12 de novembro de 2008

Livro expõe afinidades entre Bethânia e Omara

Resenha de Livro
Título: Cuba & Bahia
Omara & Bethânia
Autor: Vários
Editora: Nova
Fronteira
Cotação: * * *

Simultaneamente com a chegada às lojas do DVD que eterniza o encontro nos palcos de Maria Bethânia com Omara Portuondo, o mercado literário foi abastecido com bilingüe livro de arte que expõe em fotos e textos as afinidades que ligam Bahia e Cuba. Através de textos escritos em português e reproduzidos também em espanhol, a exposição da irmandade entre os dois ricos pólos musicais é feita a partir do encontro da intérprete baiana com a cantora cubana para a gravação de um álbum de estúdio que gerou show e um conseqüente registro ao vivo em DVD. Os textos são assinados por nomes como Arnaldo Antunes, Lya Luft, Nélida Piñon e pelas próprias cantoras. Contudo, quase todos patinam em trivial superficialidade. O ensaio que faz valer o livro é Cuba e Brasil: tão longe, tão perto..., escrito por Frank Padrón. Crítico de arte e escritor, Padrón investiga de fato o parentesco entre as culturas dos dois países a partir de seu contato com a obra de Bethânia. Quanto às fotos, não há imagens das cantoras, mas retratos da gente comum que povoa Cuba e Brasil. E, nesse caso, as imagens tornam perceptível tal irmandade, valendo por mil palavras rasas.

8 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Simultaneamente com a chegada às lojas do DVD que eterniza o encontro nos palcos de Maria Bethânia com Omara Portuondo, o mercado literário é abastecido com bilingüe livro de arte que expõe em fotos e textos as afinidades que ligam Bahia e Cuba. Através de textos escritos em português e reproduzidos também em espanhol, a exposição da irmandade entre os dois ricos pólos musicais é feita a partir do encontro da intérprete baiana com a cantora cubana para a gravação de um álbum de estúdio que gerou show e um conseqüente registro ao vivo em DVD. Os textos são assinados por nomes como Arnaldo Antunes, Lya Luft, Nélida Piñon e pelas próprias cantoras. Contudo, quase todos patinam em trivial superficialidade. O ensaio que faz valer o livro é Cuba e Brasil: tão longe, tão perto..., escrito por Frank Padrón. Crítico de arte e escritor, Padrón investiga de fato o parentesco entre as culturas dos dois países a partir de seu contato com a obra de Bethânia. Quanto às fotos, não há imagens das cantoras, mas retratos da gente comum que povoa Cuba e Brasil. E, no caso, as imagens tornam perceptível tal irmandade e valem por mil palavras vazias.

12 de novembro de 2008 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, como fã da Bethânia, gostei muito do 'pacote' e amei ler os comentários ali expressos, sempre reverentes à baiana. Concordo, contudo, com seu comentário. É bem raso. O 'objeto' livro, por outro lado, está muito bem cuidado.
Em resumo: presenta para nós, fãs.

12 de novembro de 2008 às 19:34  
Anonymous Anônimo said...

Concordo: para fâs. Textos bem escritos mas meio forçados na idéia de articular Cuba e Brasil.
Lya Luft fez apenas ode a Bethania e não entendi muito bem a que veio o texto da (gata) Mônica Waldvogel. Apesar das deficiencias, o bom gosto recorrente da BF e da própria Maria Bethania.

12 de novembro de 2008 às 23:38  
Anonymous Anônimo said...

Projeto sem propósito algum!!!! Caça níquel ...na maior cara de pau!!

13 de novembro de 2008 às 09:00  
Anonymous Anônimo said...

Um desvelar de elogios incessante. Para fãs sem dúvida.

13 de novembro de 2008 às 11:38  
Anonymous Anônimo said...

Ah, mas concordo com o destacamento do Frank Padrón, um artigo com conteúdo entre a superficialidade afável.

13 de novembro de 2008 às 11:38  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Achei bem legal o livro mas acho que com uma caixa tão grande o dvd deveria vir na embalagem que é vendido separadamente e não naquele envelopinho pobre que além de tudo não colabora para proteger o disco. João

14 de novembro de 2008 às 08:57  
Anonymous Anônimo said...

Gente, nem sabia deste lançamento. Fui ontem a Livraria Cultura e me deparei com este pacotão.
Ganhei meu NATAL!!!!!!!!!

Achei ma-ra-vi-lho-so!!!!!!!!!

15 de novembro de 2008 às 09:19  

Postar um comentário

<< Home