29 de maio de 2008

Som de Dominguinhos enobrece prêmio apático

Com uma jam de sanfoneiros, que juntou alguns dos melhores acordeonistas brasileiros sob o comando do homenageado Dominguinhos, a sexta edição do Prêmio Tim de Música foi encerrada em clima festivo, na noite de 28 de maio de 2008, dando um tom nordestino ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Reverenciar a obra do autor de músicas como Contrato de Separação - revivida pela intérprete original do tema, Nana Caymmi, na companhia de Dominguinhos - foi uma bela idéia que engradeceu e enobreceu uma premiação em si apática, já que, para agilizar a cerimônia, os vencedores nunca têm o direito de agradecer pelos troféus. O que diminui o teor de emoção da festa que rendeu ao Acústico MTV de Paulinho da Viola quatro prêmios, inclusive o de Melhor Arranjador para Cristóvão Bastos.
Estreantes na função de apresentadores do prêmio, os atores Marcos Palmeira e Marieta Severo conduziram a cerimônia com desenvoltura e naturalidade. Disseram o texto com segurança e sem tentar fazer gracinhas para entreter a platéia de convidados. Mas a noite foi mesmo de Dominguinhos - efusivamente saudado pelo público logo que seu nome foi anunciado pelo presidente da Tim. Com seu acordeom e certo incômodo por ter que se apresentar com fones no ouvido ("Vou passar a noite ajeitando os ouvidos", gracejou), Dominguinhos esteve presente em todos os números musicais e abriu o show - dirigido e arranjado pelo maestro Rildo Hora - tocando Forró no Escuro e Sete Meninas. Com Gilberto Gil, o sanfoneiro recordou o xote Eu Só Quero um Xodó, sucesso de Gil em 1973. Sem desafinar, Vanessa da Mata fez pulsar sua veia interiorana em Lamento Sertanejo enquanto Elba Ramalho - com Dominguinhos na foto de Murilo Tinoco - reviveu De Volta pro Aconchego, a toada romântica que lhe garantiu lugar de destaque nas paradas de 1985. Já Luciano errou a letra de A Vida do Viajante - solada por ele enquanto o irmão Zezé Di Camargo se virava na sanfona ao lado de Dominguinhos - e pediu desculpas ao público. A dupla sertaneja emendou A Vida do Viajante com Tenho Sede no número mais problemático da noite. Ivete Sangalo interpretou Gostoso Demais, a bela toada que Maria Bethânia lançou em 1986, forçando um chamego com o anfitrião.
A premiação em si foi correta e, desta vez, sem grandes absurdos - em que pesem algumas idiossincrassias como dar a Martinho da Vila o troféu de Melhor Cantor na categoria Canção Popular e de enquadrar Ivete Sangalo na categoria Regional (Ivete levou o prêmio de Melhor Cantora no segmento e subiu ao palco com papel no qual se lia ELBA, numa alusão a Elba Ramalho, veterana concorrente da categoria que saiu de mãos abanando nesta sexta edição do Prêmio Tim de Música - aliás, uma injustiça com Elba).
Na categoria MPB, Emilio Santiago levou os troféus de Melhor Disco (De um Jeito Diferente) e Melhor Cantor (a Melhor Cantora foi Nana Caymmi pelo CD Quem Inventou o Amor). Na área de Pop /Rock, Vanessa da Mata derrotou Fernanda Takai, que também perdeu o prêmio de Melhor Disco para Arnaldo Antunes (Ao Vivo no Estúdio). No segmento Regional, Siba faturou o prêmio de Melhor Disco (Toda Vez que Eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar, também premiado com o troféu de Projeto Visual), mas o Melhor Cantor foi Rodrigo Maranhão pelo CD Bordado. Detalhe: Maranhão também levou o prêmio de Revelação. Já na categoria Samba, o domínio foi de Paulinho da Viola, também laureado com o troféu de Melhor Canção (Vai Dizer ao Vento). Como de praxe, Alcione faturou o prêmio de Melhor Cantora na categoria... E o Fundo de Quintal, o de grupo...
No todo, a merecida festa para Dominguinhos fez valer a noite. Ainda que o Prêmio Tim de Música deixe no ar, pela sexta vez, a sensação de que seus critérios são discutíveis. Não premiar Fernanda Takai e Roberta Sá - no ano em que ambas as cantoras concorriam com discos unanimamente festejados pela crítica - sinaliza um certo descompasso do corpo de jurados com o gosto geral. Mas, justiça seja feita, já houve premiações mais absurdas... e, de todo modo, o Prêmio Tim de Música não altera o status dos vencedores e tampouco diminui a importância dos perdedores ou dos ignorados - casos de Maria Rita, Paula Toller e Teresa Cristina.

61 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só Roberta Sá e Fernanda Takai, Mauro ?

E Célia e seu lindo disco ?
E Beth Carvalho e o samba da Bahia?
E o tributo à Maysa ?
E Márcia Castro ?

Olha, é como dizia a grande Aracy de Almeida, uma "jabaculezada" danada...

Lamento.

29 de maio de 2008 às 01:01  
Anonymous Anônimo said...

Critérios discutíveis ou não, sendo jabaculezada ou não, fico feliz por Emílio Santiago, Nana Caymmi, Fafá de Belém, Martinho da Vila e Alcione.

Só lamento por Elba Ramalho e por Beth Carvalho não ter concorrido, nem que fosse como melhor disco de samba ou melhor dvd.

No mais, fico feliz e quem quiser premiar Roberta Sá que invente um outro prêmio.

Roberta Sá vai chegar lá, mas o pessoal quer saltos grandes para uma criança que ainda engatinha.

Glauber 97

29 de maio de 2008 às 01:41  
Anonymous Anônimo said...

Gosto geral? Eu hein!
Eu não daria nada mesmo pra Takai.
Cantora de samba mudaria somente pra varia.
Mas nnao deixaria de premiar a Roberta Sã.
Esse premio Tim é bem esquisito.

29 de maio de 2008 às 04:23  
Anonymous Anônimo said...

Lamento não premiar Marcia Castro, a grande revelação de 2007, e o CD Qual o Assunto.....de Elba Ramalho. Belo repertório, corajoso projeto, e Elba cantando lindamente.


maria

29 de maio de 2008 às 08:12  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Já te ocorreu que, embora você tenha certa predileção por Roberta e Takai, as demais pessoas podem curtir mais o som feito por outros artistas?
Mania de achar que é um absurdo suas protegidas não ganharem prêmios...

29 de maio de 2008 às 08:19  
Anonymous Anônimo said...

Nesse ano a panela foi renovada! Ficaram: Alcione e Emílio, saíram: Bethânia e Joanna para entrarem com Fafá e Nana. O grupo "seleto" do Mr. Sharp. CREDO!!

29 de maio de 2008 às 08:28  
Anonymous Anônimo said...

Eu imagino que os jurados do Prêmio Tim querem ser um pouco parecidos com a Academia Brasileira de Letras ou os votantes do Oscar. São sisudos demais! Melhor CD: Emílio Santiago??? Tá bem, comparado com as aquareladas que ele lançou é bom, mas deixar de premiar Roberta Sá??? E o CD da Takai, só eles que não gostaram! E Alcione de novo? Ela e o Machline devem ser do mesmo terreiro!!! Só pode. Nem indicaram a Teresa Cristina. Nem o melhor CD da Beth Caravalho. E se for pra comparar a voz a Fabiana Cozza deixa ela no chinelo. O único acerto pra mim foi premiar o Rodrigo Maranhão. Me surpreenderam: 2 categorias. Parabéns! O Maranhão realmente é uma revelação da música brasileira.

29 de maio de 2008 às 08:44  
Blogger La Chica said...

Enquanto isso bem perto do Theatro acontecia a última apresentação do projeto quem faz samba ( muito bom diga-se de passagem) não poderia de deixar meu comentário e meus parabéns sobre o assunto!
Mauro Zacharias e Rocino Crispim, Parabés! arrasaram!

29 de maio de 2008 às 08:51  
Anonymous Anônimo said...

Quando criarem a catgoria sem graça ou esquisita, a Takai gnhará com certeza.
Como é que tem gente que ainda gosta ! ???

29 de maio de 2008 às 08:52  
Anonymous Anônimo said...

Não acho que o CD/DVD da Beth mereceu ganhar mesmo, afinal ela se perdeu na própria idéia, e até que apareça outra, Alcione até hoje é a melhor cantora de samba de todos os tempos, mesmo não se limitando ao samba.

29 de maio de 2008 às 08:56  
Anonymous Anônimo said...

Idiossincrasias à parte é tão absurdo que pelos critérios do "renomado" júri (com Daúde,Davi Moraes, Ana Costa, Marcelo Camelo e outros "entendidos" alçados ao posto de doutores em música) Bethânia então poderia competir a melhor cantora de Sambas. Tem sambas no Dentro do mar tem Rio ao Vivo!
Martinho da Vila que lançou um disco misto entra em canção popular?!! Mesmo ignorando quem de fato fez os melhores trabalhos eu não resisto e sempre caio na esparrela de ver o prêmio na Globo. Por sinal, com as imagens do Bom Dia Brasil eu fiquei com a mesma impressão do Mauro, tratou-se de mais um Prêmio Tim apático. E no mais fico feliz SOMENTE por Paulinho da Viola e pela justa homenagem a Dominguinhos, o resto faço minhas as palavras do anônimo acima é pura jabaculezada!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Que nível hein? Botar Luciano (Jesus! Salvem os ouvidos!) que ainda por cima pagou um MICAÇO desses!
PS1: Mauro essa puxação de sardinha para Roberta Sá e Takai já está parecendo mesmo comentários de Marcelo Barbosa com Beth. Seja menos parcial! Que fim levará isso? kkkkkkkkkkk
Nêgo deseja até a morte! Cuidado vai acabar atraindo uma fã-clube de gente raivosa!

29 de maio de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

E Olivia Byington mais uma vez garfada!!!!!!!
Pois é, Olivia, só entrando na penelinha.

29 de maio de 2008 às 09:09  
Anonymous Anônimo said...

Realmente nãp premiar Roberta Sá, Fernanda Takai e Elba Ramalho foi surpreendente. Num ano com poucos trabalhos dignos, essas três se destacaram e muito. Premiá-las seria um dever!

29 de maio de 2008 às 09:12  
Anonymous Anônimo said...

Lamento muitíssimo por Elbae Vitor Ramil, que fizeram dos melhores discos do ano.
Nana talvez mereça prêmios, mas com certeza não por esse cd em que pela enésima vez ela se volta para as mesmas canções.
Corretos: o homenageado, o Rodrigo Maranhão, o Emílio Santiago e o Siba (claro)!

29 de maio de 2008 às 09:12  
Anonymous Anônimo said...

Que isso Carlinhos? Só entrando na panelinha? Melhor não! Olívia é outro nível! É Biscoito fino! A panela do Macchiline tá mais pra angu de quinta!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

29 de maio de 2008 às 09:19  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, pelo menos já dei boas risadas da tua postagem fazendo referência à de Rosemary (Mauro, seja menos parcial, que fim levará isto, kkkk).

Quer dizer que Beth não é indicada, nem Maria Rita, nem Teresa Cristina, nem Olivia Byington e nem Roberta Sá (como cantora), pode?!!!

Sugiro a mudança do nome da categoria samba para "Melhor Alcione". Mr Sharp é bizarrrrrre.

29 de maio de 2008 às 09:37  
Blogger PINDZIM said...

Salve Rodrigo Maranhão! Salve Siba!

Os prêmios foram pra eles, mas quem ganhou foi a música brasileira!

29 de maio de 2008 às 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Mas anônimo das 9:12 O Vitor ganhou o merecido prêmio no Voto popular.

29 de maio de 2008 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

O pior de tudo é a insistência em querer prêmiar a "desconhecida" Roberta Sá, e a gora para lascar de vez, querem endeusar o Playmobil humano chamado Takai.

29 de maio de 2008 às 10:45  
Anonymous Anônimo said...

Antes de mais nada, parabéns ao Dominguinhos, cuja obra embeleza a vida - seja a canção animada ou melancólica.

Senti falta do DVD da Beth Carvalho com sambas da Bahia. Pelo menos podia ter sido indicada. É um bom show.

Emilio Santiago mereceu. Nem que seja pelas gravações de 'Dindi' e 'E Era Copacabana', que vão ficar na História. Podem escrever.

Nana cantando 'Contrato de Separação'. Que beleza. Melodia difícil, com seus intervalos de quintas.

Alguém cantou 'Quem me Levará sou Eu'?

29 de maio de 2008 às 11:18  
Anonymous Anônimo said...

Não vejo porque premiar o CD corretinho de F. Takai. Nada excepcional...alguns arranjos bem churrascaria.
Elba merecia, pela qualidade do CD e pela iniciativa corajosa.
Roberta tb fez um belo CD (mais um) mas tem muito chão pela frente e será regiamente homenageada, conforme merece.
Emilio, melhor CD, só pode ser piada.
Alcione e Beth Carvalho tb não realizaram nada que merecesse alguma premição.
E Bethânia já é hours-concours; tá de bom tamanho.

29 de maio de 2008 às 11:22  
Blogger Flávia C. said...

Eu gosto do Ao Vivo No Estúdio, do Arnaldo Antunes, e só não fiquei muito triste por Fernanda Takai ter perdido na categoria "disco", pois foi pra ele.

Quanto a Roberta Sá, bom, não preciso nem falar, acho que vocês já perceberam que eu jogo no mesmo time do Mauro no que se refere a essa menina.

Mas absurdo mesmo eu achei premiarem Ivete em vez de Elba. Na verdade, foi ridículo! Eu não me lembro exatamente as categorias do Prêmio (só lembro que eram bem estranhas), e não sei se tinha uma "Melhor Disco Regional", porque acho que Elba merecia ganhar não apenas como cantora, já que Qual Assunto Que Mais Lhe Interessa? é um disco primoroso.

29 de maio de 2008 às 12:03  
Anonymous Anônimo said...

A Ivete Sangalo ganhar prêmio pelo nada que faz é que é absurdo. O CD da Elba é lindo ! Mas a prioridade deste prêmio não é a música.

29 de maio de 2008 às 12:13  
Anonymous Anônimo said...

Onde já se viu prêmio com votoação pelo público poder ser levado à sério??

Dá nisso, essa coisa chata de politicamente correto: umas porcarias como Zezé di Camargo e Luciano irem diviidir o palco com Dominguinhos, numa música que provavelmente eles nunca cantaram na vida, e pagar mico, como era de se esperar.

29 de maio de 2008 às 13:25  
Blogger Tudo foi feito ... said...

A Gal Costa não levou pelo maravilhoso Blue Note!!! Uma pena, eu acho esse cd um primor, chic, sofisticado!!! A Gal já ganhou só pela crítica do New York Times, que foi só elogios ao cd e a maior cantora que temos!!!
Realmente o CD da Elba é lindo e foi injusto mesmo.

29 de maio de 2008 às 13:48  
Anonymous Anônimo said...

Onde já se viu? Não veja! Ignore, isso é puro lixo!
A Tim está se queimando com esse anfitrião dono do Prêmio.

29 de maio de 2008 às 13:55  
Anonymous Anônimo said...

Mesmo mal aproveitada em suas recentes produções temos de convir que Nana Caymmi mereceu o prêmio de melhor cantora.Fabulosa!Como bem lembrou o Luc,Nana busca os caminhos mas difíceis,trilhando-os com brilho e fascínio que poucas no mundo alcançaram.Irresistível essa artista,gigante.Bethânia é "hours",Gal a "maior" do Brasil e Nana a melhor do mundo!

29 de maio de 2008 às 15:20  
Anonymous Anônimo said...

A Alcione pode até ser a melhor cantora do mundo.

Mas só no Brasil eu conheço umas vinte melhores.

Assim que o primeiro me pedir eu coloco a lista.

29 de maio de 2008 às 15:27  
Anonymous Anônimo said...

reitero as duas observações de cica.

29 de maio de 2008 às 15:46  
Anonymous Anônimo said...

3:27,o que vale são as medalhas,os trofeiso.Alcione,Nana Caymmi além de serem as mais premiadas de todos os tempos,são irrestíveis e colossais,não adianta vir com listinhas que listinhas são esquecíveis e dispensáveis.Elas são mestras e inquestionáveis.Absolutas!

29 de maio de 2008 às 16:03  
Anonymous Anônimo said...

O melhor mesmo é que essa premiação coincidiu com o show semanal do Caetano,aí a mídia esquece um pouquinho daquele chato.

29 de maio de 2008 às 16:37  
Blogger Unknown said...

Dar o prêmio de melhor grupo de samba para o decadente Fundo de Quintal... Só pode ser brincadeira, né? O prêmio da categoria, de longe, deveria ser dado ao grupo Terreiro Grande!

29 de maio de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

A única novidade valorosa no ano que passou foi ELBA RAMALHO lançar um CD independente, com repertório contemporâneo e antenadíssimo, e interpretações com um vigor ausente em seus últimos trabalhos.
Isto deveria ser premiado, valorizado, reverenciado.
Essa bobagem entre alcionófilos e bethélogos dá um cansaço...há anos estas senhoras não apresentam nada digno de louvor, de inusitado, sequer criativo.
O samba de Beth na Bahia foi apenas folclórico, e Alcione apresentou mais um punhado de rimas paupérrimas e melodias ginasiais em outro CD em tudo parecido com todos os que vem gravando há anos. Façam-me o favor...

29 de maio de 2008 às 18:09  
Anonymous Anônimo said...

mauro, calma lá! gosto geral não... mta gente ama takai e mta gente odeia. vc ama roberta sá.. mas tem gente como eu que a acha uma boa cantora e só! não tem brilho nenhum...

29 de maio de 2008 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Fico aqui imaginando como essas coisas são engraçadas.

Primeiro, os críticos levantam a moral da Roberta Sá...pra mais tarde cair de pau nela. Pode apostar. Vamos ver daqui a uns dez ou quinze anos o que esse pessoal vai estar falando da Roberta.
É assim mesmo, eles tem que colocar alguém lá em cima pra depois poder descer com força total: vide Gal.

E as pessoas se perdem em suas reclamações.

Estão achando a maior injustiça Elba não ter levado o premio...mas não por ela ter perdido por um disco regional, mas por ter perdido por um disco que tem muito pouco de regional, como disseram aí: um disco com repertório contemporâneo, com o vigor ausente em seus últimos trabalhos.
Acho até que esse foi o problema: Elba PARECE ter querido se afastar de suas raízes (talvez para agradar a essa gente que não sabe o que quer) e por isso perdeu para a Ivete (que não se importou, foi no Maracanã e mandou ver no seu axé - e que se dane a opinião da crítica - pelo menos foi verdadeira com ela mesma). Quem sabe se Elba gravasse suas cirandas, frevos e forrós não teria levado o prêmio?! Ficou em cima do muro e os críticos e o jurado e esse povo, que hoje elogia Elba, mas na década de 80 metia o pau nela por cantar forró, está indeciso até hoje.
Em tempo: Acho que foi injustiça pois o disco dela é ótimo, mas é menos regional que o da Bethania, isso é fato.

E quanto ao que dizem de Beth e Alcione, tenho duas declarações:

Beth já está na história do samba desse país, e isso ninguém, nem a crítica, nem esse povo que não sabe o que quer vai tirar. Beth é Beth e Beth é o samba.

Alcione pode até dispensar o premio tim, pois é premiada pelo pelo grammy Latino, pelos premios internacionais americanos, angolanos, latino americanos e até europeu já levou...e o maior premio: seu público brasileiro que não é formado só por uma elite...seus sambas estão na boca do povo, mesmo onde ninguém sabe quem é Roberta Sá ou onde Gal Costa se recusa a cantar...enfim, o remédio pra essa gente é se rasgar.

Parabéns Nana, parabéns Fafá e Parabéns Alcione...essas novatas tem que comer muita poeira na estrada para chegar onde vocês chegaram.

E Elba, flor paraibana que perfuma o Brasil e onde seu canto chega, amo você, volte pra aquilo que você é: Nordestina, enraizada: volte pros frevos, cirandas e forrós, sem dispensar outros segmentos que vc pode fazer muito bem...mas despreze essa crítica e essa elite hipócrita: Vide Alcione e Beth (que cantam o que gostam, e que se rasguem os demais)

Glauber 97

29 de maio de 2008 às 20:12  
Anonymous Anônimo said...

Oto Luongo, beijo-lhe o anel. Concordo inteiramente. E louvaria igualmente o disco de Roberta Sá, que confirma seu bom gosto na escolha de repertório já evidenciado no primeiro CD.
Premiar Beth C. e Alcione por suas mesmices denegriria efetivamente o tal prêmio.
Mencionaria, sim, Gal no Blue Note, mas tb não vejo motivo para premiação. Idem Fernanda T. Louvável, mas só.
Ivete Sangalo felizmente não se leva a sério, quer se divertir, divertir, brincar, faturar e namorar. Tá errada ela?!

29 de maio de 2008 às 22:19  
Anonymous Anônimo said...

GENTE, ACABO DE ASSISTIR APRESENTAÇÃO DE ROBERTA SÁ NUM ESPECIAL SOBRE NOEL ROSA NO CANAL BRASIL.
QUÊ QUE É ISSO, GALERA??!! A GATINHA TÁ DEMAIS, MELHOR QUE NUNCA, CANTANDO COMO GENTE GRANDE. APRESENTOU 3 NÚMEROS, CHEIA DE GRAÇA, TÉCNICA E BELÍSSIMA EMISSÃO.
ESSA DAÍ VAI LONNNGEEEEE......

O GRANDE PRÊMIO ELA MESMA TEM SE DADO, CUIDANDO DE SUA CARREIRA COM JUÍZO, ESTUDANDO E LAPIDANDO SEU TALENTO. E, VIVA! - SEM PERDER O FRESCOR, SUA MARCA REGISTRADA.

29 de maio de 2008 às 22:33  
Anonymous Anônimo said...

Otto,
Concordo com a maioria de suas opinioes mas Gal apresentou descompromissadamente um CD surpreendente porque ela em san consciencia nao deixaria um cd ao vivo ser editado como foi o cd do Blue Note..entaoeu acho que pelo porte de cantora que ela construiu, este trabalho foi fresco por trazer uma Gal aos 62 anos cantando com a garganta calorosa e nem sempre perfeita em todas as faixas...Ela mereceia ter ganho mais que Nana que vocalmemte nao tem feito nada de diferente nem "repertoriamente".
Gal nao apresentou repertorio fresco mas as interpretecaoes foram otimas e so em registrar "I fall in love..."com aquela docura toda e "Nada alem" ao som de baixo e estalar de dedos ja comprova que a baiana, quando quer, surpreende.
Em relacao a Elba, eu concordo plenamente pois , pelo mesmo motivo de Gal, ter coragem neste patamar da carreira nao e para muitas. Entao Gal levaria pelo descompromisso e relax do CD e Elba pela coragem , concepcao e frescor de repertorio, inclusive o titulo do CD para Elba ja e algo totalmente extraordinario!

* Nao quero polemizar, nem ancorar meu barco na voz e persona artistica de Gal, mas eu vi a este shows 3 vezes (2 temporadas) e ela foi alem da minha expectativa..sai de casa com preguica por saber de antemao do repertorio mas nunca curti tanto standards com tamanha felicidade e estive a centimetros de Gal...ela ainda tem o poder de transformar o obvio em algo novo...foi uma temporada inusitadamente maravilhosa!!!

29 de maio de 2008 às 22:34  
Anonymous Anônimo said...

Falando em cantoras, tem uma crítica consagradora de Rosa Passos, uma verdadeira 'rave review' no New York Times de anteontem. Para quem gosta de Rosa, eis o link:

http://www.nytimes.com/2008/05/26/arts/music/26rosa.html?ref=music

30 de maio de 2008 às 00:11  
Anonymous Anônimo said...

Alcione se torna pentacampeão na premiação Tim, o prêmio mais importante da música brasileira atualmente.
A categoria samba lhe confere o título de melhor por cinco vezes, num país onde dizem ser o país do samba.
Alcione, ironicamente, não acha que o Brasil seja o país do samba apenas. Acha que outros segmentos são também relevantes, por isso não os despreza em sua discografia, a exemplo do forró e toadas que são naturais de sua região: o nordeste.
E num país onde há inúmeras cantoras que cantam samba, há um grupo que julga o prêmio tantas vezes dado a mesma cantora incoerente.
A frase "É marmelada!" podia ser ouvida já desde a terceira premiação, quando Alcione repetiu o feito consecutivamente e no ano seguinte, o fez pela quarta vez.
Ano passado "perdeu, perdeu" apenas para uma cantora que também não se dedica somente ao samba.
E a crítica e os fãs de cantoras que cantam samba e cantoras que se dedicam exclusivamente ao samba começam a dizer que é uma injustiça a premiação da Marrom.
A palavra injustiça remete a algo que não é justo, algo errado, algo mal julgado, mal analisado, coisa que não acontece aqui.
Num país onde o samba foi tão perseguido pela elite que hoje o aclama (as coisas mudam), um grupo de cantoras vêm quebrando suas cabeças apurando um repertório que possui autoria elitizada e afamada e dedicando um disco inteiro ao segmento, tentando assim, darem a entender que o amam de todo o coração. O que até pode ser verdade, mas se limitam num espaço que poderia ser muito melhor aproveitado - a musica brasileira que é vasta. Mas cada um na sua.
Alcione poderia até não ganhar e pode até, futuramente, deixar de ganhar...mas injustiça seria não reconhecerem que Alcione não precisa nem de um repertório tão elitizado e nem de um disco inteiro.

Apenas com dois ou três sambas de compositores nem tão conhecidos, Alcione mostra como se faz samba. Por isso, pura e simplesmente, o prêmio é justo.
Obs: Se Alcione deixar de ganhar o prêmio por intriga da crítica, não tem problema...ela já é hours concours!

Em tempo: Seguramente se encontra, pelo menos, 05 sambas - quando não mais em todos os discos pelo qual ganhou o premio.E muitos inéditos!

Glauber 97

30 de maio de 2008 às 00:35  
Anonymous Anônimo said...

Otto,sinceramente,voce apenas prefere a Gal á Nana.Apesar de erem cantoras amiga-irmãs e da mesma geração,são muito distintas,não dá para comparar.Mas com certeza Nana e Alcione,mesmo não tendo o ideal clássico vocal de Gal,elas tem de sobra muito poder de sedução vocal,coisa que infelizmente Gal não oferece mais há tempos.E o importante é ter charme,ok?

30 de maio de 2008 às 07:49  
Anonymous Anônimo said...

Só pelo fato de Alcione ser Alcione, já merece levar prêmio.

30 de maio de 2008 às 08:04  
Anonymous Anônimo said...

1- Alcione
2- Gal
3- Nana

30 de maio de 2008 às 08:25  
Anonymous Anônimo said...

1-Nana
2-Alcione
3-Gal

30 de maio de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

"Alcione se torna pentacampeã". Que coisa! José Maurício por acaso é unha e carne de quem?

30 de maio de 2008 às 09:16  
Anonymous Anônimo said...

Tb achei marcação Elba não ser premiada. De tudo que li aí nas indicações, seu CD foi a única coisa que apresentou alguma diferenciação. Idem a Marcia Castro, jovem baiana que - aleluia!!! - tem o que dizer.
Talvez um cafuné em Ana Cañas que tem estilo, expressividade e boa voz.

O resto, mais do mesmo:
Alcione, o mesmo CD
Emilio, criatividade zero. Voz 10, como sempre. Sem nenhuma grife, no entanto.
Fernanda Takai, um CD com altos e baixíssimos. Valeu pela iniciativa.
Ivete é Ivete em qualquer ano. Por quê o prêmio?! Nada de novo.
Sandy e Junior???
O CD do Arnaldo não consegui ouvir até o fim. Vai ver que o legal estava nas últimas faixas...
Por quê premiar Beth com mais um CD inexpressivo? Porque trocou o Rio pela Bahia??? ou Maria Rita absolutamente desorientada em sua incursão por um samba-que-não-ousa-dizer-o-nome??!!

Enfim...mais um prêmio dispensável porquê absolutamente burocrático, medíocre, previsível. Bem menos inteligente e criativo do que a música do nosso país.

30 de maio de 2008 às 09:22  
Anonymous Anônimo said...

Adoro o arroz de cuxá da Alcione. E o repertório de Nubia Lafayete que a Marrom canta em casa às voltas com o avental.
E quem já teve o privilégio de ouvi-la cantar um Parabéns pra Você à capela, conhece a pujança de sua voz.

30 de maio de 2008 às 09:26  
Anonymous Anônimo said...

Acho injusto dizer que Elba se afastou de suas raízes para agradar a quem quer que seja. Depois de tantos anos lançando CDs quase totalmente dedicados ao forró e aos demais ritmos nordestinos (me refiro à fase iniciada com Leão do Norte, em 1996), ela teve a ousadia de fazer um trabalho bem diferente do que seu público está habituado, e mostrou que não está disposta a se acomodar no estilo que a consagrou. E aí dizem que está se "afastando de suas raízes". Se ela viesse com mais um CD de forró, o argumento seria de que ela "está se repetindo". Ô gente insatisfeita que adora criticar tudo!!!

30 de maio de 2008 às 09:50  
Anonymous Anônimo said...

As pessoas falam mal a bessa do prêmio e esquecem que foram premiados por merecimento: Vitor Ramil, Rodrigo Maranhão, Boca Livre, Siba, os 100 anos de frevo a Fafá de Belém (que fez um ótimo disco sim!)...
Preferem mater as discussões à la Emilinha x Marlene.

30 de maio de 2008 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

O comentário das 09:26 é do Glauber, o íntimo da Alcione. E os que depreciam BC também é dele.

30 de maio de 2008 às 10:36  
Anonymous Anônimo said...

7.49, de onde vc tirou que prefiro Gal à Nana? sequer sugeri isso.
E só para lhe esclarecer: CANTORAS INQUESTIONÁVEIS para mim, só duas: Nina Simone e Nana Caymmi.
Abraço.

30 de maio de 2008 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

SE O PRÊMIO É DISPENSÁVEL, OS COMENTÁRIOS LAMENTANDO QUEM PERDEU OU QUEM NÃO FOI INDICADO NÃO DEVERIAM ACONTECER, OU SEJA, ESSE PRÊMIO TEM A SUA IMPORTÂNCIA SIM, PARABÉNS AOS AGRACIADOS.

30 de maio de 2008 às 11:40  
Anonymous Anônimo said...

Ela poderia enveredar somente no parabéns a você! Soaria com mais verdade!

30 de maio de 2008 às 12:01  
Anonymous Anônimo said...

Ao contrário de vc, anonimno Maio 30, 2008 10:36 AM, eu costumo assinar meus comentários.

Amo mesmo a Alcione e amo muito a Beth também.

Glauber 97

30 de maio de 2008 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Desculpa Otto o recado era para o Nando.Anônimo 7:49.Abraço!

30 de maio de 2008 às 15:09  
Anonymous Anônimo said...

Pergunta que não quer calar: o que aconteceu com a cara da Elba?

30 de maio de 2008 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

6:57, tomou doril...

30 de maio de 2008 às 23:06  
Anonymous Anônimo said...

Zezé de Camargo e Luciano, não deveriam ter estragado as canções que apresentaram. Ficou Horrível. Maior bola fora do evento, o Luciano tratando a platéia como público de rodeio ?? que isso ? Foi medonho. Sandy e Jr melhor dupla ? pelo que ? QUAL FOI O GRANDE TRABALHO DA DUPLA ? Nossa né ? Adoro Alcione, mas seu recente CD não é um primor. A ELBA NÃO GANHAR NA CATEGORIA DE MELHOR DISCO DE MPB ? Esse Foi o erro do ano. O resto foi só pra não fazer diferença nenhuma.
O Som Brasil , foi menos pior.

Edu - abc

2 de junho de 2008 às 19:15  
Anonymous Anônimo said...

BOLA FORA DO PRÊMIO:

1)Genival Lacerda e Luciano atropelando as letras das músicas. MICAÇO!;
2)Vanessa da Mata desafinando horrores e com aquela flor a la Clara Nunes no cabelo. Passa loooooonge de Clara;
3) Alcione estava linda, elegante, mas a cara de surpresa no momento do anúncio não convence ninguém.

BOLA DENTRO:

1) A justa homenagem a Dominguinhos;
2) A melhor apresentação da noite com Elba e Dominguinhos em De volta pro meu aconchego. Emocionante!;
3) O encontro de gerações de sanfoneiros;
4) Os prêmios merecidos a Paulinho da Viola. A realeza do nosso Samba! Não tinha pra ninguém!;

3 de junho de 2008 às 10:33  
Anonymous Anônimo said...

Edu...a Elba nem chegou a concorrer na categoria MPB e sim na Regional...o que é um absurdo, como já citei aqui inúmeras vezes. O disco dela é mais MPB do que regional.
E eu preciso entender o que é esse MPB?

No mais, foi tudo ótimo.

Adorei o povo ovacionando Alcione quando recebeu o prêmio, o que prova que é muito querida no meio artístico. Li que Alcione e Nana foram as mais ovacionadas.

E Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho, estava lá e falou bem do prêmio...o que mostra que os artistas são maiores em pensamentos do que muitos que postam aqui.

Aliás, no primeiro ano (Ary Barroso, se não me enagano) Beth compareceu ao prêmio e disse assim: Só de estar aqui e de trazer a categoria samba pro premio no Teatro Municipal é uma glória!

Parabéns a grandeza da Beth e da filha, apesar de ter sido injustiçada (deveria ser ao menos indicada).

Glauber 97

3 de junho de 2008 às 12:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

O comentário acima é meu. E não saiu a assinatura e o 5º comentário (A emoção de Ivete ao cantar com Dominguinhos). Abs.

3 de junho de 2008 às 14:55  

Postar um comentário

<< Home