6 de janeiro de 2008

Jonas clona levada do 'popsambalanço' de Lulu

Resenha de CD
Título: Anormal
Artista: Jonas Sá
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * 1/2

Em 1989, Lulu Santos decidiu subverter sua fórmula pop de hitmaker e lançou álbum meio visionário, repleto de suingue, com ecos do som de Jorge Ben e Tim Maia. Popsambalanço e Outras Levadas, o tal disco de Lulu, não foi sucesso de vendas, mas é reconhecido como um dos melhores trabalhos do genial compositor. Que ecoa quase 20 anos depois, de maneira forte, no primeiro CD de Jonas Sá, Anormal, editado pela Som Livre dentro do novo selo Som Livre Apresenta, criado pela gravadora global para lançar discos de novos talentos.

Jonas Sá é irmão de Pedro Sá, o guitarrista da atual banda jovem de Caetano Veloso. A mesma turma toca em Anormal. Moreno Veloso co-produziu o disco ao lado de Bartolo e do próprio Jonas Sá. O bom time de músicos inclui os bateristas Marcelo Callado e Domenico Lancellotti. Todo o instrumental do álbum é azeitado e moderno. O que salta aos ouvidos é a incrível semelhança (além da conta) da música de Jonas com a de Lulu - evidente já na faixa-título, Anormal, que abre o CD, gravado com 13 temas autorais assinados solitariamente por Jonas - com exceção de Tenha um Bom Dia, música composta em parceria com Mariano Marovatto.

Mais do que uma influência de Lulu, Anormal deixa a sensação de que Jonas sá clonou as levadas do popsambalanço de seu ídolo. Um ouvinte desavisado que escute faixas como Sayonara, Mega e Melhor Assim - sem qualquer informação prévia - pode até pensar se tratar de um disco de Lulu. Claro que isso dá méritos a Jonas Sá. Como caracteriza Arnaldo Antunes em (superlativo) texto escrito para apresentar o CD Anormal aos formadores de opinião, Jonas Sá fez um álbum radicalmente pop. Pena que o artista em questão não tenha procurado burilar sua identidade de forma mais radical.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

essa capa wannabe já é o suficiente para que eu não ouça este disco, ainda mais sabendo que o artista é cria do uó do lulu santos, mas creio que arnaldo antunes não sujaria as mãos à toa.

6 de janeiro de 2008 às 13:17  
Blogger Pedro Progresso said...

Afinal, esse moço acrescenta alguma coisa na MPB ou no pop nacional?
Pelo que o Mauro disse, acho que é melhor ficar com o original (Lulu).
Mas alguém que ouviu, comprou, baixou tem alguma opinião diferente?
Vou procurar...

6 de janeiro de 2008 às 20:44  
Anonymous Anônimo said...

O disco é ótimo, divertido, interessante. Parecido com Lulu, mas todo mundo que começa sempre se parece com alguém, lembra?

7 de janeiro de 2008 às 14:46  
Anonymous Anônimo said...

O disco é foda!

escutei recentemente esse Anormal de Jonas Sá e adorei!

tem umas 3 músicas que parecem o lulu sim (a própria "Anormal", "Sayonara" e "Vs") nessas músicas ele às vezes canta muito parecdo!!

mas não achei que o disco tem nada a ver com o Popsambalanço, muito pelo contrário! O garoto tem identidade muito própria! é impossível comparar com lulu músicas como "Looking for Joy", "Apenas um" ou "Entre nós dois"!

tenho que discordar com o Mauro dessa vez! quem puder, escute! não vai se arrepender! esse preconceito de nem escutar e já não gostar é muito esquisito!

9 de janeiro de 2008 às 14:00  
Anonymous Anônimo said...

aí galera...

descobri o myspace dele...!

achei bem maneiro

www.myspace.com/jonassah

escuta lá!

9 de janeiro de 2008 às 14:24  
Blogger philippe leon said...

Escutei, escuto e acho que ele tem algo a acrescentar sim. Tudo bem que algumas músicas lembrem Lulu, mas isso não acontece no disco todo, muito menos se parece com o Popsambalanço. O Popsambalanço aliás vai na direção contrária de Anormal, quando Lulu Santos queria mostrar ao mundo que podia ser menos pop, mais esquisito, mais "moderno".

Anormal vem na direção contrária, assumindo o pop como elemento e o misturando com música consistente (assim como fizeram outrora Beatles, Los Hermanos, e, muitas vezes, o próprio Lulu).

Jonas é cria de Beck, Los Hermanos, Ween, Rufus, Beatles, Radiohead, Serge Gainsbourg, Stevie Wonder, Caetano, e muitos outros, e não apenas de Lulu Santos. É como dizer, em 1966, que o Chico Buarque é apenas influência de Noel Rosa.

As tantas influências que Jonas tem não resulta em falta de identidade, e sim identidade bem definida. Perguntem ao Arnaldo.

9 de janeiro de 2008 às 15:50  
Anonymous Anônimo said...

Parece-me um pouco non-sense essa coisa de ficar burilando o grau de influência do grande Lulu nesse artista, o Jonas Sá. Escutei muito o disco, e me parece que há muita coisa boa, nova e original. Para um primeiro disco parece-me bem maduro e com ousadia de arriscar em sonoridades que fazia tempos não escutava por aqui, pra falar de artistas brasileiros. Muitas vezes acho que críticas musicis colocam lentes de aumento em aspectos secundários, e por serem veiculadas como ¨formação de opinião¨ cumprem o sinistro papel de dizer o que pode ser bom ou ruim, quando na verade representam nada mais que a visão de uma pessoa. Se olharmos isso com distanciamento veremos que essas opiniões (a dos críticos)também podem ser alvo de crítcas, da mesma forma que criticam algo ou alguém, quando são veiculadas.

9 de janeiro de 2008 às 21:28  
Anonymous Anônimo said...

Só pode ser implicância o comentário do Mauro! Jonas Sá é o contrário do clone, ele é a originalidade em pessoa! Consegue mostrar suas referências, sem perder e demonstrar sua própria identidade sonora!
O disco é ótimo e vale a pena!!!

10 de janeiro de 2008 às 00:06  
Anonymous Anônimo said...

Eu ganhei o disco e desde então não consigo parar de ouvi-lo. É fato que dá para perceber a influência de Lulu Santos na música do Jonas (assim como consigo ver influência de outros artistas incríveis, como Beck e Stevie Wonder). Mas, daí a dizer que é uma clonagem eu acho muito forte e limitado. Por mais influências que tenha o artista em questão, seu trabalho é único e original.

Desculpa o comentário, mas parece que o disco não foi ouvido direito. Primeiro porque está sendo acusado de clonagem e segundo pq fala da participação do Mariano só em uma música, quando na verdade ele tem autoria em 2: "Tenha um Bom Dia" e "Apenas 1".

20 de janeiro de 2008 às 05:29  
Anonymous Anônimo said...

Weight Lifting Lulu
Is under the lawn
Weight Lifting Lulu
Forever is gone.

31 de janeiro de 2008 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

Chato este papo de ficar comparando e buscando influências na música do Jonas. Porque tudo tem que ser ou parecer "original"? Até porque na busca desta originalidade muita porcaria é feita. O disco do Jonas Sá é ótimo e isto basta.

3 de março de 2008 às 10:41  
Blogger Daniel Achedjian said...

Incrivel como ninguem viu a semelhança dos aranjos com Marc Bolan e T-Rex!!!

9 de julho de 2008 às 09:06  

Postar um comentário

<< Home