30 de outubro de 2007

Teresa historia influências em DVD de 'Ensaio'

Resenha de DVD
Título: Programa Ensaio 2002
Artista: Teresa Cristina & Grupo Semente
Gravadora: Deckdisc
Cotação: * * *
Em 2002, Teresa Cristina ainda dava os primeiros passos na carreira fonográfica quando foi entrevistada - por Fernando Faro - para o programa Ensaio, da TV Cultura. Ao lado do Grupo Semente, a cantora rememorou influências do pai feirante (Lula, que apresentou à filha o samba de Candeia e de outros bambas) e da mãe, Hilda Macedo, que ouvia Roberto Carlos e compunha seus sambas - um dos quais, Samba do Pescador, é cantado por Teresa no bom programa. Mas o mote da entrevista foram lembranças de histórias e músicas de bambas de escolas de samba como Portela e da Mangueira. É o maior mérito do DVD ora lançado pela Deckdisc para encerrar o contrato da gravadora com a cantora, que migrou para a EMI, por onde acaba de lançar o seu quarto CD, Delicada.
Diante da câmera confessional do Ensaio, Teresa, tímida, até se diverte contando causos de velhos sambistas como Alcides - de quem revive Ando Penando. Com memória prodigiosa e profundo conhecimento do samba carioca, Teresa desfia jóia rara de Cartola (Vai Amigo), revive tema de Brancura (Você Chorou) - bamba do Morro do Estácio - e apresenta a pouco conhecida segunda parte de Muito Embora Abandonado, um samba de terreiro de Mijinha e Chico Santana. Por documentar sambas obscuros, como Louca (Aniceto), a participação de Teresa Cristina no Ensaio escapa dos clichês biográficos que caracterizam boa parte das entrevistas do programa. Para que não conhece Teresa Cristina, o DVD legitima a entrada no mundo do samba dessa terna cantora que, na época, já começava a se mostrar como compositora, entoando Acalanto e A Vida me Fez Assim, músicas que iria gravar em seu segundo CD, de 2004. É, enfim, DVD para quem curte o melhor samba carioca.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Maravilhosa! Esse eu quero pra mim.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de outubro de 2007 às 16:45  
Anonymous Anônimo said...

Delicada é um dos melhores cds do ano.

30 de outubro de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Faço minhas as palavras do Marcelo.

30 de outubro de 2007 às 17:29  
Anonymous Anônimo said...

Faço minhas as palvras do Welerson e da Vânia.

Anderson Falcão

Brasília - DF

(Ouvindo Elis e Tom)

30 de outubro de 2007 às 22:37  
Anonymous Anônimo said...

Delicada realmente é um grande trabalho. A música cantar, já surge como um clássico, merece a voz das melhores intérpretes.

30 de outubro de 2007 às 22:37  
Anonymous Anônimo said...

Teresa Cristina é boa cantora no seu estilo.

Já o formato do programa 'Ensaio' não rende mais.

31 de outubro de 2007 às 11:27  

Postar um comentário

<< Home