6 de abril de 2008

R.E.M. acelera beats de seu rock em grande CD

Resenha de CD
Título: Accelerate
Artista: R.E.M.
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * * *

Accelerate, o álbum que o R.E.M. lançou em 1º de abril em escala mundial, faz jus ao seu título. Traz um rock de batidas aceleradas que remete aos primeiros discos da banda e que vai na contramão de seu melancólico álbum anterior, Around the Sun (2004), pontuado por baladas cinzentas. O R.EM. se reconcilia com o rock pelas mãos do produtor Jacknife Lee, o piloto que conduziu o U2 no incensado CD How to Dismantle an Atomic Bomb (2004), trabalho que renderia até um Grammy de Álbum do Ano ao grupo.

Com Jacknife Lee, o R.E.M. gravou um CD compacto, coeso e eventualmente pesado. As guitarras explodem em faixas como Horse to Water. Contudo, o primeiro single escolhido pela Warner Music para promover o álbum, Supernatural Superserious, tem batida pop que poderá ajudar na reabilitação do grupo no mercado fonográfico, já que Around the Sun obteve pífio desempenho comercial. O pique de Accelerate é roqueiro, ainda que o repertório inclua uma ou outra balada como Until the Day Is Gone. E isso não é nenhum demérito. Afinal, Michael Stipe e sua turma - é justo lembrar - já fizeram bons álbuns, caso de Reveal (2001), com beats menos acelerados. Em Accelerate, a banda tira o pé do freio e se revela em forma e com peso - como já sinalizara I'm Gonna DJ, música deste novo álbum que já apareceu no recente R.E.M. Live, combo triplo que embalou na mesma edição DVD e CD duplo gravado ao vivo. Fãs novos e antigos certamente vão celebrar a acelerada do grupo neste grande disco.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bandas podem fazer grandes discos de baladas e pequenos discos de rock, ou vice-versa,seu raciocinio me parece muito esquemático

6 de abril de 2008 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Grande banda...
Gostei de alguns sons... mas nada se compara como REM dos anos 80 e 90...
Mas tão bem...

Bruno.

6 de abril de 2008 às 14:15  
Anonymous Anônimo said...

E claro Reveal tem o classico Imitation of life...

Bruno.

6 de abril de 2008 às 14:17  

Postar um comentário

<< Home