9 de novembro de 2006

Filme documenta a crença do grupo AfroReggae

Resenha de DVD
Título: Nenhum Motivo

Explica a Guerra
Artista: AfroReggae
Gravadora: Gege/Warner Music
Cotação: * * * *

"Meu sonho era comer no McDonalds", confessa sem pudor o diretor do grupo AfroReggae, José Junior, em lapidar depoimento para as lentes de Cacá Diegues e Rafael Dragaud, os diretores do inédito documentário que refaz a trajetória do grupo formado em meio ao rastro de violência deixado por chacina na favela de Vigário Geral (RJ), em 1993. O filme está entrelaçado no primeiro DVD do AfroReggae com trechos de show gravado no Circo Voador com intervenções de nomes como Caetano Veloso (Haiti), Cidade Negra (Johnny B. Good) e O Rappa (Ilê Aiyê - Que Bloco É Esse?). Mesmo sem bom acabamento poético, temas como Tô Bolado oferecem visão real da violência sob a ótica de quem a sofre cotidianamente na pele.

Nenhum Motivo Explica a Guerra - intitulado com o nome do segundo CD do grupo - ratifica a força social do AfroReggae, cuja ação transcende o universo da música. O sonho de comer na lanchonete de fast food exemplifica a árida realidade cotidiana vivenciada pelos músicos e ativistas antes da entrada redentora no AfroReggae. Para eles, fazer parte do grupo ajudou a ruir o duro apartheid social e possibilitou o ingresso em sociedade de consumo cujo tênis é o símbolo do status usado pelo tráfico para seduzir jovens para o crime e, na contramão, pelos integrantes do AfroReggae para tirar esses mesmos jovens da criminalidade.

Oficinas de percussão, dança e teatro têm ajudado a reintegrar na sociedade os mais sensíveis aos apelos do grupo. A vitória ainda é parcial. "Meus melhores amigos morreram", contabiliza, com os olhos marejados, José Junior. "Não tem um dia que não morre ninguém (na favela)", ressalta o vocalista Dinho. Os depoimentos, sinceros e diretos, encorpam o documentário e dão a dimensão grandiosa do trabalho social realizado pelo AfroReggae em cenário violento, freqüentado corajosamente pelo poeta Waly Salomão, elo inicial entre o grupo e seu padrinho Caetano Veloso. Imagens de arquivo mostram a militância de Waly, Caetano e Regina Casé (outra entusiasta de primeira hora) em Vigário Geral.

"Acredite no inacreditável", diz verso do rap inserido na suingada versão de Imagine, o hino pacifista de John Lennon que fecha o documentário. O DVD Nenhum Motivo Explica a Guerra oferece ao espectador a possibilidade de ver apenas o registro integral do show feito no Circo Voador (editado separadamente no formato de CD), mas é o filme o passaporte para a compreensão exata da simbologia de um grupo que vem fazendo história na música e na vida ao reafirmar sua crença (firme) no inacreditável.

2 Comments:

Anonymous Hugo said...

grupo maravilhoso, é um exemplo de superação

20 de dezembro de 2009 às 09:56  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

caetano participa de trabalho social,sendo ateu,não é incongruência?caridade eu só faço visando o céu,e olhe lá.

11 de abril de 2012 às 15:22  

Postar um comentário

<< Home