27 de junho de 2008

Jaime realça melancolia madura em 'Interlúdio'

Resenha de CD
Título: Interlúdio
Artista: Leo Jaime
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * * 1/2

Leo Jaime está associado à vertente bem-humorada do rock carioca projetado nos anos 80. O rock de bermudas - como chegou a ser pejorativamente rotulado pela turma mais engajada daquela geração pop. Mas o fato - assimilado com dificuldade pelo mercado fonográfico da época - é que o cantor já experimentou sons mais maduros em bons álbuns como Vida Difícil (1986) e, sobretudo, Avenida das Desilusões (1989). Não foi bem compreendido e, num passo em falso, tentou esticar sua adolescência no deslocado Sexo, Drops & Rock'n'Roll (1990). Posto na geladeira da Warner Music, Jaime ainda conseguiu gravar disco de covers, Todo Amor (1995), até sair forçosamente de cena. A bem-vinda volta se dá com Interlúdio, álbum em que o artista realça a maturidade e a melancolia que já esboçara nos anos 80 sem receber o (devido) crédito do mercado.
Primeiro trabalho de Jaime em 13 anos, Interlúdio é belo álbum. Quase cinqüentão, Jaime faz inventário reflexivo-existencial de perdas, danos, solidões e desilusões em cancioneiro de tonalidade romântica. "O amor me esqueceu, me deixou em paz", queixa-se na faixa-título, de esfumaçado clima bluesy. Em Pode Ser, uma das mais inspiradas baladas do disco, o foco recai sobre descompassos conjugais. "O tempo passa ao meu redor / Sem olhar pra mim / E talvez seja até melhor assim", admite na canção Nos Arredores do Amor, parceria com Leoni (como Jaime, grande hitmaker dos 80).
Álbum de clima invernal, Interlúdio monta o painel saudoso de tempos mais solares em Fotografia, outra parceria de Leo com Leoni, única música não inédita de um disco que confirma a inspiração do compositor em temas como Mesmo Assim e Se Ela Soubesse o que Quer, faixas que têm todo jeito de hits radiofônicos. Aliás, a primeira metade das dez faixas é bem superior à segunda, que tem músicas menos inspiradas como Silêncio e apresenta também a única música não autoral, Hoje e Sempre, de Alvin L. Mas, no todo, o disco desce bem. E Tudo tem até clima juvenil que cairia bem em Sessão da Tarde, título mais bem-sucedido da discografia de Leo Jaime, ex-roqueiro que canta afinado e compõe bem. As doses de melancolia e nostalgia de Interlúdio são altas. Contudo, são coerentes com o momento do artista. E o tempo, afinal, não iria mesmo esperar por Leo Jaime...

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bacana da parte dele não ficar lançando cd ao vivo com seus sucessos

27 de junho de 2008 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
O disco do Leo está mesmo lindo.
Queria lhe fazer uma sugestão: acho que (quase) todos que lêem seu blog são aficionados por música e sedentos de informação (incluindo muitos profissionais da música e do mercado fonográfico).

Acho que seria um upgrade bem-vindo você fornecer, de forma sistemática, informações essenciais sobre novos lançamentos, como, por exemplo, os nomes dos PRODUTORES MUSICAIS e dos DESIGNERS dos projetos gráficos dos discos que você resenha. Por que não adotar um cabeçalho de resenha, como:
Título
Artista
Produtor
Projeto Gráfico
Gravadora
Cotação

Ah, acho que também seriam bem-vindos os nomes de alguns dos principais músicos que participam dos discos resenhados. Tudo isso só virá somar ao seu valioso trabalho de difundir informações importantes para seu público cada vez maior e mais interessado.

Um abraço,
Felipe Abreu
Preparador Vocal - RJ

27 de junho de 2008 às 14:43  
Anonymous Anônimo said...

É lamentável que o "Vida difícil" (1986) até hoje não tenha merecido uma edição em cd. Alô, Sony!

27 de junho de 2008 às 18:23  
Anonymous Anônimo said...

Apoio total e irrestrito ao Felipe Abreu...eu ate hoje compro CDs de todos os artistas que amo por que eu quero saber sobre produtores, artistas graficos, desenhador de capa, fotografia, musicos, aarranjos...ate agradecimetos eu leio...hahahaha...acho que seria um otimo adendo ao seus posts , Mauro.

27 de junho de 2008 às 23:46  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigado, Mauro!
Parabéns por seu valoroso trabalho. E endosso as sugestões do Felipe Abreu.
Abraço
Leo Jaime

28 de junho de 2008 às 01:40  
Anonymous Anônimo said...

Prefiro o Léo Jaime sarcástico que ficou perdido nos anos 80.

28 de junho de 2008 às 03:58  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o Interlúdio, muito bom. Parabéns Léo pelo retorno.
Nivaldo.

28 de junho de 2008 às 07:16  
Anonymous Anônimo said...

O cd é excelente. Mas o TODO AMOR é imbatível. Sua voz fica linda em temas romanticos Leo!!! Pega uns temas bacanas de grupos brasileiros e faça sua leitura...:))

28 de junho de 2008 às 17:29  
Anonymous Anônimo said...

Sou fã e tenho contato com uma das minhas prediletas: Fernanda Abreu, irmã do Felipe Abreu de quem eu também sou fã, ia aos shows da Rio Sound Machine, tenho o cd e tenho o lp do colégio onde a Fernanda e o Felipe fizeram participação no lp da escola Camilo Castelo Branco, lembra Felipe? Pois é a própria Fernanda me pediu a cópia, a canção se chama " Lembrança" ela queria pra mostrar pro Felipe Abreu já que a canção é composta por ele e a Fernanda toca violão!!!!!
Léo junto com a Fernanda e o produtor e músico Fábio Fonseca fizeram o grupo Nota Vermelha, onde, com certeza aprenderam e se divertiram muito tornando-se os artistas de sensibilidade apurada que são.
Parabéns aos três: Felipe que fez o trabalho vocal da Fernanda no "Na Paz" e tantosd outros trabalhos vocais importantes, e léo sempre ótimo em seus trabalhos, continuo com vocês, precisamos de Fernanda Abreu agora mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mauro adorei a resenha!!!

28 de junho de 2008 às 19:34  
Blogger Eduardo said...

Qual a diferença entre cd digipack e cd jewel? Os do Leo estão sendo vendidos assim.

30 de junho de 2008 às 16:13  

Postar um comentário

<< Home