15 de maio de 2008

Caetano linka música de 1982 ao caso Ronaldo

Não bastasse o fato de ser um novo show de Caetano Veloso e de incluir músicas inéditas no roteiro (entre elas, A Cor Amarela, Perdeu e Por Quem), Obra em Progresso já tem garantida ampla repercussão para sua estréia - realizada na noite de quarta-feira, 14 de maio de 2008, na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Com aguçado senso de oportunidade, o cantor inseriu no roteiro música antiga de sua autoria, Três Travestis, composta para Ney Matogrosso, mas gravada por Zezé Motta em raríssimo compacto de 1982. Como a platéia percebeu logo nos primeiros versos, recebidos com risos que fizeram o intérprete perder a concentração a ponto de ter que recomeçar o número, Caetano queria associar a (bela) canção ao recente envolvimento do jogador Ronaldo Nazário com três travestis. Link confirmado pelo polêmico compositor em longo discurso proferido após a música.
"Como é semanal, esse show tem o aspecto jornalístico de ser estimulado pelo que acontece na semana. Com o negócio do Ronaldo, a canção foi procurada na internet. Ela tem poesia. O futebol de Ronaldo é poesia. E a poesia tem que se impor! A parte íntima (do envolvimento do jogador com os travestis), não interessa a ninguém. Só a ele (Ronaldo) e à namorada dele, que espero que o perdoe. A vida é bonita e complexa. Eu entendo o que o Ronaldo disse. Ele não quis dar dinheiro porque estava sendo ameaçado. Isso é coisa de um craque que age como um craque. Ele não precisava pedir perdão. Qual o problema? Ele não tem que dar explicação para nós", discursou Caetano em cena, ressaltando que a música em questão estava "cheia de carinho" pelos travestis (ele se referia aos travestis em geral e não aos três que se envolveram com o jogador). Enfim, a obra e a língua de Caetano Veloso continuam em progresso... Para deleite da mídia...

25 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Aviso aos navegantes do blog: ainda farei a crítica formal do show. Aguardem!

15 de maio de 2008 às 01:20  
Blogger geraldo pimentel said...

Não sei se você tem essa informação, Mauro, mas o Caetano já definiu os convidados dos próximos shows?

Obrigado!

Abraços,

Geraldo

15 de maio de 2008 às 01:30  
Anonymous Anônimo said...

Tava esperando por isso, rsrrs

15 de maio de 2008 às 01:37  
Anonymous Anônimo said...

mauro, mas cade a CRITICA ao show????????/

e o setLIST

aguardo.

Beijos, Cleiton

15 de maio de 2008 às 07:06  
Anonymous Anônimo said...

Aiiiiiiiiiiiiiiiii!Cara chaaaato!

15 de maio de 2008 às 07:51  
Anonymous Anônimo said...

"A parte íntima (do envolvimento do jogador com os travestis), não interessa a ninguém".

Então tá Caetano!

15 de maio de 2008 às 08:19  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Teve um pequeno erro de digitação no seu texto.

O correto é "queria associar a (bela) canção...)" sem crase.

Caetaeno, como sempre, é genial. Que grande sacada. Vou procurar essa música para ouvir.

abração,
Denilson

15 de maio de 2008 às 08:57  
Blogger Pedro Progresso said...

Salve Caetas!

15 de maio de 2008 às 09:23  
Anonymous Anônimo said...

Caetano gosta de um babado forte, né?

15 de maio de 2008 às 09:42  
Anonymous Anônimo said...

Mas é de um oportunismo!...

15 de maio de 2008 às 09:51  
Anonymous Anônimo said...

Festival dos oportunismos,mestre Caetano defendendo o grande atacante mestre do oportunismo Ronaldo.Não Denilson,propositalismo não é sinal de genialidade e talento é ate certo ponto!

15 de maio de 2008 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, é evidente sua antipatia pelo Caetano! Pelo amor de Deus! Que outro medalhão tem ironia de incluir uma música dessas pra comentar um fato tão recente?

Para 'deleite da mídia'? Por favor, foi um gesto pra deleite do humor e da inteligência coletiva! Eu, no lugar dele, nem teria discursado depois, mas achei bastante razoável que o fizesse, senão ia sair na capa de todos os jornais que ele usou a música pra 'zoar' o Ronaldo. Não deixou de ser uma zoação, verdade, mas pelo menos foi elegante.

E, a propósito, a música é mesmo linda, sua poesia realmente se impõe. Que o Caetano é arrogante? Isso com certeza. No dia em que me apresentarem alguém tão interessante que seja humilde, eu páro de ir a show do baiano.

E o resto inunde as almas dos caretas.

15 de maio de 2008 às 10:16  
Anonymous Anônimo said...

Pra quem desfilava nas areias de Ipanema com sunguinha de crochê não tem muita moral pra falar de ninguém.

15 de maio de 2008 às 11:11  
Anonymous Anônimo said...

EMANUEL ANDRADE DISSE

Caetano oportunista. � um absurdo. O cara j� fez demais por esta merda de pa�s, de um PT nojento, de um povo mais para brega, e de uma falta de respeito para todos os segmentos. Ora, Caetano e sua trupe com mais de 60 anos j� contribuiram. Quando chegam l� fora s�o nossa identidade positiva.
E em termos de m�sica j� ultrapassou os limites da produ�o. Mauro, por favor, fa�a j� essa resenha do show. E diga-nos onde encontrar a can�o no compacto da Zez�. J� existe pra baix�-la?

Grato

15 de maio de 2008 às 11:36  
Anonymous Anônimo said...

Grande Gustavo! Assino embaixo tudo o que disse.(Sevocê deixar,claro!)
Humberto

15 de maio de 2008 às 11:37  
Anonymous Anônimo said...

Escrever uma musica que trata de um tema totalmente fora dos padroes da epoca eh o mais importante de tudo isso...Se neste momento algum episodio se enquadra no tema da musica, sorte do Caetano..no mais, que bobagem!!! Quantas pessoas ja nao sabem que tem muito heterossexual que se amarra em sair com travestis??? Acorda Brasil!!! Isso ja nao eh novidade... nem o Caetano esta a frente de seu tempo eh mais novidade...

O burburinho quem faz mesmo e a midia.
Assim: o Ney faz "Inclassificaveis" e pula ao gritar "E preciso estar atento e forte" e a geracao novinha acha o maaximo...e Caetano se transforma em operario da construcao e resolve fazer uma obra em progresso...osmoderninhos acham o maaximo de novo....hahahahhahahahahaha...tudo tao original! Muita farofa pra pouca farinha!

15 de maio de 2008 às 14:25  
Blogger Flávia C. said...

Grande Gustavo! Assino embaixo tudo o que disse. (Se você deixar, claro!) [2]

:-)

15 de maio de 2008 às 17:38  
Blogger Carlos Lopes said...

Viva Caetano. Só tenho pena de estar em Portugal e não poder ver o show...

15 de maio de 2008 às 18:53  
Anonymous Anônimo said...

Caetano Veloso é um dos poucos genios da MPB e nao precisa mais provar nada para ninguém!!!!

16 de maio de 2008 às 07:56  
Anonymous Anônimo said...

Gênios? Risível!

16 de maio de 2008 às 08:18  
Anonymous Anônimo said...

Grande Gustavo!Não assino em baixo o que voce disse.Dizer que o Mauro tem antipatia do Caetano é ter acompanhado pouco o trabalho desse jornalista.Nunca vi ironia em Caetano,mesmo porque ele nunca teve talento para isso.É oportunista mesmo e não teria coragem de manter uma ironia por mais que alguns segundos.Não tem essa "maldade".Mas isso não é questão de "elegância" e quanto ao propósito de ser interessante sendo humilde,talvez seja esse o objetivo de todo grande sujeito como Caetano,esse ser carente de paparicos e bajuladas públicas extremas e exageradas.Mas continue cooperando com o objetivo cara.Ele merece!

16 de maio de 2008 às 08:35  
Anonymous Anônimo said...

Dorival Caymmi,Pixinguinha,Paulinho da Viola,não diria humildes,mas além de geniais e interessantíssimos,contidos,delicados e sublimes!

16 de maio de 2008 às 09:36  
Anonymous Anônimo said...

O pior é que esse oportunismo relacionado ás coincidências dos números "tres" e fatos "travestis x Ronaldo",apenas é satisfatório ao Caetano.Há muito o Ronaldo esta precisando é de um puxão de orelhas e não de afagos suspeitos de celebridades.Vai continuar aprontando!Acho que no fundo fama e poder continuam vencendo a poesia.Infelizmente Caetano,apesar de discursar no contrário,coopera com isso.Coisa de tropicalista!

16 de maio de 2008 às 10:02  
Anonymous Anônimo said...

Grande Caetano, o poeta da ousadia. Não é para qualquer um, muitos preferem a, digamos, repetitiva normalidade musical. Mas não se esqueçam que "de perto ninguém é normal". Dá-lhe Caetano, estamos vendo a gestação e aguardando a sua próxima aventura musical!

18 de maio de 2008 às 22:15  
Anonymous Anônimo said...

Nossa que amargor o teu anônimo das 8:35.

21 de maio de 2008 às 16:41  

Postar um comentário

<< Home