27 de junho de 2008

Coletânea do Joy Division traz mais do mesmo

Resenha de CD
Título: The Best of
Joy Division
Artista: Joy Division
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *

É bastante compreensível que os lançamentos coincidentes de dois filmes sobre o Joy Division - Control, sensível biografia ficcional de Ian Curtis (1956 - 1980), e Joy Division, documentário sobre o grupo - tenham inspirado a indústria fonográfica a produzir nova coletânea da banda. Mas The Best of Joy Division - a compilação dupla editada em março de 2008 que a Warner Music está lançando no Brasil neste mês de junho - oferece rigorosamente mais do mesmo. O que também é comprensível. Afinal, o grupo editou apenas dois álbuns em sua curta existência, Unknow Pleasures (1979) e Closer (1980), ambos devidamente retalhados em coletâneas anteriores como Substance (1988) e Permanent (1995). O único possível diferencial da coleção atual seriam os registros ao vivo captados na rádio BBC, mas esse material já foi lançado em CD em 2000 em The Complete BBC Recordings. Mas, para fãs de última hora de Joy Division ou de Ian Curtis (artista de aura mitológica), vale a informação de que The Best of Joy Division inclui oito gravações ao vivo registradas pela banda em duas sessões do programa de rádio John Peel Show, exibidas em 14 de fevereiro e em 10 de dezembro de 1979, respectivamente. Há também registros ao vivo de Transmission e She's Lost Control, extraídos do programa de TV Something Else, exibido originalmente pela BBC em 15 de setembro de 1979. A coletânea dupla fecha com o áudio de entrevista concedida em setembro de 1979 por Ian Curtis e Stephen Morris ao radialista da BBC Richard Skinner. Nada que colecionadores de discos do Joy Division já não tenham. Mas, como sempre há novos adolescentes descobrindo o grupo inglês, sobretudo agora depois dos lançamentos dos dois filmes, The Best of Joy Division tem lá a sua serventia para esses novos fãs.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é isso mesmo, sempre tem garotos e garotas fazendo 14 anos e descobrindo o mundo maravilhoso do rock (não é meu caso, já sou trintona)

27 de junho de 2008 às 10:36  
Anonymous Anônimo said...

" Fãs de última hora do Joy Division ... " = Diogo !

O cd inclui oito gravações ao vivo registradas pela banda em duas sessões do programa de rádio John Peel Show ? Engraçado que PJ Harvey lançou há alguns anos o cd " Peel Sessions 1991-2004 " ...

27 de junho de 2008 às 13:34  
Anonymous Anônimo said...

De tanto falarem desse filme sobre Ian Curtis ( Mauro é um dos culpados ...), fui eu saber mais da vida do cara que morreu bem antes de eu nascer!

Eu ainda não assisti ao filme e acho que vou ter que esperar sair em DVD!

Vale destacar o encanto da capa.
Tudo a ver com ar do grupo

Um abraço a todos
Diogo Santos

27 de junho de 2008 às 13:38  
Anonymous Anônimo said...

Cansou né Mauro ? anda muito saudista desse grupo ...

27 de junho de 2008 às 22:12  

Postar um comentário

<< Home