2 de dezembro de 2008

Charmosa, Paula Lima faz baile de tom 'black'

Resenha de CD / DVD
Título: SambaChic
Artista: Paula Lima
Gravadora: Indie
Records
Cotação: * * * 1/2

Paula Lima não é sambista. Mas canta samba com seu suingue black e faz dele, o samba, o mote deste seu primeiro registro ao vivo. SambaChic perpetua em CD e DVD show fervido, bem captado na Casa das Caldeiras, em São Paulo (SP), em agosto de 2008. O roteiro parte da turnê do terceiro (ótimo) álbum da cantora, Sinceramente (2006), mas incorpora músicas do primeiro, É Isso Aí! (2001) e reedita os poucos bons momentos do segundo, o equivocado Paula Lima (2003). Em essência, SambaChic é um baile black em que cabem o funk, o samba-rock, um certo suingue soul e até a cozinha dos pagodes cariocas, que tempera um ou outro samba, como Amor dos Outros, grande surpresa do repertório (é da lavra de Geovana, sambista negra que despontou em meados dos anos 70 com grande LP e logo sumiu na poeira do tempo). Esbanjando charme, evidente logo na sua entrada em cena, Paula Lima recebe Toni Garrido - para dueto na funkeada Negras Perucas - e Seu Jorge, com quem realça o suingue sensual de Cuidar de mim, parceria de Jorge (autor também de Mangueira e Gafieira S.A.) com Rogê e Gabriel Moura. Quem optar pelo DVD, que tem cinco números a mais do que o CD, vai ver também o encontro da intérprete com Dona Ivone Lara, que, sentada, marca majestosa presença no pot-pourri que costura seus altíssimos partidos Tiê, Alguém me Avisou e Sonho Meu. Também são exclusivas do DVD as músicas Eu Já Notei (balada de Ana Carolina e Totonho Villeroy), Tudo Certo ou Tudo Errado (Arlindo Cruz e Maurição), É Isso Aí! (Sidney Miller) e Deixa Isso pra Lá (o pseudo-primeiro rap nacional, composto por Edson Menezes com Alberto Paz e revivido por Paula no show com a participação de Carlinhos de Jesus). Enfim, Paula Lima canta Samba sem Nenhum Problema, como diz o título do tema de Márcio Local que cita na letra versos do País Tropical, de Jorge Ben Jor, representado no roteiro com Jorge da Capadócia e Meu Guarda-Chuva. É sob o suingue tropical de Jorge, o Ben, que se abriga Paula Lima em alguns momentos desta gravação ao vivo que irmana grooves cariocas e paulistas. E que poderia resultar ainda mais sedutora se a cantora tivesse dosado em cena os floreios vocais que haviam sido prudentemente evitados no álbum Sinceramente. Mesmo assim, o baile é da pesada. É samba e funk como gusta Paula Lima.

11 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Paula Lima não é sambista. Mas canta samba com seu suingue black e faz dele, o samba, o mote deste seu primeiro registro ao vivo. SambaChic perpetua em CD e DVD show fervido, bem captado na Casa das Caldeiras, em São Paulo (SP), em agosto de 2008. O roteiro parte da turnê do terceiro ótimo álbum da cantora, Sinceramente (2006), mas incorpora músicas do primeiro, É Isso Aí! (2001) e reedita os poucos bons momentos do segundo, o equivocado Paula Lima (2003). Em essência, SambaChic é um baile black em que cabem o funk, o samba-rock, um certo suingue soul e até a cozinha dos pagodes cariocas, que tempera um ou outro samba, como Amor dos Outros, grande surpresa do repertório. (é da lavra de Geovana, sambista negra que despontou em meados dos anos 70 com grande LP e logo sumiu na poeira do tempo). Esbanjando charme, evidente logo na sua entrada em cena, Paula Lima recebe Toni Garrido - para dueto na funkeada Negras Perucas - e Seu Jorge, com quem realça o suingue sensual de Cuidar de mim, parceria de Jorge (autor também de Mangueira e Gafieira S.A.) com Rogê e Gabriel Moura. Quem optar pelo DVD, que tem cinco números a mais do que o CD, vai ver também o encontro da cantora com Dona Ivone Lara, que, sentada, marca majestosa presença no pot-pourri que reúne os altíssimos partidos Tiê, Alguém me Avisou e Sonho Meu. Também são exclusivas do DVD as músicas Eu Já Notei (balada de Ana Carolina e Totonho Villeroy), Tudo Certo ou Tudo Errado (Arlindo Cruz e Maurição), É Isso Aí! (Sidney Miller) e Deixa Isso pra Lá (o pseudo-primeiro rap nacional, composto por Edson Menezes com Alberto Paz e revivido por Paula no show com a participação de Carlinhos de Jesus). Enfim, Paula Lima canta Samba sem Nenhum Problema, como diz o título do tema de Márcio Local que cita na letra versos do País Tropical, de Jorge Ben Jor, representado no roteiro com Jorge da Capadócia e Meu Guarda-Chuva. É sob o suingue tropical de Jorge, o Ben, que se abriga Paula Lima em alguns momentos desta gravação ao vivo que irmana grooves cariocas e paulistas. E que poderia resultar ainda mais sedutora se a cantora tivesse dosado em cena os floreios vocais que haviam sido prudentemente evitados no álbum Sinceramente. Mesmo assim, o baile é da pesada. É samba e funk como gusta Paula Lima.

2 de dezembro de 2008 às 16:25  
Anonymous Anônimo said...

Essa aí tem boa voz mas erra demais no repertório...

2 de dezembro de 2008 às 19:06  
Anonymous Anônimo said...

"Samba-Soul" + CLASSE : equação difícil de encontrar por aí.
Espero um resultado surpreendente também, afinal, uma grande artista com bela voz e um "gênero" musical que sempre adorei.
Que venha!

2 de dezembro de 2008 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

Sambachic! Não gostei deste título, mas Paula Lima manda ver, canta bem, é razoavelmente simpática, e no somatório dos três discos, pode se dizer que tem um bom repertório, principalmente por causa do terceiro. Só acho que deve fazer mais shows, aparecer nas rádios, principalmente no Rio, que curte muito este tipo de música. Não entendi porque a Indie não batalhou "bancou", a divulgação do sinceramente nas rádios populares do Rio, com Seu Jorge e Arlindo Cruz no repertório, teria tudo para emplacar.

2 de dezembro de 2008 às 19:46  
Anonymous Anônimo said...

Paula Lima é CANTORA, com C maiúsculo. É daquele tipo de cantora que não importa muito o que canta, porque tem VOZ

2 de dezembro de 2008 às 20:25  
Anonymous Anônimo said...

"É daquele tipo de cantora que não importa muito o que canta, porque tem VOZ."

Traduzindo: canto bem, posso cantar música podre.

3 de dezembro de 2008 às 02:17  
Anonymous Anônimo said...

Paula tem boa voz, mas o repertório é de matar de ruim. Falta um super produtor pra dar um jeito na moça.

3 de dezembro de 2008 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Paula tem uma figura maravilhosa mas fico sempre com a impressão que ela prometeu mais do que cumpriu.
Em meu ponto de vista a bela ainda não encontrou o local ideal onde desaguar seu inegavel savoir-faire.

3 de dezembro de 2008 às 17:59  
Anonymous Anônimo said...

Vai acabar achando. Tem talento para isso e, atualmente, com a falência do mercado da música comercial-descartável, tempo também.

3 de dezembro de 2008 às 18:54  
Anonymous Anônimo said...

Alcione, Fafá de Belém e Simone são apenas três grandes estrelas da MPB que já provaram por A + B que, SIM, certos cantores compensam o repertório com a voz. E o repertório da Paula é muito melhor que o da Fafá ou o da Alcione.

4 de dezembro de 2008 às 10:50  
Anonymous Anônimo said...

Paula Lima caprichou no CD e no DVD,muito suingada e com um repertório que me agradou bastante,Vou deixar vai arrepiar o pessoal neste fim de ano e começo de outro.Parabéns Paula, muito sucesso vc merece.

14 de dezembro de 2008 às 19:28  

Postar um comentário

<< Home