3 de dezembro de 2008

Pena Branca leva canto caipira sem Xavantinho

Formada nos anos 60, a dupla Pena Branca & Xavantinho - boa referência no universo da música sertaneja tradicional - foi desfeita em 1999 com a morte de Xavantinho. Só que José Ramiro Sobrinho - o Pena Branca - tem levado adiante espaçada carreira fonográfica e lança seu terceiro CD solo, Cantar Caipira, neste mês de dezembro de 2008. O sucessor de Semente Caipira (2000) e Pena Branca Canta Xavantinho (2002) traz no repertório o tema folclórico Cuitelinho (na adaptação de Paulo Vanzolini e de Antonio Xandó) e as regravações de Jardim da Fantasia (de Paulinho Pedra Azul) e Casinha de Palha (de Godofredo Guedes, o pai de Beto Guedes). No entanto, o repertório é essencialmente inédito e autoral, trazendo músicas como Janela da Fazenda, Minha Viola Quebrou, Cortejo, Veleiro da Saudade, Dança do Bugio e Filho do Sertão. Cantar Caipira sai via gravadora Velas.

14 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Formada nos anos 60, a dupla Pena Branca & Xavantinho - boa referência no universo da música sertaneja tradicional - foi desfeita em 1999 com a morte de Xavantinho. Só que José Ramiro Sobrinho - o Pena Branca - tem levado adiante espaçada carreira fonográfica e lança seu terceiro CD solo, Cantar Caipira, neste mês de dezembro de 2008. O sucessor de Semente Caipira (2000) e Pena Branca Canta Xavantinho (2002) traz no repertório o tema folclórico Cuitelinho (na adaptação de Paulo Vanzolini e de Antonio Xandó) e as regravações de Jardim da Fantasia (de Paulinho Pedra Azul) e Casinha de Palha (de Godofredo Guedes, pai de Beto Guedes). No entanto, o repertório é essencialmente inédito e autoral, trazendo músicas como Janela da Fazenda, Minha Viola Quebrou, Cortejo, Veleiro da Saudade, Dança do Bugio e Filho do Sertão. Cantar Caipira sai via gravadora Velas.

3 de dezembro de 2008 às 16:29  
Anonymous Anônimo said...

A verdadeira e legítima música sertaneja. Não tem Daniel, Zezé, Leonardo, Xororó e outros nomes que lhe façam frente...
Viva Pena Branca!!

3 de dezembro de 2008 às 16:47  
Anonymous Anônimo said...

Reforço o anônimo.
Esta é a verdadeira música caipira, setaneja, rural ou como queiram chamar.
Os que consideram ou rotulam os galãs do "Domingão do Faustão" e as duplas "estridentes-dor-de-ouvido" como tal que ouçam e aprendam a beleza e a simplicidade do verdadeiro "cantar caipira".
Viva Pena Branca pelo talento e pela superação da perda de Xavantinho.

3 de dezembro de 2008 às 17:04  
Anonymous Anônimo said...

Sempre em flertes desnecessários com a - dita - MPB. O album " Semente Caipira " (2000)por exemplo, tinha até ' Correnteza ' de Tom Jobim e Bonfá, sucesso anos antes com Djavan, na novela rural O REI do GADO. Isso, sem falar na regravação de ' O cio da Terra ' de Milton e Chico que fizeram muito sucesso com eles !

3 de dezembro de 2008 às 18:13  
Anonymous Anônimo said...

Carioca diz que (só) gosta de Pena Branca e Xavantinho mas não são capazes de comprar um album deles e entender a mensagem que eles querem passar com sua musica

3 de dezembro de 2008 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

Prezada Adélia,
Regravar belas músicas quando se é competente apenas proporciona ao antigo público renovada beleza e ao novo, no mínimo, curiosidade em conhecer as gravações anteriores (não entendi o preconceito) e aos autores homenagem e emoção (além de "din-din", claro). Algo errado ?
Melhor o "O Cio da Terra" e "Correnteza" na voz de "Pena Branca & (Xavantinho)" 1.000 vezes do que inéditas-de-machucar-os-tímpanos na voz de Leonardos, Danieis, Zezés di Camargo, Chitãozinhos... Ave-Maria, Cruz-Credo, Saravá... sai de mim coisa ruim.

Prezado anônimo,
Sou carioca e possuo TODA a obra de "Pena Branca & (Xavantinho)",
além de TODA a obra de Renato Teixeira, Almir Sater, Xangai, Elomar, Vital Farias, enfim, da verdadeira música rural, sertaneja, caipira ou como queiram chamar.
Quanto a entender a "mensagem" da música, na minha opinião, é preciso apenas que ela fale ao coração mais que aos ouvidos e que seja eterna, do tipo ouvir, ouvir de novo, ouvir mais uma vez e... continuar ouvindo.
Perdi alguma coisa ?

3 de dezembro de 2008 às 18:47  
Anonymous Anônimo said...

Quero mais Pena Branca.Além de aparecer raramente em programas de tv, quando isso acontece,fica sempre uma coisa meia boca,como se ele fosse um qualquer.Coisa que não acontece com os Daniéis e Zezés e Xororós estridentes.
Exceto o Rolando Boldrin e a Inezita, que sabem valorizar o verdadeiro artista do povo,os demais programas deveriam ter mais respeito com o Pena Branca,um dos nossos caipiras mais talentosos.
Poucos artistas sabem fazer shows simplesmente maravilhosos como os que ele faz, bastam sua voz e viola, e pronto.

3 de dezembro de 2008 às 23:00  
Anonymous Anônimo said...

Que bela notícia.

Espero que as regravações de "Jardim da Fantasia" (uma das minhas músicas preferidas de todos os tempos...) e de "Casinha de Palha" tenham a merecida repercussão.

Um detalhe que passou despercebido à maioria é que o cd será lançado pela gravadora Velas. Interessante isso, pois essa gravadora estava praticamente inoperante, depois de uma década ou mais lançando grandes discos de música brasileira. Que bom! Que venham outros!

abração,
Denilson

4 de dezembro de 2008 às 09:16  
Anonymous Anônimo said...

Pena Branca deveria chamar a Bethânia para um DUO.

4 de dezembro de 2008 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

Seria muito bom mesmo ver mais Pena Branca na mídia. Um prazer singular no meio de tanta porcaria.
Nem o "Programa do Jô" que costuma valorizar artistas "fora-da-mídia" coopera. REFORÇO O PEDIDO.
Mas pelo menos artistas como ele sobrevivem sem mídia, o que não ocorre com as porcarias.
Quanto à "Jardim da Fantasia" prezado Denilson: bola no ângulo.
Já ouviu com Paulinho Pedra Azul ?
É um petardo também. Esse Mestre Mineiro é um fênomeno regional, já que em Minas é endeusado - só perde para Milton Nascimento - e no resto do país: "Paulinho... o quê ?" Ai, Ai, Brasil.

4 de dezembro de 2008 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

É só para consertar: "Fênomeno" é um FENÔMENO em burrice. Erro de ortografia.
Se bem que poderia ser jogada de "markting" só para chamar atenção para esse caipira arretado de bom, sô.

4 de dezembro de 2008 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Andre 2,

Eu tive o prazer de há muitos anos ver um show do Paulinho Pedra Azul na fila do gargarejo, em que ele tocou essa música, entre outras tantas maravilhosas que ele tem.

Morei durante um tempo em Brasília e fiquei surpreso pois, naquela época, as lojas de discos tinham seções das suas prateleiras reservadas para o Paulinho Pedra Azul, enquanto que os outros cantores estavam limitados às seções em ordem alfabética. rsrsrs

Acho que ele, bem como Pena Branca e Xavantinho, são mais conhecidos no interior do Brasil (de Minas para o oeste) do que no restante do país. É uma pena.

abração,
Denilson

5 de dezembro de 2008 às 13:46  
Anonymous Anônimo said...

Pena mesmo.
Para adquirir o último CD lançado por Paulinho este ano tive que ligar para o celular dele!
Mas fã é isso aí. Se o artista não chega a ele, o fã chega ao artista.
Ah, Brasil.
Abraços, Denilson.

5 de dezembro de 2008 às 15:40  
Anonymous Anônimo said...

Prezado André 2, como faço para falar com Paulinho e adquirir o CD também ? És amigo dele e possui o celular em particular ou Paulinho é tão simples - como parece - que disponibiliza via Internet ?
PS: não achei "site" do cantor.

21 de dezembro de 2008 às 12:32  

Postar um comentário

<< Home