9 de novembro de 2006

Entrevista de Djavan ao 'Ensaio' chega ao DVD

Depois da Trama e após a Biscoito Fino, mais uma gravadora põe nas lojas DVD com episódio do programa Ensaio. A Deckdisc inaugura sua parceria com a TV Cultura com o registro da entrevista concedida por Djavan, em 1999, ao programa dirigido por Fernando Faro. Mas o DVD (foto) extrapola a dobradinha entrevista / números musicais típica da série e traz trechos do (já raro) filme Projecto Kalunga, rodado em 1980 em Angola, com imagens de show beneficente feito por Djavan ao lado de astros brasileiros como Clara Nunes (1942 - 1983), Chico Buarque, Martinho da Vila e Cia.

Dos números musicais que pontuam a entrevista, o mais inusitado talvez seja 'Passo' Preto (corruptela para Pássaro Preto). Djavan cantarola este tema composto por sua mãe na infância vivida em Alagoas. Foi pela mãe que Djavan teve suas primeiras referências musicais (Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi e os sons da África). No DVD, que será lançado ainda em novembro, o artista recorda sua trajetória rumo ao sucesso e comenta sua interação com artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Quincy Jones e Stevie Wonder. Vale lembrar que, na época que gravou o programa Ensaio, em 1999, Djavan vivia seu auge comercial por conta de disco duplo ao vivo em que recriava seus principais hits.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse...

Mauro, se não me engano, esse passagem do projeto Kalunga, em Angola, já vi em um outro DVD. Mas a notícia aqui é fantástica, vi esse programa que é completinho. Como não há DVD de Fátima Guedes, rogo que a Deck ou a Trama façam o mesmo com essa cantora. O Ensaio dela foi mil no qual cantou até Vaca Profana, de Caetano. Um documento e tanto.

9 de novembro de 2006 às 10:46  
Anonymous Anônimo said...

Boa notícia, Mauro, apesar de andar um pouco cansado de Djavan...
Eu acho legal essa série de DVDs do "Ensaio" e é legal que outras gravadoras lancem, pois a Trama está exagerando (depois de ótimos DVDs, como os de Elis, Gal e Baden, não dá para engolir coisas como Amado Batista e Cascatinha...).
No entanto, acho que o formato do "Ensaio" é um pouco "duro". O valor documental é alto, mas um pouco cansativo. Entre os programas de TV, fico com a série "Grandes Nomes"... Aliás, por falar nisso, quando sai o do Paulinho da Viola? será que vai ser ainda nesse ano?? E tem mais algum lançamento previsto?
Abraço,
Felipe.
PS. Parabéns pelo blog! É maravilhoso!

9 de novembro de 2006 às 12:19  
Anonymous Anônimo said...

Quanto tempo não tenho noticias do meu lindo Djavan ( o outro é Chico , claro ) no seu Blog Mauro ??!!!! Aliás tá ótimo , parabéns . Vou comentar sempre !

10 de novembro de 2006 às 07:18  
Anonymous Anônimo said...

Essa notícia é muito boa. Fico sempre feliz quando sai um DVD de um grande artista. Tem quem reclame dos 'DVDs ao vivo', mas a beleza da coisa é que a videografia da MPB tem aumentado exponencialmente nos últimos anos.
Antes, ficava tudo empoeirado nas prateleiras do Museu da Imagem e do Som, ou então aguardando o próximo incêndio de uma emissora de TV.
Ah, se a Elizeth Cardoso e a Elis Regina tivessem se beneficiado dessa tecnologia...
Quanto ao Djavan, não tenho meias palavras: ADORO. O pop é bacana, as baladas são muito bonitas, mas sou realmente vidrado nos sambas, do tipo 'Fato Consumado', 'Pedro Brasil', 'Serrado', 'Avião', 'Flor de Lis', 'Obi', e tantos outros.
Mauro, parabéns pelo blog.

Luc

10 de novembro de 2006 às 12:19  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Mauro,

Estou concluindo um trabalho acadêmico sobre Djavan e gostaria de saber se esse DVD se encontra disponível nas lojas do Brasil. Sou de Brasilia e necessitaria do material o mais rápido possível, pois estou em fase de finalização do trabalho.Se puder, mande-me a informação no e-mail que postei abaixo.

Grata por contar com sua atenção,

Um abraço.

Renata Capute
rcapute@hotmail.com

19 de março de 2010 às 14:40  

Postar um comentário

<< Home