16 de maio de 2007

Déa Trancoso exibe riquezas do Jequitinhonha

Destaque da heterogênea relação de 102 indicados do Prêmio Tim de Música, o álbum Tum Tum Tum deu projeção à cantora mineira Déa Trancoso e - sobretudo - à extensa e valiosa pesquisa musical de caráter antropológico empreeendida pela artista para montar o repertório do disco. Entre raros catimbós (Filho da Folha, Rainha, Tupinambá), acalanto (Benzim Veloso), congo (Beija-flor), coco (Grande Poder) e lundu (Passarinho Pintadinho), Déa Trancoso reapresenta temas (a maioria de domínio público) que mostram a riqueza rítmica da região mineira do Vale do Jequitinhonha - o eixo de sua pesquisa.

Por conta do CD Tum Tum Tum, Déa Trancoso obteve quatro indicações ao 5º Prêmio Tim de Música. Certamente, não vai ser agraciada com o prêmio de Melhor Cantora por Voto Popular, mas tem boas chances de faturar os troféus de Melhor Cantora e de Melhor Disco na categoria Regional. Mesmo porque é um dos poucos nomes de alcance realmente regional na sempre confusa categoria. Já no que diz respeito à quarta indicação, a de Melhor Projeto Visual, Tum Tum Tum encontra fortes concorrentes nos álbuns Carioca (Chico Buarque) e Pirata (Maria Bethânia)...

A cerimônia de entrega do 5º Prêmio Tim de Música foi agendada para esta quarta-feira, 16 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O homenageado da edição 2007 é Zé Ketti (1921 - 1999).

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E vcs ainda acreditam nesta premiação? Só ganha os queridinhos. Vou escutar este cd realmente parece ser muito bom.

16 de maio de 2007 às 08:27  
Anonymous Anônimo said...

Se Chico ganhar, como Mauro prevê, é merecido. O trabalho gráfico do CD carioca é detalhista e original.

16 de maio de 2007 às 08:33  
Anonymous Anônimo said...

Honestamente, não dá pra levar a sério essa premiação. Tanto faz quem foi indicado, ou pelo que, nunca há renovação, é sempre a mesma coisa, os mesmos indicados. A única premiação a ser levada em conta hoje é a da APCA. http://www.apca.org.br/

16 de maio de 2007 às 10:50  
Anonymous Anônimo said...

acho lindo este trabalho de pesquisa e divulgação. não conhecia esta senhora mas fiquei a fim.
com menos pesquisa mas ainda assim eloquente tem sido a trajetória de joelma e o calypso que apresentam aquele ritmo tão cotidiano no extremo norte do país. fafá em seu começo de carreira tbem incursionou por ali. este ritmo sofre muita influência das guianas ali ao lado e jamais esquecerei um lual do qual participei no marajó ao som deste puxa-encolhe delicioso.

16 de maio de 2007 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

será que o Pirata da Maria Bethânia não leva esse prêmio de melhor projeto gráfico? eu, particularmente, acho lindo o projeto, com aquelas figuras retiradas de bordados das artistas que trabalham às margens do São Francisco (agora tô na dúvida se são do São francisco mesmo...)enfim, acho melhor que o Carioca..

Anderson Falcão.
Brasília - DF

16 de maio de 2007 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

12.24, Você esqueceu Marlui Miranda e, numa outra linguagem mas na mesma seara, Fortuna. Sem falar em Elomar. Tetê também brinca neste parque.
Bem lembrado o Calypso. Gostosérrimo.
Concordo que o projeto gráfico de Pirata é deslumbrante. De uma delicadeza rara.

16 de maio de 2007 às 16:05  
Anonymous Anônimo said...

Coisa feia Mauro, retirar o comentário!

18 de maio de 2007 às 08:36  

Postar um comentário

<< Home