16 de dezembro de 2008

'Camaleão' encaixota disco de Ney em Montreux

Além de embalar 15 álbuns de carreira de Ney Matogrosso e a coletânea Pérolas Raras, com 21 fonogramas avulsos da discografia do cantor, a caixa Camaleão - já nas lojas via Universal Music - reapresenta título raro na obra fonográfica do intérprete. Trata-se do ao vivo Montreux 83 - Brazil Night, disco que registra onze números das apresentações de Caetano Veloso, João Bosco e Ney na 17ª edição do Montreux Jazz Festival, todas realizadas em 9 de julho de 1983, na tradicional Noite Brasileira do evento. Ney apresentou em Montreux o show Mato Grosso, baseado no repertório do álbum homônimo de 1982. Na seleção apresentada no disco ao vivo, o cantor interpreta Deixar Você e Andar com Fé - músicas de Gilberto Gil que Ney até então não tinha gravado - antes de reviver Napoleão (um tema de Luli & Lucina pescado do repertório do álbum Sujeito Estranho, de 1980) e de encerrar sua apresentação com Folia no Matagal (Eduardo Dusek e Luiz Carlos Góes, 1981) - com direito a sutis intervenções vocais de Caetano Veloso. Infelizmente, a reedição deste título (quase) desconhecido da discografia de Ney Matogrosso não traz faixas-bônus com outros números do show do cantor na sua segunda ida a Montreux (a primeira foi em 1982, ano em que deu canja informal no festival). É a única falha da heróica caixa Camaleão.

19 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Além de embalar 15 álbuns de carreira de Ney Matogrosso e a coletânea Pérolas Raras, com 21 fonogramas avulsos da discografia do cantor, a caixa Camaleão - já nas lojas via Universal Music - reapresenta título raro na obra fonográfica do intérprete. Trata-se do bom Montreux 83 - Brazil Night, um disco ao vivo que registra trechos das apresentações de Caetano Veloso, João Bosco e Ney na 17ª edição do Montreux Jazz Festival, todas realizadas em 9 de julho de 1983 na tradicional Noite Brasileira do evento. Ney apresentou em Montreux o show Mato Grosso, baseado no repertório do álbum homônimo de 1982. Na seleção apresentada no disco ao vivo, o cantor interpreta Deixar Você e Andar com Fé - músicas de Gilberto Gil que Ney até então não tinha gravado - antes de reviver Napoleão (um tema de Luli & Lucina pescado do repertório do álbum Sujeito Estranho, de 1980) e de encerrar sua apresentação com Folia no Matagal (Eduardo Dusek e Luiz Carlos Góes, 1981) - com direito a sutis intervenções vocais de Caetano Veloso. Infelizmente, a reedição deste título (quase) desconhecido da discografia de Ney Matogrosso não traz faixas-bônus com outros números do show do cantor na sua segunda ida a Montreux (a primeira foi em 1982, ano em que deu canja informal no festival). É a única falha da heróica caixa Camaleão.

16 de dezembro de 2008 às 11:48  
Anonymous Anônimo said...

Acabei de comprar a minha ! Faz um tempão que eu queria esses albuns em Cds. Muito boa.

Mas falando em Montreux, com certeza eles devem ter todos os shows gravados na íntegra, pelo menos em áudio. Imaginem se alguma gravadora compra a idéia de lançar esses shows ? Tem do Ney, da Gal, da Elba, até da Elis ...
Ai ai ai. To sempre querendo mais ! he he he

Edu - abc

16 de dezembro de 2008 às 12:12  
Anonymous Anônimo said...

Não acho q a ausência de faixas-bônus seja uma falha. Os bônus são muito bem-vindos, mas são algo a mais. Não são obrigatórios. Se os CDs foram reeditados com fidelidade aos discos originais, sem alterações descabidas no áudio e na parte gráfica (como costuma acontecer várias vezes), não vejo falhas.

16 de dezembro de 2008 às 12:12  
Anonymous Anônimo said...

Edu,

O show da Elis já foi lançado, logo após a morte ela, e relançado há pouco tempo, em uma edição mais bem cuidada, com várias faixas extras.

abração,
Denilson

16 de dezembro de 2008 às 13:36  
Anonymous Anônimo said...

RARIDADE RARA. IMPERDÍVEL. Se a caixa já vale pela obra autoral do autor com esse "brinde" então...
Ainda não compraram ?

16 de dezembro de 2008 às 14:36  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com Edu. Tenho muita coisa - em LP - desta época em que a Polygram lançava - sempre com 3 artistas - algumas músicas dos shows que nossos artistas realizavam em Montreux.
A "febre" dos discos "ao vivo" veio depois e o mercado continua "doente". Bem que a Universal poderia lançar uma coletânea com toda essa obra. Seria unir o útil - estão falindo... - ao agradável - para colecionadores e meus ouvidos.

16 de dezembro de 2008 às 14:59  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Léo,

A qualidade gráfica é de primeira. Capas e contra-capas originas. Letras transcritas e revisadas - além das originais - e resenhas sobre cada disco e sua época.
Embalagem e encartes normais, nada de "digipack", enfim, não se preocupe: satisfação garantida.
Quanto ao áudio ainda não deu tempo de ouvir, mas pelo capricho no grafismo, acho que não iriam "vacilar" no principal.

16 de dezembro de 2008 às 15:06  
Anonymous Anônimo said...

E a caixa de Elba, será que a Universal não vai lançar? A gravação de Bate Coração em Montreux é histórica. E o álbum continua inédito em CD! Como entender!?

16 de dezembro de 2008 às 16:11  
Blogger Carlos Lopes said...

Esse cd também se vende em separado?
Alguém sabe responder? Obrigado.

16 de dezembro de 2008 às 18:12  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Carlos,

A princípio NÃO. Conheço a Universal.
Suas chances são:
1) A Caixa "encalhar" no estoque de determinada loja e a mesma - sem a UNIVERSAL saber - vender os CDs em separado. Difícil;
2) Alguma caixa for entregue a alguma loja faltando algum CD. Neste caso a vítima/cliente reclama e a loja repassa o problema para a gravadora que libera a venda dos CDs em separado.
Aconteceu na Modern Sound aqui no Rio com a caixa do "Tremendão";
3) Determinados críticos musicais ou jornalistas em geral que recebem a caixa de graça ("amostra invendável") da gravadora para avaliação e posterior crítica/resenha/divulgação vendem a mesma para "sebos" que - 90% deles - revendem, e até bem baratos e lacrados (na maioria das vezes), os CDs em separado. Comprei vários Cds da caixa de Gilberto Gil ("Palco") - antes da liberação pela Warner para venda em separado - no sebo "Musicalle" aqui no Rio (que tem 4 lojas: Tijuca, Copacabana e 2 em Ipanema).
Tem de ser rápido, porque chegando no "sebo" sai em 24h - quem frequenta "sebo" é "entendido" (vorazes colecionadores em geral);
4) O "site" "Tiranossaurus" aqui na Internet vendeu em separado, e que eu saiba sem liberação da mesma Universal, os CDs de Caetano lançados também em caixa. Foi lá que comprei os 2 CDs de raridades já que possuía todos os CDs do mesmo e só os citados me interessavam. Tente. Boa sorte!

17 de dezembro de 2008 às 00:44  
Blogger Carlos Lopes said...

Caro Anónimo: sou português e vivo em Portugal, o que torna tudo mais difícil.. Obrigado pelas dicas. Já que você conhece bem o mundo dos discos, sabe dizer-me quando chegam às lojas as caixas que faltam dos 40 Anos Caetanos? Obrigado, uma vez mais.

17 de dezembro de 2008 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

Prezado Carlos,

Não há previsão. Devido ao lançamento do DVD com Roberto Carlos, Caetano adiou para ano que vem tanto seu novo CD de inéditas "Zii e Zie" como seu DVD solo "Obra em Progresso". A caixa citada "entrou na roda". Ficarei atento por aqui - já que todo dia vasculho a Internet de "cabo a rabo" - e quando encontrar disponível eu aviso.
Caso eu esteja errado, já que não sou o Mauro Ferreira, quem me lê - além de você - que nos ajude e me corrija.
Abraços.

17 de dezembro de 2008 às 18:15  
Blogger Carlos Lopes said...

Caro anónimo: obrigado pelas respostas prontas. O que a Universal está fazendo connosco (a respeito das boxes do Caetano) é um total desrespeito. Deveriam a s 4 boxes ter saído no espaço de um ano e veja só o que está acontecendo... Enfim, teremos de esperar.

Continuarei atento.
Um abraço e Boas Festas.

18 de dezembro de 2008 às 06:10  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado, Carlos
E tudo de bom neste fim de ano e em 2009 inteiro. Já para a Universal só rezando mesmo!

18 de dezembro de 2008 às 15:28  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo, agora que você foi descoberto, vou aproveitar para fazer uma pergunta, também sobre a Universal! Foram lançados na série "Pérolas raras" os CDs de Elis e Zizi. Agora, aparece o de Ney nesta caixa, quando eu nem esperava mais nenhum título desta série. Será que podemos esperar novos títulos? Obrigado por qualque notícia, pois espero vários outros artistas...

18 de dezembro de 2008 às 23:46  
Anonymous Anônimo said...

Prezado anônimo,

Como não é uma série "comum", do tipo coletânea, não acredito que venha uma "enxurrada" de lançamentos - note os poucos títulos lançados e o espaço de tempo entre eles.
A Universal precisaria, além das canções raras de seu catálogo, "implorar" pelo direito de lançar - ou relançar - pérolas raras de outras gravadoras.
Esperança sempre há pois como as Multinacionais, que em sua maioria ainda detém os direitos sobre as obras, estão à beira do abismo, talvez unindo forças elas ainda tenham alguma sobrevida.
O que desanima é que ainda há muitos títulos de bons cantores e compositores nunca relançados em CD que nem "raridades" seriam e que acho que venderiam bem para o público colecionador que não compra "pirata". Exemplo ?
A discografia de Tunai (Polygram/Universal); Claúdio Nucci "solo" (Emi-Odeon); Boca Livre (Polygram/Universal); Tavito (CBS/Sony/BMG); Francis Hime (Som Livre); Ruy Maurity (Som Livre); Jessé (RGE/Warner) e outros.
É difícil entender a "cabeça" destas gravadoras. Não encontro lógica. Esta caixa do Ney é um exemplo disso. A era digital começou entre o finzinho dos anos 80 e início dos 90 e SÓ AGORA (?!) eles digitalizaram sua obra...
Era a mania de lançar coletânea atrás de coletânea, apostando só nas músicas que "estouraram", nos sucessos. Mas com a pré-falência as "Multi" tem que mirar outro público, o que coleciona, o que sabe de cor não só os sucessos, o público que não compra "pirata", o que quer o disco inteiro, inclusive com ficha técnica e arte grágica orinais completas.
Se forem depender das antigas vendas milionárias dos artistas "bregas", do "sucesso da novela", da "música do momento" e até do "jabá" ACHO QUE NÃO DURAM NEM MAIS 1 ANO. As gravadoras independentes - como a salvação "Biscoito Fino" - e os próprios artistas vão engolí-las de vez.
Torçamos e/ou rezemos para que a música de qualidade continue a chegar a nossos ouvidos e bolsos. A bela produção musical dos verdadeiros artistas deste país continua. Elas que mudem a estratégia: QUALIDADE ao invés de QUANTIDADE. A qualidade é para sempre, passa de pai para filho; a quantidade dura, no máximo, dois anos.
Abraços.
PS: se falei alguma besteira prezado Mauro que me corrija.

19 de dezembro de 2008 às 19:06  
Anonymous Anônimo said...

Não sou o Mauro, mas besteira aí não tem nenhuma. Caro anônimo, pareces entender do assunto e para ajudar ainda acrescento muita coisa que está aí pronta para ser digitalizada: os discos de Moraes Moreira na Som Livre e na Universal; os de Elba Ramalho na Sony (começo de carreira) e na Universal; os de Beth Carvalho na RCA e na Universal; o 2º de Zé Renato (o melhor trabalho solo dele) também na Universal; algumas preciosidades de Alceu Valença que a - de novo - Universal não digitaliza, como os LPs "Cinco Sentidos" e "Mágico".
A lista é imensa. O espaço e a paciência de todos não me permite.
QUE ESSAS GRAVADORAS MORRAM DEIXANDO BOAS LEMBRANÇAS E UMA BOA HERANÇA.

19 de dezembro de 2008 às 23:51  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse

Três grandes artistas, mas do festival de Montreux esse foi o mais chato, o pior dos discos da época. Nada de novo. Nem Ney mandou ver como sempre pôde. As canções de Gil ele as fez muito morgadas. Nesse campo, fico com os Lps do Toquinho, Elba e Moraes Moreira, depois o de Alceu, Tiso e Milton e o de Elis sozinha.

20 de dezembro de 2008 às 02:13  
Anonymous Anônimo said...

Já que o anônimo começou e o Sr. Oliveira continuou. Eu também quero:
- Os discos lançados por Tavinho Moura na RCA;
- Grande parte da discografia ainda não relançada do MPB4 e do Quarteto em Cy na Universal;
- Os discos de Diana Pequeno na RCA;
- Os de Renato Teixeira, também na RCA;
- Os de Jane Duboc na Continental;
- Os de Dominguinhos na RCA;
E OUTROS!
Gravadoras, trabalhem!

21 de dezembro de 2008 às 11:14  

Postar um comentário

<< Home