31 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - A obra de Bethânia voltou às lojas

Por conta da festa dos 60 anos de Maria Bethânia (foto), feitos em 18 de junho, admiradores da cantora puderam - enfim - completar a ótima discografia da Abelha Rainha em CD com reedições decentes. Por uma bela iniciativa do pesquisador Rodrigo Faour, as gravadoras Universal Music, EMI e Sony BMG reeditaram 33 discos da artista.

Em julho, a EMI relançou - em embalagens digipack - quatro dos cinco títulos de Bethânia que pertencem ao seu acervo (o duplo Imitação da Vida foi prometido, mas não ganhou efetivamente uma reedição). Em agosto, chegaram às lojas em valiosa coleção intitulada Viva Bethânia! os 22 títulos da artista gravados na companhia hoje denominada Universal Music. Eram os discos mais esperados. Todos já tinham sido relançados em CD com as capas originais, na primeira metade dos anos 90, mas acabaram desaparecendo das lojas e a maioria nunca mais foi reeditada. Fãs da artista puderam, enfim, comprar reedições remasterizadas de álbuns fundamentais como A Tua Presença... (1971), Rosa dos Ventos (1971), Drama (1972), Drama 3º Ato (1973), A Cena Muda (1974), Pássaro Proibido (1976), Pássaro da Manhã (1977), Talismã (1980), Alteza (1981), Ciclo (1983), A Beira e o Mar (1984) e Olho d'Água (1992). Cada disco trouxe um texto sobre sua gênese. Pena que nenhum tenha vindo com faixas-bônus extraídas de compactos e de LPs que contaram com a participação de Bethânia na época. Faltou mais empenho de Faour nessa parte.

Por fim, a Sony BMG repôs em catálogo os sete títulos de Bethânia que pertencem ao seu acervo, sem o cuidado de remasterizá-los. Em compensação, veio no lote da Sony a maior preciosidade dos relançamentos: Maria Bethânia Canta Noel Rosa e Outras Raridades, disco que reuniu fonogramas de compactos e discos avulsos da artista, com a devida reprodução das capas. Essencial!!

Em novembro, Bethânia fechou majestosamente com chave de ouro este ano especial ao lançar dois de seus melhores discos, Mar de Sophia e Pirata, ambos entre os destaques deste 2006.

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pelo menos não lançaram os cds numa caixa que só poucos poderiam comprar.

31 de dezembro de 2006 às 13:27  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, um feliz 2007 para você e para todos os participantes do blog.
Agradeço a quantidade e qualidade das informações, assim como a inteligência das resenhas. Você é o máximo.
Abraço,
Luc

31 de dezembro de 2006 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

Meu querido Mauro (quase) desconhecido. Dentre as boas coisas deste 2006 se inclui a descoberta do seu blog. Tem sido muito gostoso participar desta tribo que vc coordena com maestria. Obrigada pelas matérias, as informações, e sua disponibilidade.
Que Deus te guarde e te ilumine.
Tenhamos todos um 2007 Bethânia: saudável, respeitoso e produtivo. Com um toque de Chico Buarque, incomparável. Uma pitada de Ana Carolina, carregada de emoções. A elegância e o bom senso de Paulinho da Viola, o sucesso perene do Roberto Carlos, a juventude de Vanessa da Mata, a energia de Elba Ramalho, a criatividade da ARTE que sempre se renova para nos mostrar o ESSENCIAL.
Que a vida nos trate com a mesma generosidade com que presentoou nossos verdadeiros artistas e nos fez reconhecidos mundo afora.
E mundo adentro.

Tchim tchim!
Saúde!

31 de dezembro de 2006 às 17:49  
Anonymous Anônimo said...

Realmente 2006 foi um ano especial para Bethania. Só deu ela. E merecidamente. A Rainha está colhendo os frutos que vem plantando há 40 anos. VIVA BETHÂNIA!

1 de janeiro de 2007 às 23:22  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei muito satisfeito com os CDs que comprei neste relançamento. Bem cuidados e com ótimas resenhas. Do jeito que MB merece.

2 de janeiro de 2007 às 10:13  
Anonymous Anônimo said...

Feliz 2007 para todos ! E agora é aguardar nos cinemas o novo documentário sobre Bethânia, me parece que o filme é do Andrucha ...
beijo do Edu ( abc )

2 de janeiro de 2007 às 11:06  
Anonymous Anônimo said...

Realmente, Betania arrebentou em 2006 e parece que continua a todo vapor neste ano. Já está às voltas com o projeto de músicas cubanas, reestréia o show em abril e seremos brindados com dois documentários: o lançamento em dvd do Bethania Bem de Berto, do Bressane e o outro do Andrucha, Pedrinha de Aruanda.
Saravá!!!

2 de janeiro de 2007 às 14:45  
Anonymous Anônimo said...

Isso para não falar nos 2 cds lindíssimos, especialmente o Mar de Sophia, e no show maravilhoso, um dos melhores do ano.

2 de janeiro de 2007 às 15:50  
Anonymous Anônimo said...

A obra de Bethânia avaliada assim, em sequência, demonstra a coerência, a sofisticação e o bom gosto da cantora. As participações de J. Morreau e de Nina Simone se casam à perfeição com a elegância de Bethânia.
E sua evolução como cantora é incontestável.
Maria Bethania está sempre crescendo; isso é impressionante.

2 de janeiro de 2007 às 21:31  
Anonymous Anônimo said...

Falei sobre os CDs no outro post mas vou reiterar: dois lançamentos maravilhosos da MBethânia. Um show corajoso, misterioso, sublime.
Relançar seus discos remasterizados e com comentários do Rodrigo foi genial. Atualizou legal sua trajetória. Comprei todos para o meu deleite.

3 de janeiro de 2007 às 00:03  

Postar um comentário

<< Home