8 de abril de 2008

Janet forja sensualidade vulgar em 'Discipline'

Resenha de CD
Título: Discipline
Artista: Janet Jackson
Gravadora: Island Def
Jam / EMI Music
Cotação: * *

Da mesma forma que seu irmão Michael vive em busca do trono já perdido, Janet Jackson tenta evocar a todo custo neste décimo álbum de estúdio a época em que ela reinou nas paradas de r & b. Discipline, que marca a estréia da artista no grupo Island Def Jam, não é um disco tão ordinário como Damita Jo (2004), por exemplo. Mas também está longe de ser um bom disco. Como pode ser percebido já nas fotos do encarte e da contracapa (a da capa é bacana), Janet força e forja uma sensualidade que beira a vulgaridade. Musicalmente, ela transita pelo r &b turbinado com batidas eletrônicas. Entre as 22 faixas, incluindo músicas e vinhetas como a de abertura (I.D. - em que a cantora responde perguntas feitas por uma voz robótica), salva-se pouca coisa. É justo reconhecer que Feedback e Luv têm batidas envolventes. Rock with U se redime pela pegada pop. Mas é pouco. Para piorar, as letras do álbum são rasas. Janet Jackson já parece tão fora do eixo como o mais famoso de seus irmãos. Pena!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aqui no Brasil poucos sabem, mas na década de 80 e 90 o pretigio dessa mina era igual de michael jackson, madonna, prince e cia.

Bruno.

8 de abril de 2008 às 10:43  
Anonymous Anônimo said...

Mauro tem razão. De fato não é um grande CD. Mas para ouvir sem pretenções, fim de semana é legal. As batidas são gostosas. As letras ... bom... dai ... deixa pra lá ! rs rs

edu - abc

8 de abril de 2008 às 19:16  
Anonymous Anônimo said...

A Janet se perdeu um pouco, sem dúvida. O que é uma pena, porque seu trabalho ainda é de ótima qualidade. Mas a sua dificuldade em se reinventar e investir em novos territórios tem a prejudicado bastante. Até 2002 ela vendia discos que nem água. Depois de Damita Jo (2004), que foi lançado dois meses depois da controversa apresentação no Superbowl, sua carreira sofreu danos enormes. Engraçado é que poucas pessoas sabem do enorme sucesso que Janet fazia nos E.U.A. De 1986 a 2001, ela emplacou 10 músicas no primeiro lugar da Billboard, duas a menos que Madonna (que possui 12 músicas em primeiro lugar).

Vale ressaltar que os números de hoje não são iguais aos números de antigamente, mas seu novo disco Discipline estreou em primeiro lugar nos E.U.A (seu sexto álbum a atingir a primeira posição no país) e "Feedback" entrou no Top 20 da Billboard (Décimo e nono lugar). As coisas não estão tão ruins assim.


Obs: Quando me refiro à revista Billboard, estou mencionando a principal parada de singles do planeta, a Billboard Hot 100, onde Janet emplacou 10 músicas em primeiro lugar ao longo da sua carreira.

9 de abril de 2008 às 20:49  

Postar um comentário

<< Home