30 de outubro de 2008

Encontro de Bethânia com Omara cresce ao vivo

Resenha de DVD
Título: Ao Vivo
Artista: Maria
Bethânia e Omara
Portuondo
Gravadora: Biscoito
Fino
Cotação: * * * *

No palco, o encontro da Bahia de Maria Bethânia com a antiga cuba de Omara Portuondo - que havia resultado íntimo no CD de estúdio lançado em fevereiro pela gravadora Biscoito Fino - ganhou tons mais calientes. E não somente por conta das cores berrantes do cenário tropical de Gringo Gardia que emoldurou as cantoras no show ora editado em DVD pela mesma Biscoito Fino. Do ponto de vista técnico, apesar do excesso de imagens captadas de baixo para cima, trata-se de um vídeo bem superior a Maricotinha e a Brasileirinho, ambos filmados sem o apuro a que os respectivos espetáculos faziam jus. O cuidado com a filmagem deste Omara Portuondo e Maria Bethânia Ao Vivo - feita em 3 e 4 de abril nas apresentações da turnê no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG) - se revela já na primeira parte do show. Imagens sóbrias, de tons azulados, valorizam os duetos das cantoras em temas como Cio da Terra e Cálix Bento. E, a julgar pela titubeada de Omara no começo de Gente Humilde, parece não ter havido a intenção de maquiar o espetáculo perpetuado em DVD. A partir do bloco solo de Bethânia, quando aparecem números com mais vivacidade rítmica, como a rumba Escandalosa, sucesso de Emilinha Borba (1923 - 2005) em 1947, o diretor Mário de Aratanha - da produtora Cineviola, responsável pela filmagem - vai inserindo as cores quentes que dão o tom do belo show, que resulta sedutor em vídeo. Num close, por exemplo, as câmeras revelam o prazer de Bethânia ao ver Omara cantar num português esforçado a ruralista Você (Penas do Tiê), destaque de um roteiro que saúda Dorival Caymmi (1914 - 2008) em Doce - a deliciosa inédita feita pelo baiano Roque Ferreira antes da morte do compositor - e celebra afinidades entre Brasil e Cuba em Havana-me, tema de Joyce e Paulo César Pinheiro que serve de pretexto para Bethânia e Omara afirmarem de forma lúdica o encanto que sentem uma pela outra. Sem abrir mão do lirismo de músicas como Para Cantarle a mi Amor. No bis, não creditado no roteiro exposto na contracapa e no encarte do DVD, as duas intérpretes aquecem o público com o calor de Guantanamera. E, enquanto rolam os créditos, um segundo bis, com Marambaia, reitera a interação de Bethânia com Omara, rala no personalíssimo CD de estúdio, mas intensa neste show que merecia um registro em DVD.

13 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

No palco, o encontro da Bahia de Maria Bethânia com a antiga cuba de Omara Portuondo - que havia resultado íntimo no CD de estúdio lançado em fevereiro pela gravadora Biscoito Fino - ganhou tons mais calientes. E não somente por conta das cores berrantes do cenário tropical de Gringo Gardia que emoldurou as cantoras no show ora editado em DVD pela mesma Biscoito Fino. Do ponto de vista técnico, apesar do excesso de imagens captadas de baixo para cima, trata-se de um vídeo bem superior a Maricotinha e a Brasileirinho, ambos filmados sem o apuro a que os respectivos espetáculos faziam jus. O cuidado na filmagem deste Omara Portuondo e Maria Bethânia Ao Vivo - feita em 3 e 4 de abril nas apresentações da turnê no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG) - se revela já na primeira parte do show. Imagens sóbrias, de tons azulados, valorizam os duetos das cantoras em temas como Cio da Terra e Cálix Bento. E, a julgar pela titubeada de Omara no começo de Gente Humilde, parece não ter havido a intenção de maquiar o espetáculo perpetuado em DVD. A partir do bloco solo de Bethânia, quando aparecem números com mais vivacidade rítmica, como a rumba Escandalosa, sucesso de Emilinha Borba (1923 - 2005) em 1947, o diretor Mário de Aratanha - da produtora Cineviola, responsável pela filmagem - vai inserindo as cores quentes que dão o tom do belo show, que resulta sedutor em vídeo. Num close, por exemplo, as câmeras revelam o prazer de Bethânia ao ver Omara cantar num português esforçado a ruralista Você (Penas do Tiê), destaque de um roteiro que saúda Dorival Caymmi (1914 - 2008) em Doce - a deliciosa inédita feita pela baiano Roque Ferreira antes da morte do compositor - e celebra afinidades entre Brasil e Cuba em Havana-me, tema de Joyce e Paulo César Pinheiro que serve de pretexto para Bethânia e Omara afirmarem de forma lúdica o encanto que sentem uma pela outra. Sem abrir mão do lirismo de músicas como Para Cantarle a mi Amor. No bis, não creditado no roteiro exposto na contracapa e no encarte do DVD, as duas intérpretes aquecem o público com o calor de Guantanamera. E, enquanto rolam os créditos, um segundo bis, com Marambaia, reitera a interação de Bethânia com Omara, rala no personalíssimo CD de estúdio, mas intensa neste show que merecia um registro em DVD.

30 de outubro de 2008 às 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Eu amei o registro do show, achei o DVD lindo, é claro que fã sempre quer mais, quer extras, bastidores. Mas não podemos nos queixar, Bethânia não tem se negado a nos deixar entrever o que acontece nos estúdios, atrás dos palcos. Só que não nos cansamos, sempre queremos mais.
Só um reparo, amo e considero maravilhosos os registros do Maricotinha e Brasileirinho, que volta e meia revejo.
Gostaria de fazer um pedido à Biscoito Fino: o DVD Dentro do Mar tem Rio.
PS.: Mauro, você não foi na Estudantina? Não li nenhum registro sobre a linda homenagem que a gafieira prestou à nossa maravilhosa cantora batizando o palco de Maria Bethânia. Eu fui e posso dizer: foi lindo e emocionante!
Adélia Caldas - Niterói - Rio

30 de outubro de 2008 às 10:42  
Anonymous Anônimo said...

Ótima resenha Mauro, você é demais! Aguardo ancioso a resenha do DVD Raízes e Antenas da Elba, já em circulação no mercado desde meadas deste mês.

30 de outubro de 2008 às 11:25  
Anonymous Anônimo said...

Betânia estava ontem elegantéeeeeeesima, no prêmio de moda Brasil, cantando sonho impossível.

30 de outubro de 2008 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei curioso depois que li sua resenha. Na época do show aqui em Recife não senti a mínima vontade de ir, não gostei do cd. Com certeza vou comprar para conferir. Mauro, concordo com você, apesar de ser muito fã da Bethânia acho os registros dos shows Maricotinha e Brasileirinho muito fracos. Principalmente o Maricotinha que no teatro era incrível e no dvd ficou sofrível. Vale como registro.
Obrigado por sempre me manter informado. Abraços!

Acácio Costa

30 de outubro de 2008 às 15:29  
Anonymous Anônimo said...

Tb gostei mas preferiria que tivessem privilegiado o aspecto SHOW. Menos closes e mais música, mais som, principalmente com interação da platéia que foi quase que praticamente ignorada nos 80% iniciais do espetáculo.
E que a Rainha caprichou nos cafunés em cena aberta com 'dona Omara', ah, caprichou...

30 de outubro de 2008 às 15:31  
Anonymous Anônimo said...

Eu fui à gravação, coincidentendemente o meu primeiro show da Bethânia, o que já vale pelo alto valor afetivo. O que me saltou aos olhos é como toda aquela estrutura cênica parecia totalmente estranha à Omara, ao mesmo tempo em que ela mostrava-se encantada com toda aquela recepção no Brasil. Por fim, ela parecia querer ficar cantando eternamente, foi quase expulsa do palco, enquanto Bethânia despedia-se do público plena de conhecimento da mais pura verdade: ela é ela própria e nós, o público devoto.

30 de outubro de 2008 às 18:19  
Anonymous Anônimo said...

Já comprei, e conforme previa..........amei.
Bethania cantando O Ciúme está impagável. O mesmo para os números em duo.
São maravilhosas mesmo.

30 de outubro de 2008 às 19:32  
Anonymous Anônimo said...

Ah, mas tb senti falta da participação da platéia...

30 de outubro de 2008 às 19:32  
Anonymous Anônimo said...

emma tem toda razão.
ficou um espetáculo sem participaçãop do público.
meia boca.
que bethania é bárbara já se sabe; que omara tb eh, ficamos sabendo.
mas show das duas juntas deveria privilegiar o evento...
quem gosta de show ficou chupando dedo.
quem gosta de documento deve ter gostado.

31 de outubro de 2008 às 00:39  
Anonymous Anônimo said...

Passam os crítico e especialistas e fica a obra inegável dos grandes artistas. Mais um Grande Obra dessa Gande artista da Bahia para O Brasil e o Mundo...

Salve, Bethânia, a menina que teve coragem de ir para além do "Carcará", quando todos queriam que ali permanecesse.

"È esta a menina que não se contaminou..."

31 de outubro de 2008 às 11:14  
Anonymous Anônimo said...

Amei o show e gostei do DVD

Bravo, senhoras!

31 de outubro de 2008 às 17:47  
Anonymous Anônimo said...

O dueto das duas em VOCÊ é absolutamente comovente, tanto em CD como no DVD. Ambas estão em ótima forma.

31 de outubro de 2008 às 18:43  

Postar um comentário

<< Home