idiota formado por um bando de imbecis que se diz fãs... fãs que é fãs querem ver o artista subir e não ficar derrubando o artista que é que eles estão fazendo... ficamos alí na fila do camarim que não era muito grande, umas 10 pessoas, já havia entrado os artistas e o tal fã clube, acabou que depois de 1 hora esperando veio um dos idiotas do fã clube dizer pro segurança que Fafá não ia receber ninguém... no dia seguinte tive com um amigo que entrou junto com um dos artistas e me falou que viu a hora que Fafá pediu pra verem o pessoal que tava lá fora pra mandar entrar, e foi um dos caras do fã clube lá fora, certamente o que avisou pro segurança que ela não ia receber ninguém, voltou lá dentro e falou pra Fafá que não tinha mais ninguém lá fora, que já havia entrado todo mundo. As pessoas ali fora, muito decepcionadas achando que Fafá tivesse alguma culpa só diziam uma coisa: “nunca mais irei a show da Fafá”. Dava pena de um menino na fila, deficiente, apaixonado pela Fafá, com o dvd na mão que dizia assistir o dia todo, ficava olhando pra todo mundo perguntando por ela, o menino acabou indo embora sem nem um abraço pode dar nela. Um absurdo! Esse fã clube idiota só ta afastando o público que realmente gosta a admira a Fafá que merecia muito mais pela grande artista que é.

12 de maio de 2007 às 04:15  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Anônimo (Maio 12, 2007 4:15 AM), sou a Érica, acho engraçado vocês falarem de pessoas que nem conhecem com tanta delicadeza. Entramos no camarim sim, com a autorização da própria Fafá, se você não entrou não podemos fazer nada, infelizmente.
Posso afirmar que em momento algum alguém do Fã-Clube saiu do camarim para falar com o segurança. Até porque isso não cabe a ninguém do Fã-Clube.
Educação e respeito é coisa que temos com todos os fãs da Fafá. Tento tratar a todos com atenção assim como gosto de ser tratada.
Em momento algum vou xingar qualquer um que escreva aqui ou em qualquer lugar.
Da próxima vez fale com a pessoa certa... assim vocês podem conseguir entrar e falar com a Fafá ou então venha fazer parte do Fã-Clube. E como já disse mesmo não fazendo parte do Fã-Clube, algumas pessoas entraram conosco, posso até citar alguns nomes: Ricardo, que escreveu um relato aqui mesmo no blog, a Roberta que eu nem conhecia e faz parte da Comunidade Fafá de Belém é Diva, no orkut, conheci lá na hora. E algumas outras pessoas que se aproximaram e perguntaram educadamente se podiam entrar junto com o nosso grupo. E olha que ninguém puxou saco de ninguém. Aliás isso nunca foi preciso e nunca será. Quando somos amigos não precisamos puxar saco!!!!

12 de maio de 2007 às 14:54  
Anonymous Anônimo said...

Não sou de escrever em lugar nenhum, nem muito menos bater boca, mas não tolero injustiças! Eu fui com amigos ao Canecão assistir ao show da Fafá, e nem gosto muito do som dela. Mas o show foi bacana, público pequeno mas empolgado. E fiquei esperando por uma hora os amigos que foram prá fila do camarim, e fiquei abismado quando vi q eles não poderiam entrar! E como estava perto, ouvi claramente as grosserias de 'gente' (?) de um tal fã clube. Expliquem-me: fã clube não é prá aproximar os fãs de seus ídolos? Pq este q eu vi 'atuando' dentro do Canecão faz justamente o contrário. Sorte q nem fã da Fafá eu sou, mas, pessoal do fã clube: humildade por favor!!!!!

12 de maio de 2007 às 18:31  
Anonymous Anônimo said...

VERDADE. O SHOW FOI MANEIRO SIM, MAS A PALHAÇADA DO FINAL COM A TIRANIA DO FÃ CLUBE FOI PODRE! E A FFÁ NEM PODERÁ RECLAMAR QDO OS SHOW DELA FICAREM CADA VEZ MAIS VAZIOS! SE SOUBESSE AGRADAR AOS FÃS DE VERDADE, ISSO NÃO ACONTECERIA!

12 de maio de 2007 às 18:54  
Anonymous Anônimo said...

VOU COMPRAR UM VIDRO DE OLEO DE PEROBA PARA ESSA ÉRICA.
ELA É MUITO CARA DE PAU.
FIQUEI MOFANDO LÁ.
E REALMENTE SÓ ENTRAVAM OS PUXA SACOS.ELES PENSAM QUE SÃO CELEBRIDADES.
AS VEZES ACHO QUE NEM GOSTAM DA FAFA,QUEREM APARECER.
APOSTO QUE A FAFA NÃO TEM NOÇÃO DE COMO ESSAS CRIATURAS ESTÃO ATRAPALHANDO SUA CARREIRA.
DNA ÉRICA NÃO PRECISA CONHECER VC A FUNDO PARA SABER QUE VC É UMA PESSOA VAZIA E IDIOTIZADA.
A FAFA NÃO PERTENCE A VC E NEM A ESSE FA CLUBE IDIOTA.
ELA NÃO É UM PRODUTO.
ELA É UMA PESSOA COMO OUTRA QUALQUER,SÓ QUE COM UM DOM DE CANTAR.
VE SE VC SE RECOLHE A SUA INSIGNIFICANCIA,ACORDA PARA VIDA.
POIS DAQUI A POUCO VÃO SURGIR COMUNIDADES NO ORKUT SOBRE ESSE ASSUNTO.
APRENDA A SER GENTE,E RESPEITAR AS PESSOAS.

12 de maio de 2007 às 19:00  
Anonymous Anônimo said...

O GRANDE e MAIOR problema da ÉRICA é q ela não tem vida própria e vive a vida da Fafá. Acho que nem emprego tem, mas isso não é problema meu. Uma criatura que vive atrás de revistas, recortes, cds e qq coisa q tenha a Fafá. Isso já passou de gostar de um artista, virou patologia. Nesses casos, o papel do artista é fundamental. Mas acho que a Fafá não tem noção desses problemas. Alguma lacuna da vida dessa moça está vazia - junto com o milionário de Belém -
Eu fui nos dois dias de show, me emocionei muito nos dois dias e presenciei o "pequeno exército" atuando...Pena pra eles, pena pra Fafá que acha que tem neles um grupo de amigos e fãs "normais"!

13 de maio de 2007 às 08:34  
Anonymous Anônimo said...

assisti ao show,apenas um dia,e foi muito bom.o que não gostei foi
foi o mal estar causado por esse fa clube .
me senti muito mal e confesso que agora só vou acompanhar a fafa de longe.não gosto de panelinhas,e não sou obrigada a me filiar a fa clube nenhum,para poder ver a fafa.
érica,pelo que me consta a ditadura
já terminou a muito tempo.
talvez vc queira qua a fafa faça show só para o "fa clube",se continuar do jeito que está vai acabar conseguindo.

13 de maio de 2007 às 11:26  
Anonymous Anônimo said...

Fui ai show sábado, e para nunca mais voltar, não pela Fafá que é uma das pessoas mais maravilhosas que pude conhecer, pois sempre trabalhei com produção artística, e sempre fui muito bem recebida em todos os shows, porém nos últimos tempos tornou-se praticamente impossível acesso a maravilhosa Fafá, pois um verdadeiro exército de transloucados que se intitulam do "fã club" formam o paredão da morte..que é quase um "quem se aproximar será atacado" lamantável e triste, certamente a Fafá não tem conhecimento dessa vergonha..enquanto existir este cartel estou fora!
Meus protestos..Helena.

13 de maio de 2007 às 19:57  

Postar um comentário

<< Home