30 de setembro de 2008

DVD capta as tensões de Beth em festival suíço

Resenha de DVD
Título: Live at
Montreux 2005
Artista: Beth
Carvalho
Gravadora: Eagle
Vision / ST2
Cotação: * * 1/2

Quarto DVD da repetitiva videografia digital de Beth Carvalho, o registro ao vivo capturado na terceira ida da cantora ao Festival de Montreux, em 2005, certamente só chega às lojas porque a gravadora Eagle Vision (cujos produtor são distribuídos no Brasil pela ST2) tem o direito de editar em DVD os shows que filma no festival suíço. Em diversos momentos, a filmagem capta as tensões da sambista em cena. Seja nos olhares (quando algo não saía como previsto), seja no toque que dá a platéia de que ainda não era hora de expor os lenços brancos dados pela produção. Aliás, o efeito desejado pela artista era para o belo samba Lenços Brancos, única real novidade na voz de Beth. Para seus fãs brasileiros, o roteiro deste Live at Montreux 2005 rebobina o mesmo repertório usualmente apresentado pela artista em seus shows nacionais. De diferente, ou quase, há o dueto tenso com Jorge Aragão em Tem Nada Não, a abordagem de Chega de Saudade em clima de pagode - lançada pela cantora em seu grande disco Beth (1986) - e o acompanhamento, em todo o show, do Quinteto em Branco e Preto. Enfim, um registro que não extrapola o valor documental e que somente reforça a urgência de Beth Carvalho renovar logo seu repertório com um necessário disco de inéditas. Já passa da hora!

25 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Quarto DVD da repetitiva videografia digital de Beth Carvalho, o registro ao vivo capturado na terceira ida da cantora ao Festival de Montreux, em 2005, certamente chega às lojas porque a gravadora Eagle Vision (cujos produtor são distribuídos no Brasil pela ST2) tem o direito de editar em DVD os shows que filma no festival suíço. Em diversos momentos, a filmagem capta as tensões da sambista em cena. Seja nos olhares (quando algo não saía como previsto), seja no toque que dá a platéia de que ainda não era hora de expor os lenços brancos dados por sua produção. O efeito desejado pela artista era para o belo samba Lenços Brancos, única real novidade na voz de Beth. Para seus fãs brasileiros, o roteiro deste Live at Montreux 2005 rebobina o mesmo repertório usualmente apresentado pela artista em seus shows nacionais. De diferente, ou quase, há o dueto tenso com Jorge Aragão em Tem Nada Não, a abordagem de Chega de Saudade em clima de pagode - feita pela cantora em seu grande disco Beth (1986) - e o acompanhamento, em todo o show, do Quinteto em Branco e Preto. Enfim, um registro que não extrapola o valor documental e que somente reforça a urgência de Beth Carvalho renovar logo seu repertório com um necessário disco de inéditas. Já passa da hora!

30 de setembro de 2008 às 11:28  
Anonymous Anônimo said...

Enfim, alguém teve a coragem de falar a verdade sobre Beth!
Vale, Mauro!

30 de setembro de 2008 às 14:13  
Anonymous Anônimo said...

Não acrescenta nada.

Beth precisa se renovar.

Chega de Coisinha do Pai e Vou Festejar.

A gente fica até pensando que ela já morreu.

30 de setembro de 2008 às 15:30  
Anonymous Anônimo said...

Até que enfim uma resenha imparcial sobre a Beth Carvalho.

30 de setembro de 2008 às 16:52  
Blogger Romullo Ferreira said...

Enfim, alguém teve a coragem de falar a verdade sobre Beth! [2]

30 de setembro de 2008 às 18:18  
Anonymous Anônimo said...

Que resenha imparcial o quê? Todas as resenhas que o Mauro escreve sobre a Beth são imparciais, sinceras e honestas! Até porque Beth nunca fez um trabalho porco como algumas.
Beth é altamente rigorosa naquilo que se propõe! Pega o instrumental dos seus discos, simplesmente não toca qualquer um! E o Mauro teve o bom senso de ver e ouvir o que até eu percebi.... e olha que eu cantei a pedra antes da resenha sair no tópico do Bezerra da Silva.
Mesmo com todos os defeitos que existem nesse dvd, mesmo assim com voz falhando, erros dos músicos (até porque foi um show gravado e imprevistos acontecem ainda mais no exterior), falhas dos lenços na platéia etc e etc mesmo assim consegue fazer a diferença com duas estrelas e meia.
Mauro, apesar de não gostar muito das suas últimas atitudes, até porque teu blog antes bombava e agora está criterioso em demasia, eu como fã declarado da Beth, te agradeço pelas últimas palavras da tua resenha: "Enfim, um registro que não extrapola o valor documental e que somente reforça a urgência de Beth Carvalho renovar logo seu repertório com um necessário disco de inéditas. Já passa da hora!" Isso todo mundo já sabe e espero que a Beth leia esse teu lamento e de inúmeros fãs.
Porém, não vou ficar dando banana pra macaco aplaudir até porque está pra nascer um DVD melhor do que o da Bahia. Ela tem crédito? Muito! Até porque é grife no Samba, volto a repetir: não lança qualquer lixo e porcaria MAS, tem SIM que repensar a CONDUÇÃO da sua carreira, ainda mais com o Samba em Alta! Nem mesmo eu aguento mais ouvir Coisinha do Pai, Vou Festejar e Folhas Secas! Por favor, Beth! Continue FAZENDO HISTÓRIA na sua discografia EXEMPLAR que não tem nenhuma mácula! Vire a página e mude o lado do disco! Sem mais e espero que publique pois não contém nenhuma ofensa.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de setembro de 2008 às 20:03  
Anonymous Anônimo said...

Enfim, alguém teve a coragem de falar a verdade sobre Beth! [3]

30 de setembro de 2008 às 20:09  
Anonymous Anônimo said...

Que já passa da hora de um album todo de inéditas não há dúvidas mas em 2005 Beth estava em turnê divulgando seu primeiro CD e DVD " Ao Vivo Convida " e não haveria cabimento renovar TODO o repertório (só) pra apresentá-lo em sua terceira ida ao Festival de Montreux ...

Certamente esse só chega às lojas porque a gravadora tem o direito de editar em DVD os shows que filma no festival suíço. Pena mesmo que não há registro de sua primeira ida nem CD muito menos em DVD. Aquele LP sim é épico !!



Viva Beth Carvalho!
A maior sambista de todos os tempos

1 de outubro de 2008 às 07:56  
Anonymous Anônimo said...

Acho um abuso essa gente cobrar da Beth mais e mais... Ela é do time de Roberto Carlos... Já fez muito e está anos luz no lucro...

E sim, ela está preparando CD de inéditas.

1 de outubro de 2008 às 08:21  
Anonymous Anônimo said...

Os discos da beth são iguais ao programa do Chaves, começou já sabemos tudo do começo ao fim. Espero que realmente venham coisas inéditas e mais sofisticadas ( não me falem em Cartola ), chega daqueles sambões de laje.
Em tempo:
Esse rigor com os comentários melhorou muito o nivel do blog.

1 de outubro de 2008 às 08:42  
Anonymous Anônimo said...

8:21, use argumentos plausíveis para defendê-la.

1 de outubro de 2008 às 08:43  
Anonymous Anônimo said...

Beth é uma grande sambista realmente e merece nosso respeito, até pleo tempo de carreira, mas que a discografia, inclusive os dvd´s têm sido sofríveis, isso tem.
Tenho o dvd da Bahia e não concordo que ele seja essa maravilha toda que falaram acima; não sei se foi porque eu esperei muito, mas me decepcionei com o que vi - espero que ela dê a volta por cima e nos apresente bons trabalhos e inéditos - tomara que ela não faça aquele das canções revolucionárias !

Medeiros

1 de outubro de 2008 às 08:47  
Anonymous Anônimo said...

Isso mesmo Diogo! A Beth estava em turnê com o álbum A Madrinha do Samba convida. Eu, inclusive assisti aqui em Brasília no Clube da Caixa.
Até nisso ela é perfeita pois, da pouquíssima novidade no repertório desse dvd trás um samba lindo chamado Lenços Brancos...não prostitui sua arte e seu canto gravando qualquer lixo!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

1 de outubro de 2008 às 09:14  
Anonymous Anônimo said...

Não assisti o DVD. Mas ainda q seja um trabalho repetitivo, e q ela precise gravar inéditas urgentemente, nada disso tira dela o mérito de ter uma discografia coerente e limpa, ao contrário de tantas outras cantoras. Podem não gostar do estilo, achar q é "samba de laje", isso, ou aquilo. Mas passa bem longe desses pagodes vagabundos de letras banais, pré-fabricados pra estourar nas rádios populares. O samba de Beth Carvalho não é o "do momento". É o de qualquer época, livre das fórmulas comerciais cujo objetivo é somente vender, vender e vender.

1 de outubro de 2008 às 11:11  
Anonymous Anônimo said...

Acho um abuso essa gente cobrar da Beth mais e mais... Ela é do time de Roberto Carlos... Já fez muito e está há anos luz no lucro...

E sim, ela está preparando CD de inéditas. (2)

1 de outubro de 2008 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Xará, cadê toda essa patrulha em cima da Maria Bethânia? Tô com o leitor das 8:21 e com o Diogo !








Mauro

1 de outubro de 2008 às 13:28  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã da Beth,mas a tempo escuto esse seu destempero com os músicos.E quanto as inéditas tá mais do que na hora,e sobre melhor dvd o "Madrinha do Samba ao vivo convida",foi o melhor pois alia bons músicos e grandes convidados.

1 de outubro de 2008 às 14:14  
Anonymous Anônimo said...

Tem gente que pela postura, história e qualidade da obra está acima do bem e do mal.
Não pode ser cobrada como os outros, há de se dá um desconto.
Melhor não gravar nada de novo do que gravar porcaria.
Tem gente que é criteriosa no bom sentido, já outros...

PS: Marcelão, gostei do eufemismo usado para o Mauro(criterioso demais). Tucanou? ehehehhhee

Jose Henrique

2 de outubro de 2008 às 01:12  
Anonymous Anônimo said...

Nenhum artista está acima do bem e do mal, muito menos a Beth, que tem uma discografia redundante e repetitiva, e a comparação com Robero é pertinente, pois é outro que só vive cantando as mesmas coisas que já canta a décadas - a diferença entre os dois, é que ele não grita: "eu disse coisinha".

2 de outubro de 2008 às 07:45  
Anonymous Anônimo said...

Enfim, alguém teve a coragem de falar a verdade sobre Beth! ( 4 )

2 de outubro de 2008 às 07:47  
Anonymous Anônimo said...

A ADMIRAÇÃO DO MAURO POR BETH, SEMPRE FAZ QUE ELE NÃO SEJA IMPARCIAL NA HORA DE COMENTAR, REALMENTE É A PRIMEIRA FEZ QUE O VEJO SER IMPARCIAL EM RELAÇÃO À ELA.

2 de outubro de 2008 às 07:48  
Anonymous Anônimo said...

Zé,

De acordo com as tuas opiniões, pensamos igual em muitos aspectos. Eu jamais tucanaria! Mas também não alularia! rs Mas, me incomoda determinadas posturas do dono do blog e eu tenha evitado ao máximo comentar algo aqui.
Minha lei do silêncio no blog só será rompida quando eu achar que devo comentar algo como fiz no tópico sobre o Bezerra, que é um dvdzaço! Intervenho sempre quando escreverem asneiras sobre ela, inclusive sobre essa da discografia redundante e repetitiva ... é ser muito sem noção, alienado ou entendedor de samba pra corno! Abração Zé,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

2 de outubro de 2008 às 08:43  
Anonymous Anônimo said...

Imparcial, admiração? Não é nada disso. É porque simplesmente Beth é refinada, como citaram acima,não grava qualquer bobagem e não deixa os poderosos da indútria interferirem na sua arte.

2 de outubro de 2008 às 09:45  
Anonymous Anônimo said...

Beth é perfeita? Chega deste blog, ninguém é perfeito.

2 de outubro de 2008 às 14:24  
Anonymous Anônimo said...

NÃO ACHO QUE FICAR REGRAVANDO AO VIVO AS COISAS DE SEMPRE SEJA COERÊNCIA.

6 de outubro de 2008 às 07:29  

Postar um comentário

<< Home