13 de novembro de 2008

Antenada, Elba documenta raízes e bonito show

Resenha de DVD
Título: Raízes e
Antenas

Artista: Elba Ramalho
Gravadora: Atração
Fonográfica
Cotação: * * * * 1/2

A bem da verdade, Elba Ramalho poucas vezes se dissociou de suas raízes nordestinas. No entanto, a (grande) intérprete nem sempre esteve antenada como no álbum Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? (2007), dos mais belos e vigorosos títulos de sua discografia, de repercussão comercial injustamente reduzida. A produção do clã dos Queiroga (Lula, Yuri e Tostão) deu tom contemporâneo a um dos melhores repertórios reunidos pela cantora em disco. O álbum gerou show igualmente interessante, captado logo no início da turnê, em 19 e 20 de maio de 2007, em apresentações feitas no Auditório Ibirapuera (SP) com a adesão de convidados realmente especiais. O registro está no DVD Raízes e Antenas, lançado com um ano de atraso em relação ao cronograma inicial idealizado pela artista.

Trata-se do melhor DVD de Elba. Com as antenas ligadas nas suas raízes firmes, a artista agrega ao registro do show - exibido separadamente no menu principal - um filme de 44 minutos em que documenta suas origens e reabre a cortina do passado ao voltar à cidade de Conceição do Piancó, encravada no alto sertão da Paraíba. Na terra natal, Elba reencontra o pai - e se emociona quando seu João fala da mãe já falecida - e acompanha-se ao violão em Chão de Giz. Em outro cenário, na paradisíaca cidade de Trancoso (BA), o assunto versa sobre a espiritualidade da artista. Num terceiro pólo geográfico, a casa mantida pela cantora no Joá (RJ), entram em cena generosos depoimentos do filho Luã e dos convidados do espetáculo (Margareth Menezes, Geraldo Azevedo, Lenine e Gabriel O Pensador, entre outros). Os takes ternos de harmonia familiar com as filhas adotivas e o marido Gaetano Lopes perderam atualidade porque, entre a captação das imagens e a edição propriamente dita do DVD, Elba se separou de Gaetano. Contudo, o filme - a rigor, um misto de documentário com cenas típicas de making of de show - enriquece um DVD que já seria interessante se tivesse se limitado a registrar o show Raízes e Antenas - Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - um dos mais bem-cuidados do vasto currículo de Elba nos palcos nativos.

Aberto pelo canto a capella de Toda Dor Passa, parceria de Tadeu Mathias com Bráulio Tavares, o roteiro agrega convidados na maioria dos 17 números (outros dois, Amplidão e o mix com Folia de Príncipe e Boi Cavalo de Tróia, são exibidos como bônus nos extras do DVD). A Trombonada, banda de sopros de Pernambuco, encorpa o instrumental de músicas como Ave Anjos Angeli e Estrela Miúda, o tema de João do Vale e Luiz Vieira que conta também com a intervenção vocal de Lenine, que, na seqüência, revive com Elba Miragem do Porto, a música de sua autoria gravada pela cantora numa época em que - como lembra o próprio Lenine - a discografia de Elba era uma das poucas janelas abertas (em alguns momentos, foi a única) para os compositores nordestinos que tentavam reconhecimento no eixo Rio-São Paulo.

Em encontro mais inusitado, Elba recebe o violonista Yamandu Costa para entoar Um Índio, sem que a união dê novo colorido à música de Caetano Veloso. Já com Margareth Menezes o dueto vivaz é feito no tom forrozeiro de Na Base da Chinela, número bastante arretado em que solam também o acordeonista Toninho Ferragutti e o maestro Spok, cujos metais em brasa de sua orquestra aumentam a temperatura já naturalmente quente dos frevos Banho de Cheiro e Frevo Mulher. Se acerta ao enfatizar sua espiritualidade em Conceição dos Coqueiros (Lula Queiroga), Elba erra ao dar andamento de xote a Gostoso Demais, diluindo a beleza da toada de Dominguinhos e Nando Cordel, entoada pela cantora em número dedicado a Marinês (1935 - 2007), pioneira voz feminina da música nordestina. Enfim, Raízes e Antenas é show à altura da história de Elba Ramalho. Pode não ter a exuberância de espetáculos mais teatrais da festiva intérprete, como Popular Brasileira (1990), mas representa injeção de ânimo e vigor numa carreira que andava prejudicada por conta de discos anêmicos, sem vida. Nada como uma volta (antenada!) às raízes...

25 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

A bem da verdade, Elba Ramalho poucas vezes se dissociou de suas raízes nordestinas. No entanto, a grande intérprete nem sempre esteve antenada como no álbum Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? (2007), dos mais belos e vigorosos títulos de sua discografia, de repercussão comercial injustamente reduzida. A produção do clã dos Queiroga (Lula, Yuri e Tostão) deu tom contemporâneo a um dos melhores repertórios reunidos pela cantora em disco. O álbum gerou show igualmente interessante, captado logo no início da turnê, em 19 e 20 de maio de 2007, em apresentações feitas no Auditório Ibirapuera (SP) com a adesão de convidados realmente especiais. O registro está no DVD Raízes e Antenas, lançado com um ano de atraso em relação ao cronograma inicial idealizado pela artista.

Trata-se do melhor DVD de Elba. Com as antenas ligadas nas suas raízes firmes, a artista agrega ao registro do show - exibido separadamente no menu principal - um filme de 44 minutos em que documenta suas origens e reabre a cortina do passado ao voltar à cidade de Conceição do Piancó, encravada no alto sertão da Paraíba. Na terra natal, Elba reencontra o pai - e se emociona quando seu João fala da mãe já falecida - e acompanha-se ao violão em Chão de Giz. Em outro cenário, na paradisíaca cidade de Troncoso (BA), o assunto versa sobre a espiritualidade da artista. Num terceiro pólo geográfico, a casa mantida pela cantora no Joá (RJ), entram em cena os depoimentos do filho Luã e dos convidados do show (Margareth Menezes, Geraldo Azevedo, Lenine e Gabriel O Pensador, entre outros). As imagens de harmonia familiar com as filhas adotivas e o marido Gaetano Lopes perderam atualidade porque, entre a captação das imagens e a edição propriamente dita do DVD, Elba se separou de Gaetano. Contudo, o filme - a rigor, um misto de documentário com cenas típicas de making of de show - enriquece um DVD que já seria interessante se tivesse se limitado a registrar o show Raízes e Antenas - Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - um dos mais bem-cuidados do vasto currículo de Elba nos palcos nativos.

Aberto pelo canto a capella de Toda Dor Passa, parceria de Tadeu Mathias com Bráulio Tavares, o roteiro agrega convidados na maioria dos 17 números (outros dois, Amplidão e o mix com Folia de Príncipe e Boi Cavalo de Tróia, são exibidos como bônus nos extras do DVD). A Trombonada, banda de sopros de Pernambuco, encorpa o instrumental de músicas como Ave Angelis Angelus e Estrela Miúda, o tema de João do Vale e Luiz Vieira que conta também com a intervenção vocal de Lenine, que, na seqüência, revive com Elba Miragem do Porto, a música de sua autoria gravada pela cantora numa época em que - como lembra o próprio Lenine - a discografia de Elba era uma das poucas janelas abertas (em alguns momentos, foi a única) para os compositores nordestinos que tentavam reconhecimento no eixo Rio-São Paulo.

Em encontro mais inusitado, Elba recebe o violonista Yamandu Costa para entoar Um Índio, sem que a união dê novo colorido à música de Caetano Veloso. Já com Margareth Menezes o dueto vivaz é feito no tom forrozeiro de Na Base da Chinela, número bastante arretado em que solam também o acordeonista Toninho Ferragutti e o maestro Spok, cujos metais em brasa de sua orquestra aumentam a temperatura já naturalmente quente dos frevos Banho de Cheiro e Frevo Mulher. Se acerta ao enfatizar sua espiritualidade em Conceição dos Coqueiros (Lula Queiroga), Elba erra ao dar andamento de xote a Gostoso Demais, diluindo a beleza da toada de Dominguinhos e Nando Cordel, entoada pela cantora em número dedicado a Marinês (1935 - 2007), pioneira voz feminina da música nordestina. Enfim, Raízes e Antenas é show à altura da história de Elba Ramalho. Pode não ter a exuberância de espetáculos mais teatrais da festiva intérprete, como Popular Brasileira (1990), mas representa injeção de ânimo e vigor numa carreira que andava prejudicada por conta de discos anêmicos, sem vida. Nada como uma volta (antenada) às raízes...

13 de novembro de 2008 às 11:15  
Anonymous Anônimo said...

Elba vai continuar anêmica e na mesmice se continuar insistindo em temas nordestinos. Ela é capaz de vôos muito maiores. Como, por exemplo, dedicar um CD à obra teatral de Chico ou ainda à obra de Gonzaguinha. Elba cantando Geni e o Zepelim é algo sublime.

13 de novembro de 2008 às 11:16  
Anonymous Anônimo said...

Elba e muitas tem é de peitar as gravadoras e acabar com as sucessivas regravações e projetos ao vivo. Já chega! Queremos novas obras de compositores inéditos e consagrados!
Eu não sei por que até hoje a minha Rainha (que tem muitas músicas inéditas de Cartola e Nelson Cavaquinho) não fez o favor de nos brindar? Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

13 de novembro de 2008 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

Esse CD e DVD de ELBA, são lindos e mostram que Elba já peitou, e arriscou ao produzir o trabalho por conta. Lembram que ficou um tempão negociando qual gravadora ia lançar o projeto ? Acho que foi acertado, realmente um dos melhores dos ultimos anos. Só acho que o show LEÃO DO NORTE deveria ganhar uma edição em DVD, pois foi um show belíssimo tb. E agora vamos esperar que ao completar 30 anos de carreira, ELBA ganhe uma caixa com todos seus CDS remasterizados, pois a maioria está fora de catálogo ha muito tempo. Edu - abc

13 de novembro de 2008 às 11:47  
Anonymous Anônimo said...

Ótima resenha Mauro, realmente esse DVD é o melhor lançado por Elba, pena ter ficado tantas músicas de fora, mais já tá valendo, abraço!

13 de novembro de 2008 às 12:02  
Anonymous Anônimo said...

Elba é mara!

13 de novembro de 2008 às 12:28  
Anonymous Anônimo said...

Pena que a Elba escolheu a Atração Fonográfica para lançar seu DVD. A Atração não é uma gravadora, e sim um selo de aluguel, que se dispõe apenas a distribuir trabalhos previamente prontos.

Ou seja, eles apenas cuidam da distribuição, que fazem pessimamente. Divulgação, eles não fazem nenhuma.

Penso que dificilmente esse DVD estará disponível para consumo do grande público em geral. É uma pena, pois tanto a Elba, quanto esse belo DVD mereciam.

abração,
Denilson

13 de novembro de 2008 às 14:20  
Anonymous Anônimo said...

TRABALHO OUSADO, DIGNO E DE UMA GRANDE EXCELÊNCIA. INJUSTAMENTE NÃO GANHOU SEQUER UM PRÊMIO TIM.

13 de novembro de 2008 às 16:23  
Anonymous Anônimo said...

Maurito amei sua resenha, só umas correções, não seria resenha de DVD?, e a paradisíaca cidade não é TROCOSO e sim TRANCOSO, enquanto a música de Jorge Ben chama-se AVE ANJOS ANGELI, só detalhes... beijos.
Ah! não precisa aceitar meu post.

13 de novembro de 2008 às 16:28  
Anonymous Anônimo said...

Que capa linda!

13 de novembro de 2008 às 16:49  
Anonymous Anônimo said...

Também lamento a falta de expressividade do CD 'Qual o Assunto...', sem dúvida o mais interessante de Elba nos últimos anos.
Assisti a gravação do DVD em uma noite onde Elba esteve menos vibrante do que o costume (a platéia, idem) mas vou conferir o resultado, evidente.

Das melhores artistas brasileiras atuantes, Elba tem inteligência e verve para permanecer em cena por tempo indeterminado.

maria

13 de novembro de 2008 às 17:10  
Anonymous Anônimo said...

Tb achei que fora muita coisa.
Por exemplo: As Forças da Natureza, gravada por Clara Nunes em 1977, e que teve uma regravação muita bonita por Elba.

13 de novembro de 2008 às 17:42  
Anonymous Anônimo said...

O grande problema da Música hoje é que não tem divulgação nem execução. E o mercado e o público viciados no fácil e descartável não tem espaço para tabalhos como este que a Elba concebeu e que é tão belo.
Não toca mais no rádio e não vende porque é caro e por causa da internet

13 de novembro de 2008 às 17:54  
Anonymous Anônimo said...

Comprei o DVD na Livraria Cultura e concordo com o Mauro, é o melhor DVD da nossa querida ELBA. Parabéns Elba!
Nivaldo.

13 de novembro de 2008 às 17:56  
Anonymous Anônimo said...

Elba está maravilhosa nesse dvd, pena que já tá descambando novamente para o forró, segundo comentarios sobre seu novo lançamento agendado para 2009.

13 de novembro de 2008 às 18:33  
Anonymous Anônimo said...

Essa capa e a capa do novo da Alaíde Costa são as capas mais lindas do ano.

13 de novembro de 2008 às 20:49  
Anonymous Anônimo said...

Não acho que nada que Elba tenha feito ultimamente tenha sido anêmico, a homenagem a luiz gonzaga não é anêmica, solar não é anêmico, muito menos leão do norte e baioque que é um machado na testa da caretice. O que a Elba fez de anemico? Não sei.

13 de novembro de 2008 às 21:24  
Anonymous Anônimo said...

Elba e Bethania são as artistas de palco mais vibrantes que eu conheço. Espero que este show tenha a mesma pegada de Leão do Norte e alguns outros mais antigos, de sua trajetória vitoriosa.

13 de novembro de 2008 às 22:29  
Anonymous Anônimo said...

Denilson disse...
Pena que a Elba escolheu a Atração Fonográfica para lançar seu DVD. (..)eles apenas cuidam da distribuição, que fazem pessimamente. Divulgação, eles não fazem nenhuma.

DENILSON TEM LÁ SUAS RAZOES, MAS E COM GENTE COM ELBA, QUE TEM NOME E ESTRADA, QUE A COISA PODE MUDAR. SE A ATRAÇÃO NÃO É MARA, ELBA VAI SABER TABALHAR ISSO. ELA É UMA SOBREVIVENTE A TUDO, INCLUSIVE AO MASSACRE DA MIDIA.
É SÓ CONTRATAR UM BOM ASSESSOR DE IMPRENSA E FOCAR A VENDA EM SITES E REDES QUE A COISA ANDA.
TODOS SABEM QUE A ERA DOS MILHOES SE FOI E NESSA NOVA REALIDADE ELBA SERÁ TUDO.
POR QUE NÃO VENDER CD E DVD NO SHOW ? MAS TEM QUE SER POR UM PREÇO HONESTO, QUE BANQUE MAS NÃO ARRANQUE TUDO DO FÂ.
NO PASSADO MUITO SE FAZ ASSIM VENDENDO DISCOS NOS SHOWS, ERA UMA PRATICA DOS INDEPENDENTES. MAS TEM QUE SER NO PREÇO JUSTO E ACEITAR CARTAO, PELO MENOS DE DÉBITO.
ASSIM VENDE. QUALQUER UM.
SORTE PARA ELBA E UM ABRAÇO PARA DENILSON O BLOGUEIRO MAIS ATUANTE DESTE ESPAÇO

14 de novembro de 2008 às 11:00  
Anonymous Anônimo said...

Elba..todo mundo sabe que vc é nordestina e adora forró!! Ataca de Chico Buarque ou cai no samba de Ataulfo ou Dorival pra variar um pouco!!

14 de novembro de 2008 às 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Oi, anônimo das 11:00

Concordo com você que a saída é vender em sites e redes. O que quis dizer é que dificilmente os cds lançados pela Atração são colocados em lojas. Mas vou torcer para que com a Elba isso não aconteça.

abração para você e para o grande Marcelo Barbosa
Denilson

14 de novembro de 2008 às 20:26  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse

Elba disse-me em entrevista que faria tão logo também um Cd regravando algumas românticas. E garantiu que incluiria "A casaca do ovo", de Gonzaguinha, e "Vem ser navegador", de Marco Polo. Pelo jeito nenhum sinal dessas canções nesse DVD. Ainda espero ansioso. Já que regaravam por ai tanta porcaria, essas pérolas merecem ser repetidas por Elba mesmo.

15 de novembro de 2008 às 00:05  
Anonymous Anônimo said...

Elba está anunciando dois álbuns para 2009: um de forró (Balaio de amor) para o primeiro semestre e outro com músicas de Zé Ramalho para o segundo.

16 de novembro de 2008 às 11:55  
Anonymous Anônimo said...

Pela bela interpretação de "Palavra de Mulher", realmente Elba tem que gravar o seu álbum com músicas de Chico Buarque. Só este número já vale o DVD.

16 de novembro de 2008 às 11:57  
Anonymous Anônimo said...

Elba é uma Diva,uma pedra rara na Musíca brasileira,grande cantora ,grande cantora e um ser humano emocionante.
Esse dvd é maravilhoso ,e foi muito bem feito,pena só foi um atrasso.
Douglas

16 de novembro de 2008 às 16:19  

Postar um comentário

<< Home