6 de abril de 2008

Aos 63 anos, Rod bate um bolão na volta ao Rio

Resenha de show
Título: Rod Stewart
Artista: Rod Stewart
Local: HSBC Rio Arena
Data: 5 de abril de 2008
Cotação: * * * *

Aos 63 anos, Rod Stewart mostrou no seu retorno aos palcos cariocas que ainda bate um bolão. Aliás, até literalmente. Ao reviver um de seus clássicos, Hot Legs, ele arremessou bolas de futebol para a platéia de quase 10 mil pessoas que pagou entre R$ 200 e R$ 500 para ver o artista (em foto de Catarina Zaratin) cantar na HSBC Arena os mesmos sucessos que estiveram presentes na sua marcante vinda à cidade em 1985 para show na primeira edição do Rock in Rio (desde então, Rod fez shows no Rio outras vezes).
Foi bom? Foi. Se em seus últimos discos Rod vem assumindo papel senhoril, ao regravar burocraticamente standards da música norte-americana, no palco ele volta a encarnar o roqueiro. A voz rouca, quase áspera, ainda está em forma. Mesmo que Rod tenha imposto ao público um injustificável intervalo de dez minutos e mesmo que tenha passado a bola em determinado lance para que uma de suas afiadas vocalistas cantasse Proud Mary, ele ainda tem pique para entreter uma platéia que, afinal, não esperava nada além de sucessos como Tonight's the Night, Maggie May (com direito a trecho cantado a capella) e, claro, baladas doces como You're in my Heart, I Don't Want Talk About It e Sailing - esta com projeção de imagens de um navio zarpando e com direito a mais bolas arremessadas para a platéia enquanto o guitarrista fazia seu solo. E todos foram acompanhados em coro pelo público.
Rod percebeu que o jogo estava ganho desde o início. A platéia estava ali para aplaudir seu craque e cantar a plenos pulmões músicas como Have You Ever Seen the Rain? - o hit do Creedence Clearwater Revivel do qual Rod se apropriou em seu último disco de covers, Still the Same... Great Rock Classics of Our Time. E, justiça seja feita, Rod tem seus próprios clássicos na seara do rock e lançou mão deles sem qualquer teor de novidade no arranjos. Da ya Think I'm Sexy? (no bis) e Baby Jane, por exemplo, reapareceram em suas formas originais. Como fã gosta...
Mesmo com a preguiça de criar novas jogadas que surpreendam sua torcida, o jogador está em boa forma para seus 63 anos. Às vezes, faz até bom rock'n'roll - como em Sweet Little Rock and Roller, tributo aos pioneiros dos anos 50. Mas o rock de Rod é adoçado e alternado com suas babas. No todo, fica claro que o craque permanece em campo porque revive sem ousadia os melhores lances de uma carreira que teve seu auge na década de 70. E, por isso, Rod Stewart vence o jogo sem um mínimo esforço.

Eis o roteiro do show feito por Rod Stewart no Rio de Janeiro:
1. It's a Heartache
2. Some Guys Have All the Luck
3. This Old Heart of Mine
4. Tonight's the Night
5. Rhythm of my Heart
6. Downtown Train
7. First Cut in the Deepest
8. Have I Told You?
9. Having a Party
10. Have You Ever Seen the Rain?
11. Fooled around and Fell in Love
12. Sweet Little Rock and Roller
13. Young Turks
14. You're in my Heart
15. Twistin' the Night Away
16. Proud Mary
17. I Don't Want to Talk about It
16. Hot Legs
17. Maggie May
18. Sailing
19. Baby Jane
Bis:
20. Da ya Think I'm Sexy?

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esse é o Mauro Ferreira presente em todos os eventos musicais importantes do Rio de Janeiro, resenha muito boa, gostei!!!

6 de abril de 2008 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Não pago 1 realpra ver esse cara...

Bruno.

6 de abril de 2008 às 14:13  
Anonymous Anônimo said...

mauro pode estar presente mas não entende nada de rock. gente, leiam a crítica do jamari no globo on line. parece que ele viu um show que o mauro nao viu ou nao quis ver

6 de abril de 2008 às 14:54  
Anonymous Anônimo said...

Beto, cada um vê o show de acordo com suas expectativas e convicções. Isso é fará que uns gostem e outros detestem o mesmo filme, o mesmo show, a mesma peça

6 de abril de 2008 às 15:49  
Anonymous Anônimo said...

Rod Stewart é rock pra velho caído.
Os Stones são velhos, mas fazem um show vigoroso.
Já esse daí...
Como diz sabiamente Susana: Questão de gosto.

Jose Henrique

6 de abril de 2008 às 19:53  
Anonymous Anônimo said...

Show inesquecivel foi do Ozzy... setlist curta mas só classicoooo...

Bruno.

7 de abril de 2008 às 12:06  
Anonymous Anônimo said...

O crítico do Estadão também gostou do show do Rod Stewart.

7 de abril de 2008 às 12:31  
Anonymous Anônimo said...

É isso mesmo que o Mauro falou. Fã adora ouvir as mesmas músicas, com arranjos idênticos aos do disco original e interpretações idem. Se mudar um pouco, tem gente que reclama. Parece criança que gosta de ouvir a mesma estória mil vezes e ainda corrige quando a gente muda o enredo.

7 de abril de 2008 às 16:15  

Postar um comentário

<< Home