17 de junho de 2009

'Dentro do Mar Tem Rio' navega digno em DVD

Resenha de DVD
Título: Dentro do Mar Tem Rio - Ao Vivo
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Nenhum DVD de Maria Bethânia conseguiu captar por inteiro a magia de um show da intérprete. Não é diferente com o registro audiovisual de Dentro do Mar Tem Rio, lançado um ano e meio depois do CD ao vivo pelo fato de a cantora ter rejeitado a filmagem feita em agosto de 2007 no Canecão (RJ). Por conta da recusa, a primeira gravação gerou somente o intenso álbum duplo lançado em novembro daquele ano. A gravação ora editada em DVD pela Biscoito Fino é a feita em dezembro de 2007 no Citibank Hall de São Paulo (SP). Justiça seja feita: a filmagem dirigida por Andrucha Waddington para a Conspiração Filmes ostenta bom nível e alguns belos planos, sobretudo quando aproxima bem as câmeras para mostrar as expressões de Bethânia - como, por exemplo, no número em que a cantora lê os versos de Agora, dos Titãs. Se o DVD não transmite toda a grandeza do show - em que Bethânia revolveu suas memórias das águas com base nos repertórios dos álbuns Mar de Sophia (2006) e Pirata (2006) - é porque é difícil mesmo (talvez impossível) capturar a atmosfera teatral dos shows da intérprete. Contudo, Dentro do Mar Tem Rio - espetáculo caudaloso, salpicado de textos e poemas entre as canções - ressurge digno. Sobretudo se levado em conta que ele já foi filmado na derradeira parada da turnê nacional. O segundo ato, em especial, já resultou bem diferente em relação ao roteiro apresentado na estreia nacional, em novembro de 2006, na mesma cidade de São Paulo em que a turnê chegou ao fim. Já não havia no repertório músicas como Poema Azul, Sonhei que Estava em Portugal, As Praias Desertas e O Mundo É Grande. E tampouco há Você e Sob Medida, músicas alienígenas no roteiro marítimo, incluídas no CD. No todo, o DVD resulta bonito, ficando no mesmo nível do anterior Tempo Tempo Tempo Tempo e superando, sim, os registros audiovisuais de Maricotinha e Brasileirinho.

44 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Resenha de DVD
Título: Dentro do Mar Tem Rio
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *


Nenhum DVD de Maria Bethânia conseguiu captar por inteiro a magia de um show da intérprete. Não é diferente com o registro audiovisual de Dentro do Mar Tem Rio, lançado um ano e meio depois do CD ao vivo pelo fato de a cantora ter rejeitado a filmagem feita em agosto de 2007 no Canecão (RJ). Por conta da recusa, a filmagem inicial gerou somente o intenso álbum duplo lançado em novembro daquele ano. A gravação ora editada em DVD pela Biscoito Fino é a feita em dezembro de 2007 no Citibank Hall de São Paulo (SP). Justiça seja feita: a filmagem dirigida por Andrucha Waddington para a Conspiração Filmes ostenta bom nível e alguns belos planos, sobretudo quando aproxima bem as câmeras para mostrar as expressões de Bethânia - como, por exemplo, no número em que a cantora lê os versos de Agora, dos Titãs. Se o DVD não transmite toda a grandeza do show - em que Bethânia revolveu suas memórias das águas com base nos repertórios dos álbuns Mar de Sophia (2006) e Pirata (2006) - é porque é difícil mesmo (talvez impossível) capturar a atmosfera teatral dos shows da intérprete. Contudo, Dentro do Mar Tem Rio - espetáculo caudaloso, salpicado de textos e poemas entre as canções - ressurge digno. Sobretudo se levado em conta que ele já foi filmado na derradeira parada da turnê nacional. O segundo ato, em especial, já resultou bem diferente em relação ao roteiro apresentado na estreia nacional, em novembro de 2006, na mesma cidade de São Paulo em que a turnê chegou ao fim. Já não havia no repertório músicas como Poema Azul, Sonhei que Estava em Portugal, As Praias Desertas e O Mundo É Grande. E tampouco há Você e Sob Medida, músicas alienígenas no roteiro marítimo, incluídas no CD. No todo, o DVD resulta bonito, ficando no mesmo nível do anterior Tempo Tempo Tempo Tempo e superando, sim, os registros audiovisuais de Maricotinha e Brasileirinho.

17 de junho de 2009 às 12:39  
Blogger Mauro Ferreira said...

A quem se interessar em conferir o roteiro original do show, sugiro uma passada no blog Cantadas (http://blogcantadas.blogspot.com), no qual o roteiro da estreia nacional de Dentro do Mar Tem Rio está reproduzido.

17 de junho de 2009 às 12:41  
Anonymous Marcelo Carcará said...

Belo registro. Só achei muito escuro. Algumas tomadas ficaram extremamente escuras. De resto, é lindo demais.

17 de junho de 2009 às 12:44  
Anonymous Carlos said...

Um DVD muito bem filmado, feito em pelicula! Bethânia estava radiante, percebe-se logo no primeiro número "Canto de nanã/Beria-Mar".

O roteiro é perfeito. Iluminação, cenário, figurino, edição, repertório, tudo excelente.

Sem dúvida é o melhor DVD de Bethãnia. A Abelha Rainha aumentou sua Videografia e se confirma como a maior do Brasil no quesito palco.

17 de junho de 2009 às 13:06  
Anonymous Anônimo said...

Eu amei esse DVD, Bethânia está linda.. estaco Lágrima, Eu que não sei quasenada do Mar, Asa Branca, Memória das Águas e Movimento dos Barcos..

quando será lançado o próximo DVD de Bethânia, o As Canções que vc fez pra mim? E os dois discos novos quando serão lançados?

17 de junho de 2009 às 13:13  
Anonymous Anônimo said...

Se é melhor que Maricotinha e Brasileirinho, Mauro. Então é mais que perfeito.

Luiz Leite - Belém/PA

17 de junho de 2009 às 13:14  
Anonymous Anônimo said...

Bonito, lindo, maravilhoso!
Amei o DVD!
Lágrima é de chorar de tão emocionante.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto e Salve Maria Bethânia.

Maria Deolinda

17 de junho de 2009 às 13:17  
Anonymous mauricio said...

antes tarde do q nunca a resenha e o dvd rs.
cortaram riacho do navio.

você(que não tem nada a ver com o roteiro),com ctz estaraá no dvd as canções...
sob medida já tem no maricotinha
podiam ter tirado tbm sábado em copacabana.

17 de junho de 2009 às 13:22  
Anonymous Anônimo said...

Achei bem feito o DVD. Entretanto este repertório não entusiasma realmente. Os closes dão uma ideia da performance magistral de Bethania. Performance mais arrebatadora em Maricotinha que trazia um repertório bem mais envolvente. Ou Tempo Tempo...

De qualquer forma é um belo registro da seriedade da artista com sua arte (infelizmente suas referências nem sempre me soam encantadoras)

17 de junho de 2009 às 14:49  
Blogger Unknown said...

Maravilha Mauro! Estava ansioso pelos seus comentários sempre interessantes e inteligentes.

Este DVD foi muito esperado e abarrotamos a caixa de e-mail da Biscoito Fino pedindo que fosse lançado. As tomadas realmente captam com sensibilidade intimista o espírito do espetáculo e a alma de Bethânia.
Não me canso de vê-lo!

Vida longa a Bethânia!!!

17 de junho de 2009 às 16:00  
Anonymous Júlia said...

Esse dvd é simplesmente perfeito, fantástico, já se tornou o meu preferido de todos lançado pela Bethânia, é muita emoção está tudo tão lindo, não canso de vê-lo também!!

17 de junho de 2009 às 16:19  
Anonymous Anônimo said...

Adorei, adorei, adorei!
Nota MIL!
CEM ESTRELAS!

Adélia Caldas

17 de junho de 2009 às 16:27  
Anonymous Anônimo said...

Esse show é deslumbrante e o registro em DVD consegue eternizar a grande cantora em seu ofício.

Lia

17 de junho de 2009 às 16:29  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

já assiti tres vezes e realmente é muito bonito.
é muito bom ter a oportunidade de ver o show da bethania em dvd, de todos os que eu vi até agora, pelo menos para mim, o mais emocionante ainda é o brasileirinho.

17 de junho de 2009 às 17:02  
Blogger Leandro Alves said...

Ela pode não saber quase nada do mar, mas de palco e música sabe tudo, faz tudo.

Dentro do mar tem um rio evidencia o talento de Bethania, reafirmando sua estirpe de maior cantora existente nas terras de cá do Atlântico.

17 de junho de 2009 às 18:07  
Anonymous Anônimo said...

LINDO!!! PERFEITO!!!!EMOCIONANTE!!!
Quanto mais vejo,mais me encanto e descubro detalhes incríveis.Sem a menor dúvida a melhor interprete que temos e grande cantora.Mágico!
E olha que concordo com o Mauro quando diz ser impossível captar toda a magia e beleza de um show de Bethânia. Arrebatador! Salve Rainha!!!!

17 de junho de 2009 às 19:10  
Anonymous ada mourão said...

Assisti e achei cansativo...quase me afogo em tanta água. Bethânia faz o possível para segurar a onda mas fica difícil acompanhar sua intenção. É DVD para tiete que conhece (e gosta) tudo da artista.
Sou dos que apreciam seu talento, sua verve, boa parte de seu repertório, mas não comungo com todos os seus projetos 'autorais'.
Há belos momentos como Lágrima e a sequência O Vento/Procelária, mas frequentemente viajei para longe de seus oceanos e rios e pontes e terreiros.
Outro show igualmente personal foi Imitação da Vida, mas aquele tinha mais alma e poesia. Um repertório bem melhor.
E - para meu gosto - o melhor DVD da artista é Tempo Tempo Tempo Tempo, menos comprometido com estes tais projetos personais que ela vem desenvolvendo nos últimos anos.
By the way, Bethania deve ser conferida (quase) sempre.

17 de junho de 2009 às 19:55  
Anonymous Fernando Lima said...

É a redenção de Andrucha, tão criticado durante o processo para o lançamento do DVD.
Fiquei feliz que as filmagens valorizaram o cenário do show, que, embora belíssimo, foi o mais óbvio de Bethânia, já que seu repertório já estava desgastado pelos registros do "Mar de Sophia" e "Pirata".
O roteiro do show perde o rumo no segundo ato, mas é salvado por Fernando Pessoa no final.
Além de retirem do "set list" as músicas "Você" e "Sob Medida", deveriam ter retirado "Sábado em Copacabana" e "Gostoso Demais".

17 de junho de 2009 às 23:26  
Anonymous Euterpe said...

O crítico da Folha afundou o DVD (no pun intended).

18 de junho de 2009 às 00:30  
Anonymous pedro hugo said...

Não, ele não afundou o DVD. Aliás, concordo inteiramente com suas observações. Marcus Preto escreveu lá pelas tantas"Este não é brilhante, soa quase como uma rebobinada conceitual de Brasileirinho, reverenciando 'pedrinhas' e 'riozinhos'. Só faz aumentar a saudade da Bethania avassaladora das canções de (des)amor".
Depois elogia alguns momentos: Lágrima e Movimento dos Barcos.

Particularmente achei o início e o final do show bem emocionantes. Mas a pujança do início e do fim de uma viagem não são suficientes para garantir a beleza do trajeto.

Quanto à direção do Andrucha, acho que ele fez o possível. Belos takes, grandes closes tentando captar o magnetismo que emana da cantora. Ela também não faz feio, mas estes esforços são derrubados pela letargia inerente ao repertório.

18 de junho de 2009 às 08:34  
Anonymous Anônimo said...

Talvez percebendo a apatia do repertório, MB incorporou algumas canções mais populares, ao roteiro, lá pelas tantas, entretanto nada tinham a ver com a ideia do show e alguém teve o discernimento de retirá-las.
Senti falta no DVD de Riacho do Navio e As Praias Desertas, este, um momento especialmente poético no espetáculo. E romântico.

18 de junho de 2009 às 10:43  
Anonymous Cecília said...

O DVD "Dentro do Mar Tem Rio" é muito emocionante mesmo, eu adorei. Fiquei sabendo que vão lançar o DVD "As Canções Que Você Fez Pra Mim" e o "Imitação da Vida", mas gostaria de saber quando serão lançados!

18 de junho de 2009 às 10:43  
Anonymous Anônimo said...

Hoje, 18 de junho, Bethânia faz 63 anos. Parabéns a essa grande artista brasileira. Que Nossa Senhora continue a protegê-la.
E obrigada pelo lindo presente que ela nos ofertou: o DVD Dentro do mar tem rio. Simplesmente belíssimo!
Beatriz

18 de junho de 2009 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Eu amei o DVD. Evidentemente não há como comparar uma apresentação ao vivo - ainda mais sendo uma apresentação ao vivo de Bethânia - com um registro eletrônico.
Nada se compara a assistir a um show de Bethânia. É uma emoção única! E a cada dia é uma emoção diferente! O DVD é maravilhoso para relembrar todas as emoções vividas e para mostrar o belíssimo show a quem não teve a felicidade de assistir ao espetáculo.
Com licença que eu vou assistir novamente...
Cláudio Teixeira

18 de junho de 2009 às 12:48  
Anonymous Anônimo said...

bethânia diva da mpb, comprei seu novo dvd e amei, está tudo lindo e de muito bom gosto como sempre, vou comprar todos os dvds que vc lançar pois vc é a numero 1, a rainha da nossa música, beijos

18 de junho de 2009 às 13:35  
Blogger Pedro Progresso said...

No mínimo excelente. Repertório, enredo, ápice... NO mínimo nota 9,8.
Tem que ter delicadeza pra sacar os lances de MB. Não adianta querer só mais do mesmo.

18 de junho de 2009 às 15:02  
Anonymous Anônimo said...

Quando encerra com Movimento dos Barcos dá uma frustração danada imaginando o que poderia ter sido assistir a Bethânia novamente.
Falta GAZ neste show. Até o duo com Omara foi mais emocionante.
O DVD com o show à época das canções do Roberto deve estar mais tocante pq é de um tempo em que a RAINHA ainda não havia retornado completamente ao interior.

18 de junho de 2009 às 15:37  
Anonymous Anônimo said...

Adorei o Salve Rainha! Vou adotar para a minha! hahahahaha
Mas Bethânia cantando Jovelina (Águas de Cachoeira) é simplesmente ARREBATADOR! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

18 de junho de 2009 às 21:27  
Anonymous Anônimo said...

Menos MB !

Não aguento mais !

Rodrigo

18 de junho de 2009 às 21:29  
Anonymous Anônimo said...

Mais MB!

Não aguento menos!

Eu.

18 de junho de 2009 às 21:47  
Anonymous Anônimo said...

Adorei. Isso aqui tá bão demais!

18 de junho de 2009 às 22:03  
Anonymous Anônimo said...

SALVE RAINHA!!!!!!

19 de junho de 2009 às 08:32  
Anonymous Anônimo said...

M A R A V I L H O S O!!!!!!!!!!!!

Antonio

19 de junho de 2009 às 12:37  
Anonymous Anônimo said...

Uma decepção esse DVD. Bethânia parece presa, sem muita vontade de estar ali... Repertório chato e repetitivo. Finalização das canções sem criatividade, quase sempre com os mesmos gestuais, levantando os braços e não finalizando no microfone a última sílaba, pra "tentar" fazer um clima... Bethânia tem repetido fórmulas e caiu na mesmice a tempos. Ainda bem que em breve teremos o "As canções q vc fez pra mim", ali sim, era um show interessante, com repertório de primeira e uma Bethânia feliz e inteira, ainda sem os vícios de regionalismo nos quais ela mergulhou a anos.

19 de junho de 2009 às 16:05  
Anonymous Anônimo said...

Pro anônimo "Menos MB !" péssimas notícias: vai sair ainda este mês o DVD do show de lançamento de "As Canções que Você fez pra Mim" anteriormente só lançado em CD e VHS.
A versão VHS vai ser remasterizada, reeditada digitalmente, etc.
Portanto: "Mais MB !"

19 de junho de 2009 às 20:24  
Anonymous Anônimo said...

É vero. O Mauro já tinha avisado há um mês atrás e saiu no "Globo" na quinta-feira. MAIS MB! (2).

20 de junho de 2009 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

Mais Bethania....Estou louco para que o DVD "As cançoes que vc fez para mim" saia logo e que os dois CDs saiam também o mais rápido possível. Viva a RAINHA!!!!!!!!!!!!

20 de junho de 2009 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

Acabei de assistir ao DVD, só tenho uma palavra:
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Viva Bethânia!
Fernando

21 de junho de 2009 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Repertório realmente mala, figurino de fazer RIR, mas a mulher é F.......

Cantando cada vez melhor, totalmente dona da sitação, Bethania faz o que pode para nos convencer a velejar com ela.

E, louve-se, Andrucha captou como ninguem a mis-en-scène envolvente da maior artista brasileira em atividade.

22 de junho de 2009 às 01:32  
Anonymous Anônimo said...

Olá,
não conhecia o blog. Gostei, tem muita informação. Comprei o DVD Dentro do Mar adorei, muito lindo. Tive a sorte de assistir em uma telona com home theather e fiquei impressionado com a beleza plástica do espetáculo. Achei o registro do show muito bem feito e Bethânia continua sendo a RAINHA.
Linda, linda, linda.
Carlos Alberto

22 de junho de 2009 às 09:20  
Blogger igor said...

Não assisti o dvd ainda,mas o show eu achei bem cansativo, um dos mais fracos da Bethânia, mas vou conferir.

22 de junho de 2009 às 09:31  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia, amei o show e o DVD está de uma delicadeza só. Gostei muito.
Paulo

22 de junho de 2009 às 16:40  
Anonymous Anônimo said...

O show é o mais fraco dos últimos da artista. Longo, apático, repetitivo. Dentro do possível, o DVD ficou bastante honesto. Dá para ver aqui e ali pq Bethânia é a grande intérprete brasileira.

23 de junho de 2009 às 22:59  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o DVD e acabei de assistir: SENSACIONAL. O que é aquilo, Meus Deus? Tudo lindo: roteiro, repertório, cenário, luzes. GSOTEI MUITO. Infelizmente não assisti ao show, mas vou assistir muitas vezes ao DVD. Já está programada uma sessão com os meus amigos nesta sexta. Valeu Bethânia! Te amoooooooo.
Bruna

24 de junho de 2009 às 10:14  

Postar um comentário

<< Home