30 de outubro de 2007

'Certidão' atesta coragem autoral do Casuarina

Resenha de CD
Título: Certidão
Artista: Casuarina
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * 1/2

Grupo formado em 2001 por jovens cariocas na faixa dos 20 anos, o Casuarina logo encontrou abrigo no circuito de shows da Lapa, o bairro boêmio do Centro do Rio de Janeiro que ajudou a renovar o interesse de certa parte do público pelo samba. Em 2006, o grupo estreou no mercado fonográfico com belo álbum em que revirava o baú do samba sem cair na obviedade. Em Certidão, segundo CD do Casuarina, o repertório é majoritariamente autoral. Dez das 14 faixas são assinadas por integrantes do quinteto - em especial por João Cavalcanti (voz e percussão), João Fernando (bandolim e os vocais) e Gabriel Azevedo (voz e percussão). O disco atesta a real intimidade dos rapazes com as boas tradições do samba. É, João - para citar apenas um bom exemplo da lavra própria do Casuarina - exibe densidade típica de veteranos. A faixa conjuga quarteto de cordas com o instrumental tradicional do samba. Peçonha, Vaso Ruim, Inconstante e a faixa-título são outros quatro certificados do talento dos músicos como compositores. Claro que ainda falta chão para o Casuarina burilar uma identidade própria. Sua inicial safra autoral ainda carece de assinatura mais forte. Nesse sentido, o choro instrumental Empoeirado soa bem mais original com sua textura nordestina. Contudo, Certidão desce redondo no todo - apesar do canto esmaecido dos dois vocalistas. Inclusive porque o grupo prova novamente que sabe garimpar repertório alheio. Em vez de reviver clássicos batidos do samba, o Casuarina apresenta inédita do saudoso Sidney Miller (Me Dá um Nó), mostra um Paulo Vanzolini reflexivo (Teima Quem Quer), tira jóia do baú de Sérgio Sampaio (Velho Bandido, que realça a pecha de maldito imposta ao compositor, morto em 1994) e realça a nobreza do alto partido Tarja Preta, parceria de Délcio Carvalho e Sérgio Fonseca. Enfim, Certidão é disco corajoso que atesta que o Casuarina está na trilha certa para se impor no cada vez mais disputado cenário do samba.

P.S. A direção de arte e o gracioso projeto gráfico do CD Certidão, assinados por Diogo Montes, são dignos de prêmio na categoria.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nada contra o grupo, que nunca ouvi, mas todo mundo agora resolveu cantar e compor samba. Tá demais, tá ficando artificial

30 de outubro de 2007 às 12:09  
Anonymous Anônimo said...

Ja enxeuuu o sacooo msm
Parece que só esse estilo o Brasil tem de boomm...

Bruno.

30 de outubro de 2007 às 12:13  
Anonymous Anônimo said...

Faz tempo que Casuarina toca samba.Não sou carioca, mas assisti ao Casuarina algumas vezes na Lapa.A última vez que fui, foi em março de 2006,e o som era SAMBA então não é de agora...e o grupo é muito bom.Que importa se é samba, pop, rock, bossa, mpb...se for bom aos ouvidos e sendo música brasileira...

30 de outubro de 2007 às 22:43  
Blogger O blog said...

Já chega de duplas sertanejas, bandas de forrós nordestinas e grupos de pagode. E viva o bom samba de raiz. Salve o samba, a bossa-nova, a MPB e o forró de raíz.

1 de novembro de 2007 às 13:26  
Blogger Unknown said...

Eles são otimos. Vale a pena ouvir o CD. Estão também muito bem no DVD produzido pelo Zeca Pagodinho -Cidade do Samba - onde candam com a grande Lecy Brandão.

21 de novembro de 2007 às 15:48  
Blogger Amósis Calazans said...

Casuarina é demais!

Sobre os milhões de grupos de rock que surgem a cada dia ninguém fala...

5 de janeiro de 2008 às 01:41  
Blogger Unknown said...

Casuarina é um grupo incrível. Deu uma nova roupagem para o samba, mostrando que é um ritmo brasileiro, e não somente carioca, como todos pensam. Quem não conhece, deveria conhecer! Se Anália não quiser ir, vá só mesmo... =)
Para quem quiser, veja o 'MTV Apresenta Casuarina', na MTV, canal 25 da NET, domingo, dia 23.08.2009, às 19:30h. Quem vê com certeza vira fã.

22 de agosto de 2009 às 22:21  

Postar um comentário

<< Home