Erasmo celebra rock e mulheres em disco jovial
Resenha de CDTítulo: Rock'n'Roll
Artista: Erasmo Carlos
Gravadora: Coqueiro Verde Records
Cotação: * * * *
Este blog continua sendo atualizado no endereço: http://www.blognotasmusicais.com.br
Resenha de CD
Resenha de CD / DVD
Resenha de DVD
São bem poucas as cantoras da África, como Miriam Makeba (1932 - 2008) e Cesária Évora, que conseguiram atravessar as fronteiras de seu continente e obter projeção mundial. Daí o alto valor da coletânea Think Global - Women of Africa, recém-editada no Brasil pela gravadora Rob Digital. A boa compilação mapeia 12 vozes femininas da África. Com exceção de Makeba, representada por seu hit mundial Pata Pata, as demais cantoras são pouco ouvidas em solo brasileiro. Exemplo é Oumou Sangare, oriunda do Mali (assim como Kandia Kouyate, também presente no CD). A faixa de Sangare, Saa Magni, vem do álbum Oumou, de 1993. Da África do Sul, há Busi Mhlongo, representada pela faixa Yapeheli'Mali Yami, de 2000. Busi transita pela Zulu Music com incursões pelo jazz. Detalhe importante: há no encarte (breves) textos sobre o estilo e a origem de cada uma das 12 cantoras africanas. Vale ter!!!
Resenha de CD
Enquanto se mobiliza para pôr mais uma vez em catálogo (no segundo semestre de 2009) os álbuns originais gravados por Wilson Simonal (1938 - 2000) na Odeon entre 1961 e 1971, a EMI Music fatura com o êxito do filme sobre o cantor e lança o disco com a trilha sonora do forte documentário Simonal Ninguém Sabe o Duro que Dei. Embora contenha 16 músicas ouvidas no filme, o disco com a trilha é, a rigor, similar às várias coletâneas do cantor já editadas periodicamente pela gravadora. Sem indicar a origem das faixas, o CD enfileira as gravações de País Tropical, Mamãe Passou Açúcar em mim, Vesti Azul, Tributo a Martin Luther King, Zazueira, Sá Marina, Roda e Nanã - entre outras músicas - na voz suingante do cantor. O único diferencial são fotos do acervo pessoal da família do artista, cuja obra será compilada pela Som Livre num CD duplo.
Agora é fato: Whitney Houston vai lançar um álbum em 1º de setembro de 2009. Anunciado em março de 2008, o CD - o primeiro de inéditas da ótima cantora em sete anos - conta com Akon, Sean Garrett e will.i.am entre os produtores e compositores. O sucessor de Just Whitney (2002) ainda não tem título, mas sabe-se que vai ser editado pela Arista Records, gravadora dona de toda a obra fonográfica da intérprete, cuja carreira saiu dos trilhos nos últimos anos por conta do envolvimento da artista com as drogas.
Em 1971, ao ir para o KCET Studios em Los Angeles (EUA) fazer um concerto intimista que seria exibido na TV norte-americana, Cat Stevens vivia o sucesso do álbum, Tea for the Tillerman (1970), que seria avaliado com o passar dos anos como a obra-prima de sua carreira fonográfica. Tea for the Tillerman Live - o DVD que a gravadora Coqueiro Verde ora lança no mercado brasileiro - é o registro daquela sessão de estúdio. São apenas 35 minutos, mas, entre as oito músicas do roteiro, há três clássicos atemporais da obra de Stevens (Wild World, Father and Son e Where Do the Children Play?). Nos extras, há curta de animação, Teaser and the Firecat, inspirado na música de Stevens, que, ainda nos anos 70, se converteria ao islamismo e adotaria o nome de Yusuf Islam (a volta ao universo pop aconteceria três décadas mais tarde). O DVD reproduz a capa do clássico álbum, com o desenho assinado pelo artista, na época também um estudante de arte. O DVD foi legendado em português.
Apresentado nos cinemas em 1984, Stop Making Sense é um filme sobre o Talking Heads dirigido pelo cineasta Jonathan Demme - leia-se O Silêncio dos Inocentes e Filadélfia - com concepção cênica de David Byrne, cérebro mais criativo do grupo norte-americano que esteve em atividade entre 1975 e 1991. A base do filme - feito em película - é um show captado no Pantages Theatre, em Los Angeles (EUA). Filme nem sempre conhecido pelos fãs nacionais do Talking Heads, pois no Brasil foi exibido apenas em festivais, tendo sido editado em VHS em 1987, Stop Making Sense ganha edição em DVD via Coqueiro Verde Records com extras valiosos (duas faixas-bônus inexistentes na edição original do filme, Cities e Big Business / I Zimbra, e uma entrevista em que, encarnando vários personagens, David Byrne se reveza nos papéis de entrevistado e entrevistador). Som e imagem foram remixados e remasterizados. A atual reedição de Stok Making Sense em DVD celebra os 25 anos do filme com atrativo inédito na versão anterior: comentários do diretor e dos músicos do Talking Heads sobre a produção, de cult aura clássica.
Enquanto não grava o anunciado DVD do show Noite Preta, que vai iniciar turnê pelo Brasil após bem-sucedidas temporadas em casas e boates do Rio de Janeiro (RJ), Preta Gil (em foto de seu site oficial) já está pensando no seu terceiro CD de estúdio. Que poderá vir a ser produzido por Lulu Santos, fã assumido de Preta e uma presença já constante nos shows da cantora. Nada foi oficializado, por ora, mas já houve conversa informal a respeito e Lulu se mostrou receptivo à ideia.
Resenha de CD e DVD

Salvador (BA) - Num dos salões do Yatch Clube de Salvador (BA), equipado com televisões que exibem trechos selecionados do novo DVD de Ivete Sangalo, Pode Entrar, o clima era de expectativa na tarde da última terça-feira, 2 de junho de 2009, pela chegada da estrela do evento organizado pela gravadora Universal Music com o canal de TV Multishow. Até que a tal estrela, Ivete Sangalo, adentra o salão cercada de flashes e olhares, quebrando com sua espontaneidade quase ensaiada o clima de tensão quase disfarçada que rodeia o ambiente. Jornalistas de todo o Brasil se aglomeram no espaço para ouvir a cantora dissertar sobre seu doméstico projeto fonográfico, Pode Entrar, editado em CD e DVD que chegam às lojas a partir de sexta-feira, 5 de junho, dentro da série Multishow Registro. O registro audiovisual – gravado no estúdio tão caseiro quanto hi-tech montado por Ivete em seu grandioso apartamento situado em Campo Grande, bairro da região central de Salvador – vai ser exibido às 21h30m desta quinta-feira, 4 de junho, pelo canal Multishow. Durante 12 dias de outubro de 2008, Ivete abriu as portas de sua casa para receber Lulu Santos, Maria Bethânia, Marcelo Camelo e Carlinhos Brown. Quatro visitas de fato ilustres.
Salvador (BA) - Na entrevista que concedeu para lançar seu CD e DVD Pode Entrar - Multishow Registro, Ivete Sangalo fez questão de jogar confetes em todos os sete convidados do projeto, mas reconheceu que destacar a presença de Maria Bethânia é inevitável e até natural. "Bethânia é uma mulher a ser colocada sempre num espaço diferenciado", sentencia Ivete, admirada pela intérprete. Aliás, Bethânia - convidada do ijexá Muito Obrigado Axé, de autoria de Carlinhos Brown - também foi generosa nos elogios a Ivete em depoimento dado para o texto de apresentação do disco. Eis o que diz Bethânia sobre a gravação do dueto com Ivete, capturado na foto acima pelas lentes de Cacau Mangabeira:
Salvador (BA) - Depois de ter contemplado Ivete Sangalo com Cadê Dalila?, o maior hit do Carnaval da Bahia em 2009, Carlinhos Brown entrou na casa da cantora com outros dois presentes: o ijexá Muito Obrigado Axé - gravado pela cantora em um dueto harmonioso com Maria Bethânia - e Quanto ao Tempo, parceria de Brown com Michael Sullivan. Trata-se de uma canção de amor composta com a intenção de evocar os temas mais românticos do soul norte-americano. Coube ao próprio Brown gravar a música em dueto com Ivete no CD e DVD Pode Entrar. O especial vai ser exibido nesta quinta-feira, 4 de junho de 2009, pelo canal de TV Multishow. Já o CD e o DVD estarão nas lojas - com tiragens iniciais de 50 mil cópias, cada um - a partir de sexta-feira, 5 de junho. Na foto acima, clicada por Cacau Mangabeira, um flagrante da gravação de Ivete com o profícuo Brown. Faixa tem jeito de hit.
Recém-lançado no Brasil, pela Sony Music, o terceiro álbum de estúdio de Ciara, Fantasy Ride, segue a receita do r & b pop tão ao gosto das atuais cantoras produzidas em escala industrial no forte mercado fonográfico dos EUA. O time de convidados é estelar e conta com Justin Timberlake (em Love Sex Magic, faixa eleita o segundo single do álbum), Missy Elliott (em Work, o terceiro single, de acordo com informações do Twitter), Chris Brown (Turntable) e Ludacris (High Price). Nos EUA, o álbum vai chegar pelo menos ao quarto single, Like a Surgeon (o primeiro, Never Ever, foi lançado em janeiro de 2009). Além de figurar em Love Sex Magic, Justin é co-produtor da faixa G Is for Girl (A-Z). No Brasil, Fantasy Ride sai com mera tiragem de três mil cópias.
Resenha de CD
Ainda sem título, o terceiro álbum do quarteto Arctic Monkeys tem seu lançamento confirmado pela EMI Music para 24 de agosto de 2009. O repertório do novo disco é formado por dez músicas inéditas, produzidas por Josh Homme (no deserto do Mojave e em Los Angeles) e por James Ford (no Brooklyn, em Nova York). As músicas serão editadas no formato de CD e de vinil, além de serem disponibilizadas para download legalizado. Eis as dez faixas do CD:
Nas lojas a partir de 9 de junho de 2009, via Universal Music, o nono álbum solo de Zélia Duncan, Pelo Sabor do Gesto, marca o início de parcerias da artista com Zeca Baleiro e com Chico César. Baleiro (à esquerda na foto) é o autor da letra de Se Um Dia me Quiseres, musicada por Zélia. Já Chico é co-autor do funk Esporte Fino Confortável, faixa na qual gravou vocais. Também figuram na lista de parceiros estreantes Marcelo Jeneci (com que Zélia assina Todos os Verbos) e John Ulhoa, que divide a produção do CD com Beto Villares. Com Ulhoa, a parceria é na faixa Tudo Sobre Você, escolhida a primeira música de trabalho, já em rotação nas rádios.
Já está em fase de finalização a gravação do 10º álbum da banda Charlie Brown Jr. - o primeiro feito para a gravadora Sony Music. Produzido por Rick Bonadio no estúdio Midas, em São Paulo (SP), o disco é também o primeiro feito pelo grupo com o baterista Luciano Graveto. O repertório de inéditas traz a música composta por Chorão para Cássia Eller (1962 - 2001) - a pedido da própria Cássia - poucas semanas antes da morte da cantora. Sai em agosto.
Com a recorrente produção de Rafael Ramos, Pitty grava seu quarto álbum - o terceiro de inéditas - em São Paulo (SP), no estúdio onde costumava ensaiar. O lançamento está previsto para agosto pela gravadora Deckdisc. A artista criou um site - 256 Tons de Cinza - para expor vídeos e notícias da gravação do CD. Acesse.
Alê Siqueira, Kassin e Mario Caldato Jr. se dividem na produção do álbum de inéditas com que Ana Carolina vai festejar seus dez anos de carreira fonográfica. Já em fase final de gravação, o CD é uma das prioridades da gravadora Sony Music para o segundo semestre de 2009. Detalhe: O Amor É Tudo, canção composta por Ana com seu fiel parceiro Antonio Villeroy em tributo a Roberto Carlos, não deverá figurar no repertório autoral do CD. A conferir.
DJ já habituado a remixar sucessos da MPB, Zé Pedro põe 14 cantoras na pista em seu terceiro CD, Essa Moça Tá Diferente, nas lojas em breve pela gravadora Lua Music. Das 14 cantoras, várias - Ângela RoRo, Beth Carvalho, Fafá de Belém, Fernanda Takai e Marisa Monte, entre outras - têm um remix oficial editado em disco. Eis a seleção de intérpretes e de músicas remixadas pelo DJ Zé Pedro para o CD Essa Moça Tá Diferente, cujo título pega emprestado com propriedade o nome do samba de Chico Buarque:
Entre 2004 e 2007, sob a direção do pesquisador Marcelo Fróes, a Sony Music produziu criteriosas reedições da obra fonográfica de Roberto Carlos. Embaladas na série de caixas da coleção Pra Sempre, tais reedições foram fabricadas com fidelidade à arte gráfica dos discos na forma de miniatura dos LPs originais e, de quebra, vieram com informações adicionais, inexistentes nas fichas técnicas originais. Contudo, todo esse trabalho minucioso - aprovado pelo próprio Roberto para cada caixa - foi deixado de lado na coleção de 50 títulos avulsos postos nas lojas neste ano de 2009 para celebrar os 50 anos de carreira do artista. As reedições à venda por preços ditos promocionais - embora fabricadas em formato digipack - são inferiores às produzidas para a coleção Pra Sempre. Inclusive no que diz respeito à carência de informações.
Resenha de Show
Salvador (BA) - Margareth Menezes (em foto de Washington Possato) lança às 19h desta segunda-feira, 1º de junho de 2009, em evento no hotel Pestana Convento do Carmo (Pelourinho, Salvador - BA), o CD e DVD (de cunho documental) Movimento AfroPopBrasileiro. O DVD exibe o documentário A Expressão da Cultura Afro-Baiana, que historia as origens e a evolução da música genericamente rotulada como axé music. Mas a base do CD e do DVD é o registro do show festivo realizado em 2007 no Teatro Castro Alves (Salvador - BA). Sob a liderança de Maga e direção musical de Beto Pelegrino, nomes como Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Olodum, Muzenza, Cortejo Afro, Malê Debalê, Daniela Mercury, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Gerônimo, Saul Barbosa, Virgínia Rodrigues, Tonho Matéria, Banda Didá e Tatá pisaram no palco mais nobre da capital baiana para interpretar afro-clássicos como Alegria da Cidade, Eu Sou Negão, Canto ao Pescador, Negros Sudaneses, Fonte de Desejo e Olha o Gandhy Aí.
Uma das pedras fundamentais do movimento BritPop, o (lendário) álbum The Stone Roses (1989) - título inicial da discografia do homônimo grupo inglês surgido em Manchester - vai ganhar em 11 de agosto de 2009 três edições comemorativas de seus 20 anos pelo selo Legacy. A primeira e mais simples, The Stone Roses Special Edition reapresenta o álbum com áudio remasterizado, com a faixa-bônus Fool's Gold (trata-se da versão longa, de quase 10 minutos, da música). A segunda, The Stone Roses Legacy Edition, empilha 15 fonogramas raros da obra fonográfica da banda num segundo CD intitulado The Lost Demos e traz DVD Live in Blackpool com o registro de show feito pelo grupo em 1989, além de libreto de 28 páginas com fotos inéditas e comentários dos músicos sobre o álbum. Por fim, a terceira e mais luxuosa reedição, The Stone Roses Collector's Editon, vem com três CDs (o álbum original, The Lost Demos e uma coletânea de B-Sides), três vinis, o DVD Live in Blackpool (como registro ao vivo do show de 1989 e mais seis clipes), libreto de 48 páginas e cartões com pinturas feitas pelo guitarrista John Squire com inspiração em músicas do álbum, entre outros brindes para colecionadores.
X 2008 - o bom DVD que a gravadora Coqueiro Verde Records está lançando no Brasil, devidamente legendado em português - exibe show apresentado pela cantora Kylie Minogue na 02 Arena, em Londres. É o show da turnê que passou por São Paulo (SP) no ano passado. Na apresentação perpetuada no vídeo, Kylie rebobina seus maiores hits - entre eles, Can't Get You Out of my Head e I Should Be So Lucky - e, no momento mais inusitado do roteiro, revive um sucesso de Barry Manilow na década de 70, Copacabana (At the Copa), música inspirada numa casa de Nova York. Nos extras, há habitual galeria de fotos, slide-show com imagens projetadas no cenário hi-tech e minidocumentário sobre a rotina de Kylie em dia de apresentação.
Resenha de DVD
Balada bluesy de Screamin' Jay Hawkins, lançada nos anos 50 e desde então gravada por um time eclético de artistas que inclui o grupo Creedence Clearwater Revival e a cantora Nina Simone (1933 - 2003), I Put a Spell on You integra o repertório do CD de jazz gravado por Elza Soares - em foto de Geraldo Rocha durante o registro da faixa Strange Fruit - no Rio de Janeiro (RJ). A seleção do disco é formada por clássicos como Summertime, All the Way, Cry me a River e Imagination. Elza quer concluir o disco nos EUA.
Irmã de Ivete Sangalo, Mônica Sangalo também é cantora, já tendo gravado DVD em apresentação do show Confissões de Madame no Teatro Castro Alves (Salvador - Bahia) em 11 de novembro de 2008. E vem da própria Ivete - incentivadora da carreira musical da irmã - o impulso que pode dar visibilidade nacional a Mônica. É que Mônica Sangalo figura entre os sete convidados do atual projeto fonográfico de Ivete, Pode Entrar, nas lojas em CD e DVD a partir da próxima sexta-feira, 5 de junho de 2009. As manas fazem dueto em Completo, uma das músicas não-inéditas do repertório. A foto flagra o registro do duo afetivo.